sexta-feira, 3 de abril de 2020

PE: Sobe para 10 o número de mortes por Covid-19; bebê de 1 mês está entre casos confirmados

         Com 30 novos casos, o estado tem agora 136 confirmações da doença. (Foto: Van Der Wal/ANP/AFP)

  Com 30 novos casos, o estado tem agora 136 confirmações da doença. 

(Foto: Van Der Wal/ANP/AFP)  

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou, nesta sexta-feira (3), um novo boletim atualizando o número de casos da Covid-19 em Pernambuco. Com 30 novos casos, o estado tem agora 136 confirmações da doença. Mais uma morte também foi registrada, elevando o número de óbitos para 10. De acordo com o balanço, 17 pacientes já se recuperaram.

O último óbito confirmado é de uma mulher de 51 anos, residente no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife (RMR). Ela foi atendida na UPA de Ipojuca no último dia 31. A paciente chegou a ser entubada, mas não resistiu. A mulher era fumante e já tinha, segundo a SES-PE, entradas anteriores na UPA por problemas respiratórios.

Dos 30 novos casos confirmados no estado, 17 são pacientes do sexo masculino e 13 mulheres, com idades entre 18 e 93 anos, além de um bebê de 1 mês. O menino apresentou sintomas gripais e foi levado ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), na área central do Recife, na última segunda (30). A criança foi encaminhada nesta manhã para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), apresentando bom estado de saúde. A mãe do menino não apresenta sintomas. O pai está em isolamento domiciliar.


Os casos confirmados em Pernambuco estão distribuídos por 14 municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ipubi, Aliança, Goiana. Há ainda ocorrências no arquipélago de Fernando de Noronha e de pacientes em outros estados e países. No momento, 45 pacientes estão internados, sendo 19 em UTI/UCI e 26 em leitos de isolamento. Outros 64 estão em isolamento domiciliar. 

Síndrome Respiratória

Desde o início do ano, Pernambuco registrou 253 casos confirmados para outros vírus de transmissão respiratória. Foram 132 casos de Influenza A; 60 de Influenza B; 45 de Influenza A(H1N1); seis casos de rinovírus; quatro testes positivos para outros tipos de coronavírus e três para outros vírus.

De janeiro a 3 de abril, o estado registrou 79 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), sendo 10 óbitos decorrentes de casos confirmados de Influenza A, seis de Influenza B e 10 positivos para Covid-19. Dez testes deram negativo para Covid-19 e ainda aguardam resultado para Influenza. Além desses, 42 testes deram negativo tanto para Covid-19 quanto para Influenza e ainda estão em investigação.

Ainda não existe uma vacina para o novo coronavírus, mas há imunização para evitar outras formas de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Desde o último dia 23, idosos e profissionais de saúde começaram a receber a vacina contra gripe. Eles são o público-alvo da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que foi antecipada em um mês.

Na primeira fase, Pernambuco tem uma população a vacinar de 1.148.115. O objetivo da antecipação é proteger os pernambucanos contra três vírus da influenza - A(H1N1), A(H3N2) e B -, evitando adoecimentos e, consequentemente, o impacto nos serviços de saúde neste momento da ocorrência de casos do novo coronavírus. (DP)





Blog do BILL NOTICIAS

 

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...