sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Bolsonaro mira PT e PSL e lança 'campanha' para eleitor não votar em quem usar fundo eleitoral

Jair Bolsonaro durante inauguração em Santos (SP)
Jair Bolsonaro durante inauguração em Santos (SP) 
(Foto: Alan Santos/PR)


Jair Bolsonaro lançou nesta sexta-feira 10 uma 'campanha' incentivando os eleitores a não votarem em políticos que usarem o fundo eleitoral. 
Ele vem sendo criticado pela eventual sanção ao projeto, que garante R$ 2 bilhões para custear despesas eleitorais de candidatos e partidos. Bolsonaro diz ser "obrigado" a sancionar o 'fundão', caso contrário pode sofrer impeachment.
"Terei um momento difícil pela frente. A questão dos R$ 2 bilhões do fundão. Lanço a campanha aqui: não vote em parlamentar que recebe fundão", afirmou, durante inauguração do novo pronto socorro da Santa Casa de Misericórdia de Santos, no litoral paulista.
"Quem quer muito tempo [de televisão] e muito dinheiro, quer esconder a verdade. Então o parlamentar, o pessoal que já tem mandato, eles têm um momento para se fazer presente junto à população, de maneira que não precise de dinheiro para sua reeleição ou eleição", acrescentou ainda.
PT e PSL - partido pelo qual Bolsonaro foi eleito, mas já deixou no final do ano após brigas com o presidente, Luciano Bivar - serãos os partidos mais beneficiados com o fundo, por terem elegido as maiores bancadas em 2018.(247)

Blog do BILL NOTICIAS

Militares dos EUA são encontrados mortos em dormitório de base na Alemanha

Vista aérea da Base Aérea de Spangdahlem na alemanha.
Vista aérea da Base Aérea de Spangdahlem na alemanha. (Foto: Divulgação)


Sputnik - Oficiais da Base Aérea de Spangdahlem, em Binsfeld, Alemanha, iniciaram uma investigação depois que dois pilotos americanos foram encontrados mortos, ontem, em um dormitório da instalação.
De acordo com um comunicado obtido pela Stars & Stripes, os dois homens foram encontrados inconscientes no quarto por volta das 18h30, horário local, do último dia 9, e foram declarados mortos pelos socorristas apenas 20 minutos depois.
"É com o coração pesado que informo a morte de dois [de] nossos aviadores, que foram encontrados sem resposta em um dormitório ontem", diz o comunicado. “É difícil perder membros valiosos da nossa equipe. Em nome da Spangdahlem, a equipe de liderança gostaria de estender nossas sinceras e calorosas condolências aos amigos e famílias que foram afetados por essa tragédia."
As identidades dos aviadores mortos não serão divulgadas até pelo menos 24 horas depois que seus familiares forem notificados do ocorrido, de acordo com a política do Departamento de Defesa dos EUA.
A declaração também observa que capelães militares, profissionais de saúde mental e outros especialistas estão prontos para apoiar qualquer outro membro militar após o incidente em Binsfeld.

Blog do BILL NOTICIAS

Polícia prende quadrilha que realizava desmanche de carretas no bairro Jardim Amazonas

               Via:Carlos Britto
Foto: Divulgação

O 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Petrolina prendeu quatro pessoas nesta quinta-feira (9) em um galpão na altura da Avenida Transnordestina, no bairro Jardim Amazonas, zona oeste de Petrolina. Segundo a polícia, o local era utilizado para desmanche de carretas.
No momento da operação, três pessoas realizavam o desmanche de um veículo com queixa de roubo. De acordo com o 5º BPM, o trio teria tentando fugir pelos fundos do galpão, sem êxito. O quarto criminoso chegou em seguida ao local e também recebeu voz de prisão. Todos foram levados à delegacia de Polícia Civil.



