quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Lula desmonta fake news de Bolsonaro sobre acordo nuclear com o Irã

(Foto: Felipe Gonçalves/247 | ABr)

"Jair Bolsonaro mente", rebateu o ex-presidente Lula em resposta a uma live feita por Jair Bolsonaro, que após assistir ao pronunciamento de Donald Trump sobre o conflito com o Irã, espalhou a fake news de que Lula incentivou o Irã a enriquecer urânio. 
"Isso jamais existiu. A mentira, reproduzida pelos meios de comunicação, é facilmente desmascarada com uma simples busca no Google", enfatizou Lula por meio de nota.
O ex-presidente enfatiza que o chamado "Acordo de Teerã", fechado em 2010, é considerado até hoje como o melhor acordo nuclear já feito com o Irã. "O próprio Obama escreveu uma carta dizendo expressamente que as condições conseguidas na negociação fechada pelo Brasil e pela Turquia eram as ideais", frisou. 
Confira a íntegra da nota:
O chamado "Acordo de Teerã", fechado em 2010 é considerado até hoje como o melhor acordo nuclear já feito com o Irã. O próprio Obama escreveu uma carta dizendo expressamente que as condições conseguidas na negociação fechada pelo Brasil e pela Turquia eram as ideais. 
Hoje, em uma live de apoio aos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro mente. Em entrevista, Bolsonaro disse que Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto presidente da República, ele esteve no Irã, e defendeu que aquele regime pudesse enriquecer urânio acima de 20%". Isso jamais existiu. A mentira, reproduzida pelos meios de comunicação, é facilmente desmascarada com uma simples busca no Google.(247)



Blog do BILL NOTICIAS

Mutirão de avaliação para diagnóstico e tratamento da hanseníase será realizado em Petrolina

                 Via:Carlos Britto
Foto: Reprodução

Neste sábado (11), em Petrolina, um mutirão vai ajudar pessoas com manchas na pele e suspeitas de hanseníase. Uma avaliação será feita das 8h às 13h, no Bairro Maria Auxiliadora, zona leste de Petrolina, onde acontecerá a iniciativa na Policlínica da Univasf. A ideia é alertar a população sobre a gravidade da doença e a necessidade do diagnóstico e tratamento precoce.
A ação tem apoio do Hospital Universitário (HU) e integra a programação da campanha ‘Janeiro Roxo’, voltada à conscientização, prevenção e cuidados contra a hanseníase. Segundo a coordenação, os pacientes serão triados por profissionais de saúde da Univasf e pelos estudantes de medicina. Quem apresentar sinais da doença serão atendidos pelos médicos dermatologistas.
A doença, em casos mais avançados, pode atingir nervos e causar danos motores irreversíveis. Médica especializada em dermatologia e hansenologia, Tânia Moreno alerta para o grande número de casos detectados no país – em média são 30 mil por ano, segundo o Ministério da Saúde.  “Cerca de 90% dos diagnósticos da doença, nas Américas, são encontrados no Brasil. E o Nordeste tem seis vezes mais casos do que o tolerável”.
Sinais
Os sintomas mais comuns da hanseníase são: manchas claras, rosadas ou avermelhadas no corpo, geralmente com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio ou ao tato. Também podem ocorrer caroços na pele, dormências, diminuição de força e inchaços nas mãos e nos pés, formigamentos ou sensação de choque nos braços e nas pernas. A Policlínica da Univasf está localizada na Rua André Vidal de Negreiros, s/nº, próximo ao Parque Josepha Coelho.

Blog do BILL NOTICIAS

MUNDO - Entenda o envolvimento do Iraque em outros conflitos internacionais

O Iraque se envolveu numa série de guerras ao longo do século 20, muitas delas internas, relacionadas a disputas de poder e à repressão da etnia curda no país

                    Por: Folhapress
Manifestações no Iraque
Manifestações no IraqueFoto: Ahmad Al-Rubaye / AFP

No centro do conflito entre os Estados Unidos e o Irã, que se acirrou depois da morte do general Qassim Suleimani pelos americanos na última sexta (3), está o Iraque.

