quinta-feira, 10 de outubro de 2019

PROTESTO Prefeito que descumpriu promessas eleitorais é amarrado e arrastado por carro

  Por: Estado de Minas
Jorge Hernández está sendo cobrado por obras de infraestrutura na cidade que governa, no sudeste do país, com população de cerca de 500 pessoas - Foto: Reprodução//Twitter/Câmera de segurança.
Jorge Hernández está sendo cobrado por obras de infraestrutura na cidade que governa, no sudeste do país, com população de cerca de 500 pessoas - Foto: Reprodução//Twitter/Câmera de segurança.


Um prefeito no México foi alvo de um protesto violento de habitantes da cidade que administra.

Jorge Luis Escandón Hernández foi amarrado à traseira de um carro e arrastado pelas ruas de Las Margaritas, que fica no sudeste do país, no estado de Chiapas, a mais de 1.000 km da capital.

A causa da barbaridade foi a revolta popular contra o não cumprimento das promessas que Hernández fez durante a campanha eleitoral.

Pior: não foi a primeira vez. Em uma ocasião anterior, manifestantes invadiram o gabinete do alcaide, mas não o encontraram no local de trabalho.

Entre as promessas ainda não cumpridas, estão o conserto de uma estrada e o fornecimento regular de eletricidade e água potável para a comunidade.

Um tempo depois de ser arrastado, a  polícia conseguiu libertar o prefeito, que não teve ferimentos graves e ainda teve coragem pra ir a uma praça da cidade dizer que não está com medo das ameaças. 

Amarrado a una camioneta, habitantes de la comunidad Santa Rita Invernadero arrastran al alcalde de Las Margaritas, Jorge Luis Escandón. Vía @PortavozChiapas . pic.twitter.com/KAWle3ZXhk
— José Juan Balcázar (@jjconfines) 8 de outubro de 2019





Blog do BILL NOTICIAS

Curso de Técnico em Alimentos do SENAI Petrolina recebe nota máxima em Avaliação de Desempenho realizada pelo SENAI Nacional

  Via:Santanavinicius

O SENAI Pernambuco conquistou o 1º lugar nacional no Índice de Desempenho da Avaliação Profissional, criado pelo SENAI Nacional para analisar os cursos técnicos oferecidos pela instituição em todo o País.
O resultado leva em consideração o desempenho obtido por estudantes em atividades teóricas e práticas, realizadas entre maio e junho. Em Pernambuco, as provas foram aplicadas para 309 estudantes matriculados em dez cursos técnicos oferecidos por sete escolas, incluindo o SENAI Petrolina, um dos destaques dessa edição. No total, 100% dos alunos do curso Técnico em Alimentos obtiveram desempenho “adequado” ou “avançado”, tanto nas provas teóricas quanto nas práticas.
A Avaliação de Desempenho de Estudantes é uma das principais dimensões do Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP) e é realizada duas vezes por ano. Os cursos e as respectivas unidades ofertantes a serem avaliados a cada semestre são escolhidos por amostragem. A avaliação é feita a partir da aplicação tanto de provas objetivas quanto de provas práticas. Participam da parte teórica todos os estudantes que já tenham concluído, pelo menos, 80% da carga horária do curso. Já para a avaliação prática são selecionados parte dos estudantes que realizou a avaliação objetiva.
No SENAI Petrolina, 24 alunos fizeram a prova teórica, dos quais quatro atingiram o resultado “adequado” e 20, o resultado “avançado”. Destes, 11 estudantes foram selecionados para a prova prática e todos obtiveram o resultado “avançado”.
De acordo com o gestor regional do Sistema FIEPE, Flávio Guimarães, este resultado mostra que estão no rumo certo as práticas de ensino e aprendizado adotadas pelo SENAI Petrolina.
 “Soma-se a isso uma atuação de profissionais de formação diferenciada e uma excelente estrutura tecnológica. Estamos muito felizes com este resultado e com a convicção do pleno comprometimento de nossa missão institucional”, concluiu.

