segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

SEGURANÇA PÚBLICA Com mulheres nas primeiras posições, Polícia Civil forma mais de 400 novos agentes

                   Por: Mariana Moraes/pe
Os novos agentes serão um importante reforço para a segurança pública, principalmente durante o carnaval. (Foto:  Leandro de Santana/Esp. DP)
Os novos agentes serão um importante reforço para a segurança pública, principalmente durante o carnaval. (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP)


O governo do estado de Pernambuco realizou, nesta segunda-feira (03), a formatura da 38ª turma de agentes civis da polícia. Ao todo, 299 homens e 108 mulheres se formaram policiais. Um escrivão e uma escrivã também receberam seus certificados no Teatro Gurarapes, localizado no Centro de Pernambuco, em Olinda. Durante a solenidade, Paulo Câmara, governador do estado, entregou botons e distintivos as três melhores notas do curso, todas conquistadas por mulheres. 

“É gratificante estar aqui hoje e ocupar este local que é tão masculino. É uma prova da força da mulher. Prova de que lugar da mulher é onde ela desejar”, disse Jessyka Karollyne, dona do primeiro lugar no curso e próxima policial a figurar no quadro de funcionários da delegacia de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife.
 (Foto:  Leandro de Santana/Esp. DP)
Foto: Leandro de Santana/Esp. DP

Christiane Barbosa e Aline Oliveira também ocupam o pódio, respectivamente o segundo e terceiro lugar. Ambas trabalharão juntas na delegacia de Peixinhos, localizada em Olinda. “Não só para mim, mas para todos os formandos, este é um dia muito importante. Todos esperaram e lutaram com muito afinco”, comenta Aline. “Tomamos posse amanhã. A expectativa é poder contribuir para uma segurança mais efetiva”, concluiu a graduada. 

De acordo com o secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, estes novos agentes serão um importante reforço para a segurança pública, principalmente durante o carnaval. “Somente dos últimos 5 anos até agora, 2020, contratamos mais de 7 mil policiais militares e civis que encorpam a segurança do estado. Sem dúvidas serão de grande ajuda para o carnaval, já que precisamos aumentar os efetivos nas delegacias para melhorar a qualidade das investigações e atender, cada vez melhor, a nossa população.”

Para Paulo Câmara, os novos profissionais deverão acobertar todas as regiões do estado. “Esperamos que deste modo possamos diminuir o número de homicídios e de roubos. Ao mesmo tempo que toda polícia esteja presente nos municípios pernambucanos. Sabemos que temos que melhorar, que há muito a fazer, mas o governo está cuidando para que todas as ações necessárias sejam colocadas em prática.”
 (Foto:  Leandro de Santana/Esp. DP)
Foto: Leandro de Santana/Esp. DP

Além do governador do estado, estavam presentes na solenidade o chefe da Polícia Civil Joselito Kehrle, o defensor público Michel Nakamura; os deputados Joel da Harpa, Dulcicleide Amorim e Gleide Ângelo; o desembargador Fausto Freitas, o subchefe da Polícia Civil Neemias Falcão; delegada Carla Patrícia; o comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco Vanildo Maranhão; além de Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Era clara a emoção daqueles que conseguiram terminar o curso e agora tem como objetivo garantir direitos à população pernambucana. “Esse é só o começo. Sempre gostei dessa área, meu pai é policial militar, quando abriu o concurso me inscrevi. Estes cinco meses de curso me deram aprendizados que irei levar para toda vida. Eu pretendo me especializar na área policial, penal e criminal. Galgar caminhos dentro da instituição” disse Jessyka, com seu novo distintivo em volta do pescoço. 

Defasagem na polícia

Perguntado sobre o déficit de policiais civis e militares em Pernambuco, Paulo Câmara respondeu que a meta foi batida. “Chamamos uma turma de mais de 400 agentes, para este ano cumprimos nosso planejamento, agora devemos aguardar o próximo semestre para saber como estará o cenário. Trabalho de polícia também se faz com inteligência, com sistemas de informação, tudo isto está sendo colocado na mesa para que possamos cumprir nossa missão de reduzir a violência.”