O Iraque se envolveu numa série de guerras ao longo do século 20, muitas delas internas, relacionadas a disputas de poder e à repressão da etnia curda no país.

Os conflitos externos se intensificaram, porém, com a chegada do ditador Saddam Hussein ao poder, em 1979. Ele protagonizou embates contra o Irã, o Kuwait e os Estados Unidos.
Washington mantém desde 2014 tropas em território iraquiano -elas inicialmente tinham retiradas em 2011 pelo presidente Barack Obama, mas retornaram três anos depois para combater o grupo radical Estado Islâmico.

Confira alguns dos principais conflitos internacionais envolvendo o Iraque:
Revolução Iraquiana (1920)Em 1920, os iraquianos se revoltam contra o domínio britânico no país -eles ocupavam a região, antes parte do Império Otomano, desde 1917. Os dois países enfim chegam a um acordo de independência em 1932, com a entrada do Iraque na Liga das Nações, embrião da ONU.

Guerra Anglo-Iraquiana (1941)Na Segunda Guerra Mundial, o Iraque se alia ao Eixo, formado por Itália, Alemanha e Japão, em função de pressões do pan-arabismo. Em resposta, a Inglaterra invade o país, e em 30 dias derrota as tropas locais. Os britânicos só saem do Iraque anos depois, de modo a manter o acesso ao petróleo na região.

Primeira Guerra Árabe-Israelense (1948-49)O Iraque foi um dos países árabes que não reconhecerem a criação do estado de Israel, em 1948. Tropas árabes invadiram o antigo território palestino e uma via de transporte de petróleo foi desativada e desviado para a Síria.

Guerra do Irã-Iraque (1980-88)Aproveitando a Revolução Iraniana, que isolou Teerã, o ditador iraquiano, Saddam Hussein, invade a região do Curdistão, na fronteira do Irã, e toma controle sobre as duas margens do rio Shatt al-'Arab. A guerra termina em 1988, com a retirada das tropas iraquianas do Irã, a divisão da soberania sobre o rio, e a troca de prisioneiros de guerra. Os inimigos só restauram relações diplomáticas em 1990, quando o Iraque invade o Kuwait.

Guerra do Golfo (1990-1991)Em agosto, Saddam Hussein invade o Kuwait com o objetivo de assumir as reservas de petróleo do país. A ação é condenada pelo Conselho de Segurança da ONU, e uma coalização formada pelos Estados Unidos e por países europeus e árabes invade o país. O cessar-fogo é declarado no início do ano seguinte. O Iraque é obrigado a reconhecer a soberania do Kuwait e a se livrar das armas de destruição em massa e mísseis de alcance superior a 190 km.

Guerra do Iraque (2003–2011)O Iraque continuou a desobedecer sanções emitidas pelos Estados Unidos e pela Inglaterra depois da Guerra do Golfo. Em 2002, depois dos ataques do 11 de setembro, o presidente George Bush acusa o Iraque de ter continuado a produzir e a abrigar armas de destruição em massa, afirmação que anos depois se mostrou falsa. Ele passa por cima da ONU, porém, e pede a saída do líder do Iraque, Saddam Hussein, em 48 horas. Os Estados Unidos, junto com a Inglaterra, invadem e rapidamente assumem o comando do Iraque. O ataque é sucedido por uma longa ocupação do país pelo exército americano que, interrompida em 2011, foi retomada novamente em 2014, com o objetivo de combater o Estado Islâmico.






Blog do BILL NOTICIAS

DESASTRE - Mais de 1 bilhão de animais já foram mortos em incêndios na Austrália, diz professor

                  Por: FolhaPress
 (Foto: PETER PARKS / AFP)
Foto: PETER PARKS / AFP


Quantos animais já morreram por causa dos incêndios que consomem a Austrália desde setembro de 2019? Segundo um professor da Faculdade de Ciência da Universidade de Sydney, mais de 1 bilhão. Só em Nova Gales do Sul, o estado mais afetado pelo fogo, foram mais de 800 milhões de animais mortos. 

Há algumas semanas, Chris Dickman estimou que 480 milhões de animais de Nova Gales do Sul morreriam com as queimadas. Como o fogo continuou a se alastrar, ele atualizou e aumentou esse número.

