sábado, 7 de março de 2020

“Março é visto como um mês de mobilização”, diz integrante da Rede Mulher do Sertão do São Francisco

              
A intenção de dar visibilidade à pauta feminista tem motivado mulheres de todo o país a realizarem diferentes tipos de eventos neste mês de março. Caminhadas, encontros, seminários, ocupações, feiras, dente outras atividades, buscam evidenciar a necessidade de diálogo permanente acerca de temas como empoderamento feminino, luta por direitos, combate à violência contra mulher, fortalecimento da participação da mulher na política, etc.
Na Bahia, o Sertão do São Francisco sediará uma série de eventos nos municípios, tanto nas cidades quanto no campo. Alguns destes estão sendo organizados pela Rede Mulher, que conta hoje com representantes em Remanso, Sento Sé, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Juazeiro, Uauá e Canudos. Uma das coordenadoras territoriais da Rede Mulher, Jaciara Ladislau, destaca que o 08 de março “é uma data que alimenta nosso imaginário (…). O mês de março é visto como um mês de mobilização, para conquistar nossos direitos e para discutir as dimensões das violências que ainda se tem até hoje”.
Para ampliar as discussões e fortalecer a presença da Rede Mulher nos municípios, Uauá, Pilão Arcado, Sento Sé e Remanso sediarão atividades a partir deste dia 08. Em Uauá, a comunidade de Pocinho contará com um encontro na manhã do Dia Internacional da Mulher, dia 08, mesmo momento em que estará acontecendo caminhada, palestra, café da manhã e missa na cidade de Pilão Arcado.
Em Sento Sé, a Rede realizará atividades no dia 12, contando com caminhada pelas ruas centrais da cidade e evento do Programa “Ela Pode”. Além disso, é o dia em que, quinzenalmente,  acontece a tradicional Feira Agroecológica organizada pela Rede Mulher. Já o município de Remanso irá realizar um momento alusivo no dia 03 de abril, também contando com uma Feira Agroecológica da Mulher.
As integrantes da Rede convidam mulheres do campo e da cidade a se aproximarem desses espaços e, além de vivenciarem estas atividades, conhecerem melhor o propósito e o funcionamento da Rede Mulher, uma iniciativa que já existe há 20 anos e tem contribuído para o empoderamento de dezenas de mulheres agricultoras, artesãs, pescadoras, que acreditam na organização como forma de transformar suas realidades.(Comunicação Irpaa)

Blog do BILL NOTICIAS

Lula: o dólar dispara porque ninguém confia nesse governo

Lula, Bolsonaro e Guedes
Lula, Bolsonaro e Guedes (Foto: 247 | Reuters)

Em meio à disparada do dólar, o ex-presidente Lula lembrou neste sábado 7 em sua conta no Twitter da herança de reservas internacionais deixada pelos governos do PT e disse que elas estão sendo queimadas por Jair Bolsonaro e seu ministro Paulo Guedes “para alimentar especuladores”.
“O Brasil só não está em colapso financeiro porque os governos do PT acumularam US $ 370 bilhões em reservas internacionais. Bolsonaro e Guedes estão queimando rápido essa herança pra alimentar especuladores. O dólar dispara porque ninguém confia nesse governo”, postou Lula, mostrando gráficos.(247)
Confira: 



Blog do BILL NOTICIAS

Duas mil cirurgias de tireóide são feitas no Vale do São Francisco

                Via:Santanavinicius
Resultado de imagem para Duas mil cirurgias de tireóide são feitas no Vale do São Francisco

