quarta-feira, 13 de maio de 2020

Governador de Pernambuco reúne 150 prefeitos e apresenta dados

                   Via:Santanavinicius
Paulo Câmara se reúne com prefeitos de todo o Estado para avaliar ...
O Governador Paulo Câmara conversa virtualmente com vários prefeitos de Pernambuco para debater a Covid-19 no estado

Prefeitos da Regional Metropolitana do Recife, da Zona da Mata, Agreste e Sertão, participaram ontem de mais uma rodada de conversa, por videoconferência, com o governador Paulo Câmara (PSB). A reunião remota contou com a participação de 150 gestores, que foram mobilizados pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Além de detalhar as ações realizadas para combater o novo coronavírus, o governador apresentou uma planilha demonstrando o déficit do governo e quanto à gestão estadual já gastou no combate ao novo coronavírus, valor estimado em R$ 500 milhões.
Segundo o presidente da Amupe, José Patriota, na reunião, o Governo de Pernambuco argumentou que os recursos do governo federal destinados ao estado não cobririam os custos do combate à pandemia. “É uma situação difícil que precisamos enfrentar”, constatou Patriota. Também participaram da videoconferência representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O governador Paulo Câmara aproveitou o encontro para destacar os números de leitos abertos para atender pacientes da Covid-19 e dos profissionais de saúde contratados nos últimos meses pelo estado.
De acordo com Paulo Câmara, que na reunião recebeu o suporte dos secretários da Saúde, André Longo, da Casa Civil, José Neto, e da Fazenda, Décio Padilha, em dois meses, foram abertos 532 novos leitos de UTIs e 616 novos leitos de enfermaria. Além disso, o estado contratou cinco mil profissionais da área de saúde e aumentou a capacidade de testagem para o coronavírus, passando de 200 para sete mil exames semanais. Foram comprados também mais de 15 milhões de EPIs. Na avaliação do gestor, o investimento na aquisição de EPIs mostra a preocupação com a população e com os profissionais de saúde “Estamos passando pelos momentos mais difíceis de nossas vidas. O isolamento social é responsabilidade de todos. Precisamos nos unir nesse esforço, estados e prefeituras, com o objetivo de avançar para reduzir a capacidade de disseminação do vírus”, ressaltou Paulo Câmara.
Durante a reunião, os prefeitos apontaram suas demandas, a exemplo de Raquel Lyra, de Caruaru, que cobrou do governo a interiorização de leitos de UTI e a distribuição de EPIs. Representando os municípios do Agreste, a prefeita de Capoeiras, Neide Reino, pediu o apoio para engajar as polícias.
Segundo dados do governo do estado, em dois meses foram abertos 532 novos leitos de UTI e 616 de enfermaria militar e civil na conscientização da população que descumpre o isolamento social. Já o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, pediu insumos à secretaria de Saúde para ampliar a capacidade de testagem do município por meio do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Sobre o trabalho voltado para interior, Paulo Câmara destacou a instalação dos hospitais de campanha, que estão sendo instalado pela Secretaria Estadual de Saúde. Em Caruaru, por exemplo, segundo informou, no terreno localizado ao lado do Hospital Mestre Vitalino, serão instalados 104 leitos, sendo 76 de enfermaria, 26 semi-intensivos e dois de estabilização.
Ao falar da reunião, que durou mais três horas, o presidente da Amupe, José Patriota, disse que o tempo foi ideal para nivelamento de conhecimento. “Muita coisa foi debatida. Com o decreto de quarentena para os cinco municípios com maior número de casos de coronavírus, as prefeituras estão preocupadas em como tomar as medidas caso elas se estendam para outras cidades. Vamos observar e avaliar”, relatou Patriota, referindo-se à quarentena decretada pelo governo para Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, São Lourenço da Mata e Camaragibe.(Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...