Muitos dos animais afetados provavelmente foram mortos diretamente pelo fogo, enquanto outros sucumbiram depois com a falta de comida e de abrigo.

Mesmo aves e outros animais que conseguirem fugir para áreas não afetadas pelos incêndios dificilmente vão conseguir competir com bichos que já estavam ali, afirma o professor.
Os números de Dickman são baseados em um relatório de 2007 feito para a ONG WWF sobre os impactos do fogo usado para limpar áreas na vida selvagem do estado de Nova Gales do Sul.

Para calcular esses impactos, os autores do relatório estimaram a densidade populacional de mamíferos, aves e répteis em Nova Gales do Sul e multiplicaram essas estimativas pelas áreas de vegetação que têm aval para ser "limpas" com o fogo.

As estimativas de densidade populacional foram obtidas em estudos publicados sobre a vida desses animais em Nova Gales do Sul e em estudos publicados em outras partes da Austrália em habitats similares. 

Os autores deliberadamente usaram estimativas bastante conservadoras ao fazer seus cálculos. A verdadeira mortalidade, portanto, deve ser ainda maior.

O número inclui mamíferos (excluindo morcegos), pássaros e répteis e não inclui sapos, insetos ou outros invertebrados. 

A Austrália tem uma diversidade impressionante de mamíferos, com mais de 300 espécies nativas. Cerca de 34 espécies se tornaram extintas nos últimos 200 anos.





Blog do BILL NOTICIAS

Dia da caça: Taxistas localizam bandidos que assaltaram colega no Loteamento Giovana

                 Via:Carlos Britto
Foto: Divulgação

Assaltos a taxistas parecem ter se popularizado entre os criminosos. Na tarde desta quarta-feira (8), no Loteamento Giovana, em Petrolina, mais um profissional vivenciou momentos de terror quando dois jovens o ameaçaram com uma faca enquanto roubavam as chaves, um tablet, três celulares, um GPS e certa quantia em dinheiro.
Segundo um representante da categoria, antes do assalto os dois foram vistos tentando contratar uma corrida no bairro Areia Branca. Os taxistas consideraram a movimentação suspeita e alertaram aos demais num grupo SOS de WhatsApp – criado desde o assassinato de um colega por duas mulheres no Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho. A vítima de hoje, identificado como Fábio, não fazia parte do grupo.
O taxista trabalha no ponto que fica no estacionamento do shopping de Petrolina e aceitou a corrida solicitada pelos criminosos. No Loteamento Giovana eles anunciaram o assalto, pegaram os pertences da vítima, jogaram a chave do carro num terreno baldio e mandaram Fábio correr.
Os colegas, ao serem informados da situação, usaram o localizador de celular para identificar a casa onde os suspeitos estavam com o roubo. O sinal levou os taxistas à residência de uma senhora na Rua 29 do bairro Henrique Leite. Eles surpreenderam os bandidos, imobilizando-os até a chegada da Polícia Militar (PM). Com lesões no rosto, escapando da revolta popular, a dupla foi conduzida à delegacia, onde confessaram o crime.


Blog do BILL NOTICIAS

Vitória do Irã: Trump decide não revidar e vai apenas impor sanções econômicas ao país persa

Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu não declarar guerra ao Irã, mesmo depois do ataque às bases militares dos Estados Unidos no Iraque, na noite desta terça-feira 7 (assista ao final da matéria). 
Num pronunciamento bastante aguardado, que começou com atraso, Trump celebrou na tarde desta quarta-feira 8 o assassinato do general iraniano Qassem Soleimani, morto atingido por sua ordem num ataque a mísseis. Segundo ele, a população iraniana deve estar "extramente grata e feliz" com o resultado.
Trump também disse que não há americanos mortos após o ataque à base americana ontem. De acordo com ele, os danos na base aérea de Ain Al-Asad foram "mínimos" e, após o bombardeio, o Irã aparenta estar "recuando".
O presidente dos EUA também afirmou que irá aplicar mais sanções contra Teerã até que o país "mude seu comportamento" e destacou que os Estados Unidos não precisam do petróleo do Oriente Médio.
Ele destacou que, nos últimos anos, os EUA tornaram-se o maior produtor de óleo do mundo, devido à tecnologia de extração de petróleo de xisto. "Nós somos independentes e nós não precisamos do petróleo do Oriente Médio".
A TV 247 transmitiu seu pronunciamento com comentários de Pepe Escobar e Leonardo Attuch. Inscreva-se no canal e assista a transmissão da fala de Trump com comentários, ao final da live:(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Boris Johnson discorda de Trump e defende acordo nuclear com o Irã