Blog do BILL NOTICIAS

Embarcação russa e navio americano se estranham no Mar Arábico

Imagem fornecida pela quinta frota
Imagem fornecida pela quinta frota (Foto: Reprodução)

As tensões no Oriente Médio não são apenas entre americanos, árabes e iranianos. Russos também têm se estranhado com americanos. O Pentágono acusou o Exército russo de ações agressivas no Mar Arábico depois que uma de suas embarcações quase se chocou com uma navio da Marinha dos Estados Unidos. 
A reportagem do jornal O Estado de S. Paulo destaca que "o barco russo ignorou as explosões de advertência de colisão do USS Farragut e se aproximou muito antes de se afastar, evitando por pouco uma colisão, disse a Quinta Frota da Marinha americana, que revelou um vídeo do incidente."
A matéria ainda acrescenta que "o vídeo mostra que o barco russo se aproxima rapidamente da popa do navio de guerra americano de 155 metros. Também mostra que ignorou cinco explosões curtas emitidas pelo Farragut - o sinal marítimo internacional de risco de colisão." (247)



Blog do BILL NOTICIAS

Após morte suspeita, fábrica da cervejaria Backer é interditada

Sede da cervejaria Backer.
Sede da cervejaria Backer. (Foto: Reprodução Facebook)


O Ministério da Agricultura interditou a fábrica da cervejaria Backer, localizada em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (10). Segundo o G1, técnicos do ministério foram ao local e decidiram periciar todos os lotes de cerveja da fábrica.
A decisão pela interdição veio após ação da Polícia Civil que apura o se o consumo da cerveja Belorizontina, da Backer, tem relação com a síndrome desconhecida - chamada pelas autoridades de síndrome nefroneural - que atingiu até o momento 10 pessoas em Minas Gerais. Uma delas morreu.
Laudo da Polícia Civil identificou uma substância tóxica dietilenoglicol em amostras de dois lotes da cervejaria, o L1 1348 e o L2 1348. A substância é usada em serpentinas no processo de refrigeração de cervejas.
Primeiro, a assessoria da Backer afirmou que não utiliza o dietilenoglicol em sua fábrica no processo de fabricação de qualquer bebida, inclusive a Belorizontina. Mas depois, a assessoria da Backer afirmou confirmou terem sido produzidas 66 mil garrafas dos lotes com amostras contaminadas.(247)

Blog do BILL NOTICIAS

Conflito EUA recusa pedido do Iraque de 'discutir retirada de tropas'

                   Por: AFP
Foto: HUSSEIN FALEH/AFP


Os Estados Unidos recusaram nesta sexta-feira (10) o requerimento do Iraque para começar a discutir a retirada de seus 5.200 soldados mobilizados no país, após a morte de um alto general iraniano em Bagdá, em um ataque realizado pelos próprios americanos.

Incomodados pelo assassinato, visto como uma violação da soberania iraquiana e como uma maneira de voltar a mergulhar o país numa guerra, o primeiro-ministro do Iraque, Adel Abdel Mahdi, pediu ao secretário de Estado americano, Mike Pompeo, que envie uma delegação para começar os preparativos para a retirada das tropas.

O Departamento de Estado respondeu que está pronto para "uma conversa", mas não para retirar seus soldados.

"Nesse momento, qualquer delegação enviada ao Iraque discutiria a melhor  maneira de revalidar nossa parceria estratégica, mas não discutiria uma retirada de tropas", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Morgan Ortagus.

"Queremos ser amigos e parceiros de um Iraque soberano, próspero e estável", acrescentou a porta-voz, referindo-se aos Estados Unidos como "uma força para o bem".

O presidente Donald Trump considerou que a invasão do Iraque em 2003 foi um erro e, no passado, afirmou que o envio de tropas naquele país e em outros lugares é um desperdício.

No entanto, o presidente respondeu com enfado aos pedidos do Iraque para remover as tropas americanas do país, mesmo ameaçando com sanções um país que considera um parceiro americano.

Pompeo disse à imprensa que a missão dos militares dos  Estados Unidos no Iraque "é muito clara", e está relacionada ao treinamento das forças militares locais e à luta contra o grupo extremista do Estado Islâmico.

O Parlamento do Iraque votou no domingo a retirada de tropas estrangeiras do país, motivado pela revolta pelo ataque de drones ordenado pelos Estados Unidos em 3 de janeiro passado em Bagadá, no qual foi assassinado o general iraniano Qassem Soleimani.

