sexta-feira, 1 de maio de 2020

1º de Maio virtual: saúde, emprego, renda, 30 artistas e ‘frente ampla’ anti-Bolsonaro

Centrais devem reunir, remotamente, Lula, FHC, Ciro, Marina, Flávio Dino e Rodrigo Maia, entre outros. Entre os artistas, Chico César, Fernanda Takai, Leci Brandão, Odair José, Otto, Paulo Miklos e Zélia Duncan

                    Via:Santanavinicius
São Paulo – Saúde, emprego e renda são os temas do 1º de Maio 2020. A edição deste ano, de forma inédita, devido à pandemia, será uma manifestação virtual, das 11h30 às 15h30 da sexta-feira. Além da importância crescente da solidariedade em tempos de covid-19, as centrais sindicais vão reunir uma “frente anti-Bolsonaro” entre seus convidados. Muitos já defendem abertamente o impeachment do presidente.
A questão sanitária e trabalhista será lembrada com depoimentos de representantes de organismos internacionais, como Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). Entre os convidados do evento, estão adversários políticos e ex-presidentes, como Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Também deve encaminhar mensagem o ex-candidato Ciro Gomes (PDT).
As manifestações, pronunciamentos e apresentações artísticas terão transmissão da TVTRádio Brasil Atual e RBA.
Confirmaram “presença” ainda o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), a ex-candidata presidencial Marina Silva (Rede) e o líder do PV José Luiz Penna. O espectro partidário inclui PT, PCdoB, PSB, PDT, Psol, PSTU, Rede, SD e PV. São aguardadas as confirmações dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.
Até o nome do papa Francisco foi incluído. Caso não seja possível obter uma mensagem do Vaticano, a alternativa será um representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento, inclusive, deverá começar com a participação de representantes de diversas religiões.

Pastoral Operária
A lista de artistas “presentes” à manifestação virtual reúne aproximadamente 30 nomes. Alguns farão lives. O cantor Chico César, por exemplo, apresentará vídeos gravados. Os organizadores confirmam, além dele, Fernanda Takai, Francis e Olívia Hime, Leci Brandão, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Toninho Geraes e Zélia Duncan. Os atores Fábio Assunção, Gregorio Duvivier e Osmar Prado também falarão.
“Escravidão dos novos tempos: a precarização do trabalho” é o tema escolhido pela Pastoral Operária para o 1º de Maio 2020. Uma oportunidade para refletir sobre “os novos arranjos em torno do trabalho, sem direitos, sem remuneração digna, sem proteção”. Problemas que já vinham sendo enfrentados e que foram acentuados pela pandemia.
Pastoral Operária reforça a importância da solidariedade neste momento. “Quando a classe dos patrões pede o fim do isolamento e o retorno ao trabalho em meio à pandemia, mesmo empresários de grande capital financeiro, significa que ‘eles/as sem nós não geram riquezas’. A força da produção está em nossas mãos, mentes e corações”, afirma.
E a entidade lembra do caráter inédito da data, sem manifestações de rua. “A memória do dia internacional das trabalhadoras e dos trabalhadores neste ano será em nossas casas, com nossas famílias e nas redes sociais para os que puderem acompanhar”, diz a Pastoral, ao criticar a “modernização neoliberal” no mundo do trabalho e lembrando que muitas famílias estão na informalidade, sem direitos e “sobrevivendo graças à solidariedade de outras pessoas”.


Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...