quarta-feira, 11 de março de 2020

Cuba dá exemplo ao mundo com plano de prevenção ao coronavírus. País não tem infectados

Até agora, apenas 30 viajantes foram internados para estudo e, depois de testes rigorosos, liberados. O país continua sem a doença, disse o ministro da Saúde, José Ángel Portal Miranda
Cuba coronavírus
Cuba coronavírus (Foto: Ariel Cecílio Lemos)

Como tudo o que se relaciona com saúde pública, Cuba da uma aula ao mundo de como tratar sua população. A eficácia das medidas adotadas por Cuba para a prevenção e controle do Covid-19 chama a atenção de um mundo em pânico diante da mais grave pandemia dos úlitmos anos. 
A reportagem do site Geonotícias destaca que "segundo o ministro da Saúde Pública, José Ángel Portal Miranda, a Ilha continua sem casos confirmados do novo coronavírus que já afetou 104 nações. Até o momento, apontou o titular da Saúde, 30 viajantes foram admitidos para estudo e depois de lhes realizar sete novas análises especificamente para o Covid-19, que, como as oito anteriores, foram negativas, o país permanece sem a doença."
A matéria ainda acrescenta que "em uma conversação através de uma videoconferência com cada um dos governadores e o prefeito da Isla de la Juventud, foi avaliado o trabalho desenvolvido de forma mais intensa nos últimos dias nos aspectos do Plano de Prevenção e Controle, como a certificação de instalações para isolamento e hospitalização; a produção de protetores bucais no país; audiências de saúde em comunidades e locais de trabalho; o treinamento de todos os envolvidos; a atenção à população mais vulnerável e a campanha de comunicação para manter as pessoas constantemente informadas." (247)

Blog do BILL NOTICIAS

Brasil terá aumento 'extraordinário' de casos de coronavírus nas próximas semanas, alerta secretário


(Foto: ABr | Marcos Oliveira/Agência Senado)

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou nesta quarta-feira, 11, que o Brasil registrará um forte aumento no número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (covid-19). 
“Sabemos que, nos próximo dias, na próximas semanas, que o Brasil tenha um comportamento idêntico a qualquer um desses países. Ou seja, de uma hora para hora, daqui a duas ou quatro semanas, nós vamos passar por um gráfico com esse, com um número extraordinário de pessoas doentes, com sintomas”, disse o secretário, durante audiência pública na Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor do Senado.
A Organização Mundial de Saúde vê o surto do novo coronavírus como uma pandemia, disse nesta quarta-feira o diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus.
“Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de disseminação e severidade e com os níveis alarmantes de inação. Por isso, avaliamos que o Covid-19 pode ser caracterizado como uma pandemia”, afirmou ele em entrevista coletiva.
Até o momento, 4.291 pessoas morreram e foram registrados mais de 118 mil casos em 114 países. “Essa é uma crise que vai afetar todos os setores”, acrescentou.(247)

Blog do BILL NOTICIAS

PANDEMIA Sobe para 69 o número de casos do novo coronavírus no Brasil

                  Por: FolhaPress
 (Foto: Nelson Almeida/AFP)
Foto: Nelson Almeida/AFP

O Brasil já soma 69 casos confirmados do novo coronavírus. À tarde o Ministério da Saúde confirmou 52 casos, mais tarde a Bahia registrou mais um e o hospital Albert Einstein, em São Paulo, divulgou a confirmação de 16 novos casos à tarde.

Entre as novas confirmações, 11 ocorreram em São Paulo, cinco no Rio de Janeiro, uma no Rio Grande do Sul e outra no Distrito Federal. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia confirmou um novo caso no final da tarde desta quarta.

Com a atualização, ao menos sete estados e o Distrito Federal já têm registros do covid-19. O maior número ocorre em São Paulo, onde há 30 casos confirmados até o momento.

Também registram casos: Rio de Janeiro (13), Bahia (2), Rio Grande do Sul (2), Minas Gerais (1), Espírito Santo (1), Alagoas (1) e Distrito Federal (2).

O novo caso na Bahia é de uma mulher de 68 anos, de Feira de Santana, que teve contato com a segunda paciente do estado com a covid-19 - trata-se, portanto, de transmissão local da doença. A paciente tem sintomas leves e está em isolamento domiciliar.