- Iraquianos protestam contra Irã e EUA -
Milhares de iraquianos foram às ruas nesta sexta-feira para protestar contra a influência dos Estados Unidos e do Irã na política interna, já que a tensão entre os dois países ameaça mergulhar o Iraque numa nova guerra.

Na Praça Tahrir de Bagdá, assim como em várias cidades do sul do Iraque, milhares de iraquianos marcharam aos gritos de "Não ao Irã! Não à América", em passeatas de escala sem precedentes em semanas, constataram jornalistas da AFP.

Há vários dias, nas redes sociais, chamadas foram feitas para relançar o movimento social iniciado em 1º de outubro  nesta sexta-feira, 10 de janeiro.

Desde a noite de quinta, confrontos foram registrados entre manifestantes e policiais em Kerbala (sul), enquanto militantes foram presos em Basra (sul), informaram correspondentes da AFP.

Há mais de três meses, os iraquianos denunciam seus líderes, acusados de serem "incompetentes" e "ladrões" no décimo segundo país mais corrupto do mundo, segundo a organização Transparência Internacional.

A classe dominante está em apuros há semanas e não consegue chegara a um acordo para nomear um substituto para o primeiro-ministro Adel Abdel Mahdi e seu governo.

"Ao relançar as manifestações, mostramos nosso apego às demandas da revolução de outubro: que nossos líderes parem de monopolizar os recursos de nosso país", disse à AFP Haydar Kazem em Nassiriya (sul).

Entre os EUA e Irã
A invasão americana que derrubou o ditador Saddam Hussein causou um derramamento de sangue em todo o país e permitiu uma influência crescente do inimigo de Saddam, o Irã, que, como o Iraque, tem uma maioria muçulmana xiita.

Após uma retirada ordenada pelo ex-presidente Barack Obama, as tropas dos Estados Unidos foram convidadas em 2014 pelo Iraque a ajudar a derrotar o grupo extremista EI.

Mas durante o governo Trump, o Iraque se tornou cada vez mais um campo de batalha entre os Estados Unidos e o Irã, que também lutou contra o EI.

Milícias xiitas apoiadas pelo Iraque e apoiadas pelo Irã lançaram mísseis esta semana contra bases americanas no Iraque, enquanto o governo dos EUA está tentando pressionar o Irã com pesadas sanções econômicas.

Trump pediu que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se envolvesse mais no Oriente Médio, um movimento para aumentar o apoio internacional a suas ações contra o governo iraniano.

Sem dar mais detalhes, Pompeo disse que uma delegação da Otan estava conversando nesta sexta-feira em Washington sobre "a distribuição de responsabilidades na região".





Blog do BILL NOTICIAS

Desesperados, familiares pedem ajuda para encontrar jovem desaparecido em Juazeiro

              Via:Carlos Britto
Foto: Reprodução

Os familiares de Matheus Gabriel Barbosa Albuquerque, de 18 anos, pedem ajuda para encontrar o filho, que está desaparecido desde ontem (4), no bairro Alto do Alencar, em Juazeiro. O sumiço foi registrado na delegacia de Polícia Civil, que ajuda nas buscas, mas ainda não tem informações sobre o paradeiro do jovem.
De acordo com o pai do rapaz, Edvaldo Albuquerque, na noite anterior ao desaparecimento os dois tiveram uma conversa sobre as tarefas diárias da casa. Matheus teria ficado triste com os afazeres e se trancado no seu quarto. O genitor conta que, como de costume, saiu no dia seguinte às 6h para o trabalho e ao retornar, às 15h, o jovem já tinha sumido. Os dois moram há três meses na cidade.
Edvaldo revelou que tem procurado desesperadamente o filho em Juazeiro e Petrolina, mas que até o momento não conseguiu nenhuma informação. Ele pede que se alguém souber de algo, entre em contato através do 190 ou pelo WatsApp 74-98823-7970.

