sábado, 14 de março de 2020

Quais são os principais sintomas do coronavírus? gripe e resfriado?

                                      Via:Santanavinicius
 
Desde que o novo coronavírus surgiu na China, boa parte dos casos suspeitos no mundo foram descartados, inclusive no Brasil, por se tratar de outras infecções, como a gripe. Mas será que dá para diferenciar as doenças?
De acordo com o infectologista Lívio Dias, da Maternidade Pro Matre Paulista (SP), os sintomas causados por vírus respiratórios, em geral, são parecidos.
Os principais sinais do novo coronavírus, o Covid-19, são febre, tosse, fadiga e dificuldade para respirar. É claro que uma pessoa gripada pode apresentar o mesmo quadro, por isso, o histórico de onde essa pessoa esteve nos últimos 15 dias antes de os sintomas surgirem também são relevantes.
A conclusão final vem por meio de testes que descartam a gripe e outras enfermidades e de um exame específico para o coronavírus, disponível nas redes pública e privada. Ele detecta o agente infeccioso pela sua carga genética, a partir de amostras das vias aéreas ou de catarro.
Mas não é todo mundo com sinais de doenças respiratórias que precisa fazer esse tipo de exame. Só quem se enquadra nos critérios de caso suspeito deve realizá-lo, após consultar um médico. Até porque, em muitos casos, o tratamento do coronavírus e o da gripe são praticamente iguais.
A tabela acima traz alguns sintomas que podem indicar uma ou outra doença, mas somente um especialista poderá dar um diagnóstico preciso. Por isso, caso o seu filho ou você tenha algum desconforto, fale com um especialista.




 Blog do BILL NOTICIAS

Maduro declara 'estado de alarme' por chegada de coronavírus à Venezuela

                     Por: AFP
A nova pandemia de coronavírus afeta mais de uma centena de países, já causou mais de 5.000 mortes em todo o mundo. (Foto: VENEZUELAN PRESIDENCY / AFP)
A nova pandemia de coronavírus afeta mais de uma centena de países, já causou mais de 5.000 mortes em todo o mundo. (Foto: VENEZUELAN PRESIDENCY / AFP)


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou nesta sexta-feira o "estado de alarme", após os dois primeiros casos do novo coronavírus no país.

"Estamos iniciando uma quarentena coletiva, uma quarentena social", disse Maduro em rede nacional de rádio e TV após firmar o decreto de alarme, uma forma de estado de exceção que lhe concede poderes especiais. Maduro prometeu "medidas drásticas" contra a epidemia. Mais cedo, a Venezuela anunciou os dois primeiros casos confirmados do novo coronavírus no país.

"Nas primeiras horas de hoje dois casos de coronavírus foram registrados na Venezuela", disse a vice-presidente Delcy Rodríguez, a quem Maduro ordenou que coordenasse as ações contra a pandemia. Os pacientes são uma mulher venezuelana de 41 anos, que havia visitado os Estados Unidos, Itália e Espanha, e outro nacional de 52 anos, que esteve na Espanha, ambos domiciliados no estado de Miranda (norte), que cobre a parte leste de Caracas.

"Esses dois casos já estão absolutamente isolados, contatos diretos são determinados e toda a rede de contatos indiretos está sendo verificada", disse Rodríguez. Paralelamente, o governo suspendeu as aulas "em todos os níveis" no país a partir da próxima segunda-feira. 

O Ministro do Interior e da Justiça, General Nestor Reverol, entretanto, indicou que a máscara será obrigatória em "todos os pontos de controle de fronteira de pedestres" com a vizinha Colômbia e Brasil, ambos com casos relatados.

A vice-presidente reiterou que "todos os tipos de reuniões públicas" estão proibidas. A nova pandemia de coronavírus afeta mais de uma centena de países, já causou mais de 5.000 mortes em todo o mundo e o número de infectados continua a crescer.
 
 
 
 
Blog do BILL NOTICIAS  

O Prefeito Miguel Coelho convoca coletica de imprensa para falar sobre prevenção ao coronavírus em Petrolina. É neste sábado(14)

                  Via:Santanavinicius
Resultado de imagem para Petrolina 
Petrolina - PE

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, convocou a imprensa regional, para uma coletiva de imprensa, neste sábado (14), às 11h30, em seu gabinete, com toda a  equipe técnica da Secretaria de Saúde.

Na agenda, as medidas preventivas contra a ameaça do novo coronavírus à cidade de Petrolina, que até o momento não registrou nenhum caso.

Medidas que já vêm sendo adotadas desde fevereiro pelo município e divulgada a formatação de um pacote de ações e protocolos para as próximas semanas, serão detalhadas pelo Prefeito do Município.

O Prefeito deve pedir o envolvimento de toda a população para as medidas que estão sendo tomadas no município. Aguardem novas informações.



