terça-feira, 12 de maio de 2020

Dia 12 e 20 de Maio: Dia do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem


Neste momento de pandemia, não podemos deixar de parabenizar os profissionais da enfermagem, pois são eles que estão na linha de frente e que dedicam suas vidas dia após dia, noite após noite, atuando sempre de forma conjunta,  garantindo assim assistência a milhares de pacientes, no sentido de prevenir, combater e tratar as pessoas infectadas pelo covid-19 em nosso país. 

Dia 12 e 20 de Maio: Dia do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem
Foto: Ilustrativa/Escola de Enfermagem da Paz.

Os dias 12 e 20 de maio, considerados o dia do enfermeiro e do técnico em enfermagem, devem ser comemorados, pois esses profissionais trazem grandes contribuições para toda a população na área da saúde.
Mas, você sabe o motivo pelo qual as comemorações são realizadas nessas datas? Nós vamos explicar — e não é só isso! Vamos falar também sobre quais as atribuições do enfermeiro e do técnico em enfermagem e as diferenças entre eles.
Ficou curioso para ler o artigo? Então, fique com a gente e descubra mais!
Dia do enfermeiro
O dia 12 de maio é considerado o Dia Internacional da Enfermagem, assim como o do Enfermeiro. Ele é comemorado mundialmente desde 1965, mas só foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Enfermeiros em 1974. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento da “mãe” da enfermagem moderna, Florence Nightingale.
No Brasil, a data foi estabelecida, por meio de decreto-lei, pelo Presidente Getúlio Vargas e relembra a baiana Ana Néri (Ana Justina Ferreira Néri), outra mulher que se dedicou, pioneiramente, à mesma profissão.
A profissão hoje é regulamentada, mas nasceu voluntária. As primeiras enfermeiras cuidavam dos feridos das guerras e ajudavam nos partos. Já na Idade Média, era desenvolvida, principalmente, como uma forma de sacerdócio pelas religiosas. A atividade só recebeu status profissional, depois da atividade de Florence Nightingale.
Dia do técnico de enfermagem
Em 20 de maio é comemorado o dia nacional do auxiliar e técnico em enfermagem. Essa data foi escolhida para terminar o ciclo de comemoração da semana da enfermagem, que se inicia no dia 12 de maio com o dia do enfermeiro. 
Nesse período, os profissionais da área participam de palestras, workshops e cursos, nos quais são abordados assuntos relacionados aos seus trabalhos.
O trabalho desses profissionais é muito importante para garantir que pacientes enfermos tenham suas vidas salvas em hospitais e demais instituições que necessitam da assistência dos enfermeiros e técnicos em enfermagem.
Diferença entre o técnico em enfermagem e o enfermeiro
A principal diferença entre esses profissionais é que para se tornar um enfermeiro é necessário realizar um curso de nível superior com duração, em média, de cinco anos.
Já para ser um técnico em enfermagem é preciso fazer um curso de nível médio com duração de dois anos, que inclui o estágio supervisionado obrigatório ao fim do curso.
Atribuições do enfermeiro e do técnico em enfermagem
Entre as atividades que podem ser executadas pelo enfermeiro, estão:
·         atuar em diferentes áreas das práticas profissionais clínicas e epidemiológicas;
·         participar de programas de qualificação para se aprimorar;
·         fazer uso da tecnologia para ajudar no cuidado dos pacientes;
·         prestar cuidados de enfermagem, de acordo com a necessidade de cada pessoa e comunidade.
Já o técnico em enfermagem pode executar as seguintes funções:
·  auxiliar o enfermeiro no planejamento, programação, supervisão e orientação das atividades de assistência à enfermagem;
·      colaborar com a equipe multidisciplinar de saúde coletiva e individual;
·      auxiliar o enfermeiro a prestar cuidados de enfermagem a pacientes em estado grave;
·      fazer parte de programas de vigilância epidemiológica para ajudar no controle e prevenção de doenças transmissíveis em geral, entre outras funções. 

(Fonte:https://www.escoladapaz.com.br/)


 Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...