Durante a formatura dos novos agentes, na porta do Teatro Guararapes um grupo segurava faixas e pediam por menos demora para o preenchimento de vagas. “Sou um excedente do concurso de agente penitenciário de 2017, na época do meu concurso o governo só nomeou 167 profissionais, enquanto tinha, mais ou menos, 500 vagas em aberto. Agora construíram o presídio de Itaquitinga, a unidade Ursa II, com 916 vagas que estão lá paradas. Estamos aqui aprovados, com nosso nome publicado no Diário Oficial, mas o governo não nos chama” afirma Diego Leandro, um dos protestantes. 



Blog do BILL NOTICIAS

TEMPO Chuvas fortes devem continuar no Agreste e Sertão pernambucano, informa a Apac

A Apac emitiu um comunicado no inicio da tarde desta segunda-feira (4), informando sobre a continuidade 
das chuvas
              Por: Portal FolhaPE
Nuvens de chuva em São Bento do Una, em Pernambuco
Nuvens de chuva em São Bento do Una, em PernambucoFoto: Reprodução/Climatempo

O fim de semana foi de chuvas para as localidades do interior de Pernambuco. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na tarde desta segunda-feira (3), um comunicado que informa a possível continuidade das chuvas fortes no Agreste e Sertão pernambucano. De acordo com o aviso, a previsão é válida até as 14h da terça-feira (4).

Ainda segundo a Apac, nas últimas 24 horas contadas até as 14h desta segunda, a localidade que registrou o maior volume de chuvas, com 96,13 milímetros, foi o município de Lagoa Grande, no Sertão do Estado. A cidade de Floresta, também no Sertão, registrou a segunda maior média acumulada, com 71,40mm.

A Defesa Civil do Recife informou que caso a população precise do órgão, basta entrar em contato através do telefone 0800.081.3400. O órgão também orienta que os moradores de locais de risco procurem abrigos seguros.





Blog do BILL NOTICIAS

Justiça rejeita denúncia do MPF contra Lula por ocupação de triplex

MPF-SP denunciou o ex-presidente Lula e Guilherme Boulos por ocupação do triplex.
MPF-SP denunciou o ex-presidente Lula e Guilherme Boulos por ocupação do triplex. 
(Foto: Divulgação | Brasil247)


A Justiça rejeitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Lula por uma ocupação feita em 16 de abril de 2018 por um grupo ligado ao MTST no apartamento tríplex no Guarujá.
A decisão foi assinada pela juíza Lisa Taubemblatt, da 6ª Vara Federal de Santos, informa a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
A decisão beneficia apenas Lula. Outros alvos da denúncia, como Guilherme Boulos, líder do MTST, e os militantes do movimento Anderson Dalécio Feliciano, Andreia Barbosa da Silva e Ediane Aparecida do Nascimento seguem como corréus da ação.
Eles foram enquadradas pelo MPF no artigo 346 do Código Penal, que estabelece como crime: tirar, suprimir, destruir ou danificar coisa própria, que se acha em poder de terceiro por determinação judicial – na ocasião, o imóvel bloqueado pela Justiça.
No caso do ex-presidente, a acusação se deu por um discurso feito por ele no dia 7 de abril de 2018, pouco mais de uma semana antes da ocupação, e horas antes de se entregar à Polícia Federal por sua condenação no caso do triplex. Na fala, Lula teria dito a Boulos, em uma clara ironia, que o MTST poderia ocupar o imóvel, uma vez que pertencia a ele.
“Ainda que a denúncia descreva exatamente como o acusado convocou, instigou e estimulou os corréus a perpetrarem a invasão do 'Tríplex do Guarujá', não vinculou de modo conclusivo, necessário e determinante a conduta individual do agente ao evento delituoso”, entendeu a juíza em seu despacho.
Lula foi condenado pelo então juiz Sérgio Moro a 9 anos e meio de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, por supostamente ser dono do triplex do Guarujá. No entanto, a propriedade, ou mesmo a posse do imóvel, jamais foi demonstrada pelo MPF e o ex-presidente acabou sentenciado por "atos indeterminados". 
Quando soube da denúncia, na semana passada, Boulos reagiu: "É a nova farsa do triplex. Que fique claro: a criminalização das lutas não vai nos intimidar nem nos calar!". Já Lula comentou na ocasião: “Se eu era o dono, aquilo não foi invasão”. (247)