Blog do BILL NOTICIAS

Bolsonaro veta projeto que estabelecia prazo para rede de saúde notificar casos de violência contra mulher

(Foto: Marcos Corrêa/PR | Agência Senado)

Jair Bolsonaro vetou um projeto de lei que a rede de saúde pública e privada notificasse à polícia em um prazo máximo de 24 horas os casos de violência contra a mulher. Em uma mensagem enviada ao Congresso, Bolsonaro justificou o veto alegando que os ministérios da Saúde e da Mulher, Família e Direitos Humanos haviam se manifestado contra o projeto.
Segundo reportagem do jornal O Globo, os ministérios teriam recomendado o veto sob a justificativa de que "a proposta contraria o interesse público ao determinar a identificação da vítima, mesmo sem o seu consentimento e ainda que não haja risco de morte, mediante notificação compulsória para fora do sistema de saúde, o que vulnerabiliza ainda mais a mulher".
De acordo com o projeto, a notificação seria empregada para a adoção de “providências cabíveis e para fins estatísticos". A legislação atualmente em vigor já determina a notificação, mas não estabelece prazos e nem inclui os casos com indícios de violência, abordando somente os casos confirmados, além de não direcionar que a informação seja encaminha à polícia. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

PERNAMBUCO Em Caruaru, Paulo Câmara lança Programa de Crédito Popular

  Folhape
om taxas de juros reduzidas, a iniciativa beneficiar cerca de 40 mil pequenos empresários de Pernambuco
Com taxas de juros reduzidas, a iniciativa beneficiar cerca de 40 mil pequenos empresários de Pernambuco
Foto: Heudes Regis

Com o objetivo de promover a geração de emprego e renda em Pernambuco, o governador Paulo Câmara lançou, nesta quinta-feira (10), o Programa Crédito Popular, que disponibilizará linhas de financiamento de até R$ 3 mil para cerca de 40 mil empreendedores formais e informais de todas as regiões do Estado. O diferencial do programa é uma linha de crédito com juros a partir de 1,49%, mais competitivos que os do mercado e que podem ser pagos em até 12 meses.

Além disso, o financiamento é menos burocrático, uma vez que o crédito poderá ser liberado em até três dias, permitindo que as pessoas tenham acesso aos recursos de forma rápida e simples. A expectativa é de que a iniciativa movimente cerca de R$ 120 milhões, gerando aproximadamente 80 mil empregos diretos e indiretos até 2022.

“Viemos até Caruaru hoje para lançar um programa voltado para o futuro de Pernambuco: o Crédito Popular, que vai oferecer alternativas que podem fazer a diferença na vida das pessoas e que dialogam e ampliam o raio de atuação em favor dos que mais precisam. Estamos em uma crise que insiste em criar um ambiente desfavorável para que as coisas possam acontecer. Por isso, tenho me esforçado para trazer para Pernambuco oportunidades como essa, que dá condições às pessoas que já têm na cabeça ou já em execução seu pequeno negócio, de investirem ou melhorarem e, dessa forma, gerarem mais emprego e renda para Pernambuco”, afirmou Paulo Câmara.

O governador afirmou que 75 pessoas da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), encarregada de gerenciar o projeto, estarão em todo o Estado, realizando orientações financeiras. “São pessoas preparadas para ajudar, para que o povo tenha a oportunidade de empreender, melhorar seu negócio e sonhar em ter uma condição de vida melhor”, completou.

O programa funcionará da seguinte forma: os agentes de crédito da AGE visitarão os estabelecimentos comerciais e empreendedores individuais para identificar potenciais clientes, mas também é possível fazer o caminho inverso, ligando para a AGE para pedir mais informações sobre o Crédito Popular, através do Disque AGE, no número 0800 0818081, ou consultar o site www.age.pe.gov.br.

De acordo com Marcelo Barros, presidente da AGE, a falta de dinheiro é uma preocupação de quem quer iniciar ou ampliar um negócio. Durante o evento, ele apresentou uma pesquisa indicando que o número de pessoas que trabalham por conta própria passou para 24,3 milhões em agosto deste ano, contra 22 milhões do mesmo período em 2015. “Nessa perspectiva, lançamos o Crédito Popular, favorecendo o pernambucano que quer empreender. Além disso, o governador está cumprindo sua palavra ao criar esse programa”, afirmou.