Blog do BILL NOTICIAS

Depois de atacar a ciência, Trump pede vacina rápida contra coronavírus e leva invertida de cientista

“Você atacou a ciência nos últimos 4 anos, cortou verbas, chamou os cientistas de mentirosos e agora quer velocidade? Ciência não se faz da noite para o dia", respondeu o pesquisador H. Holden Thorp, da reivsta Science
 Trump
Trump (Foto: Reprodução)

O presidente dis EUA Donald Trump, escreveu uma carta para a comunidade científica americana pedindo que eles criem uma vacina contra o Coronavírus com muita rapidez.
O pesquisador e editor H. Holden Thorp da renomada e centenária revista científica Science postou essa maravilhosa matéria abaixo, onde em resumo  ele diz:
“Você atacou a ciência nos últimos 4 anos, cortou verbas, chamou os cientistas de mentirosos e agora quer velocidade? Ciência não se faz da noite para o dia, precisa de investimento e, sobretudo para uma vacina, precisa-se de tempo e investimento.

Você não pode atacar os cientistas quando não gosta da ciência e cobra-los quando resolve que gosta e precisa deles”
Essa matéria foi uma resposta ao Trump, mas poderia ser usada por qualquer pesquisador brasileiro para responder a presidência da república e a todos os brasileiros que aprovam (sem conhecer as possíveis consequências) o estado mínimo.(247)



Blog do BILL NOTICIAS

Sete países da Europa fecham fronteiras para estrangeiros

Itália e Eslováquia estão em quarentena, com restrições a mobilidade mesmo dentro do país, e República Tcheca e Ucrânia já haviam tomado a medida mais cedo

                            Por: Folhapress
Coronavírus na Itália
 Coronavírus na ItáliaFoto: Andreas Solaro/AFP


Dinamarca, Polônia e Chipre anunciaram que fecharão suas fronteiras a todos os estrangeiros, elevando a sete o número de países que adotaram o isolamento extremo como forma de combater a pandemia de coronavírus.

Itália e Eslováquia estão em quarentena, com restrições a mobilidade mesmo dentro do país, e República Tcheca e Ucrânia já haviam tomado a medida mais cedo.

As medidas acompanham a expansão da doença pelo continente: a OMS anunciou hoje que é a Europa, e não mais a Ásia, o epicentro da pandemia global.

A Suíça também endureceu a passagem na fronteira com a Itália, permitindo a passagem apenas de cidadãos suíços.

A restrição dinamarquesa deve durar um mês a partir deste sábado, segundo o primeiro-ministro Mette Frederiksen.

O Exército será responsável pelo patrulhamento, e apenas cidadãos dinamarqueses poderão passar, além de comida, medicamentos e insumos para a indústria.

A restrição, que vale para aeroportos, portos, estradas e ferrovias, interrompe o livre trânsito entre os países da zona Schengen, da qual a Dinamarca é parte.

As regras da Schengen admitem a implantação temporária de controles em casos excepcionais, como ataques terroristas, por exemplo.

O governo polonês anunciou o fechamento por dez dias a partir de sábado. Além de proibir a entrada de estrangeiros, a Polônia determinou que todo cidadão que entrar no país deverá ficar em quarentena por 14 dias.

Também foram fechados shopping centers, restaurantes e bares, que poderão fazer vendas pela internet, e eventos de mais de 50 pessoas, proibidos.

Noruega, Malta e Bósnia decretaram que qualquer pessoa que entre no país terá que ficar em quarentena por 14 dias, o que também inibe a chegada de estrangeiros.

A maioria dos países suspendeu as aulas em todo o território. Entre os maiores, só o Reino Unido mantinha nesta sexta (13) as escolas abertas.

Estado de emergência
O governo espanhol anunciou estado de emergência de 15 dias, o que permite ao governo limitar a circulação de pessoas temporariamente. Polônia, República Tcheca, Estônia e Letônia já haviam feito o mesmo nos últimos dias.

O comunicado foi feito pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, em cadeia de TV na manhã desta sexta (13). "Poderemos mobilizar ao máximo os recursos contra o vírus, mas a vitória sobre ele depende de cada um de nós. Heroísmo é também lavar as mãos e ficar em casa, para parar o vírus, com responsabilidade e unidade", disse Sánchez no pronunciamento.

Foi a segunda vez na história democrática do país que o estado de emergência foi instaurado. A primeira foi para encerrar uma greve de controladores aéreos civis, em 2010.

Diferentemente dos estados de exceção ou de sítio, o de emergência não afeta direitos como liberdade de manifestação ou de imprensa, mas permite limitar circulação ou permanência de pessoas e veículos, requisitar bens e serviços temporários, ocupar temporariamente empresas, impor racionamentos e outras medidas para garantir o fornecimento de produtos essenciais.

Para ser decretado oficialmente, o estado de sítio precisa ser aprovado pelo conselho de ministros. Segundo o jornal espanhol El País, durante o pronunciamento de Sánchez na TV as estradas ficaram congestionadas com pessoas tentando deixar Madri antes que a medida passe a valer.

Em Madri, o governo regional fechou todas as lojas a partir de sábado, com exceção de farmácias e mercados.





Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...