Blog do BILL NOTICIAS

ECONOMIA Bolsonaro anuncia que fábrica israelense 'que extrai água do ar' será construída no Brasil

Além de água, o presidente da República acredita que 'o empreendimento também criará empregos e desenvolvimento da região'

                  Por: Agência Brasil
Rio São Francisco
Rio São Francisco
Foto: Divulgação / Ministério da Integração Nacional

“Fábrica israelense que extrai água do ar será construída no Brasil.” O anúncio é do presidente Jair Bolsonaro, feito pelo Twitter. Segundo ele, a iniciativa é “mais uma via de enfrentamento da falta de água no Nordeste, além da dessalinização, poços artesianos e [Rio] São Francisco.”

Além de água, o presidente da República acredita que “o empreendimento também criará empregos e desenvolvimento da região.”
Parcerias com Israel para melhorar o abastecimento de água na região Nordeste são defendidas por Jair Bolsonaro desde a transição para o seu governo. Há um ano, o ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) viajou para Israel com equipe de técnicos para conhecer experiências de reuso e dessalinização de água.

Em novembro do ano passado, técnicos e dirigentes da Agência Nacional de Águas estiveram em Israel para discutir memorando de entendimento sobre gestão de recursos hídricos, águas residuárias, gerenciamento de esgotos, além de reuso e dessalinização de água.



Blog do BILL NOTICIAS

INFECÇÃO - Brasil monitora 14 casos suspeitos de coronavírus

                  Por: Agência Brasil
A China contabiliza 17.493 casos da doença (Foto: Nhac Nguyen/AFP)
A China contabiliza 17.493 casos da doença (Foto: Nhac Nguyen/AFP)

Boletim do Ministério da Saúde mostra que 14 pacientes são monitorados no Brasil por suspeita de terem sido infectados por coronavírus. Antes do meio-dia, 16 casos eram considerados suspeitos, mas dois foram excluídos. “A tendência é que com o volume de casos vamos conseguir descartar os casos cada vez mais rapidamente”, afirmou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em entrevista coletiva à imprensa na tarde de hoje (3).

Segundo Mandetta, o país vai decretar estado de emergência pública quanto ao coronavírus, mesmo sem a confirmação de casos. Isso porque, segundo o ministro, a medida é indispensável para a repatriação dos 40 brasileiros que estão na cidade de Wuhan, na província de Hubei, região central da China.

Até o momento, o ministro descartou barrar a entrada de chineses ou de viajantes vindos da China no Brasil, como foi feito pelos Estados Unidos. “Essa é uma medida inócua, sem nenhuma eficácia comprovada”, argumentou.

Quarentena
O ministro revelou que o protocolo de quarentena para os brasileiros vindos de Wuhan será mais longo do que o previsto. “A quarentena será de 18 dias. São quatro dias de margem de segurança. Ainda estamos organizando a logística. A operação de busca será feita pelo Ministério da Defesa. A articulação com a China é do Ministério das Relações Exteriores. Mas haverá um exame admissional feito pelo Ministério da Saúde para o embarque. Todo o procedimento de biossegurança será preparado: enfermeiros, plantonistas, médicos e quartos individuais. Até as necessidades especiais dos pacientes, como os diabéticos, por exemplo, estão sendo discutidas pela equipe técnica”, explicou.

O Ministério da Defesa cogita usar a base de Anápolis (GO) ou a de Florianópolis para a quarentena.

Brasileiros que apresentem sintomas do coronavírus durante a evacuação não embarcarão no transporte de volta para o Brasil. “Todas as pessoas que apresentarem sintomas não serão removidas. Apenas pessoas que não apresentarem sintomas vão embarcar. Vamos manter a segurança dos outros brasileiros” disse Mandetta.

