quinta-feira, 19 de março de 2020

Prefeito cobra à ANAC fechamento do aeroporto de Petrolina

                     Via:Santanavinicius
Resultado de imagem para aeroporto de Petrolina
Aeroporto de Petrolina

Além de apertar as medidas municipais de contenção ao coronavírus, o prefeito Miguel Coelho tem cobrado rigor de outras instituições governamentais e do setor privado. O gestor sertanejo oficializou um pedido à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para encerrar os embarques e desembarques de passageiros no Aeroporto Nilo Coelho. 
O terminal de Petrolina recebe todos os dias, só de São Paulo, mais de 300 pessoas. A exigência tem como intenção reduzir a possibilidade de contágio com o público onde já há transmissão comunitária do vírus da Covid-19.
Enquanto aguarda a posição da ANAC, Miguel determinou ainda a compra de termômetros infravermelhos para aferir a temperatura dos passageiros no aeroporto sem contato físico. A ideia é promover blitz no terminal de embarque e desembarque com equipes da vigilância municipal para checar sintomas da doença como febre.
 “Não adianta a gente tomar tantas medidas que exigem um esforço da população local, se todos os dias, centenas de pessoas desembarcam no aeroporto e nem sabemos se tem o vírus. Estou cobrando há dias que a ANAC restrinja o acesso e oficializei um pedido para fechar o aeroporto. Sei que trará um transtorno, prejuízo, mas a prioridade hoje é proteger vidas”, avalia o prefeito. (Ascom)


Blog do BILL NOTICIAS

Passageiros de cruzeiro começam a ser retirados nesta sexta

Às 17h, 25 australianos serão desembarcados do Silver Shadow. Quatro horas depois, será a vez de 108 britânicos

                     Por: Folhapress
Cruzeiro Silver Shadow atracado no Porto do Recife
Cruzeiro Silver Shadow atracado no Porto do RecifeFoto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

A operação para retirada dos primeiros 133 passageiros do navio Silver Shadow, retido no Recife há uma semana, terá início na tarde desta sexta-feira (20). Às 17h, ocorre o desembarque de 25 australianos. Quatro horas depois, será a vez de 108 britânicos.

Uma grande operação, envolvendo órgãos do governo de Pernambuco e do governo Federal, foi montada. Os estrangeiros vão ser levados ao Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre em ônibus alugados pela empresa responsável pelo cruzeiro.

Dois aviões os levarão aos países de origem. Ainda não há previsão de quando os outros viajantes vão ser retirados. Na embarcação, há 291 tripulantes e 316 passageiros. Um casal de canadenses que estava a bordo do navio foi diagnosticado com coronavírus e está internado em um hospital privado da Cidade.



Blog do BILL NOTICIAS

Empresários pernambucanos compram 90 equipamentos respiratórios para hospitais do Estado

Os equipamentos ajudam a amenizar um dos sintomas do novo coronavírus que é a falta de ar entre os infectados

                Por: Portal FolhaPE
Os aparelhos devem ser entregues em unidades filantrópicas do Estado
Os aparelhos devem ser entregues em unidades filantrópicas do EstadoFoto: Reprodução/Internet

O avanço do novo coronavírus têm afetado não somente o comportamento da população mundial, que está em alerta aos cuidados e recomendações dos órgãos de saúde, mas também na economia, que tem sentido os impactos da pandemia.
Em meio ao caos, a solidariedade ganha espaço. Pensando em contribuir com as unidades de saúde na promoção de um melhor atendimento, um grupo com mais de 50 empresários pernambucanos está doando, de forma conjunta, aparelhos de respiração assistida e ventilação pulmonar. Os equipamentos ajudam a amenizar um dos sintomas do novo coronavírus, que é a falta de ar entre os infectados.
A mobilização tinha, inicialmente, o objetivo de conseguir verba para a compra de 90 unidades dos equipamentos, que custam, em média, R$ 50 mil cada. Essa meta foi alcançada e a ação deve continuar para que novas aquisições sejam feitas.
Os aparelhos devem ser entregues em unidades filantrópicas do Estado, que tenham capacidade logística e jurídica para recebê-los com agilidade, a exemplo do Real Hospital Português (RHP), que confirma as doações, mas não vai se pronunciar oficialmente. A RHP também não soube informar a data de recebimento dos novos equipamentos no complexo hospitalar.