Para o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, não restam dúvidas de que o programa irá gerar emprego e renda para os pernambucanos. “Além dos 80 mil empregos estimados, vamos conseguir criar ainda mais postos de trabalho, estimulando a cadeia produtiva”, explicou. Após dialogar com responsáveis por diversos arranjos produtivos no Estado, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, viu a necessidade de assegurar microcrédito dos empreendedores. “Um eixo forte da Missão Desenvolvimento é entender a situação e transformar os pleitos em políticas públicas que fortaleçam essas cadeias”, disse.

Dona de uma lanchonete em Caruaru, Aline Chalegre, de 30 anos, foi uma das primeiras pessoas a se cadastrar, ainda durante o evento, para fazer parte do Crédito Popular. Para ela, o programa será um impulsionador para os pequenos empresários de todo o Estado investirem ainda mais nos seus negócios. “O movimento vem aumentando, então já estávamos pensando em ampliar a lanchonete. O Crédito Popular veio na hora certa, vamos conseguir realizar mais esse sonho e, possivelmente, aumentar a renda da família”, comemorou. Já Paula Dias, 45, também moradora de Caruaru, vende doces e salgados em frente à sua casa, mas sempre pensou em montar um espaço físico para comercializar os quitutes. “Agora, não tenho dúvida de que vou conseguir ter meu próprio negócio”, comemorou.




Blog do BILL NOTICIAS

SAÚDE Saúde visual da criança e aumento da miopia preocupam oftalmologistas

Ele destacou que, “felizmente”, os pediatras e as escolas estão ajudando os oftalmologistas, e as crianças estão começando a ter avaliações um pouco mais precoces

