quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Em nota oficial, Titãs repudiam governo Bolsonaro e seus ataques à democracia

Titãs farão show com ex-integrantes
Titãs farão show com ex-integrantes 
(Foto: Divulgação)

O perfil oficial dos Titãs no Twitter publicou um comunicado repudiando o uso de suas músicas em posts do governo Bolsonaro. Diz a nota: "nós, Titãs, não apoiamos o Governo Bolsonaro nem compactuamos com ataques à democracia e às instituições democráticas."
O texto ainda afirma: "não autorizamos o uso de nenhuma de nossas músicas e estamos tomando as medidas legais para a retirada desses vídeos na internet."
Veja o Twitter dos Titãs: 






Blog do BILL NOTICIAS

Polícia Civil investiga morte de adolescente em shopping

                   Por: Diario de Pernambuco
 (Foto: Google Street View/Reprodução)
Foto: Google Street View/Reprodução

A Polícia Civil de Pernambuco confirmou que está investigando a morte de um adolescente ocorrida dentro do Shopping Recife, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na terça-feira (25). De acordo com os familiares do rapaz, de 15 anos, ele foi agredido por um segurança do estabelecimento com um murro no rosto, forte o bastante para cair e morrer. Por sua vez, o shopping afirma que o jovem foi vítima de um mal súbito.
 
"A Polícia Civil está investigando uma morte a esclarecer, ocorrida na tarde do dia 25, em Boa Viagem. A vítima, um adolescente de 15 anos de idade, teria sido agredida com um soco, por um segurança de um shopping e caiu desacordado, foi socorrido, mas faleceu na UPA da Imbiribeira. As investigações continuarão até a completa elucidação do ocorrido", afirmou a Polícia por nota. 

A família do adolescente diz que ele tentava comprar uma camisa quando aconteceu a fatalidade e que pediu acesso às imagens do circuito de segurança do centro de compras, mas recebeu uma negativa.

O Shopping Recife divulgou nota sobre o ocorrido. Leia na íntegra:

O Shopping Recife lamenta a perda do jovem e se solidariza com a dor da família. O centro de compras nega que houve qualquer agressão por parte de sua equipe de segurança contra o adolescente na tarde desta terça-feira (25) e reafirma que por volta das 13h o jovem apresentou sinais de mal estar no mall, recebendo rapidamente os primeiros socorros da brigada de bombeiros do centro de compras, sendo encaminhado à UPA da Imbiribeira. O Shopping Recife reforça que preza pelo bem-estar de todos os clientes, repreendendo qualquer abordagem agressiva na linha de atuação da nossa equipe de segurança, que recebe treinamentos constantemente. Toda a ação foi monitorada pelas câmeras de segurança que estão à disposição dos órgãos competentes.





Blog do BILL NOTICIAS

Com coronavírus, governo antecipa campanha de vacinação da gripe em 23 dias no Brasil

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anuncia que a campanha contra o coronavírus começa no dia 23 de março
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anuncia que a campanha contra o coronavírus começa no dia 23 de março (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)


O governo federal anunciou nesta quinta-feira (27), em São Paulo, que antecipará a campanha de vacinação da gripe em 23 dias, com início previsto para 23 de março. A decisão acontece após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil - trata-se de um homem de 61 anos, que mora na capital paulista. O governo de São Paulo anunciou que existe 85 pessoas com suspeita de infecção por coronavírus no estado. 
De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, quem chegar a unidades de saúde com sintomas gripais e informarem que tomaram a vacina facilitarão o diagnóstico do coronavírus. "Ela é uma campanha nacional e nós definimos que, nós trabalharemos para o dia 23 de março. Antecipando em 23 dias a data prevista original para essa campanha", disse Mandetta.
"Por que fazer a campanha? Por que recomendar a vacina? Se essa vacina, ela me dá cobertura, ela deixa o sistema imunológico do indivíduo de 80%, daqueles que tomam a vacina, protegidos contra essas cepas de influência, essas cepas virais que estão circulando que são milhares de vezes mais comuns que o corona vírus, para um eventual profissional de saúde, um médico, na hora que um indivíduo um mês depois, dois meses depois, se ele tem um quadro gripal ele informa que foi vacinado ele auxilia muito o raciocínio desse profissional para pensar na possibilidade de outras viroses, que não aquelas que são cobertas pela vacina", complementou.(247)

Blog do BILL NOTICIAS

Escola que homenageou Paulo Freire, Águia de Ouro é campeã do carnaval em São Paulo

(Foto: Reprodução)

A Águia de Ouro, escola que homenageou Paulo Freire, é a grande campeã do carnaval 2020 de São Paulo. Este é o primeiro título da escola no Grupo Especial do carnaval paulista. Foram rebaixadas as escolas Pérola Negra e X-9 Paulistana.
A escola de samba da zona oeste de São Paulo empolgou o Anhembi na madrugada de domingo (23) com uma homenagem marcante a Paulo Freire, afrontando o bolsonarismo, que elegeu o educador reconhecido mundialmente como seu inimigo.
Com o samba enredo “O Poder do Saber – Se saber é poder… Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, a escola lembrou uma das frases mais famosas do educador (“não se pode falar de educação sem amor”) e ainda cantou um “viva Paulo Freire”. (247)
Confira algumas imagens do desfile:







Blog do BILL NOTICIAS

Como conviver com alguém que tenha Alzheimer

(Foto: Agência Brasil)