Nesta quarta, a Organização Mundial de Saúde declarou pandemia pelo novo coronavírus.
Para o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a organização demorou a reconhecer o cenário.

"Teimaram comigo. Falei: é uma pandemia, e desde a semana passada o Brasil já trata como pandemia. Se você tem uma transmissão sustentada em tantos países, como vou ficar procurando país por país, quem veio de onde? Isso pelo menos três semanas atrás já era impraticável pelos sistemas de saúde", afirmou.

Segundo ele, com a declaração de pandemia, a ideia é que o país passe a usar como critério para identificar casos a ocorrência de sintomas e histórico de viagem internacional, além do contato com casos confirmados.

Até então, o Brasil considerava para essa análise a ocorrência de febre e outros sintomas e histórico de viagem a países da América do Norte, Europa e Ásia, além de Equador, Argélia e Austrália. Agora, todos os países entram na lista, afirma.

Caso em Porto Alegre
Após chegar de viagem à Itália, na região de Bergamo, na última sexta-feira (6), uma mulher de 54 anos foi confirmada com o coronavírus nesta quarta-feira (11), em Porto Alegre. Este é o primeiro caso da doença na capital gaúcha e o segundo no Rio Grande do Sul.

A mulher procurou seu médico que notificou a Vigilância Sanitária. Os sintomas, como febre e dor no corpo iniciaram no sábado (7). A coleta para o teste foi realizada na casa da paciente, evitando circulação e deslocamento em estabelecimentos de saúde.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Grande do Sul tem, no momento, 56 casos suspeitos e 144 descartados.

A filha da mulher, que também esteve na Itália, apresentou sintomas e realizou coleta domiciliar. O exame foi encaminhado ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e aguarda o resultado. Um casal que estava no mesmo voo também está sendo monitorado, segundo a prefeitura.

"Estes procedimentos adotados permitem que o vírus chegue de maneira gradual e não abruptamente na cidade, contribuindo para que o sistema se habitue com os casos registrados", disse o secretário municipal de saúde, Pablo Stürmer, em coletiva de imprensa na manhã desta quarta.

Na terça-feira (10), um homem de 60 anos, da cidade gaúcha de Campo Bom, que esteve em Milão, foi o primeiro caso confirmado nos estado.




Blog do BILL NOTICIAS

Mortes por coronavírus em um dia na Itália saltam 31% e acumulado no país vai a 827

Número total de casos na Itália, o país europeu mais afetado pelo vírus, subiu para 12.462 em relação aos 10.149 anteriores, um aumento de 22,8%

(Foto: MANUEL SILVESTRI/REUTERS)


Reuters - O número de mortes pelo surto de coronavírus na Itália aumentou nas últimas 24 horas em 196, para 827, um aumento de 31%, informou a Agência de Proteção Civil do país nesta quarta-feira, o maior aumento em números absolutos desde que o contágio veio à luz em 21 de fevereiro.
O número total de casos na Itália, o país europeu mais afetado pelo vírus, subiu para 12.462 em relação aos 10.149 anteriores, um aumento de 22,8%. No entanto, a agência disse que cerca de 600 novos casos foram confirmados na terça-feira, mas apenas divulgados nesta quarta-feira.
O chefe da agência disse que, daqueles originalmente infectados, 1.045 haviam se recuperado totalmente, ante 1.004 no dia anterior. Cerca de 1.028 pessoas estavam em terapia intensiva, contra 877 anteriormente.

Blog do BILL NOTICIAS

SELEÇÃO BRASILEIRA Conmebol deve acatar recomendação da FIFA e adiar início das Eliminatórias por COVID-19

Partida entre Brasil e Bolívia, marcada para o próximo dia 27, na Arena de Pernambuco, deve ser adiada

                      Redação Superesportes /Diario de Pernambuco
(Foto: Divulgação/conmebol.com)
Confederação Sul-Americana deve tomar medida preventiva contra epidemia 
(Foto: Divulgação/conmebol.com)

A primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar em 2022 deve ser adiada. Por recomendação da FIFA, em virtude do surto de infecção pelo coronavirus COVID-19, os jogos da primeira rodada, entre eles o confronto entre Brasil e Bolívia, marcado para o próximo dia 27, na Arena de Pernambuco, devem ser remarcados. A informação foi divulgada pela emissora de TV argentina TyC Sports.

