sábado, 2 de novembro de 2019

ELEIÇÕES Diferentemente de Bolsonaro, Trump parabeniza Alberto Fernández

  Por: Folha Press
Trump também teria dito ao argentino que havia instruído o FMI "para ajudar a Argentina. "Não hesite em me ligar", disse Trump (Foto: Nicholas Kamm / AFP)
Trump também teria dito ao argentino que havia instruído o FMI "para ajudar a Argentina. "Não hesite em me ligar", disse Trump (Foto: Nicholas Kamm / AFP)


O presidente dos EUA, Donald Trump, telefonou na tarde desta sexta-feira (1º) para o presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, para felicitá-lo por sua vitória nas eleições do último domingo (27).

Segundo a assessoria de imprensa de Fernández, Trump teria dito: "Parabéns pela vitória, assistimos pela televisão. Você vai fazer um trabalho fantástico. Espero poder conhecê-lo imediatamente. Sua vitória foi comentada no mundo todo."

Trump também teria dito ao argentino que havia instruído o FMI (Fundo Monetário Internacional) "para ajudar a Argentina. "Não hesite em me ligar", disse Trump.

Fernández agradeceu e afirmou esperar ter uma relação "madura e cordial" com o americano e que "a Argentina está numa situação muito complexa e precisa de ajuda".

Fernández foi eleito com 48,04% dos votos válidos, vencendo Mauricio Macri, que deixou a Argentina em um cenário de crise e pobreza crescente.

Mais cedo nesta sexta, o presidente Jair Bolsonaro -aliado de Donald Trump- disse que não iria à posse de Fernández em 10 de dezembro. Sua fala arrancou aplausos de apoiadores que o esperavam na porta da residência oficial da Presidência.

O mandatário brasileiro ainda não cumprimentou o kirchnerista, diferentemente de outros líderes da região, como o centro-direitista Sebastián Piñera, do Chile, também seu aliado. Bolsonaro também afirmou que lamentava a eleição de Fernández. 

"Não pretendo parabenizá-lo. Agora não vamos nos indispor. Vamos esperar o tempo para ver qual a posição real dele na política. Porque ele vai assumir, vai tomar pé do que está acontecendo, e vamos ver qual linha que ele vai adotar", afirmou na segunda (28).

No dia da votação, Fernández postou uma foto em uma rede social fazendo o sinal de Lula livre, o que Bolsonaro considerou uma afronta à democracia.

Desde o começo de maio, o brasileiro apoiou abertamente a candidatura de Mauricio Macri, e apelou à população argentina para que não votasse na esquerda. 

Antes da visita oficial de Bolsonaro à Argentina, em junho, o vice Hamilton Mourão disse que uma possível volta do kirchnerismo preocupava o governo, pois poderia trazer problemas de relacionamento entre os países.

Desde que assumiu o governo, em janeiro, Bolsonaro tenta passar ao cenário internacional uma imagem de proximidade com Trump. Ele já foi aos EUA três vezes e pensa encerrar 2019 com uma quarta visita.

A ideia seria reforçar a imagem de parceria com o norte-americano no momento em que se intensifica o isolamento do Brasil na condução de sua política externa.

Em setembro, o presidente brasileiro disse "I love you" a Trump, durante viagem à Nova York para a Assembleia Geral da ONU. O norte-americano respondeu: "Bom te ver de novo".