Blog do BILL NOTICIAS

1° - Festival Nacional de Música ‘Canta Gonzagão’, em Exu-PE

Foto:Ilustração enviada via zap
Primeiro Festival Nacional de Música ‘Canta Gonzagão’, em Exu, no Sertão de Pernambuco, que vai reunir músicos, compositores e intérpretes de forró, xote e baião será realizado nos dias 21 e 25 de janeiro de 2020, no Parque Aza Branca.
O evento contará com a presença de Assisão, Joãozinho de Exu e participação especial de Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha.  O cantor Daniel Gonzaga estará no evento para ser homenageado e acompanhar pessoalmente as homenagens ao seu bisavô, Januário tocador de 8 Baixos,  ao avô Luiz Gonzaga e ao pai, Gonzaguinha. O evento tem  incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo do Estado de Pernambuco.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
DIA 21/01/20 – TERÇA-FEIRA
– Às 9 Horas – Oficina de Sanfona
Facilitador: João Januário Maciel (Joquinha Gonzaga) – Cantor, compositor e Instrumentista (Sobrinho de Luiz Gonzaga).
– Às 14 Horas – Oficina de Fotografia
Facilitador: Atos Aurélio Santana Moreira (Lello Santana) – Fotógrafo, Weber Design, Cerimonialista e empresário do ramo da fotografia.
Local: Escola de Sanfona – Fundação Gonzagão.
DIA 22/01/20 – QUARTA-FEIRA
– Às 9 Horas – Oficina de Formação de Atores
Facilitadores: Francisco Reinaldo Vieira Gomes – Ator de Curtas e Longas Metragens (Exu/PE) e José Neto de Alencar Saraiva, Ator de Teatro e Novelas (Rio de Janeiro/RJ).
– Às 11 Horas – Lançamento do Projeto de Preservação do Patrimônio Arquitetônico, Paisagístico e Histórico da Vila de Tabocas.
Local: Escola São Sebastião – Vila de Tabocas.
– Às 14 Horas – Oficina de Dança
Facilitador: Wiharley da Silva Januário (Lalá Dance) – Dançarino, Produtor e Ativista Cultural.
Local: Colégio Municipal Bárbara de Alencar.
DIA 23/01/20 – QUINTA-FEIRA
– Às 9 Horas – Palestras
Palestrantes: Escritor Wilson Seraine Filho (Teresina/Piauí) e o memorialista Reginaldo Silva (Canhotinho/Pernambuco).
– Entrega pela Câmara Municipal de Vereadores o Título de Cidadão Exuense ao Escritor Wilson Seraine Filho.
– Apresentação do grupo de Sanfoneiros do Projeto Asa Branca da Fundação Gonzagão
– Às 14 Horas – Culminância das Oficinas com entrega dos Diplomas aos participantes
Local: Ponto de Cultura Alegria Pé de Serra – Parque Aza Branca.
DIA 24/01/20 – SEXTA-FEIRA
– Às 20 Horas – Roda Cultural com depósito de flores no túmulo de Luiz Gonzaga.
Depositante: Mestre Aprígio do Couro – Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Participação de artistas procedentes dos estados de Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraíba, Piauí, São Paulo, Ceará e Maranhão.
Local: Mausoléu do Gonzagão – Parque Aza Branca.
– Às 20h30 min – Abertura do Festival com os Produtores Francisco Robério Saraiva Fontes (Exu/PE), Soares Neto (Barbalha/CE) e o representante da FUNDARPE (Recife/PE).
– Apresentação do Violonista Marcus Vinícius da Orquestra Jovem Gonzagueana (Exu/PE).
– Às 21 Horas – Apresentação das Músicas Autorais que concorrerão a premiação do Festival Canta Gonzagão.
1 – Flôr do Sertão
Compositor: Clauco Luz – Brasília/DF
Intérprete: Vitória Andrade – Exu/PE
2 – Lagartos
Compositor: Gilber Roney de Silva – Anísio de Abreu /PI