  Por: Agência Brasil
Saúde dos olhos
Saúde dos olhosFoto: Arquivo/Agência Brasil


A saúde visual da criança e o aumento "alarmante" dos casos de miopia estão entre as principais preocupações dos oftalmologistas no Brasil. Nesta quinta-feira (10) comemora-se o Dia Mundial da Visão.
Segundo o médico César Lipener, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o desenvolvimento visual ocorre nos primeiros anos de vida, e a visão atinge a maturidade entre 5 e 6 anos de idade.
“Quando não existe um exame mais precoce, muitas vezes, a criança pode ter algum problema. A criança não se queixa, os pais não percebem, e essa avaliação, quando não é feita a tempo, pode acarretar sequelas ou dificuldades que a criança vai acabar levando para o resto da sua vida”, disse Lipener, em entrevista à Agência Brasil.
De acordo com Lipener, as crianças devem fazer uma avaliação oftalmológica de preferência na idade pré-escolar porque, muitas vezes, os pais não percebem suas dificuldades ou têm a falsa impressão de que elas enxergam bem. “Se houver alguma coisa que chame a atenção, uma hereditariedade muito importante, pais com estrabismo ou com alto grau, a consulta deve ser mais precoce ainda, até no primeiro ano de vida”, afirmou o médico.
Ele destacou que, “felizmente”, os pediatras e as escolas estão ajudando os oftalmologistas, e as crianças estão começando a ter avaliações um pouco mais precoces. O principal, entretanto, é a conscientização dos pais sobre a necessidade da consulta oftalmológica precoce.
Miopia
Segundo Lipener, o número de pessoas míopes vem aumentando em todo o mundo. Ele citou estudos que relacionam a atividade visual de perto com o aumento dos casos da doença, vinculado ao uso de telas de computadores, tablets e smartphones e lamentou que hoje as crianças comecem a manipular esses aparelhos cada vez mais cedo. “Essa é outra preocupação desestimular o uso intenso e precoce de tais aparelhos, trocando-os por atividades ao ar livre. É um fator que, no mundo inteiro, mostrou-se eficaz para diminuir a evolução da miopia. A gente até brinca que, hoje, a chupeta é o celular”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, em 2020, a miopia atingirá cerca de 35% da população mundial. As projeções indicam que, em 2050, o percentual chegue a 52%.
No Brasil, o Instituto Data Popular estima que mais de 20 milhões de pessoas tenham problemas de visão, o que corresponderia a cerca de 10% da população. Em muitos casos, isso ocorre porque as pessoas não têm acesso a óculos de grau.
Atualmente, a miopia acomete uma em cada três pessoas no mundo, tornando-se o erro de refração com mais necessidade de prescrição, segundo a OMS. Na Ásia, 90% dos jovens de 20 anos de idade já são míopes, informou Lipener. “A ideia é retardar a evolução [da miopia] e evitar complicações como problemas degenerativos e de retina. Se conseguirmos atrasar a evolução um pouquinho, já teremos um ganho considerável.”
No Brasil, estima-se que 80% das crianças em idade escolar nunca fizeram exames oftalmológicos. De acordo com Lipener, a miopia é um problema que tende a progredir com o passar dos anos e pode ter como consequência prejuízos no aprendizado ou falta de socialização da criança. “O diagnóstico é simples, e atualmente existem opções de tratamento que podem ajudar a retardar a progressão da miopia.”
Outro problema é a visão subcorrigida, quando a pessoa usa óculos incorretos, ou não os usa quando necessário. O hábito de fazer exames oftalmológicos deve ser estendido da infância até a vida adulta, incorporando-se à rotina de cuidados com a saúde. O site Put Vision First (Ponha a Visão em Primeiro Lugar), lançado mundialmente, traz informações para o público leigo e destaca a necessidade de uma rotina de cuidados e de visitas regulares ao médico oftalmologista.
Refugiados
Parte da programação do Dia Mundial da Visão, o projeto Como Você Vê o Mundo, destinado à população que precisa de cuidados oculares, mas não pode pagar pelo serviço, entrega hoje 107 óculos a pessoas inscritas no Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio da Cáritas do Rio de Janeiro. A iniciativa resulta de parceria entre os institutos Ver & Viver e Nissan. O projeto foi lançado em 2015 e já beneficiou mais de 30 mil crianças e jovens em todo o Brasil, oferecendo também óculos a mais de 3,5 mil motoristas profissionais.
A diretora do Instituto Ver & Viver, Sandra Abreu, disse à Agência Brasil que esta é a primeira vez que a organização distribui no Rio de Janeiro óculos para correção visual a refugiados de várias procedências. Ela informou que a extensão desse atendimento para outras partes do país está sendo discutida para que se possa levar correção visual a refugiados em diversos estados, porque isso "muda a vida das pessoas”. Na próxima segunda-feira (14), crianças, pais e responsáveis atendidos pelo Instituto Ronald McDonald vão receber 60 óculos completos.
A entrega dos óculos é a terceira etapa da ação social que oferece acesso ao ciclo completo da correção visual. Dos 103 atendidos na triagem, 64 foram encaminhados para consulta oftalmológica. “A iniciativa tem corrigido [a visão de] milhares de pessoas no Brasil, especialmente no estado do Rio de Janeiro”, ressaltou Sandra.
De acordo com Sandra, a prioridade é a população de baixa renda, seja nos segmentos mais voltados para a educação, seja no campo dos motoristas profissionais, dentro da campanha pela direção mais segura. Estatísticas mundiais demonstram que 59% dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados se as pessoas estivessem corrigidas visualmente, disse a diretora do Instituto Ver & Viver.



Blog do BILL NOTICIAS

Policia Federal. Operação Caduceu é realizada nos Estados de AL, BA, PE e SE. Fraudes no INSS

  Via:Santanavinicius
Resultado de imagem para policia federal

A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, integrantes da força-tarefa previdenciária, deflagrou na manhã desta quarta-feira (09), a Operação Caduceu em Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.