Blog do BILL NOTICIAS

ÓLEO NO LITORAL - Pernambuco tem 66 casos suspeitos de intoxicação por contato com petróleo

Os pacientes apresentaram apenas sintomas leves como dor de cabeça, náuseas, falta de ar, tontura e diarreia

  Por: Portal FolhaPE
Criança suja de óleo
Criança suja de óleoFoto: Caio Danyalgil/Folha de Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, nesta quinta-feira (31), que desde o dia 18 de outubro, 66 casos de suposta intoxicação devido ao contato com o petróleo que atingiu as praias nordestinas foram notificados e estão sendo investigados pelas equipes de Vigilância em Saúde.
Das 66 ocorrências, 26 são relacionadas à exposição no município do Cabo de Santo Agostinho, 18 em São José da Coroa Grande, seis em Ipojuca, duas na Ilha de Itamaracá, uma em Paulista e duas no litoral de Alagoas (Maceió e Maragogi). Outras 11 notificações constam sem informação do local de exposição.
Os pacientes apresentaram apenas sintomas leves como dor de cabeça, náuseas, falta de ar, tontura e diarreia. Todos receberam atendimentos ambulatoriais sem precisar de hospitalização. A maioria das pessoas que foram atendidas eram do sexo masculino e a predominância foi de jovens e adultos, entre 19 e 59 anos. Seis eram menores de 18 anos.
Além dos casos que já foram atestados, outros 35 estão sendo analisados pelos municípios e tendo mais informações coletadas, pois as fichas de notificação não apresentam elementos suficientes para caracterizá-los como intoxicação pelo petróleo.
“Estamos fazendo um trabalho de revisão e análise criteriosa das informações de todos os casos registrados, já que há ocorrência de casos difusos, alguns sem nenhuma relação com intoxicação devido ao petróleo, e outros com sinais e sintomas mais relacionados aos danos provocados pela exposição excessiva ao sol e até dores musculares por causa da atividade física de recolher o material das praias”, afirmou o coordenador do Centro de Informações Estratégicas da Vigilância em Saúde (Cievs), George Dimech.
O Ministério da Saúde, por meio do Boletim Epidemiológico 32, divulgado nesta quinta-feira (31), avalia que, neste momento, as evidências consolidadas sugerem que o impacto da substância para a saúde pública é baixo.
Segundo o coordenador, as pessoas que tiveram contato com o óleo nos últimos dias e apresentam os sintomas devem ir ao serviço de saúde mais acessível.
O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox), que funciona como uma central telefônica, está à disposição da população e dos profissionais de saúde para sanar dúvidas e prestar orientações sobre os casos de intoxicações. O contato pode ser feito por meio do telefone 0800.722.6001.


Blog do BILL NOTICIAS

"O Brasil acabou", diz Felipe Neto, após Bolsonaro confessar obstrução no caso Marielle

"É o caos. É o fim. Se nada acontecer dps disso, acabou a justiça", postou Felipe Neto, um dos principais comunicadores do Brasil, após Jair Bolsonaro confessar que recolheu as gravações do condomínio onde mora, após a morte da vereadora Marielle Franco, em que as milícias ligadas a sua família aparecem como suspeitas


247 – O youtuber Felipe Neto, um dos principais comunicadores do Brasil, ficou estarrecido com a confissão feita hoje por Jair Bolsonaro sobre ter obstruído as investigações sobre a morte da ex-vereadora Marielle Franco. Confira o tweet de Felipe e saiba mais sobre o caso:
247 - Jair Bolsonaro afirmou a um grupo de jornalistas que interferiu diretamente nas investigacões sobre a morte da ex-vereadora Marielle Franco, ao pegar a gravação na portaria de seu condomínio para que não fosse adulterada. Recentemente, um dos suspeitos de assassinar Marielle Franco, Élcio Queiroz, teve entrada liberada na casa de Jair Bolsonaro na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, depois de dizer que iria na casa 58 – a de Jair Bolsonaro – e não a de Ronnie Lessa, outro suspeito do assassinato.
"Nós pegamos, antes que fosse adulterada, ou tentasse adulterar, pegamos toda a memória da secretária eletrônica que é guardada há mais de ano. A voz não é a minha", declarou Bolsonaro, numa confissão que revela sua interferência direta no caso.

