quarta-feira, 9 de outubro de 2019

(Vídeo) Mãe de menino morto na favela faz depoimento emocionante à Maia e critica pacote de Moro: "criminoso"

Bruna Silva fala com Rodrigo Maia
Bruna Silva fala com Rodrigo Maia (Foto: Reprodução/Mídia Ninja)


Revista Fórum - Nesta quarta-feira (9), várias mães que tiveram os filhos mortos em operações policiais compareceram a uma reunião na Câmara dos Deputados com o presidente da Casa, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ). O objetivo foi debater o pacote anticrime proposto pelo ministro da Justiça, Sério Moro. Entre elas, esteve Bruna da Silva, mãe do menino Marcos Vinícius, que morreu em junho de 2018, aos 14 anos, a caminho da escola no Complexo da Maré.
“Não dá para a gente cruzar os braços e deixar que o Estado entre, nos mate e fique por isso mesmo. O Estado tem que ser responsável por essas mortes. Tem que haver investigação, eles têm que cumprir pena”, declarou Bruna, da Rede Nacional de Mães e Familiares de Vítimas do Terrorismo do Estado. “O sangue que jorra é o sengue do pobre, não é o do nobre. Essa lei anticrime é criminosa”, completou.
Veja o depoimento de Bruna na íntegra:

"Se essa Casa aprovar esse projeto, muito sangue será derramado" - Bruna Silva, mãe de Marcos Vinícius, participou de reunião com Rodrigo Maia junto da Rede Nacional de Mães e Familiares de Vítimas do Terrorismo do Estado para denunciar o PL7883 e o Pacote Anticrime de Moro.

305 pessoas estão falando sobre isso
Leia mais na Fórum.



Blog do BILL NOTICIAS

Mancha de óleo já atinge foz do Rio São Francisco no Litoral de Alagoas

Crédito: Simone Santos/Projeto Praia Limpa


A foz do Rio São Francisco, em Piaçabulu, no litoral de Alagoas, foi atingida pela mancha de óleo de origem ainda desconhecida que se espalha pela costa do Nordeste. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), até agora já foram atingidas 132 praias em 61 cidades dos nove estados da região.
O secretário de Meio Ambiente e Turismo de Piaçabuçu, Otávio Augusto, disse ao G1 que acompanhou os trabalhos e que além das manchas achadas em trecho da areia do rio, também foram encontradas no local duas tartarugas mortas cobertas de óleo. Segundo a Petrobras, o material é petróleo cru e os substratos não correspondem aos encontrados no petróleo extraído no Brasil. A mancha no rio está em um ponto da areia da praia a cerca de 150 metros da água. Equipes já foram ao local para fazer a limpeza e evitar que o material se espalhe pelo rio.
A praia do Pontal do Peba, vizinho à foz, fica dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA), que teve extensa faixa de areia coberta pelas manchas desde o sábado (5). O material também chegou no mesmo dia ao Pontal do Coruripe, no município de Coruripe (AL). As prefeituras de Piaçabuçu e de Coruripe fizeram a retirada no material ontem com ajuda de retroescavadeiras, de acordo com o UOL.
O padrão dessa mancha ao longo da costa é que em praias oleadas apareceu em forma de vestígios, de material quebrado. Mas tanto a de Aracaju quanto essa do Pontal do Coruripe, têm forma concentrada de 100 a 200 metros, com a mancha principal. São manchas enormes, do tamanho de um carro, e a onda foi rasgando um pouco”, diz o coordenador de atendimento a acidentes tecnológicos do Ibama Marcelo Amorim. (Fonte: Correio)


Blog do BILL NOTICIAS

Mantido ritmo, Brasil vai atrasar em 30 anos meta de saneamento universal

(Foto: Pnuma)

Se manter o ritmo atual, serão, pelo menos, três décadas de atraso em relação à meta do Plano Nacional de Saneamento Básico, que previa que isso ocorresse até 2033. O cálculo é de entidades como o Trata Brasil e CNI. A reportagem é do jornal Folha de S.Paulo. 
“Em saneamento, estamos no século passado”, diz Roberval Tavares de Souza, presidente da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). “Temos indicadores de terceiro mundo.”
O cenário se agrava com a disparidade entre regiões.