Até a última terça-feira, dez países sul-americanos tiveram casos diagnosticados como decorrência do vírus, que surgiu na China e se alastrou pelo mundo com grande velocidade, ao ponto de impedir a realização de eventos esportivos, ou mesmo sem a presença do público. Diversos campeonatos europeus, entre eles o Campeonato Italiano, e corridas da Fórmula 1 também ajustaram o calendário em decorrência do surto do coronavirus.

Os ingressos para Brasil x Bolívia começaram a ser vendidos na manhã desta quarta-feira, sendo comercializados mais de 25 mil bilhetes em menos de 24 minutos de operação das vendas online. Até a publicação deste material, as autoridades da CBF e da CONMEBOL não responderam o contato realizado pela reportagem.



Blog do BILL NOTICIAS

No mês alusivo ao Dia Mundial da Água, ANA lança cinco novos cursos gratuitos e na modalidade a distância

                      Via:Carlos Britto
Resultado de imagem para Agência Nacional de Águas
Imagem ilustrativa

Neste mês, quando se celebra o Dia Mundial da Água, cinco novos cursos gratuitos e na modalidade de Ensino a Distância (EaD) serão lançados pela Agência Nacional de Águas (ANA): Guia de Orientação e Formulários do Plano de Ação de Emergência (PAE), Guia de Orientação e Formulários para Inspeções de Segurança de Barragem, Políticas e Práticas de Segurança de Barragens para Entidades Fiscalizadoras, Água e Gênero, além de Noções de Ciência Política Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos. Os cursos são todos abertos à população.
Os interessados podem se inscrever nesses e em outros cursos durante todo o ano por meio do Portal de Capacitação para a Gestão das Águas.

Blog do BILL NOTICIAS

Itaú afasta dois funcionários com coronavírus

O banco recomendou para quem tem viagem marcada substituir a presença física por meios de comunicação remota, ou postergar a data de viagem

(Foto: Pilar Olivares/Reuters)

Reuters - O Itaú Unibanco informou nesta quarta-feira (11) que dois de seus funcionários foram diagnosticados com coronavírus. Segundo o banco, ao notarem os sintomas, as pessoas comunicaram a empresa e, desde então, estão em casa, sem contato com demais colegas.
O banco afirmou ainda que está instruindo funcionários que retornaram de viagem recente de países em alerta ou que tiveram contato direto com casos suspeitos ou confirmados foram orientados a prestar atenção se há sintomas da doença e, em caso positivo, procurar o serviço de saúde mais próximo e seguir as orientações médicas de cuidados e de período de afastamento.
Além disso, nas áreas do banco com possibilidade de home office, os empregados que estiveram nesses países ou contato com casos suspeitos ou confirmados, mesmo que não apresentem sintomas, foram liberados para trabalhar de casa por 14 dias.
Para quem tem viagem marcada, o banco recomendou substituir a presença física por meios de comunicação remota ou postergar a data da viagem até que haja melhora no cenário de controle e tratamento da doença.
Segundo fontes familiarizadas com o banco, um dos casos é numa central de atendimento na capital paulista. O outro é em Maceió (AL). O banco não quis comentar sobre a localização dos casos confirmados.
O Brasil já soma 52 casos confirmados do novo coronavírus. Os dados são de plataforma do Ministério da Saúde atualizada com dados até o início da tarde desta quarta.

Blog do BILL NOTICIAS

BRASIL Congresso derruba veto a projeto que facilita acesso ao BPC

No Senado Federal, foram 45 votos a 14, 
pela derrubada do veto

                    Por: Agência Câmara de Notícias
O veto foi derrubado com 302 votos de deputados e 45 de senadores
O veto foi derrubado com 302 votos de deputados e 45 de senadoresFoto: Roque de Sá/Agência Senado
Com o voto de 302 deputados, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro ao Projeto de Lei 3055/97, do Senado, aumentando de 1/4 de salário mínimo para meio salário mínimo o limite da renda familiar per capita para idosos e pessoas com deficiência terem acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Houve 137 votos a favor do veto.