Blog do BILL NOTICIAS

TCE questiona licitação de 2 milhões da Prefeitura de Petrolina por ‘estimativa inicial superestimada’

   Via:Santanavinicius


O conselheiro Carlos Neves, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), determinou que o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), retenha pagamentos em licitação da Prefeitura de Petrolina para aquisição de material bibliográfico, destinado a rede municipal de ensino.
A decisão do relator, Carlos Neves, foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (1).
“O orçamento estimativo do certame não evidencia a composição dos custos. Os descontos obtidos da empresa vencedora podem ter sido oferecidos a partir de uma estimativa inicial superestimada. O preço unitário dos itens é significativamente superior ao parâmetro adotado pela auditoria advindo de aquisição assemelhada a dos autos”, disse Carlos Neves, na decisão.
Para a empresa vencedora, segundo a decisão do TCE, foi “adjudicado itens reservados pelo edital para microempresas, empresas de pequeno porte e microempresários quando ela não detém tais qualificações”.
O relator disse que “as informações apresentadas pela Prefeitura de Petrolina não conseguiram justificar, satisfatoriamente, os fatos apontados pela auditoria”.
O comando final de Carlos Neves foi para que o prefeito “limite o pagamento à empresa contratada aos valores calculados pela auditoria, correspondente a R$ 2.141.872,40 até que haja justificativa inequívoca da Administração acerca dos valores contratados”.
A decisão monocrática de Carlos Neves ainda será avaliada pela Segunda Câmara do TCE, após a defesa da gestão de Petrolina.


Blog do BILL NOTICIAS

HOMOFOBIA PM e outros dois homens são presos por tentativa de homicídio após beijo gay

   Por: FolhaPress
Por causa dos ferimentos, vítima perdeu o baço, teve um pulmão perfurado e escapou por pouco da morte (Reprodução )
Por causa dos ferimentos, vítima perdeu o baço, teve um pulmão perfurado e escapou por pouco da morte (Reprodução )

A Polícia Civil de Camaçari (BA) prendeu na sexta-feira (1º) três homens suspeitos de tentativa de homicídio motivada por homofobia contra o ajudante de cozinha Marcelo Macedo dos Santos, 33, agredido fisicamente e atingido por quatro tiros no braço e no abdômen após beijar um homem no bar onde estava entre amigos, no último dia 20. 

Entre os presos está o policial militar Fredson Silva de Castro. Os outros dois suspeitos são Maurício Ferreira de Jesus e José Carlos Novaes Souto Seto. Fredson ficará no 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari e Maurício e José Carlos foram encaminhados para o sistema prisional.

Por causa dos ferimentos, Marcelo perdeu o baço, teve um pulmão perfurado e escapou por pouco da morte. A tentativa de homicídio motivou uma mobilização de familiares e amigos para cobrar agilidade na investigação.

O ajudante de cozinha lembra que a violência começou após uma troca de beijos, seguida por carícias no braço do namorado. Um dos agressores levantou da mesa onde estava e questionou Marcelo, dizendo que o bar estava "cheio de pais de família". Em seguida, começaram as agressões e depois vieram os tiros. 

"Não estávamos fazendo nada de explícito. Eles também trocaram beijos com as moças que estavam com eles. É a mesma coisa", disse. 

Marcelo ficou internado no Hospital Geral de Camaçari até a semana passada e agora se recupera em casa. 




Blog do BILL NOTICIAS

ÓLEO NO LITORAL Petroleiro grego nega envolvimento em mancha de óleo no Brasil

O navio, que fazia o trajeto da Venezuela à Malásia, 'chegou a seu destino sem problemas e descarregou toda a carga sem perdas', afima a empresa gestora Delta Tankers Ltda

  Por: AFP
Navio grego Bouboulina, da Delta Tankers Ltd,
Navio grego Bouboulina, da Delta Tankers Ltd,Foto: Reprodução

A empresa gestora Delta Tankers Ltd, do petroleiro grego Bouboulina, "principal suspeito", segundo autoridades brasileiras, pelo vazamento de petróleo no litoral nordeste do país, negou neste sábado estar envolvida na poluição.