Intérprete: Gilber Roney de Silva – Anísio de Abreu /PI
3 – Branca Flor do Cariri
Compositor: Gilber Roney de Silva – Anísio de Abreu /PI
Intérprete: Zezinho do Exu – Exu /PE
4 – Eu e Você
Compositores:  Jaidete Varjão e Raimundinho do Acordeom – Petrolina/PE
Intérprete: Jaidete Martins Varjão – Petrolina/PE
5 – Liberdade de Pássaro
Compositores: Moreira da Paz, Cicéu e Conde Macedo – Juazeiro do Norte/CE
Intérprete: Moreira da Paz – Juazeiro do Norte/CE
6 – Te Quero
Compositor:  Raimundo Nonato Lima dos Santos – Nonato Santos– Macapá/AP
Intérprete: Raimundo Nonato Lima dos Santos – Nonato Santos– Macapá/AP
7 – Menino Passarinho
Compositores: Ivan Greg e Edneide Torres – Petrolina/PE
Intérprete: Ivan Greg – Petrolina/PE
8 – A Virgem da Rocha
Compositor: João Ricardo Moura da Silva – João Natureza – Recife/PE
Intérprete: João Ricardo Moura da Silva – João Natureza – Recife/PE
9 – Essa Cantiga é Pra Você Luiz
Compositor: Hélio Macedo da Silva – Exu/PE
Intérprete: Rony Macedo – Exu/PE
10 – Cantando Pra Luiz
Compositor: Francisco Lopes da Silva – Thim Lopes – Barros/CE
Intérprete: Francisco Lopes da Silva – Thim Lopes – Barros/CE
11 – Rosa Que Te Quero Rosa
Compositor: Demétrio Rangel Braga – Jaboatão dos Guararapes/PE
Intérprete: Demétrio Rangel Braga – Jaboatão dos Guararapes/PE
12 – O Gonzagão
Compositor: Vanildo – Pombos/PE
Intérprete: Os Filhos de Vitôr – Pombos/PE
13 – Fiel de Serpente
Compositor: Delmo Biuford de Sousa– São Paulo/SP
Intérprete: Delmo Biuford de Sousa– São Paulo/SP
14 – Você Conhece Luiz
Compositor: Eduardo Gonçalves de Brito – Bom Jesus/PB
Intérprete: Laís Amaro – Bom Jesus/PB
15 – Já é Hora
Compositores: Juscelino Charles Jeronimo Modesto e Derlanio Ferreira de Sousa– Exu/PE
Intérprete: Juscelino Charles Jeronimo Modesto – Exu/PE
16 – Trovão
Compositor: João Gonzaga – Exu/PE
Intérprete: Eliel Leite – Ipubi/PE
17 – Sonho Estradeiro
Compositor: José Edson Mendes dos Santos– Rio Real/BA
Intérprete: Edson Guem Guem – Rio Real/BA
18 – O Eterno Rei do Baião
Compositores: Roberto Agra e Carlinho Agra – Parnamirim/PE
Intérprete: Carlos Henrique C. L. Agra – Parnamirim/PE
19 – Cantando o Baião
Compositor: Toinho Alves e Dudu Alves – Jaboatão dos Guararapes/PE
Intérprete: Eduardo de Carvalho Alves – Dudu Alves – Jaboatão dos Guararapes/PE
20 – Que Dirá Tesouro e Meio
Compositor: Junior Vieira – Recife/PE
Intérprete: Junior Vieira – Recife/PE
– Às 12 Horas – Apresentação do Grupo Seguidores do Rei
– Às 1 Hora – Apresentação Zezinho do Exu. Participação Especial de Daniel Gonzaga. (Filho de Gonzaguinha).
– Às 2 Horas – Show com Jaidete Varjão e Banda – (Petrolina/PE).
DIA 25/01/20 – SÁBADO
Às 20 horas –Execução da música Asa Branca e do Hino de Exu pelo Cantor Antônio Franco (Rato da Banda Shok) – Ouricuri/PE.
– Às 21 Horas – Apresentação das 10 Músicas Autorais classificadas para a fase Final do Festival Canta Gonzagão.
– Às 12 Horas – Show com Joãozinho do Exu (Exu/PE). Participação Especial de Daniel Gonzaga. (Rio de Janeiro/RJ). Filho de Gonzaguinha.
– Às 1h:30  – Show com Assissão.
– Às 2 Horas – Entrega da Premiação do Primeiro Festival Canta Gonzagão.
Informações: 
site: www.festivalcantagonzagao.com 
E-mail: festivalcantagonzagao@gmail.com
WhatsApp: (87) 9 98249325 ou (88) 9 96180689