No Senado Federal, foram 45 votos a 14, pela derrubada do veto. Agora a matéria será promulgada como lei. Para sua execução, entretanto, serão necessários ajustes na lei orçamentária para alocação dos recursos.

O governo argumenta que isso criaria despesas obrigatórias ao Executivo sem indicação da respectiva fonte de custeio, desobedecendo à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00) e ao Regime Fiscal (Emenda Constitucional 95, de 2016).

Segundo o deputado Osmar Terra (MDB-RS), ex-ministro da Cidadania, pasta que cuida do programa, o impacto será de R$ 60 bilhões, mas os parlamentares a favor da derrubada do veto indicam que cálculos do próprio governo indicam um aumento de R$ 11 bilhões nas despesas com o benefício.



Blog do BILL NOTICIAS



PROTESTO Mobilização por dia 15 encolhe na rede social, diz consultoria

Os protestos, que estão sendo convocados por grupos críticos ao Congresso e em defesa do presidente do Brasil

                      Por: Folhapress 
Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair BolsonaroFoto: Sergio LIMA / AFP
A despeito das falas de apoio do presidente Jair Bolsonaro aos atos em sua defesa no domingo (15), a atividade no Twitter relacionada às manifestações caiu -e não engata desde 28 de fevereiro. Os protestos, que estão sendo convocados por grupos críticos ao Congresso, têm na rede um outro tipo de simpatizante: os robôs, que podem representar cerca de 6% dos usuários que tuitaram apoiando a manifestação.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), personifica essa rejeição ao Poder Legislativo e é a figura pública que mais vem sofrendo ataques na rede. Os dados são fruto de monitoramento de atividade na rede feito pela consultoria Quaest entre 24 de fevereiro e 9 de março.

A empresa analisou postagens que mencionavam #Dia15PeloBrasil, #Dia15BrasilNasRuas, #15DeMarcoEuVou ou #Dia15PorBolsonaro. As hashtags são um recurso que organiza assuntos e campanhas no Twitter e são usadas livremente pelo usuários em suas publicações. A amostra foi de 256.267 tuítes.
De 24 a 27 de fevereiro, a atividade na rede vinha em franca ascensão. O pico (quando os tuítes sobre os atos geraram mais reações positivas e republicações) foi no dia 27, quando Bolsonaro cobrou votações do Congresso em live.

Para medir a atividade na rede social, a Quaest criou um índice de 0 a 100, em que 100 indica o momento em que os tuítes sobre as manifestações geraram mais reações positivas e retuítes. No dia 27, o nível registrado foi de 98,8.

A análise começou um dia antes da revelação de que Bolsonaro compartilhou vídeos que incitavam a população a ir às ruas para defendê-lo. As convocações ganharam força em meio à disputa entre Legislativo e Executivo por R$ 30 bilhões do Orçamento.

No dia 26, Maia pediu respeito às instituições. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), não comentou o fato publicamente. Com isso, #MaiaGolpista e #MaiaVaiSerPreso passaram a ser algumas das hashtags mais utilizadas até o dia 1º de março, e a conta do deputado, a segunda mais mencionada.

O dia 28, quando o índice da Quaest começa a apresentar queda e atinge 37,9, foi aquele em que Alcolumbre marcou sessão que discutiria os vetos de Bolsonaro ao Orçamento impositivo. Entre os atacados, teve destaque Vera Magalhães, colunista do jornal O Estado de S. Paulo e apresentadora do programa Roda Viva, da TV Cultura.

Responsável pela revelação de que o presidente havia compartilhado os vídeos pelo WhatsApp, a jornalista entrou na mira dos apoiadores de Bolsonaro com a hashtag #VeraFakeNews, a décima mais utilizada ao longo de todo o período. Sua conta foi a terceira mais mencionada.

No sábado (7), em Boa Vista, diante de 400 autoridades e simpatizantes, Bolsonaro convocou a população aos atos, sem meias palavras. "É um movimento espontâneo, e o político que tem medo de movimento de rua não serve para ser político", afirmou. "Então participem, não é um movimento contra o Congresso, contra o Judiciário. É um movimento pró-Brasil."

