sexta-feira, 17 de abril de 2020

Decreto Governo de Pernambuco prorroga fechamento do comércio

                 Por: Luciana Morosini/DP
Supermercados são considerados comércio essencial e continuam funcionando.  (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Supermercados são considerados comércio essencial e continuam funcionando. 
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Com o objetivo de manter o isolamento social para combater a disseminação do coronavírus, o Governo de Pernambuco prorrogou, nesta sexta-feira, a suspensão das atividades do comércio não essencial no estado. As medidas ficam válidas até o final do mês de abril, quando as ações serão reavaliadas. O primeiro anúncio sobre o fechamento foi feito no dia 20 de março e o decreto começou a valer desde o dia 22 do mês passado.

No entanto, o comércio considerado essencial, como farmácias, supermercados, mercadinhos, padarias, casas de ração animal, depósitos de água e gás, bancos, casas lotéricas e postos de combustível, continua funcionando, porém com o cumprimento das regras adotadas para cada um. Hospitais e serviços de abastecimento de água,gás, energia e internet também seguem funcionando.

Também podem seguir funcionando oficinas mecânicas, lojas de assistência técnica, lojas de defensivo e insumos agrícolas, lavanderias, serviços urgentes de manutenção predial e prevenção de incêndio, atividades decorrentes de contratos de obras particulares que estejam relacionadas à situação de emergência e atividades prestadas por concessionários de serviços públicos.

No restrospecto das medidas adotadas para o comércio do estado, shoppings, bares e restaurantes foram os primeiros serviços a terem as atividades suspensas. O anúncio foi feito no dia 19 de março e começou a valer dois dias depois. Porém, os serviços de delivery de comida são permitidos em todo o estado. 

Para regras específicas, tanto a prefeitura do Recife quanto a de Olinda, adotaram medidas mais rígidas para supermercados, bancos e casas lotéricas nesta semana. Para os supermercados, é preciso limitar a 50% da sua capacidade a entrada de pessoas nos estabelecimentos, além de só poder usar um terço do estacioamento, só poder ter uma pessoa por veículo e só poder entrar uma pessoa por família na loja. As unidades devem disponibilizar álcool em gel a 70 na entrada e nos caixas. Já nos bancos e casas lotéricas a determinação é que as instituições devem controlar as filas dentro e também na área externa, para que o distanciamento de um metro entre as pessoas seja cumprido. 




Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...