Por Fábio de Oliveira, da Agência Einstein - De uma hora para outra, a memória começa a falhar, principalmente a lembrança dos acontecimentos mais recentes, o que pode comprometer hábitos do dia a dia, como fechar a porta de casa. O comportamento também se altera, com episódios de agitação e agressividade. Esses são alguns dos sintomas do Alzheimer, doença degenerativa que acomete as células cerebrais e as conexões entre elas. No Brasil, estima-se que haja 1,2 milhão de indivíduos com o problema, para o qual ainda não existe uma cura. A doença geralmente aparece depois dos 60 anos. Podem ser um pai, uma mãe, avós, tios, irmãos. Depois do diagnóstico e com o avanço progressivo da enfermidade, que vem acompanhada por confusão mental, depressão e irritabilidade, para os familiares e pessoas próximas surge a delicada questão da convivência com alguém querido que, muitas vezes, deixa de agir de acordo como todos estavam acostumados. Preparamos um guia para ajudar quem começa a lidar com a situação:
  1. Diagnóstico
“A família sempre pergunta se conta ou não para o paciente que ele tem Alzheimer”, revela o neurologista Rodrigo Rizek Schultz, presidente da Associação Brasileira de Alzheimer. Afinal, é uma notícia que pode deixar a pessoa deprimida. “Deixo a critério deles.” O especialista dá sua opinião, mas faz com que esses parentes ou pessoas próximas reflitam e tomem uma decisão. Em dois ou três anos, o indivíduo, dependendo do estágio do mal, não vai mais poder fazer uma viagem tão desejada ou rever um amigo. “Se o paciente pergunta diretamente, digo sim: que ele tem Alzheimer.” Quando isso não acontece, o médico explica que aquele tipo de esquecimento não é normal, além de enfatizar a necessidade de a pessoa engajar-se no tratamento. Segundo o neurologista, muitos já sabem, já leram a respeito. Outros não questionam, apesar da ciência do fato. 
  1. Negação
Mesmo diante do frequente esquecimento, da perda da noção de quantidade (pega produtos em duplicidade no supermercado), erro em receitas que sabia de cor, os parentes nem sempre aceitam que alguma coisa está errada. “A família às vezes fica na negação por tempo demais. Acha que é algo natural da idade. E não é”, fala Elizabeth Piovezan, diretora presidente da ONG Instituto Alzheimer Brasil. Isso pode atrasar o diagnóstico. 
  1. Paciência
Trata-se de algo fundamental no dia a dia com alguém que tem Alzheimer. “É preciso desenvolvê-la, mesmo a pessoa mais paciente”, diz Shcultz. “No estágio inicial, a pessoa já começa a apresentar um julgamento mais fraco”, conta Elizabeth Piovezan, “O humor fica instável. Uma hora está bem, na outra não.” 
  1. Evite tratamento infantilizado
Um dos conselhos de Elizabeth Piovezan é não falar com o indivíduo como se ele fosse uma criança. Nem zombar das falhas de memória na frente dele – no começo da doença, o paciente ainda tem noção de algumas coisas e pode se sentir incapaz. 
  1. Não grite
Gritar ou brigar com o doente de Alzheimer pode deixá-lo alterado. Se ele acorda às 3h da manhã pedindo para ir para casa, quando já está nela, procure distraí-lo, sugerindo que lhe ajude numa coisa que faz bem. “Quando se desvia para algo positivo, a resposta é melhor”, diz Elizabeth. Em momentos de delírio, no qual a pessoa pode ver um bicho correndo pelo seu corpo, procure acalmá-la, diga que nada vai acontecer e vale até fazer uma massagem, tudo em prol do alento. E sempre converse olhando nos olhos dela. “Ela presta atenção em você.”
  1. Nada de estímulos em demasia
TV, barulho demais, tudo isso deixa o doente mais agitado e ansioso. “Muito estímulo não é bom devido à dificuldade de concentração”, revela Elizabeth. A higiene muitas vezes é difícil. O banho pode ser dado em horários mais tranquilos, como a manhã. No final do dia, com a casa cheia de pessoas, é mais complicado: a pessoa já está cansada e há excesso de ruído. 
  1. Rotina 
Criar uma está entre as recomendações. O indivíduo com Alzheimer fica mais tranquilo, se sente menos ameaçado com algo que é familiar. Os momentos de descanso devem ser curtos para que a noite não seja trocada pelo dia.
  1. Festas
Não isole o paciente com Alzheimer. Ele pode participar até de uma festa de aniversário, ficando um pouco na comemoração e, depois, em um canto mais calmo. “A pessoa precisa levar uma vida o mais próximo do normal, mas com supervisão”, diz Elizabeth. 
  1. Caminhada
Se ele ainda puder caminhar, vá junto, ajudando-o a atravessar a rua, de braços dados. Ficar em frente à TV o tempo todo também não é uma boa. Se a pessoa ainda consegue fazer algo que lhe dê prazer, deve continuar. “O que se desaprende não se aprende mais”, conta Elizabeth.
  1. Procure grupos de apoio
Neles dá para saber mais sobre a doença, trocar experiências e aprender estratégias para o dia a dia com quem está enfrentando situação semelhante na família. Além de aliviar o estresse. “Quem não está bem não vai cuidar direito”, diz a presidente do Instituto Alzheimer Brasil.(247)

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...