domingo, 9 de fevereiro de 2020

LUIZ FERNANDO POETA, UM POUCO DA SUA HISTÓRIA E SUA HOMENAGEM AO FREVO PERNAMBUCANO.

Luiz Fernando Poeta, Vencedor do Festival de Musica Carnavalesca em 2011
No centro da foto ele recebendo o Troféu de 1° lugar. 


Luiz Fernando Oliveira da Silva, conhecido como: ``Luiz Fernando Poeta,´´ é natural do Recife-PE, e atualmente reside em Petrolina. Funcionário da Compesa há 21 anos, e há 06 anos trabalha no laboratório da GNR/São Francisco.

Luiz Fernando Poeta, como é conhecido, têm 54 anos, casado há 30 anos, com: Aleni Rita da Silva Oliveira, natural de Surubim - PE, pai de duas lindas e maravilhosas filhas, são elas: Flávia Raquel da Silva Oliveira e Fernanda Paula da Silva Oliveira, e é avô de uma linda garota: Sophia César. 

Luiz Fernando Poeta e sua esposa  Aleni Rita da Silva Oliveira




Luiz Fernando Poeta



Esse grande artista recifense e defensor da Cultura Pernambucana, conhece mais do que ninguém, a origem da nossa cultura, principalmente quando se trata do FREVO. Ele é conhecido artisticamente como: Luiz Fernando Poeta, pois segundo ele, essa escolha foi dada pelos seus colegas da escola. 

Luiz Fernando Oliveira da Silva com suas filhas e neta


Na foto do bloco Lírico Boêmios da Boa Vista 
esta minha irma cantora Teresa Cristina e seu neto André.


Além do nosso amigo Luiz Fernando Poeta, temos mais duas artistas na família. Falo de suas duas irmãs que assim como ele, traz consigo o Dom Artístico. A cantora TEREZA CRISTINA, cantora sambista e intérprete do bloco lírico Boêmios da Boa Vista.
e a Professora Helena, que além de educadora e escritora, é formada em canto lirico e violão clássico, pelo Conservatório de Musica e Centro de Musica de Pernambuco.
HELENA D'LUCIA, é professora de música da educação infantil na região metropolitana do Recife, e na foto abaixo o registro do lançamento do seu livro"QUEM ME DER UM BEIJA-FLOR...

HELENA D'LUCIA

Sua filha Flavia e a neta Sophia


Aos 16 anos de idade, descobriu o dom de recitar poesia. Na época surgiu um concurso de antologias poéticas e ele não pensou duas vezes, fez alguns versos e logo se inscreveu. Para sua surpresa, recebeu a noticia de que sua poesia tinha sido selecionada, e no ano de 1985, sua poesia foi publicada junto a outros versos, no livro chamado de: Antologia Poética de Cidades Brasileiras. 

Este ano tive o prazer de conhecer aqui em Petrolina, essa grande figura da cultura Pernambucana. Um grande Poeta, escritor e compositor, que não para de compor e já acumula quase 40 musicas, na maioria delas está o Frevo. 

Em nossa conversa, o mesmo me falava que tem cinco amores em sua vida, é isso mesmo gente cinco amores. Mas não é nada do que vocês estão pensando não. Na verdade os cinco amores na vida do Luiz Fernando Poeta são: O amor a Deus em primeiro lugar, pois sem ele nada é possível, o amor incondicional a sua família, amor aos seus estudos, ao seu trabalho, e a cultura Pernambucana.

Luiz Fernando Poeta é Técnico em Química formado na Escola Técnica, Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), Graduado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Pós Graduado em Metodologia do ensino da Química. 

Além da Compesa, ele esta como professor de Química na Escola Professora Wzely Cunha Coelho Amorim, no Projeto Senador Nilo Coelho. Diga se de passagem, vem desempenhando um excelente trabalho. Luiz Fernando Poeta, e um defensor nato da cultura Pernambucana, e o mesmo é autor de varias obras como: Pernambuco do Meu Coração, Meu Carnaval Olindense, Pernambuco e Bahia, Palavras de Um Jovem Sonhador e muitas outras.

Luiz Fernando Poeta: Na  Escola Professora Wzely Cunha Coelho Amorim, 
no Projeto Senador Nilo Coelho, onde leciona atualmente.


Ele já ganhou vários prêmios, em 2011 participou do Festival de Musica Carnavalesca do Recife, e recebeu o Troféu de 1° Lugar. Esse artista é de um talento inacreditável. Segundo ele, sua vinda para Petrolina, não foi em vão. Pois o mesmo tem um grande objetivo, criar um projeto que estimule o ensino da cultura Pernambucana em Petrolina, e com o tempo, pretende abranger todas as regiões do estado.

Frevo


Ele é autor de varias obras como: Pernambuco do Meu Coração, Meu Carnaval Olindense, Pernambuco e Bahia, Palavras de Um Jovem Sonhador e muitas outras. Para que possamos conhecer mais das obras desse grande Poeta, escritor e compositor Pernambucano, é só acessar o site: https://www.recantodasletras.com.br/, lá se encontra um grande acervo relacionado às suas criações artísticas.  

Em relação ao seu futuro projeto para Petrolina, Luiz Fernando Poeta, pretende ir mais longe, pois com a criação do referido projeto, e as parcerias com o poder público e a iniciativa privada, e todos os amigos, tem tudo para ser um marco histórico em Pernambuco.

A ideia é do projeto é começar aqui por Petrolina, cidade do Sertão do Vale do São Francisco. Inclusive o Projeto já tem até nome, vai se chamar: PERNAMBUCO TEM VALOR.


Hoje 09 de fevereiro Dia do Frevo

Veja a linda homenagem que o nosso amigo Luiz Fernando Poeta, fez para comemorar essa data histórica para o Frevo Pernambucano.



ESSA FOI A MINHA 1ª GRAVAÇÃO DE FREVO EM 2007
A MINHA HOMENAGEM A CIDADE NATAL. 
(Homenagem aos 476 anos de Recife)


Música : Meu Recife Dourado
Composição de Luiz Fernando Poeta;
Execução: Orquestra 100% Mulher , de Carmem Pontes;
Cantora: Ilana Ventura;
categoria :frevo canção;
Premiação: melhor cd de frevo no ano 2010 segundo a ACINPE, Associação dos compositor e interprete de Pernambuco.

Orquestra Frevo Carranca
Instagram: orquestra.fc

Luiz Fernando Poeta: Orquestra  frevo  Carranca
No River Shopping  ontem a tarde



A composição  Meu Carnaval  Olindense encontrasse  nas plataformas  digitais: SPOTIFY,  Deezer , etc.















Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...