A região do Vale do São Francisco atingiu mais uma marca importante. Nessa semana a equipe médica do cirurgião de cabeça e pescoço Aglailton Menezes completou 2 mil cirurgias de tireóide.
A cirurgia de tireóide é indicada em todos os casos de câncer de tireóide e, também nos casos de doenças benignas com nódulos grandes e visível aos olhos que possam causar sintomas como dificuldades de engolir e respirar. A indicação dos procedimentos ainda variam conforme a patologia e a disposição dos nódulos na glândula. “Então podemos ter desde radiofrequência para ablação de nódulos em tireóide á tireoidectomias parciais e totais; estas ainda podendo também, ser realizadas por vídeo e com a cicatriz cirúrgica não evidente no pescoço”, explicou o médico Aglailton Menezes.
A tireóide é um órgão que todas as pessoas têm na região do pescoço capaz de produzir um hormônio que circula no sangue e “avisa” ao corpo como ele deve funcionar. O hormônio da tireóide controla o metabolismo e o crescimento do corpo, influenciando em funções do organismo como a frequência cardíaca, temperatura do corpo e a transformação dos alimentos ingeridos em energia. As principais doenças da tireóide acontecem quando esse hormônio está em falta (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertireoidismo). Um problema bastante comum da tireóide é o seu aumento de tamanho, chamado de bócio que pode ser devido à presença de nódulos ou não. Outra doença da tireóide, menos comum, mas bastante grave, é o câncer de tireoide.
“A tireóide tem uma importância grande em nosso corpo e por isso é preciso estar atento a qualquer sinal de alerta. Por isso atingir essa marca de 2 mil cirurgias significa o resultado de um imenso trabalho e dedicação, iniciado durante toda a formação médica, passando pelas residências de cirugia geral e cirugia de cabeça e pescoço, nos aprimorando ao ponto de sermos a única equipe no Vale do São Francisco a realizar radiofrequência em nódulos de tireóide e cirurgias de tireoide por vídeo”, destacou.
A equipe responsável pelas cirurgias iniciou as atividades em 2011, após o término da residência médica em cirugia de cabeça e pescoço realizada no hospital Heliópolis em São Paulo. “Desde então já operamos pacientes no hospital regional de Juazeiro, hospital da Promatre em Juazeiro, hospital da Unimed em Juazeiro, hospital universitário da Univasf, Hospital Imaculada Conceicao, hospital HGU, hospital Neurocardio e hospital Memorial Petrolina”, concluiu.
Médico responsável
Aglailton Menezes é médico Cirurgião de cabeça e pescoço com especialidade em Cirurgia da Tireoide. Membro das Sociedades Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Latino Americana de Tireóide; Brasileira de Ultrassonografia; Americana de Oncologia e Cirugia de Cabeça e Pescoço. É cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Dom Tomás – Apami e Hospital Universitário da UNIVASF.



Blog do BILL NOTICIAS

Baixada Santista tem 32 mortos e 46 desaparecidos após chuva de terça

                          Por: Agência Brasil
 (Guilherme Dionizio/AFP)
Guilherme Dionizio/AFP


Subiu para 32 o número de corpos localizados nas áreas onde houve deslizamento de terra na Baixada Santista, após a chuva extrema que atingiu a região na madrugada de terça-feira (3). Segundo boletim divulgado nesta noite pela Defesa Civil do Estado, até o momento, há 46 pessoas não localizadas, número que era de 49 no último informe.

No Guarujá, são 26 mortes e 41 pessoas não localizadas; em Santos, quatro mortes e quatro não localizadas; em São Vicente, duas mortes e uma pessoa não localizada. Os desabrigados são 248 no Guarujá e 185 em Santos.

Foram disponibilizadas 30,5 toneladas de produtos de ajuda humanitária aos municípios afetados. Deste total, 15,6 toneladas são de colchões, cobertores, cestas básicas, roupas, água sanitária, kits de limpeza e de higiene e água potável e foram encaminhados ao depósito do Fundo Social de Santos de onde serão distribuídos, mediante solicitação, à Defesa Civil dos municípios.

De acordo com a Defesa Civil, foram disponibilizados também equipamentos de proteção individual – luvas de raspa e capacetes – e baldes para o mutirão de voluntários que trabalha em apoio às equipes de salvamento nos locais da ocorrência no Guarujá.

Previsão do tempo
Nas últimas 24 horas, a contar das 6h desta sexta-feira (6), foram registrados mais 2 milímetros (mm) de chuvas em Guarujá (65mm em 72 horas), 12mm em Santos (46mm em 72 horas) e 7mm em São Vicente (53mm em 72 horas).

O dia de hoje começou com sol na Baixada Santista, mas os ventos úmidos, que continuvam soprando do oceano em direção à costa, eram indício de chuva fraca nos períodos da tarde e da noite, mas sem risco de temporais.

Para este sábado (7), a previsão é a mesma.



Blog do BILL NOTICIAS

STF dá aval a venda e consumo de bebidas nos estádios

Ministros votaram favoráveis a uma lei de Mato Grosso que autoriza a liberação da venda e do consumo