O grupo de empresários é composto por: Dionon Cantarelli, Ricardo Brennand, Gerson Lucena, João Carlos Paes Mendonça, Paulo Sales, Sergio Moura, Guilherme F. Costa, Carlos E. Brennand, Paulo Chaves, Janguier Diniz, Marco Ant. Dourado, Romero Maranhão, Andre Maranhão, Marcony Mendonça, Antonio Lucena, Marcelo Guerra, Gustavo Dubeux, Nelson Bezerra, Alan Souza, Osmar Passos, Jose H. Figueiredo, Reginaldo P. Mendonça, Breno Schwambach, Naecio Gaiao, Agostinho Gomes, Temape, Paulo Carneiro, Hilson Macedo, Paulo Sergio Macedo, Américo Pereira,
Fernando Q. Galvao, Grupo de jovens, Halim Nagem, Fernando Silvestre, Francisco Tude, Eduardo Mendonça, Leonardo Lessa, Carlinhos Tupan, Fernando Goes, Joseilde Mendonça, Luciano Bivar, Grupo anônimo, Celso Duarte
Cuca SonOVO, Marcondes Farias, Cornelio Brennand, Zeferino F. Costa, Marcos Notaro, Geraldo Uchoa, Jaime Brennand, Edu Zonnari, Celso Muniz, Marcus Ramos, Gabriel Bacelar, Dr. Alvaro Dantas, Dr. Estácio Vieira, Claudio Uchoa,
Marcelo Silva, Jose Romero Gomes, Dr Murilo Guimarães, Família Gilson Machado (i.m), SEAC - PE, SINDESP - PE, Marquinho Menezes, Carlos Frederico Câmara Pinto, Luis Antônio Dourado, Rodrigo Arruda, Romildo Tavares de Melo,
Weliton Borba, AVIPE, Astriel Junior.



Blog do BILL NOTICIAS

Saiba o que muda em Pernambuco por causa do coronavírus

Resultado de imagem para mapa de pernambuco

Folha de Pernambuco

Em meio à pandemia de coronavírus, várias atividades e serviços sofreram alterações em Pernambuco. Estão suspensas as aulas nas escolas estaduais, municipais e particulares de todo o Estado, assim como as atividades nas universidades públicas e particulares.
Confira as mudanças:
Universidades
Sete instituições públicas de ensino superior de Pernambuco – UFPE, UFRPE, IFPE, UPE, Ufape, IF-Sertão e Univasf -, além da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), estão com as atividades paralisadas desde segunda-feira (16). A medida vale até o fim de março e afeta todos os campi espalhados pelo Estado. Leia mais.
Escolas estaduais, municipais e particulares
Escolas estaduais, municipais e particulares de todo o Estado estão com as aulas suspensas como medida de prevenção contra o novo coronavírus, conforme determinação do Governo de Pernambuco. Leia mais.
Igreja Católica
A Arquidiocese de Olinda e Recife cancelou as missas com fiéis, inclusive na Semana Santa. Diversos eventos também foram suspensos. Leia mais.
Polícia Civil
A Polícia Civil de Pernambuco anunciou que está disponibilizando à população um serviço online para prestar queixas. A Delegacia pela Internet evita a necessidade de sair de casa para registrar ocorrências, diminuindo assim o fluxo de pessoas nas unidades. Leia mais.
Detran-PE
O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) elaborou plano de contingenciamento e, entre as ações está a prorrogação por 15 dias da data do vencimento de multas locais e identificação de condutor e por 20 dias para as as multas Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). Leia mais.
Aeroporto do Recife
A Prefeitura do Recife solicitou à Anvisa a suspensão de voos internacionais a partir da próxima sexta-feira (20). Caso a mudança seja aceita, não serão permitidas decolagens e chegadas. Leia mais.
Aeroporto de Fernando de Noronha
O Aeroporto de Fernando de Noronha será fechado a partir do próximo sábado (21) por tempo indeterminado. Leia mais.
VEM Idoso
Agendamento e atendimento para emissão do cartão VEM Idoso estão suspensos a partir desta terça-feira (17), como medida do Grande Recife Consórcio de Transporte para conter o avanço do coronavírus em Pernambuco. A medida, a princípio, vale até 31 de março. Segundo o órgão, a iniciativa pretende evitar a aglomeração de pessoas idosas no posto de atendimento do VEM. Leia mais.
Shoppings centers
Os shoppings funcionam em horário especial, das 12h às 20h. Leia mais.