O chamado não animou bolsonaristas, que já amargavam oito dias patinando na rede. No sábado, o índice da Quaest sobre as manifestações bateu 6,5 –ante os 98,8 do dia 27. Desde então, a atividade do usuários no Twitter vem caindo. Na segunda (9), registrou 3,2.

O coordenador da pesquisa, Felipe Nunes, tem uma hipótese para o encalhe do engajamento: o aceno de Bolsonaro ao Congresso para negociar o Orçamento pode ter minado o apoio. "A negociação que ele fez, na minha avaliação, fragilizou o presidente em relação à sua base porque mostrou um certo descompasso", afirma.

Bolsonaro dá sinais de que sabe disso. "Não houve qualquer negociação em cima dos R$ 30 bilhões", afirmou ele em 3 de março, mesmo dia em que o governo enviou ao Congresso projetos de lei com proposta de divisão das verbas. De acordo com o levantamento, cerca de 1% das contas analisadas é de robôs, e 5% são prováveis robôs.

Os resultados obtidos pela Quaest não são suficientes para prever o tamanho dos atos do dia 15. "Pode ser que essa mobilização esteja sendo feita por meio do WhatsApp, por exemplo. Mas o indicativo que a gente tem é de que a mobilização no Twitter é muito menor do que já foi", afirma o cientista político.





Blog do BILL NOTICIAS

Weintraub diz que MEC se prepara para suspensão de aulas por coronavírus

"Nós já estamos nos preparando, sempre orientados pelo Ministério da Saúde, para que caso venha acontecer qualquer coisa, os danos sejam os menores possíveis", explicou Weintraub
Abraham Weintraub, ministro da Educação
Abraham Weintraub, ministro da Educação (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Ag.Brasil)

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta quarta-feira (11), em vídeo, que o Ministério da Educação está se preparando para uma possível suspensão de aulas por conta do alastramento do coronavírus.
De acordo com Weintraub, o MEC estuda a possibilidade de aulas remotas. "Nós já estamos nos preparando, sempre orientados pelo Ministério da Saúde, para que caso venha acontecer qualquer coisa, os danos sejam os menores possíveis. Uma cidade ou região que precise ter uma atenção mais especial para que nós tenhamos prontos um plano de aulas remotas".
Ele também explicou como seria o processo para a realização de aulas a distância. "Você manda (o conteúdo das) as aulas para os alunos, disponibiliza o e-mail, o YouTube, Skype, (conexão de) internet, (tudo) pra você evitar aglomeração e evitar transmissão mais aguda do coronavírus".
Nesta quarta a OMS classificou o surto de Covid-19, provocado pelo novo coronavírus, como pandemia. (247)



Blog do BILL NOTICIAS

ATUALIZAÇÃO Sobe para 52 o número de casos de coronavírus no Brasil

                           Por: Diario de Pernambuco
 (Foto: Thomas Kienzle/AFP)
Foto: Thomas Kienzle/AFP


No último balanço do Ministério da Saúde, realizado nesta quarta-feira (11), a pasta divulgou o número de 52 casos confirmados de coronavírus no Brasil - eram 34 na terça-feira. Também são 907 pacientes com suspeita da doença e 935 casos descartados. 

As confirmações de coronavírus aconteceram em Alagoas (1), na Bahia (2), em Minas Gerais (1), no Espírito Santo (1), no Rio de Janeiro (13), em São Paulo (30), no Rio Grande do Sul (2) e no Distrito Federal (2). 

Segundo informações da BBC Brasil, dos 37 casos, ao menos cinco estão hospitalizados. Entre eles, uma paciente em Brasília com síndrome respiratória aguda grave. A mulher tem outras doenças, algo que contribui para o agravamento de sua condição, informou o boletim médico divulgado pela secretaria de Saúde do Distrito Federal

Ainda nesta tarde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou a classificação do coronavírus a nível de pandemia. Essa categoria é identificada por uma epidemia de grandes proporções, que se espalha por um ou mais continentes e pode causar inúmeras mortes ou afetar cidades inteiras.
 
"Nas últimas duas semanas, o número de casos de Covid-19 fora da China aumentou 13 vezes e o número de países afetados triplicou. Atualmente, existem mais de 118.000 casos em 114 países e 4.291 pessoas perderam a vida", afirmou o Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom. 