                        Por: Folhapress
STF entende que não há risco no consumo de bebida alcoólica em estádios
STF entende que não há risco no consumo de bebida alcoólica em estádiosFoto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que não há risco no consumo de bebida alcoólica em estádios de futebol. Por unanimidade, nove ministros votaram favoráveis a uma lei de Mato Grosso que autoriza a liberação da venda e do consumo.
A decisão ocorreu no plenário virtual, nesta quinta (5). A Procuradoria-Geral da República (PGR), que havia acionado o STF contra a permissão no estado de Mato Grosso, ainda poderá entrar com embargos de declaração.
O estatuto do torcedor proíbe o comércio consumo nas arenas e estádios.
No caso de Mato Grosso, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, justificou seu voto contra a proibição considerando que "a ausência da comercialização de bebidas de menor teor alcoólico dentro dos estádios acaba gerando o consumo de todos os tipos de bebidas, inclusive aquelas com elevado teor alcoólico nas imediações dos eventos esportivos".
Os ministros Edson Fachin, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux seguiram o voto de Moraes. Assim, dos 11 ministros, nove decidiram pela liberação. Celso de Mello, de licença médica, e Carmen Lúcia não votaram.
A comercialização em Mato Grosso é permitida para bebidas não destiladas e com teor alcoólico de no máximo 14%. Essa regra foi adotada com base nas implementadas durante a Copa do Mundo.
Há casos semelhantes na pauta do STF envolvendo outros estados e que ainda serão analisados. A PGR ajuizou ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) com pedido de liminar contra leis estaduais que autorizam o comércio e o consumo de bebida alcoólica na Bahia, no Ceará, no Espírito Santo, em Minas Gerais e no Paraná.
Por enquanto, o julgamento virtual vale somente para Mato Grosso, enquanto nos demais estados há pedidos para que a decisão seja tomada de modo presencial.
Em São Paulo, por exemplo, um projeto do deputado Itamar Borges (MDB) que libera a venda e consumo foi aprovado na Alesp em junho de 2019. No entanto, o governador João Doria (PSDB), após consultar a Procuradoria-Geral do Estado, vetou o projeto sob risco de ser inconstitucional.
Segundo o estatuto do torcedor, não deve "portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência". Um dos argumentos da PGR é que o álcool traz "efeito potencializador sobre surtos de violência, que têm sido associados ao futebol".
Em Pernambuco, a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e arenas esportivas voltou a ser liberada em 2016 pela  Lei nº 15.709. Na ocasião, a proibição esteve em vigor desde 2009. A proposta que autoriza a comercialização de bebidas - Projeto de Lei nº 2.153/2014 - foi do deputado Antônio Moraes (PSDB).


Blog do BILL NOTICIAS

Justiça do Paraguai determina prisão de Ronaldinho Gaúcho e seu irmão

Ronaldinho Gaúcho aparece algemado em Assunção, Paraguai
Ronaldinho Gaúcho aparece algemado em Assunção, Paraguai (Foto: Reprodução)


A Justiça do Paraguai determinou a prisão do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e seu irmão Roberto de Assis neste sábado 7, no âmbito do caso em que eles são investigados por uso de passaportes falsos para entrar no país.
Mais cedo, após uma audiência em que os dois chegaram algemados, a Promotoria havia pedido a manutenção da prisão preventiva dos brasileiros, alegando “risco de fuga e que o Brasil não extradita seus cidadãos”. 
Leia abaixo reportagem da Reuters sobre o caso e a prisão:
Ex-atacante Ronaldinho Gaúcho é preso no Paraguai
ASSUNÇÃO (Reuters) - O ex-atacante do Brasil e Barcelona Ronaldinho Gaúcho foi preso no Paraguai na sexta-feira por tentar entrar no país com passaporte adulterado, informou a polícia paraguaia.
Gilberto Fleitas, chefe da unidade de investigações da polícia paraguaia, disse que Ronaldinho e seu irmão foram detidos poucas horas depois que um juiz se recusou a ratificar a proposta do promotor de punição alternativa.
“A ordem de prisão foi cumprida”, disse Fleitas à Reuters.
Imagens de TV mostraram a dupla sendo levada em um veículo da polícia do hotel Sheraton, em Assunção, para uma delegacia nos arredores da cidade.
A prisão inesperada ocorreu poucas horas depois que os dois irmãos pareciam preparados para deixar o país sul-americano e pôr fim à tumultuada estada, que começou na quarta-feira quando foram interrogados pela polícia depois de apresentarem passaportes adulterados na chegada ao aeroporto de Assunção.
Federico Delfino, um promotor que investiga o caso, disse acreditar que os dois foram enganados para aceitar passaportes paraguaios na chegada e recomendou que, por terem cooperado com as autoridades, fossem libertados após pagarem uma punição alternativa.
No entanto, um juiz rejeitou o acordo na sexta-feira e, poucos minutos depois, foi revogado pelo principal promotor público.
Em seguida, foram emitidos mandados de prisão tanto para o ex-jogador do Grêmio, do Milan e do Paris St-Germain quanto para o seu irmão.
Oficiais das unidades de crime organizado e crimes econômicos foram encarregados do caso, afirmou um comunicado do gabinete do promotor.
A Reuters entrou em contato com o advogado dos dois brasileiros para pedir informações sobre os acontecimentos de sexta-feira.
Os irmãos foram convidados ao Paraguai por um dono de cassino local e chegaram na quarta-feira para participar de um evento de futebol infantil e um lançamento de livro.
Apesar de ter jogado profissionalmente pela última vez em 2015, Ronaldinho, que também atual nos clubes brasileiros Atlético Mineiro, Flamengo e Fluminense, ainda é muito popular entre os fãs de futebol globais por suas habilidades e carisma.
O ex-jogador de 39 anos foi o melhor jogador do mundo no seu auge no início deste século.
Ele foi nomeado Jogador do Ano pela Fifa em 2004 e 2005 e venceu a Copa do Mundo com o Brasil em 2002 e a Liga dos Campeões com o Barcelona em 2006.(247)
Reportagem de Daniela Desantis