(Foto: REUTERS/Hannah McKay)


O Reino Unido acredita que o acordo nuclear iraniano continua sendo a melhor maneira de impedir o Irã de desenvolver uma arma nuclear, afirmou o primeiro-ministro Boris Johnson nesta quarta-feira.
No domingo, o Irã informou que abandonaria as limitações ao enriquecimento de urânio, dando mais um passo para trás nos compromissos sob o acordo nuclear (JCPOA) de 2015.
"É nossa opinião que o JCPOA continua sendo a melhor maneira de impedir a proliferação nuclear no Irã, a melhor maneira de incentivar os iranianos a não desenvolver uma arma nuclear", declarou Johnson ao Parlamento britânico.
"Acreditamos que, depois que a crise tiver diminuído, o que, é claro, esperamos sinceramente que ocorra, esse caminho a seguir permanecerá. É uma concha que foi anulada atualmente, mas continua sendo uma concha na qual podemos colocar substância novamente", acrescentou.
Fiel aliado dos Estados Unidos no Oriente Médio, o Reino Unido tem uma opinião contrária à Casa Branca sobre o acordo nuclear com o Irã. Horas após a fala de Johnson, o presidente estadunidense Donald Trump voltou a pedir que britânicos, alemães, franceses, russos e chineses deixem o documento formalizado em 2015.
Londres defendeu a ação dos EUA que resultou na morte do general iraniano Qassem Soleimani na última sexta-feira, em Bagdá, no Iraque, apesar de ressaltar de não ter recebido qualquer aviso sobre o ataque aéreo feito por um drone norte-americano.(Agência Sputnik)


Blog do BILL NOTICIAS

"Trump me pediu para mediar com o Irã e depois assassinou meu convidado", diz Primeiro Ministro do Iraque

Primeiro-ministro do Iraque, Adel Abdul Mahdi
Primeiro-ministro do Iraque, Adel Abdul Mahdi 
(Foto: REUTERS/Khalid al-Mousily)


O primeiro-ministro iraquiano em exercício, Adel Abdul-Mahdi, recomendou que tropas dos Estados Unidos saiam do país. Em discurso ao Parlamento, Abdul-Mahdi afirmou que o general iraniano Qasem Soleimani tinha viajado para Bagdá com o objetivo de entregar uma mensagem do Irã à Arábia Saudita sobre uma proposta para diminuir as tensões na região.
Soleimani deveria se encontrar com o primeiro-ministro na manhã em que foi assassinado. As informações foram publicadas no Et Urbs Magna
A revelação destrói a alegação dos EUA de que eles tomaram “ação defensiva decisiva” para impedir um ataque supostamente orquestrado por Soleimani.
O assassinato pode gerar conflitos de proporções incalculáveis, até porque o Irã disse que não vai mais respeitar limites para o enriquecimento de urânio.
Por sua vez, o Itamaraty afirmou que é preciso combater o terrorismo, numa clara submissão aos Estados Unidos, do governo Donald Trump. A posição de Jair Bolsonaro pode prejudicar o comércio com o Irã, o principal importador de milho do Brasil.


Blog do BILL NOTICIAS

MUNDO Trump anuncia sanções adicionais e imediatas contra o Irã

O presidente americano afirmou que nenhum americano foi ferido no ataque iraniano no Iraque

                   Por: AFP 
Discurso de Donald Trump
Discurso de Donald TrumpFoto: Reprodução/Fox News

Em discurso na Casa Branca, na tarde desta quarta-feira, horário de Brasília, Donald Trump anunciou sanções adicionais e imediatas contra o Irã.

"Em resposta à agressão iraniana, os Estados Unidos vão impor imediatamente sanções econômicas adicionais contra o regime iraniano", declarou Trump durante seu discurso.