Em coletiva de imprensa realizada na sede da PF em Salvador, o superintendente regional da Polícia Federal na Bahia, delegado Daniel Madruga informou que três integrantes foram presos por realizar fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Um deles comete fraudes desde os anos 1980, já cumpriu pena. Foram presos um estelionatário, um técnico em contabilidade e uma pessoa que fraudava os laudos.
As fraudes, de acordo com a PF já chegam ao prejuízo de R$ 7 milhões de reais, porém os valores são maiores e devem ser atualizado com o avanço das investigações.
Segundo Marcelo Henrique de Ávila, Coordenador Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista, a situação foi identificada a partir de análise feita em Sergipe por incapacidade, auxílio por invalidez. Esse benefício era requerido por pessoas residentes em Salvador e Camaçari, que se deslocavam até Sergipe para pedir o benefício.
O estelionatário recebia seis benefícios diferentes com nomes falsos, que somavam 20 mil mensais. Um dos benefícios muito fraudados era o acidentário. Eles fraudavam acidentes de trabalho para receber a quantia e também forjavam até doenças como câncer para receber auxílio-doença. O mais antigo benefício fraudado identificado é de 2011.
O Coordenador Geral de Inteligência Previdenciária, Marcelo Àvila justificou que há uma fragilidade no controle desses documentos. “Esse caso especifico tem algumas situações que são de fragilidade, como a falsificação de documentos. Existe um projeto do Tribunal Superior Eleitoral com a Receita Federal de ter a implantação de um documento de identificação nacional, cuja previsão de início é a partir do ano que vem, com biometria. Isso vai reduzir muito o risco de identificação indevida do cidadão perante a previdência e outras instituições. Há uma gama muito grande de fraudes que ocorrem porque existe uma fragilidade desses documentos”, explicou o coordenador.
A PF considerou estelionatário um dos maiores fraudadores da história do INSS na Bahia. A investigação vem desde 2017 e identificamos. A PF explicou também que algumas pessoas tomavam empréstimo consignados para pagarem a quadrilha e receberem por anos os benefícios. (Ascom)


Blog do BILL NOTICIAS

Trump abandona Bolsonaro e decide não apoiar mais a entrada do Brasil na OCDE

(Foto: Reuters | Reprodução)

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se recusou a endossar a tentativa do Brasil de ingressar na Organização de Cooperação e Desenvolvimento (OCDE). Trata-se de uma reversão após meses de apoio público das principais autoridades e reflete o isolamento político de Jair Bolsonaro no exterior. 
Segundo uma cópia de uma carta enviada ao secretário-geral da OCDE Angel Gurria em 28 de agosto, o secretário de Estado Michael Pompeo rejeitou um pedido para discutir mais ampliações do clube dos países mais ricos. "Os EUA continuam a preferir o alargamento a um ritmo medido que leva em consideração a necessidade de pressionar pelo planejamento de governança e sucessão", afirmou a carta. O teor do documento foi publicado na Bloomberg News
De acordo com a carta, os EUA apoiaram apenas a entrada da Argentina e da Romênia, considerando o “critério cronológico”, segundo as fontes, porque esses países haviam apresentado o pedido antes dos outros, inclusive do Brasil.
De acordo com ex-chanceler brasileiro Celso Amorim, "ou Trump não está nem aí para Bolsonaro, ou a burocracia do governo americano não está nem aí para Trump".
Em março, Trump afirmou em entrevista coletiva com Bolsonaro na Casa Branca que apoiou o Brasil na adesão ao grupo de 36 membros. Em julho, o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, reiterou o apoio de Washington ao Brasil durante uma visita a São Paulo.
Numa política de submissão aos EUA, o Brasil ofereceu a Trump a entrega da plataforma de lançamento de foguetes de Alcântara, no Nordeste do país, viagens sem visto para turistas dos EUA e cooperação na Venezuela.