Blog do BILL NOTICIAS

Homem morre com suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave no norte da Bahia

Hospital Regional de Juazeiro-BA. (Foto: Divulgação)


Um homem de 32 anos morreu na manhã desta sexta-feira (6), na cidade de Juazeiro, norte da Bahia, com suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave. A informação foi divulgada pelo Núcleo Regional de Saúde Norte, que é ligada a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Segundo informações do Núcleo Regional, o homem, que não teve a identidade revelada, mora no bairro Jardim Flórida e se apresentou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, com outro paciente, na tarde de quinta-feira (5).
Por causa dos dois pacientes, de acordo com o Núcleo, o atendimento na unidade médica ficou restrito para outros pacientes.
Os dois homens ficaram em isolamento na sala vermelha, que é destinada ao atendimento de urgência e emergência, e depois foram transferidos para o Hospital Regional de Juazeiro, que é referência nesse tipo de tratamento.
Não há informações sobre o estado de saúde do homem que deu entrada junto com o paciente que morreu. Os exames que os dois fizeram foram levados para Laboratório Central de Salvador (Lacen).
O Núcleo Regional de Saúde Norte informou que, neste ano, foram registrados seis casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em Juazeiro e um caso confirmado como influenza A H1N1. Outros dois casos de Síndrome Aguda não especificada foram registrados, além de três casos que estão em investigação. Um deles é o do paciente que morreu nesta sexta.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Juazeiro disse que não há motivos para pânico e que os pacientes que apresentaram sintomas de gripe devem procurar um posto de saúde e, ao tossir ou espirrar, usar lenço, lavar as mãos e proteger a boca e o nariz para evitar outro tipo de contagio. (Com informações do G1 BA.)

Blog do BILL NOTICIAS

Desaba hotel na China usado para quarentena do novo coronavírus

Cerca de 70 pessoas ficaram presas sob 
os escombros do prédio
                   Folhapress
Prédio era usado como quarentena
Prédio era usado como quarentenaFoto: STR / AFP
Um hotel usado para quarentena de pessoas com possíveis casos de coronavírus desabou na China, na cidade de Quanzhou, província de Fujian. Cerca de 70 pessoas ficaram presas sob os escombros do prédio.
Segundo autoridades de Quanzhou, 34 pessoas já foram resgatadas. O hotel Xinjia desabou por volta das 19h30, em horário local. Com 80 quartos, o hotel foi transformado, recentemente, em um ponto de acolhida e de quarentena para pessoas que tiveram contato com pacientes com o covid-19, segundo informações da mídia estatal chinesa.



Blog do BILL NOTICIAS

SAÚDE Coronavírus: sobe para 101.988 o número de pessoas infectadas no mundo

                           Por: Agência Brasil
 (SAFIN HAMED / AFP)
SAFIN HAMED / AFP

O número de pessoas infectadas em todo o mundo pelo novo coronavirus aumentou para 101.988, dos quais morreram 3.491, segundo um balanço feito pela agência noticiosa France Press, com dados atualizados hoje (7).

Citando fontes oficiais, a AFP diz que, no total, foram registadas 1.146 novas contaminações e 35 mortes desde o último balanço, realizado ontem (6).

Até ao momento, há registo de casos em 94 países, incluindo Portugal. De acordo com os últimos dados da Direção-Geral da Saúde, Portugal tem 13 casos confirmados de Covid-19, a doença provocada pelo coronavírus.

Com base no número mundial de infectados, a taxa de letalidade é de 3,4%, sendo que até o momento a maioria já recuperou.

O balanço da AFP mostra que a China, à exceção dos territórios de Hong Kong e Macau, conta com 80.651 casos, dos quais 3.070 morreram.

A agência de nótícias diz que entre o final da tarde de sexta-feira e a manhã de hoje, surgiram 99 novas contaminações e 28 mortos na China. No resto do mundo, registaram-se 1.047 novos casos desde as 17h de sexta-feira.

Depois da China, os países mais afetados são a Coreia do Sul (6.767 casos, dos quais 483 são novos), Irã (4.747 casos, com 124 mortes), Itália (4.636 casos, 197 mortes) e Alemanha (684 casos, sem registo de casos mortais).

O balanço da AFP foi elaborado com dados recolhidos junto das autoridades nacionais competentes e informações da Organização Mundial da Saúde.



Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...