Medida provisória
Segundo o ministro, o texto que institui os protocolos de segurança sanitária no Brasil está sendo redigido e deve ficar pronto “o mais rápido possível”. A medida provisória consolidará instrumentos que estão “fragmentados, espalhados por leis antigas, portarias e regulações”. “Era tudo muito pontual. Vamos consolidar, retirar o que não serve mais, e que sirva para todas as condições ter esse marco legal. Isso era uma falha do nosso sistema [sanitário]”.

“A lei trará todos os detalhes técnicos da quarentena. Ela vai harmonizar e colocar em um patamar de igualdade com a legislação de outros países que possuem mecanismos similares. Temos que aprender com o que está acontecendo e nos preparar, porque isso pode acontecer no nosso quintal”, complementou.

Coronavírus no mundo
Os Estados Unidos já confirmaram 11 casos de coronavírus. As Filipinas confirmaram o primeiro óbito - um homem de 44 anos, natural de Wuhan, que viajou infectado. A China contabiliza, no momento da reportagem, 17.493 casos da doença, com 362 óbitos e 536 pessoas que estiveram contaminadas e que não apresentam mais os sintomas do coronavírus.

Hua Chunying, porta-voz do ministério Chinês de Assuntos Internacionais, acusou o governo americano de “não prover assistência substancial à China”, e de “espalhar medo e um mau exemplo” por ter instituído a suspensão total da entrada de viajantes chineses em território americano. Em contrapartida, o Departamento de Estado norte-americano elevou o estado de emergência do coronavírus para nível 4 – o mais alto –, o que significa que a região de foco da doença, a cidade de Wuhan, na província de Hubei, deve ser absolutamente evitada por cidadãos americanos. Visitantes estrangeiros que estiveram na China nos últimos 14 dias também não terão a entrada aprovada em solo norte-americano.




Blog do BILL NOTICIAS

Autoridades e amigos se solidarizam com o Deputado Gonzaga Patriota

O Deputado Gonzaga Patriota encaminhou a imprensa regional nota de pesar pelo falecimento de seu irmão, Ercílio Freire,  assassinado na manhã desta segunda-feira(03) em Petrolina.

                            Por:Santanavinicius
Ercílio Freire
Foto: WhatsApp/reprodução
Foi com mais profundo pesar e sentimento de tristeza que recebi a notícia da morte do meu irmão, Ercilio Freire dos Santos. Este é um momento de extrema dor e sofrimento que vivemos com toda família e amigos, agarrando-nos a Deus e sendo consolados com a certeza de que Ercílio construiu sua história alicerçado em princípios do bem e lealdade.
Agradeço pelas manifestações de condolências de todos e acredito no trabalho da polícia que vai esclarecer o ocorrido o mais breve possível.
Fiquem todos com Deus!
Deputado Federal Gonzaga Patriota
O blog de Vinicius, recebeu as seguintes notas de pesar:
Nota de Pesar do presidente do IPA, Odacy Amorim, e da deputada Dulcicleide Amorim
Foi com grande pesar que recebemos a notícia da morte de Ercilio Freire dos Santos, irmão do deputado Gonzaga Patriota. Um momento de comoção e tristeza para todo o Vale do São Francisco, que clama por justiça e esclarecimentos. Confiamos no trabalho da polícia para uma rápida elucidação deste crime bárbaro. Desejamos muita força para todos os amigos e familiares. Que Deus os conforte.
Odacy e Dulcicleide Amorim


Recebi com grande pesar e indignação a notícia do trágico falecimento de Ercílio Freire, irmão do deputado federal Gonzaga Patriota. Na condição de prefeito, cobrarei uma firme apuração por parte das autoridades policiais em torno de um crime tão chocante. Nesse momento de dor, faço questão de reforçar meus sinceros sentimentos de solidariedade e apoio a todos os amigos e familiares de Ercílio Freire.
Miguel Coelho – prefeito de Petrolina

O corpo esta sendo velado no SAF da Avenida Sete de Setembro, zona norte de Petrolina. O mesmo será sepultado amanhã (4), às 10h, no Cemitério Campo da Paz em Petrolina.

Blog do BILL NOTICIAS

SOLIDARIEDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Erivaldo Oliveira Campanha em prol do nosso amigo Erivaldo Oliveira. Um jovem de apenas 27 anos, e que após dois dias do nascimen...