Blog do BILL NOTICIAS

JABOATÃO DOS GUARARAPES Mulheres são presas em hospital após negociarem entrega ilegal de bebê

Delegado Darlson Macedo, gestor do DPCA, e a delegada Vilaneida Aguiar , titular do DPCA de Jaboatão. Foto: SDS/divulgação
Delegado Darlson Macedo, gestor do DPCA, e a delegada Vilaneida Aguiar , titular do DPCA de Jaboatão. Foto: SDS/divulgação

O plano era aparentemente simples. Consistia em acompanhar, dentro do hospital, o parto de uma mulher em situação de rua e depois levar o bebê que acabara de nascer para casa. Não deu certo. As duas mulheres terminaram presas e o bebê segue internado com problemas de saúde. A mãe, dependente de crack, já teria tido outros cinco filhos. Em troca da "doação" da criança, receberia alimentação e moradia. O caso aconteceu no último dia 4, quando Roseane Teófilo da Silva deu entrada no Hospital Memorial Guararapes em trabalho de parto. A criança seria levada por Herllayne Cavalcante de Melo.

Para tentar burlar o hospital, as duas mulheres combinaram que Roseane daria entrada com o nome de Herllayne. Dessa forma, a Declaração de Nascido Vivo (DNV) sairia no nome da pretendente à adoção ilegal. Como a grávida não estava com documentos e a equipe entendeu que se tratava de uma emergência envolvendo uma pessoa em situação de rua e dependente de drogas, fez o registro. O plano foi descoberto porque uma pessoa do hospital pediu para a mãe soletrar o nome Herllayne. Como ela não conseguiu, levantou suspeitas.

Uma equipe da Diretoria de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) foi ao hospital e prendeu as duas mulheres em flagrante. Os crimes estão previstos nos artigos 238 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que diz ser proibido prometer ou efetivar a entrega de filho ou pupilo a terceiro mediante pagamento ou recompensa (prevê prisão de um a quatro anos e multa), e artigo 242 do Código Penal, que prevê como crime dar parto alheio como próprio, registrar como seu filho o de outra pessoa e ocultar recém-nascido (prevê reclusão de dois a seis anos).

Levadas para audiência de custódia, ficou decidido que as duas mulheres vão responder em liberdade. Segundo a delegada Vilaneida Aguiar, as duas ainda tentaram voltar ao hospital para pegar a criança após a audiência. A delegada disse, ainda, que durante o internamento, a mulher cortou a pulseirinha do hospital e fugiu para consumir drogas. "Acreditamos que ela pode ter feito o mesmo com os outros filhos", disse a delegada.

Vilaneida Aguiar reforçou que a adoção somente pode acontecer através da Justiça. "Elas quiseram burlar a lei acreditando na impunidade, que iriam enganar o hospital. Que a prisão sirva de alerta para as equipes das redes públicas de saúde." A mulher que queria levar a criança para casa tem filhos homens e queria uma menina. Nenhuma das duas, no entanto, sabia se o bebê era menino ou menina porque Roseane não fez o pré-natal. A polícia acredita que a intenção dela era não registrar seu nome no atendimento durante as consultas e assim facilitar o golpe.

Nas redes sociais, Herllayne anunciava que iria ganhar um bebê, o que levantou suspeitas dos amigos, já que ela não estava grávida. A delegada disse que irá fazer campanhas nos hospitais para alertar sobre esse tipo de adoção ilegal.(DP)




Blog do BILL NOTICIAS

NORDESTE Caixas achadas na costa do NE são de navio alemão da 2ª Guerra, conclui pesquisa

Segundo o estudo, o ponto de partida para a descoberta foi uma inscrição que havia em uma das caixas encontrada em julho na praia de Itarema, no Ceará
 Por: Portal FolhaPE
Pesquisadores consideram que material é oriundo de um navio alemão torpedeado por tropas americanas próximo a Recife durante a Segunda Guerra
Pesquisadores consideram que material é oriundo de um navio alemão torpedeado por tropas americanas próximo a Recife durante a Segunda GuerraFoto: Marcus Davis/Divulgação

Os pacotes de origem desconhecida de mais de 100 quilos que começaram a surgir no litoral do Nordeste em outubro do ano passado são oriundos de um navio alemão que naufragou durante a Segunda Guerra Mundial perto da costa do Recife. O resultado foi revelado nesta quinta-feira (10) por pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A embarcação alemã foi afundada em 1944 por tropas americanas.