Blog do BILL NOTICIAS

MUNDO - Incêndios: autoridades australianas pedem retirada de 240 mil pessoas

Temperaturas estão em torno de 40 graus 
em várias partes do país
             Por: Agência Brasil 
Incêndios florestais na Austrália
Incêndios florestais na AustráliaFoto: Saeed Khan/AFP


As autoridades australianas enviaram nesta sexta-feira (10) mensagens de texto a cerca de 240 mil pessoas pedindo que se retirem de várias áreas ameaçadas pelos incêndios florestais no estado de Victoria, que está em estado de emergência.

As temperaturas estão em torno de 40 graus em várias partes da Austrália. A expectativa é que durante a noite as condições meteorológicas no sudeste do país piorem, aumentando os incêndios numa região onde já morreram mais de uma dezena de pessoas e onde foram destruídas pelo menos 500 casas.
Segundo o Instituto de Meteorologia australiano, uma frente fria deve chegar ao centro e à costa leste de Victoria, com ventos de até 90 quilômetros (km) por hora.

Em Victoria, estado que, em fevereiro de 2009, viveu o pior incêndio da história da Austrália, quando morreram 173 pessoas, foram hoje emitidos seis alertas de emergência e três de evacuação antes do início da noite.

No estado de Nova Gales do Sul, cerca de 3.300 bombeiros combatem 137 focos de incêndios, dos quais 66 são considerados fora de controle.

A mudança dos ventos provenientes do Sul, que poderá agravar o fogo em várias áreas, colocou em risco a região alpina, próxima a Victoria, bem como a cidade de Coonabarabran, a 459 km a oeste de Sydney, onde há um grande telescópio astronômico.

Nas cidades de Tumut e Tumbarumba, 411 quilómetros a sudoeste de Sydney, "alguns focos estão se unindo", alertou o comandante dos bombeiros de Nova Gales do Sul, Shane Fitzsimmons. Segundo ele, "no final do dia haverá focos de incêndios que se vão se juntar e criar grandes problemas".

Desde o início dos incêndios na Austrália, em setembro passado, já morreram 26 pessoas, mais de 2 mil casas foram queimadas e uma área equivalente à da Irlanda foi destruída. Além disso, estima-se que mais de 1 bilhão de animais selvagens tenham morrido.


SPUTNIK




CORREIO DO POVO



EURO NEWS



Blog do BILL NOTICIAS

Secretaria de Saúde de Sobradinho tem primeiro veículo de apoio a óbito

                      Via:Carlos Britto
Foto: Ascom PMS/divulgação

Em Sobradinho, norte da Bahia, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou sua frota com a reforma total de um veículo, que será exclusivamente utilizado para apoio ao óbito. A viatura era uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi adaptada para fazer a remoção de corpos.
Com recursos próprios, toda a parte interna, motor e chaparia do veículo foram reformados para transportar os corpos. O veículo recebeu plotagem e passou pelas revisões necessárias.
Este é o primeiro veículo do município a ser destinado ao atendimento de famílias que necessitem de transporte por ocasião do falecimento de algum ente. A iniciativa deverá otimizar o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da Secretaria de Saúde.
O transporte tem a finalidade de auxiliar as famílias nesse momento difícil de perda de algum ente querido, dando este suporte tão necessário para quem não dispõe de transporte ou recursos para locação de um veículo“, esclareceu a secretária Maysa Sanjuan. A ação da SMS trabalha em conformidade com as indicações do Ministério de Saúde, que estabelece a necessidade da emissão e apresentação da declaração de óbito pelo médico para a emissão da certidão de óbito pelos cartórios do registro civil.

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...