Trump também fez um apelo aos europeus para que deixem o acordo nuclear iraniano e pediu à Otan que se envolva "muito mais" no Oriente Médio.

Trump afirmou que nenhum americano foi atingido nos ataques do Irã no Iraque, que aconteceram na noite desta terça-feira. O presidente americano elogiou o fato de que “parece que o Irã está recuando” e afirmou que os EUA "estão prontos para a paz" com quem quiser.

O republicano pediu às potências mundiais que abandonem o acordo nuclear com o Irã. 




Blog do BILL NOTICIAS

“Se Estados Unidos revidarem, pode haver guerra nuclear”, diz senador russo

(Foto: Reprodução | Escritório do Exército do Irã)

"Os ataques recíprocos dos EUA e Irã podem levar a uma guerra total na região, caso Washington entenda sua incapacidade de conseguir o que quer, existindo o risco de início de uma guerra nuclear", declarou à Sputnik o primeiro-vice-presidente do Comitê de Assuntos Internacionais do Conselho da Federação da Rússia, Vladimir Dzhabarov.
A autoridade russa ainda ressaltou que o Conselho de Segurança da ONU deve ser acionado para que se evite o aumento das tensões no Oriente Médio.
Contudo, Dzhabarov acredita que o início de uma guerra total entre ambos os países possa resultar em críticas dentro dos EUA.
"As ações agressivas dos EUA em relação ao Iraque e Irã estão ligadas, provavelmente, com a campanha pré-eleitoral [do presidente Trump], mas suas ações ocasionarão críticas nos EUA. Trump receberá um golpe de seus oponentes", acrescentou o político.
Da mesma forma vê o senador russo Aleksei Pushkov, que ressaltou no Twitter que os ataques iranianos a bases da coalizão internacional, onde estão instalados soldados norte-americanos, no Iraque eram "esperados".
Como era de se esperar, o Irã realizou ataque de resposta contra bases dos EUA no Iraque. Se os EUA responderem, primeiro uma grande guerra com mísseis e depois terrestre será praticamente iminente. Ela [a guerra] não será popular nos EUA e, provavelmente, custará a vitória de Trump nas eleições. É melhor parar.
Desta forma, Pushkov acredita que o presidente americano está entre o desejo de salvar sua imagem, a reputação de seu próprio país de grande potência e o desinteresse em iniciar uma guerra em ano de eleições. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Lula: Brasil tem que agir como construtor da paz, não se meter em confusão

(Foto: Reprodução | PR)


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concede entrevista na manhã desta quarta-feira (8) ao portal Diário do Centro do Mundo (DCM) e comenta o conflito entre Estados Unidos e Irã e o posicionamento do governo brasileiro, de Jair Bolsonaro, em defesa do atentado cometido por Donald Trump, que matou o general iraniano Qassem Soleimani.

Lula resgatou o papel do Brasil como articulador da paz no mundo, lembrou a intermediação feita por seu governo para o acordo nuclear com o Irã e afirmou que o Brasil historicamente sempre foi um país que buscou a paz. "Não tem que se meter em confusão com briga externa", ressaltou.

“O Brasil sempre manteve uma política diplomática coerente e corajosa, um construtor  de harmonia”, diz ele, referindo-se às últimas ações inconsequentes do Itamaraty, que em nota, defendeu os EUA com "apoio à luta contra o flagelo do terrorismo". O Irã cobrou explicações do Brasil sobre esse posicionamento.

Sobre as motivações de Trump, ele avalia que a potência estadunidense historicamente sempre precisou “arrumar um inimigo” e considera que o ataque ao Irã “está cheirando a campanha eleitoral".

“Trump sabe que não está fácil uma reeleição com a quantidade de coisas que ele faz e fala, por isso o discurso ‘América para os americanos’, essa coisa bem bairrista, funciona”, disse. "Ele pode perder as eleições, e sempre uma guerra ajuda muito", completou.