Segundo o estudo, o ponto de partida para a descoberta foi uma inscrição que havia em uma das caixas encontrada em julho na praia de Itarema, a 200 quilômetros de Fortaleza/CE. O pacote indicava a Indochina Francesa como origem. Esse território - situado onde atualmente estão Vietnã, Laos e Camboja - era uma colônia da França, mas foi dominado durante a Segunda Guerra por japoneses.

"Os dados encontrados indicariam que esse produto era antigo, provavelmente de um naufrágio. Através dessa marcação [na caixa], fizemos uma pesquisa histórica e conseguimos identificar um cargueiro, chamado Rio Grande, que tinha uma carga de borracha com as inscrições referentes à Indochina Francesa”, explicou o professor Carlos Teixeira, um dos responsáveis pela pesquisa, em entrevista ao portal da UFC.

De acordo com as informações encontradas em um banco de dados americano sobre naufrágios no Atlântico Sul durante a Segunda Guerra, os sobreviventes do naufrágio conseguiram deixar o navio em pequenos botes. Em seguida, eles desembarcaram em Fortaleza e foram presos na 10ª Região Militar. O navio foi encontrado em 1996, a cerca de 5.700 metros de profundidade.

Os pesquisadores então fizeram uma simulação numérica para dar respaldo ao levantamento histórico. As reproduções liberaram partículas a partir do lugar de onde o navio afundou e o resultado mostrou que as partículas chegaram exatamente ao litoral nordestino, onde as caixas começaram a ser achadas em outubro de 2018.

As simulações consideram fatores como direção das correntes marítimas, temperatura, salinidade e ventos. Com isso, reforça o estudo, é possível saber de onde os materiais vêm e para onde eles estão sendo transportados pelas correntes. Um artigo científico sobre a descoberta está sendo finalizado e será submetido a um periódico internacional em breve.

Casos parecidos a esse já ocorreram em outras partes do mundo. Um dos mais recentes foi em 2012, quando caixas semelhantes surgiram em praias de alguns países europeus. A princípio, pensou-se que eram oriundas do Titanic. No entanto, pesquisas revelaram que a origem era um navio japonês afundado em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial.




Blog do BILL NOTICIAS

Petroleiras internacionais fazem festa em mais um leilão do petróleo brasileiro

(Foto: Agência Petrobras/André Motta de Souza | Reprodução)

O leilão de 36 blocos do petróleo brasileiro confirmou a entrega do petróleo e gás natural brasileiro por parte do governo Jair Bolsonaro às grandes petroleiras internacionais. Ao todo, dez empresas diferentes – sediadas na Alemanha, Reino Unido, França, Qatar, Malásia, Estados Unidos, Noruega, Holanda, além da brasileira Petrobrás – formularam as propostas vencedoras e pagarão um bônus de R$ 8,9 bilhões.
Os campos foram arrematados pela BP Energy (Reino Unido), Total E&P do Brasil (França) (40%), QPI Brasil (Qatar), Petronas (Malásia), ExxonMobil Brasil (EUA), Shell Brasil (anglo-holandesa), Equinor (Noruega), Wintershall Brasil (Alemanha), Chevron (Estados Unidos), além da Petrobrás. 
O ágio pago sobre o preço mínimo foi de 322% para o bônus de assinatura e de 390% para as unidades de trabalho do programa exploratório mínimo. A expectativa é que os contratos sejam assinados em fevereiro de 2020, com investimentos de cerca de R$ 1,5 bilhão.
Ao todo, 17 empresas foram habilitadas para participar do leilão, o 16º do setor e a primeira das três rodadas previstas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para este ano, sendo que somente a Petrobrás e a Enauta são nacionais. As áreas leiloadas estão localizadas nas bacias sedimentares marítimas de Pernambuco-Paraíba, Jacuípe, Camamu-Almada, Campos e Santos e foram ofertadas em regime de concessão. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...