domingo, 24 de maio de 2020

Empresa não tem de pressionar governador, dizem acionistas

Já o presidente Jair Bolsonaro disse que 'é guerra' e que o setor empresarial precisa 'jogar pesado' 
com os governadores

                 Por: Bruna Narcizo, da Folhapress
Empresário Pedro Passos, cofundador da Natura
Empresário Pedro Passos, cofundador da NaturaFoto: Divulgação
Acionistas das maiores empresas do Brasil são taxativos ao dizer que não é papel dos empresários pressionar governadores pela flexibilização do distanciamento social adotado para conter o coronavírus, como sugerido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na semana passada em reunião com membros da Fiesp.

O presidente disse que "é guerra" e que o setor empresarial precisa "jogar pesado" com os governadores. "Os senhores, com todo o respeito, têm que chamar o governador e jogar pesado. Jogar pesado, porque a questão é séria, é guerra", disse Bolsonaro na ocasião.
O pedido do presidente, no entanto, não encontrou eco no setor. "Neste momento, não é guerra. É união", diz a empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza. "Não estou contra o governo federal, eu também estou divulgando medidas que são boas."
O empresário Pedro Passos, cofundador da Natura e hoje copresidente do conselho de administração da empresa, diz que empresário não tem que pressionar governador.
"Essa é uma medida que tem ser tomada baseada na opinião de especialistas. Não faz muito sentido uma convocação para empresários pressionarem governadores. Ao contrário, os empresários deveriam estar apoiando."
Para Horácio Lafer Piva, acionista e membro do conselho de administração da Klabin, o pedido de Bolsonaro é um absurdo. "É inacreditável ele pedir para os empresários pressionarem os governadores. Está lidando com gente séria, não um bando de criança."
Lafer Piva diz ainda que não entende o pedido do presidente. "Ele parte do princípio de que governadores não sabem o que fazem e que, portanto, precisam de um puxão de orelha. Todos foram eleitos como ele foi. São gestores da máquina pública", diz.
Segundo ele, os governadores estão se comportando bem. "Não só os que liberaram [o comércio] como os que seguraram também. Tudo o que existe de malfeito está vindo do governo federal."
João Guilherme Sabino Ometto, um dos principais acionistas da usina São Martinho, diz que participou da reunião com Bolsonaro e que não sentiu necessidade de falar com o governador paulista.
Ometto, no entanto, diz que João Doria (PSDB) deveria olhar cada cidade separadamente. "Sou do interior [de São Paulo], a gente vê cidade que não tem nenhum caso e está com tudo parado, tudo fechado. Acho que isso também não está certo. Essa regras gerais são muito perigosas. O estado de São Paulo é um país de 40 milhões de habitantes."
Pedro Wongtschowski, acionista e presidente do conselho de administração da Ultrapar, discorda de Ometto. Ele diz que as medidas tomadas por Doria são adequadas, apropriadas e tecnicamente fundamentadas.
"Doria montou uma equipe de crise competente, com qualidade e quantidade de informações. As pessoas estão detalhando para preparação para uma retomada adequada."
Para Passos, a manutenção ou não da quarentena tem que ser determinada pela capacidade hospitalar e infraestrutura de saúde. "Essa é a prioridade. Ainda estamos na fase de crescimento da doença. A única saída é o isolamento para diminuir a curva. É o que funcionou na maior parte dos países do mundo", defende.
Luiza Helena também usa como exemplo a experiência de outros países acometidos pelo surto de coronavírus. "Países que entraram no isolamento horizontal foram mais bem-sucedidos no pico da doença."
Para ela, a falta de um esclarecimento adequado para a população acabou dividindo o país. "O inimigo não é o isolamento, é o vírus. O que se sabe até agora é que a proporção de contágio é muito alta. Se não fosse, não teria adiado Olimpíada ou fechado Nova York."



Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...