Lula mandou um recado direto para o ocupante do Planalto: "Bolsonaro, o Brasil não precisa disso. Não precisa ser lambe-botas de ninguém. Precisa ser respeitado pela Bolívia e pelos Estados Unidos, pela China e pelo Uruguai, pelo Paraguai e pela Rússia. É assim que se constrói um país capaz de ser um agregador".(247)

Veja: 


Blog do BILL NOTICIAS

Univasf abre seleção com 18 vagas para tutor presencial

               Via: Carlos Britto
Campus Sede da Univasf, no Centro de Petrolina. (Foto: Blog do Carlos Britto)

Estão abertas as inscrições para a seleção de tutor presencial da Secretaria de Educação a Distância (SEaD), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Ao todo estão sendo ofertadas 18 vagas para atender às demandas os cursos de licenciatura em Ciência da Computação, Pedagogia, Ciências Biológicas e Educação Física, além de bacharelado em Administração Pública e especialização em Ensino de Matemática. Os tutores atuarão em cursos vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de fevereiro através do Sistema de Processos Seletivos (PS). No ato de inscrição é necessário anexar, em formato PDF, a documentação exigida no Edital nº 14/2019. Para participar da seleção, o candidato deve possuir a formação exigida para o curso pelo qual optar se inscrever, experiência mínima de um ano no magistério do ensino básico ou superior e vinculação com o serviço público.
O processo seletivo acontecerá em duas etapas: avaliação da carta de intenções e análise curricular, com base nos documentos anexados no ato da inscrição. A análise das cartas será feita por, no mínimo, dois avaliadores integrantes da banca examinadora. Essas etapas ocorrerão de 10 a 13 de fevereiro. Já a divulgação do resultado final será feita no dia 18/02.
O tutor selecionado deverá cumprir jornada de 20 horas semanais, no polo de apoio presencial para o qual for destinado, e irá receber uma bolsa mensal no valor de R$ 765,00, ofertada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As atividades do tutor-bolsista ocorrerão de acordo com o cronograma estabelecido pela SEaD.

