quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

CHUVAS Chuvas intensas continuam no Agreste e Sertão Pernambucano, alerta Inmet

O instituto emitiu um comunicado na manhã desta quinta-feira (24) alertando sobre o perigo potencial trazido pelas chuvas
Nuvens de chuva em São Bento do Una, em Pernambuco
Nuvens de chuva em São Bento do Una, em PernambucoFoto: Reprodução/Climatempo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo comunicado na manhã desta quinta-feira (23) alertando sobre a continuidade das chuvas intensas nessas regiões até a manhã da sexta (24).

De acordo com o instituto, as áreas afetadas podem receber um volume de chuvas que varia entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos que podem chegar até os 60 km/h. A depender da intensidade das chuvas, há também o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Segundo a meteorologista do Inmet Dayse Moraes, as chuvas que atingem o Agreste e o Sertão são decorrentes de uma associação entre os sistemas do cavado de altos níveis e a alta da Bolívia. “Os sistemas juntos causam divergência do vento em altos níveis e consequentemente convergência em baixo níveis, resultando na instabilidade nos Sertões e Agreste pernambucanos, além do começo da pré estação chuvosa nos estados do Ceará e Piauí, que devido a proximidade territorial acaba trazendo as chuvas para as regiões afetadas", contou. 
O cavado de altos níveis é uma região alongada de relativa pressão atmosférica baixa, e a alta da Bolívia é um anticiclone que ocorre na alta troposfera no verão sobre a América do Sul. Por: Portal FolhaPE.
Confira algumas instruções do Inmet para caso sua cidade seja uma das atingidas pelas fortes chuvas:

- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;

- Caso a situação fuja do seu controle ou você necessite de mais informações, entre em contato com à Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).







Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...