O navio, que fazia o trajeto da Venezuela à Malásia, "chegou a seu destino sem problemas e descarregou toda a carga sem perdas", afirma um comunicado da empresa.
"Não há evidências de que o navio parou, realizou qualquer tipo de operação STS (de navio para navio), sofreu algum vazamento, ou desviou-se de sua rota, em seu caminho da Venezuela para Melaka, na Malásia", afirma a empresa.
A companhia de navegação, com sede em Atenas, disse ter realizado "uma investigação completa do material das câmeras e sensores que todos os nossos navios carregam como parte de nossa política de segurança e respeito ao meio ambiente".
A Delta Tankers explicou que o "Bouboulina" saiu da Venezuela em 19 de julho e "foi diretamente, sem parar em nenhum outro lugar, para Melaka, na Malásia, onde descarregou sua carga total sem perdas".
Antes, autoridades gregas afirmaram, neste sábado, que, no total, cinco navios, incluindo um grego, eram suspeitos da mancha de óleo que polui mais de 2.000 km de litoral no Nordeste do Brasil.
"Investigações realizadas no Brasil mostraram que cinco navios de diferentes países são suspeitos, incluindo um grego", disse à AFP um chefe da assessoria de imprensa da polícia portuária grega, subordinada ao Ministério da Marinha Mercante.
A fonte, que solicitou anonimato, não divulgou os nomes dos navios ou a quais empresas pertencem, apenas enfatizou que "as autoridades gregas realizarão verificações escrupulosas se esses navios atracarem em um porto do país", sem fornecer mais informações sobre o assunto.
Nesta sexta-feira, autoridades brasileiras anunciaram que o "Bouboulina", um navio-tanque de bandeira grega, era o "principal suspeito" da mancha negra.
A primeira mancha foi identificada em 29 de julho, a cerca de 700 km do litoral da Paraíba, enquanto os primeiros rastros de petróleo chegaram em terra no dia 30 de agosto. Desde então, sua origem é um mistério.
O Ministério da Defesa, a Marinha e a Polícia Federal brasileiros explicaram ontem, em declaração conjunta, que identificaram graças a dados de satélite o navio de bandeira grega que estava transportando petróleo bruto de um terminal de petróleo na Venezuela e se dirigia para a África do Sul.
Autoridades brasileiras ainda tentam determinar se o derramamento foi "acidental ou intencional", e pediram "a cooperação internacional através da Interpol", segundo a Polícia Federal.
O site G1 acompanhou a jornada do navio grego "Bouboulina", atualmente na África do Sul: depois de permanecer nos Estados Unidos por quatro dias devido a problemas técnicos, ele reabasteceu na Venezuela, antes de continuar para a Malásia e, depois, para a África do Sul.

Por seu lado, a polícia portuária grega indicou que os cinco navios suspeitos "deixaram o Brasil", mas não especificaram seu destino.



Blog do BILL NOTICIAS

Após discussão por conta de acidente de trânsito, homem desaparece em Petrolina e família busca notícias

   Via:Carlos Britto
Foto: reprodução


Encontra-se desaparecido em Petrolina, desde a noite de ontem (1), um homem identificado por Eugênio Bispo da Silva. Segundo informações, ele conduzia um Volkswagen Polo cor prata, placa KKL-7565, e se envolveu num acidente de trânsito com uma motocicleta na Avenida dos Tropeiros, por volta das 22h.
Após o acidente teria ocorrido uma discussão entre ele e o condutor da moto, com agressões verbais e ameaças por parte deste último. Eugênio, então, deixou o local, mas foi perseguido pelos familiares do motociclista, os quais estavam numa caminhonete ainda não identificada.
Desde então a família de Eugênio não tem notícias do seu paradeiro. Qualquer informação pode ser repassada para os seguintes contatos: (87) 9 8156-6751/(87) 9 8828-6515.


Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...