Blog do BILL NOTICIAS

Vem ai o primeiro Festival Nacional de Música ‘Canta Gonzagão’, em Exu-PE

                             Via:Santanavinicius
Vem ai o  primeiro Festival Nacional de Música ‘Canta Gonzagão’, em Exu, no Sertão de Pernambuco, que vai reunir músicos, compositores e intérpretes de forró, xote e baião será realizado nos dias 21 e 25 de janeiro de 2020, no Parque Aza Branca.
O evento contará com a presença de Assisão, Joãozinho de Exu e participação especial de Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha.  O cantor Daniel Gonzaga estará no evento para ser homenageado e acompanhar pessoalmente as homenagens ao seu bisavô, Januário tocador de 8 Baixos,  ao avô Luiz Gonzaga e ao pai, Gonzaguinha. O evento tem  incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo do Estado de Pernambuco.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
DIA 21/01/20 – TERÇA-FEIRA
– Às 9 Horas – Oficina de Sanfona
Facilitador: João Januário Maciel (Joquinha Gonzaga) – Cantor, compositor e Instrumentista (Sobrinho de Luiz Gonzaga).
– Às 14 Horas – Oficina de Fotografia
Facilitador: Atos Aurélio Santana Moreira (Lello Santana) – Fotógrafo, Weber Design, Cerimonialista e empresário do ramo da fotografia.
Local: Escola de Sanfona – Fundação Gonzagão.
DIA 22/01/20 – QUARTA-FEIRA
– Às 9 Horas – Oficina de Formação de Atores
Facilitadores: Francisco Reinaldo Vieira Gomes – Ator de Curtas e Longas Metragens (Exu/PE) e José Neto de Alencar Saraiva, Ator de Teatro e Novelas (Rio de Janeiro/RJ).
– Às 11 Horas – Lançamento do Projeto de Preservação do Patrimônio Arquitetônico, Paisagístico e Histórico da Vila de Tabocas.
Local: Escola São Sebastião – Vila de Tabocas.
– Às 14 Horas – Oficina de Dança
Facilitador: Wiharley da Silva Januário (Lalá Dance) – Dançarino, Produtor e Ativista Cultural.
Local: Colégio Municipal Bárbara de Alencar.
DIA 23/01/20 – QUINTA-FEIRA
– Às 9 Horas – Palestras
Palestrantes: Escritor Wilson Seraine Filho (Teresina/Piauí) e o memorialista Reginaldo Silva (Canhotinho/Pernambuco).
– Entrega pela Câmara Municipal de Vereadores o Título de Cidadão Exuense ao Escritor Wilson Seraine Filho.
– Apresentação do grupo de Sanfoneiros do Projeto Asa Branca da Fundação Gonzagão
– Às 14 Horas – Culminância das Oficinas com entrega dos Diplomas aos participantes
Local: Ponto de Cultura Alegria Pé de Serra – Parque Aza Branca.
DIA 24/01/20 – SEXTA-FEIRA
– Às 20 Horas – Roda Cultural com depósito de flores no túmulo de Luiz Gonzaga.
Depositante: Mestre Aprígio do Couro – Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Participação de artistas procedentes dos estados de Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraíba, Piauí, São Paulo, Ceará e Maranhão.
Local: Mausoléu do Gonzagão – Parque Aza Branca.
– Às 20h30 min – Abertura do Festival com os Produtores Francisco Robério Saraiva Fontes (Exu/PE), Soares Neto (Barbalha/CE) e o representante da FUNDARPE (Recife/PE).
– Apresentação do Violonista Marcus Vinícius da Orquestra Jovem Gonzagueana (Exu/PE).
– Às 21 Horas – Apresentação das Músicas Autorais que concorrerão a premiação do Festival Canta Gonzagão.
1 – Flôr do Sertão
Compositor: Clauco Luz – Brasília/DF
Intérprete: Vitória Andrade – Exu/PE
2 – Lagartos
Compositor: Gilber Roney de Silva – Anísio de Abreu /PI
Intérprete: Gilber Roney de Silva – Anísio de Abreu /PI
3 – Branca Flor do Cariri
Compositor: Gilber Roney de Silva – Anísio de Abreu /PI
Intérprete: Zezinho do Exu – Exu /PE
4 – Eu e Você
Compositores:  Jaidete Varjão e Raimundinho do Acordeom – Petrolina/PE
Intérprete: Jaidete Martins Varjão – Petrolina/PE
5 – Liberdade de Pássaro
Compositores: Moreira da Paz, Cicéu e Conde Macedo – Juazeiro do Norte/CE
Intérprete: Moreira da Paz – Juazeiro do Norte/CE
6 – Te Quero
Compositor:  Raimundo Nonato Lima dos Santos – Nonato Santos– Macapá/AP
Intérprete: Raimundo Nonato Lima dos Santos – Nonato Santos– Macapá/AP
7 – Menino Passarinho
Compositores: Ivan Greg e Edneide Torres – Petrolina/PE
Intérprete: Ivan Greg – Petrolina/PE
8 – A Virgem da Rocha
Compositor: João Ricardo Moura da Silva – João Natureza – Recife/PE
Intérprete: João Ricardo Moura da Silva – João Natureza – Recife/PE
9 – Essa Cantiga é Pra Você Luiz
Compositor: Hélio Macedo da Silva – Exu/PE
Intérprete: Rony Macedo – Exu/PE
10 – Cantando Pra Luiz
Compositor: Francisco Lopes da Silva – Thim Lopes – Barros/CE
Intérprete: Francisco Lopes da Silva – Thim Lopes – Barros/CE
11 – Rosa Que Te Quero Rosa
Compositor: Demétrio Rangel Braga – Jaboatão dos Guararapes/PE
Intérprete: Demétrio Rangel Braga – Jaboatão dos Guararapes/PE
12 – O Gonzagão
Compositor: Vanildo – Pombos/PE
Intérprete: Os Filhos de Vitôr – Pombos/PE