Blog do BILL NOTICIAS

CORONAVÍRUS Casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco chega a 17

Deste total, três estão em isolamento 
hospitalar em unidades de saúde
                
                    Por: Wellington Silva
Teste de coronavírus
Teste de coronavírusFoto: Thomas Samson/AFP
Subiu para 17 o número de casos suspeitos do novo coronavírus (Sars-Cov-2) em Pernambuco. De acordo com balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), na tarde desta quarta-feira (11), outros 22 já foram descartados, totalizando 39 notificações.

Deste total, três estão em isolamento hospitalar em unidades de saúde. Os demais foram encaminhados para isolamento domiciliar. Todos apresentam quadros de saúde estáveis e com boa evolução clínica.
Entre os pacientes suspeitos de contrair a covid-19, doença causada pelo Sars-Cov-2, 14 são de Recife, dois de Caruaru e um de Jaboatão dos Guararapes. Entres os casos descartados, quatro não positivaram para nenhum vírus, seis foram positivos para Influenza B e seis para Influenza A (H1N1), dois Influenza A, dois para rinovírus. Um caso foi positivo para beta coronavírus OC43 e outro para o alpha coronavírus 229E - dois tipos já conhecidos por casos leves e moderados.


Blog do BILL NOTICIAS

Petrolina inicia vacinação regular contra a febre amarela

                       Via:Santanavinicius
Resultado de imagem para vacinação regular contra a febre amarela

A Prefeitura de Petrolina capacitou os profissionais que trabalham nas salas de vacina do município sobre as estratégias de vacinação contra a febre amarela, que entrou em regime de rotina no estado e estará disponível nas unidades de saúde da rede municipal da cidade a partir desta quarta-feira (11). Antes disponibilizada apenas para pessoas com viagens marcadas a áreas com risco da doença, a vacina agora será aplicada em pessoas com idades entre 9 meses e 59 anos de idade, com dose de reforço para crianças com até quatro anos. Para pessoas com idades a partir de 5 anos, a imunização é feita com apenas uma dose.
Com isso, a vacina de febre amarela estará disponível para a população diariamente na maioria dos postos de saúde de Petrolina, integrando o Calendário Básico Vacinal. A determinação de ampliar e incluir a vacina de forma rotineira é uma proposta do Ministério da Saúde (MS) para todo o Brasil.
Resultado de imagem para vacinação regular contra a febre amarela

O cronograma de vacinação ocorre de acordo com o fluxo das unidades básicas, para evitar desperdício da vacina. Na zona rural, os postos oferecerão a vacina nas quartas-feiras, com exceção dos que recebem vacina somente no dia da visita do carro de entrega da Secretaria de Saúde. Nas unidades da zona urbana, oito postos de saúde (Alto do Cocar, Fernando Idalino, Jardim Petrópolis, Mandacaru, Nova Petrolina, Rio Corrente, São Joaquim e São Jorge) também só ofertarão a vacina nas quartas-feiras. As demais unidades farão a vacinação de segunda a sexta-feira.
A secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, destaca a importância da vacina. “A imunização é a principal forma de proteger a população contra a febre amarela. Por isso, é imprescindível que todas as pessoas ainda não imunizadas aproveitem e tomem a vacina, que estará disponível em todas as unidades de saúde da rede municipal”, pontua.
Contraindicação
Devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina os portadores de HIV, pacientes com tratamento quimioterápico concluído e transplantados. A vacina é contraindicada para pessoas com alergia grave a ovo. Não há indicação de imunização para grávidas e mulheres amamentando crianças com até seis meses. “Para maiores de 60 anos que nunca foram vacinados ou que não tenham comprovante de vacinação, a aplicação da dose fica sujeita à avaliação do serviço de saúde, considerando o custo-benefício do uso ou não dá vacina. Em caso de dúvida, é fundamental consultar o médico”, finaliza Marlene Leandro.
No caso de viajantes internacionais, o Regulamento Sanitário Internacional (RSI) recomenda uma única dose na vida. O viajante deve se imunizar pelo menos 10 dias antes da viagem.(Ascom/PMP)



Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...