sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

ESTUDO - MG: Substância encontrada em cerveja já causou várias mortes pelo mundo

De acordo com a Polícia Civil, em lotes de uma cervejaria foram detectadas a substância tóxica que pode ter levado à intoxicação de oito pessoas em MG


               Por:Estado de Minas
Foto: Marcos Vieira/EM

A substância dietilenoglicol, encontrada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em lotes da cerveja Belorizontina e que pode ter dado início a uma doença misteriosa no estado, já provocou desastres pelo mundo. Em 2009, por exemplo, autoridades de Bangladesh encontraram vestígios do produto químico tóxico em um xarope de paracetamol que teria matado 24 crianças.
À época, as crianças, que tinham entre 11 meses e três anos, morreram devido a problemas renais depois de terem consumido uma marca de xarope de paracetamol. Em novembro de 2008, bebês começaram a morrer na Nigéria após desenvolverem febres e vômitos. As investigações revelaram que todos haviam tomado um medicamento chamado "My Pikin Baby", uma mistura de dentição contaminada com dietilenoglicol. 
O veneno causou a morte de pelo menos 84 crianças entre dois meses e sete anos. O governo nigeriano localizou o dietileno glicol em um revendedor de produtos químicos não licenciado, que o vendeu a um fabricante farmacêutico local. Em 1990, outro caso na Nigéria abalou o país. Naquele ano, 47 crianças foram internadas no hospital universitário Jos University, com anúria, febre e vômito. As crianças mais tarde desenvolveram insuficiência renal e morreram. 

Todas as crianças receberam xarope de acetaminofeno para tratar infecções respiratórias superiores relacionadas à malária. Depois que os médicos identificaram um xarope suspeito de paracetamol, as amostras foram enviadas para os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nos EUA. Esse incidente encorajou o governo nigeriano a desenvolver diretrizes de controle de qualidade farmacêutica. A substância também já provocou mortes na Argentina, Espanha e Índia. 






Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...