13 – Fiel de Serpente
Compositor: Delmo Biuford de Sousa– São Paulo/SP
Intérprete: Delmo Biuford de Sousa– São Paulo/SP
14 – Você Conhece Luiz
Compositor: Eduardo Gonçalves de Brito – Bom Jesus/PB
Intérprete: Laís Amaro – Bom Jesus/PB
15 – Já é Hora
Compositores: Juscelino Charles Jeronimo Modesto e Derlanio Ferreira de Sousa– Exu/PE
Intérprete: Juscelino Charles Jeronimo Modesto – Exu/PE
16 – Trovão
Compositor: João Gonzaga – Exu/PE
Intérprete: Eliel Leite – Ipubi/PE
17 – Sonho Estradeiro
Compositor: José Edson Mendes dos Santos– Rio Real/BA
Intérprete: Edson Guem Guem – Rio Real/BA
18 – O Eterno Rei do Baião
Compositores: Roberto Agra e Carlinho Agra – Parnamirim/PE
Intérprete: Carlos Henrique C. L. Agra – Parnamirim/PE
19 – Cantando o Baião
Compositor: Toinho Alves e Dudu Alves – Jaboatão dos Guararapes/PE
Intérprete: Eduardo de Carvalho Alves – Dudu Alves – Jaboatão dos Guararapes/PE
20 – Que Dirá Tesouro e Meio
Compositor: Junior Vieira – Recife/PE
Intérprete: Junior Vieira – Recife/PE
– Às 12 Horas – Apresentação do Grupo Seguidores do Rei
– Às 1 Hora – Apresentação Zezinho do Exu. Participação Especial de Daniel Gonzaga. (Filho de Gonzaguinha).
– Às 2 Horas – Show com Jaidete Varjão e Banda – (Petrolina/PE).
DIA 25/01/20 – SÁBADO
Às 20 horas –Execução da música Asa Branca e do Hino de Exu pelo Cantor Antônio Franco (Rato da Banda Shok) – Ouricuri/PE.
– Às 21 Horas – Apresentação das 10 Músicas Autorais classificadas para a fase Final do Festival Canta Gonzagão.
– Às 12 Horas – Show com Joãozinho do Exu (Exu/PE). Participação Especial de Daniel Gonzaga. (Rio de Janeiro/RJ). Filho de Gonzaguinha.
– Às 1h:30  – Show com Assissão.
– Às 2 Horas – Entrega da Premiação do Primeiro Festival Canta Gonzagão.
Informações: 
site: www.festivalcantagonzagao.com 
E-mail: festivalcantagonzagao@gmail.com
WhatsApp: (87) 9 98249325 ou (88) 9 96180689


Blog do BILL NOTICIAS

Jacaré encontrado no Bairro Antonio Cassimiro causa susto em moradores

                 Via:Carlos Britto
Foto: Wanderley Alves


Moradores da Avenida da Redenção, no Bairro Antonio Cassimiro, zona norte de Petrolina, depararam-se com um visitante inusitado na manhã de hoje (8), em frente a uma residência. Um jacaré de pelo menos 1,5m de comprimento causou um grande susto, mas o bicho só queria mesmo se proteger.
Segundo informações, é possível que o jacaré tenha chegado até ali pela rede de esgoto. Bombeiros militares do 4º Grupamento foram acionados para fazer a devida captura do animal e o reintroduzir ao seu meio ambiente.

Blog do BILL NOTICIAS

Bolsonaro se reúne com cúpula das Forças Armadas após críticas à diplomacia

(Foto: Marcos Corrêa/PR)


Jair Bolsonaro se reuniu nesta terça-feira (7) com o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, e os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, após críticas dos militares ao posicionamento do Itamaraty e do próprio presidente no conflito entre Estados Unidos e Irã. Segundo reportagem do Uol, uma batalha se instalou nos bastidores do governo entre militares e a diplomacia do chanceler Ernesto Araújo com o conflito no Oriente Médio.
A cúpula militar estaria tentando tomar à frente para evitar declarações como a nota emitida pelo Itamaraty no dia 3, em que o governo brasileiro manifesta “apoio à luta contra o flagelo do terrorismo”, que resultou na convocação da encarregada de negócios da embaixada do Brasil no país, Maria Cristina Lopes, para dar explicações ao governo iraniano.(Portal Forum)


Blog do BILL NOTICIAS

Malafaia diz que manifestação era para intimidar o STF e ameaça em caso de prisão de Bolsonaro: "o negócio vai ficar feio"

Pastor-empresário admitiu que o objetivo do ato era emparedar o Judiciário para impedir a prisão de Jair Bolsonaro por sua participação em u...