Cinemas
Decreto do Governo do Estado suspendeu todas as sessões de cinema em Pernambuco. Leia mais.

Academias particulares
Academias particulares foram fechadas conforme determinação do Governo de Pernambuco. Leia mais.
Fundação Altino Ventura
A Fundação Altino Ventura (FAV), anunciou a suspensão do funcionamento das cinco unidades a partir das 16h desta quinta-feira (19). O serviço de urgência oftalmológica 24 horas e as cirurgias de urgência continuam funcionando normalmente. Leia mais.
Polícia Federal
Está suspenso todo o atendimento ao público por parte da Polícia Federal em Pernambuco. A suspensão vale para os atendimentos previamente agendados – apenas as situações consideradas de extrema necessidade terão atendimento e, ainda assim, dentro de condições pré-estabelecidas. Leia mais.
Cinemas
Salas de cinema estão fechadas por tempo indeterminado para evitar ao máximo as aglomerações. Leia mais.
TJPE
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai manter os serviços judiciais, mas suspender o funcionamento presencial nas unidades judiciais e administrativas de todo o Estado. Os atendimentos e funcionamento acontecerão de forma remota. Leia mais.
Compaz Recife.
Suspensas as atividades desde quarta-feira (17).
Academias da Cidade e do Recife
Suspensas as atividades desde quarta-feira (17).
Paixão de Cristo
A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que aconteceria de 4 a 11 de abril, precisou ser adiada. A produção do espetáculo anunciou que um dos principais eventos do calendário cultural de Pernambuco acontecerá somente de 2 a 7 de setembro. Leia mais.

Equipamentos culturais do Recife
A Prefeitura do Recife fechou museus e galerias de arte geridos pela gestão municipal por tempo indeterminado. Leia mais.
Mirabilandia
O Mirabilandia, que funciona ao lado do Centro de Convenções, em Olinda, suspendeu suas atividades até o dia 3 de abril, quando haverá uma reavaliação do cenário da pandemia do novo coronavírus. Quem tem passaportes comprados para o período pode revalidar o prazo para usar até outubro deste ano. Dúvidas podem ser tiradas no (81) 3366.2000 ou no site www.mirabilandia.com.br.
Parque Dois Irmãos
O Parque de Dois Irmãos está fechado para visitação. Leia mais.
Cais do Sertão
O Centro Cultural Cais do Sertão interrompeu todas as suas atividades interativas e de visitação. Leia mais.

Fundação Joaquim Nabuco
Cinemas, museu, galerias e quaisquer outras atividades realizadas pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) estão suspensas por tempo indeterminado. Leia mais.
Chaves, um Tributo Musical
A apresentação do espetáculo “Chaves – Um Tributo Musical” foi cancelado e uma nova data ainda não foi marcada pela produção do evento, previsto inicialmente para os próximos dias 28 e 29 de março no Teatro RioMar. Leia mais.

