sábado, 29 de fevereiro de 2020

Produção industrial na China tem queda recorde em razão do coronavírus

Employees at the Fiat SpA and Guangzhou Automobile Group Co. (GAC) manufacturing plant work on the production of Viaggio vehicles in Changsha, Hunan Province, China, on Thursday, June 28, 2012. Fiat, with two failed partnerships in China, returned to manu
Employees at the Fiat SpA and Guangzhou Automobile Group Co. (GAC) manufacturing plant work on the production of Viaggio vehicles in Changsha, Hunan Province, China, on Thursday, June 28, 2012. Fiat, with two failed partnerships in China, returned to manu (Foto: Leonardo Attuch)


PEQUIM (Reuters) - A atividade fabril na China se contraiu no ritmo mais rápido já registrado em fevereiro, ainda pior do que durante a crise financeira global, destacando os danos colossais causados ​​pelo surto de coronavírus na segunda maior economia do mundo.
O índice de gerentes de compras (PMI) oficial da China caiu para uma mínima recorde de 35,7 em fevereiro, ante 50,0 em janeiro, informou o governo no sábado (horário local). A marca de 50 pontos separa crescimento mensal de contração.
Analistas consultados pela Reuters esperavam que o PMI de fevereiro caísse a 46,0.
As sombrias leituras fornecem a primeira evidência rápida oficial do estado da economia chinesa desde o início da epidemia de coronavírus, que matou quase 3 mil pessoas na China continental e infectou cerca de 80 mil.
Os dados indicam que a interrupção econômica provocada pelo vírus provavelmente se estenderá a todo o primeiro trimestre de 2020, uma vez que o surto da doença causou restrições generalizadas de transporte e exigiu a adoção de difíceis medidas de saúde pública que paralisaram a atividade econômica.
   “Esperamos que o crescimento anual de todos os dados de atividade seja negativo em janeiro-fevereiro, já que a economia da China está severamente limitada desde 23 de janeiro”, disseram analistas da Nomura em nota após a divulgação dos dados, citando o prolongado feriado do Ano Novo Lunar e a lenta retomada dos negócios.
O Nomura agora espera que o crescimento no primeiro trimestre seja de 2% em relação ao ano anterior, enquanto a Capital Economics estima que a economia da China contrairá em termos anuais neste trimestre pela primeira vez desde pelo menos a década de 1990.
Um subíndice da produção manufatureira caiu para 27,8 em fevereiro, em relação a 51,3 de janeiro, enquanto a leitura de novos pedidos caiu para 29,3, ante 51,4 no mês anterior.
Analistas estão alertando que a disseminação do coronavírus para outros países afetará as cadeias de suprimentos globais e limitará a recuperação dos fabricantes chineses.

Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...