Campeonato Pernambucano
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) resolveu paralisar o Campeonato Pernambucano de Futebol por tempo indeterminado. Leia mais.
Futebol nacional
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma nota oficial neste domingo (15) na qual anuncia a decisão de suspender, a partir desta segunda-feira (16), por prazo indeterminado, as competições nacionais sob sua coordenação que estão em andamento. A medida afeta a partida de volta do Afogados contra a Ponte Preta na Copa do Brasil. Leia mais.
Eliminatórias da Copa e jogo do Brasil na Arena
As duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, foram adiadas em virtude da propagação do coronavírus. A estreia da Seleção Brasileira estava programada para o dia 27 de março, na Arena de Pernambuco, contra a Bolívia. Após esse jogo, o próximo compromisso do Brasil seria contra o Peru, fora de casa, no dia 31. Leia mais.


Blog do BILL NOTICIAS

Estudo chinês afirma que tipo sanguíneo A é mais suscetível ao coronavírus, diz New York Post

Coronavirus
Coronavirus (Foto: REUTERS / Agustin Marcarian)

RFI - Segundo o New York Post desta quarta-feira (18), pessoas com sangue tipo A podem ser mais vulneráveis ao coronavírus, enquanto aquelas com sangue tipo O podem ser mais resistentes, de acordo com um novo estudo preliminar na China.
Pesquisadores que estudaram o Covid-19 em seu epicentro de surtos, Wuhan, e na cidade de Shenzhen, descobriram que a proporção de pacientes do tipo A infectados e mortos pela doença é "significativamente" maior do que aqueles com outros tipos sanguíneos.
Ao mesmo tempo, esse estudo preliminar chinês afirma que pacientes do tipo  sanguíneio O representam uma proporção menor dos infectados e mortos pelo vírus.
"As pessoas do grupo sanguíneo A podem precisar de proteção reforçada para reduzir a chance de infecção", escreveram os pesquisadores do Centro de Medicina Translacional e Baseada em Evidências, sediado em Wuhan.
A equipe, liderada por Wang Xinghuan, classificou o estudo como "preliminar", considerando que existe ainda mais trabalho a ser desenvolvido para chegar a "descobertas concretas".

Estudo é feito com milhares de pacientes na China

A pesquisa, publicada no Medrxiv.org, comparou tipos sanguíneos de 2.173 casos confirmados de coronavírus em Wuhan e Shenzhen com mais de 3.694 residentes saudáveis ​​na área de Wuhan. Enquanto 31,16% dos habitantes de Wuhan possuem sangue tipo A, 37,75% dos pacientes com coronavírus pesquisados ​​no Hospital Wuhan Jinyintan local eram do mesmo tipo sanguíneo. E da mesma amostra de casos de coronavírus no hospital, 25,8% tinham sangue tipo O, em comparação com 33,84% na população em geral.
O estudo também examinou 206 pacientes que morreram do vírus, encontrando 85 vítimas, ou 41,26%, que tinham sangue tipo A. Apenas 52 das mortes, ou cerca de um quarto, eram do tipo O.
Cientistas que não participaram do estudo disseram ao jornal South China Morning Post, no entanto, que era necessário um tamanho de amostra muito maior para começar a orientar práticas médicas nesse sentido.
“Se você é do tipo A, não precisa entrar em pânico. Isso não significa que você será infectado com certeza”, disse Gao Yingdai, pesquisador da cidade de Tianjin. “Se você é do tipo O, também não significa que esteja absolutamente seguro. Você ainda precisa lavar as mãos e seguir as diretrizes das autoridades.”

Blog do BILL NOTICIAS

Internet condena ataque absurdo de Eduardo Bolsonaro contra chineses

Eduardo Bolsonaro
Eduardo Bolsonaro (Foto: GILMAR FELIX/Câmara dos Deputados)

Internautas repercutiram o ataque de Eduardo Bolsonaro contra os chineses, atribuindo a culpa do coronavírus ao país. Postagens destacaram a estupidez do filho do ocupante do Planalto em atacar o principal parceiro econômico do Brasil. Eduardo comparou a reação chinesa ao surto do novo coronavírus com o tratamento dado pelo governo da União Soviética ao desastre nuclear de Chernobyl.   
Ele ainda chamou o país de 'ditadura' e disse que 'a liberdade seria a solução'. (247)
Veja a repercução: 







Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...