Enquanto no Norte o índice de acesso à rede de coleta de esgoto é de 10%, no Sudeste, é de 78,6%. O mesmo abismo é visto em relação ao abastecimento de água, o qual varia de 57,5%, na região Norte, a 91,2% na Sudeste.
Há ainda efeito da queda no volume de investimentos na área nos últimos anos. De 2014 a 2017, o valor passou de R$ 19,7 bilhões para R$ 9,2 bilhões. Os dados são do Ministério de Desenvolvimento Regional, e compreendem investimentos do governo federal e outros agentes em água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Bivar confirma: "Bolsonaro não tem mais nenhuma relação com o PSL"



O presidente do PSL, deputado Luciano Bivar, confirmou nesta quarta-feira, 9, que Jair Bolsonaro já decidiu deixar o partido. 
"Quando ele diz a um estranho para esquecer o PSL, mostra que ele mesmo já esqueceu. Mostra que ele não tem mais nenhuma relação com o PSL", afirmou Bivar ao Broadcast Político.
Após a revelação de que sairia do PSL, Bolsonaro desmentiu que tivesse deixando a legenda "de livre e espontânea vontade" (leia mais no Brasil 247).
Para ele, a intenção do presidente ao atacar o PSL é mostrar que não tem envolvimento com denúncias do laranjal do PSL. "Acho que ele quis sair porque tem preocupação com as denúncias de laranjas. Ele quer ficar isento dessas coisas", afirmou Bivar.
Bivar, no entanto, afirma não se preocupar com um eventual esvaziamento da legenda. "Redução ou aumento da bancada não representa nada, o importante é manter a nossa linha de conduta e dignidade", afirmou. 
Questionado sobre se pretendia procurar Bolsonaro para conversar, Bivar afirmou não ver motivos para procurá-lo agora. "Tenho que respeitar a posição dele, não vou ser invasivo ou inconveniente", afirmou. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES Armas de agressor de violência doméstica terão que ser apreendidas

O texto sancionado manda verificar se o agressor possui registro de porte ou posse de arma de fogo e, na hipótese de existência, juntar aos autos do processo investigativo essa informação
   Por: Agência Brasil
Arma de fogo
Arma de fogoFoto: Pixabay

O Diário Oficial da União publica nesta quarta-feira (9) lei sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que altera a Lei Maria da Penha, para prever a “apreensão imediata de arma de fogo sob a posse de agressor em casos de violência doméstica”.
O texto sancionado manda verificar se o agressor possui registro de porte ou posse de arma de fogo e, na hipótese de existência, juntar aos autos do processo investigativo essa informação.
A lei determina também que a instituição responsável pela concessão do registro ou da emissão do porte, nos termos do Estatuto do Desarmamento, seja notificada da ocorrência.

Segundo o projeto Relógios da Violência do Instituto Maria da Penha (IMP), a cada 7,2 segundos uma mulher sofre agressão física no Brasil.



Blog do BILL NOTICIAS

CIDADES SUSTENTÁVEIS PCR oferece 200 vagas em curso a distância sobre mudanças climáticas

  Por: Diario de Pernambuco
Foto: Paulo Paiva/DP
Foto: Paulo Paiva/DP


Estão abertas até 20 de outubro as inscrições para o curso Mudança do Clima: perspectivas para cidades sustentáveis, oferecido na modalidade de Ensino a Distância (EAD) pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a UNIREC. Com 200 vagas, o curso gratuito tem quatro módulos e carga horária de 40 horas no ambiente virtual.

O curso é aberto ao público em geral e o público-alvo é composto por profissionais da área ambiental, servidores públicos e estudantes com ensino médio completo. A previsão é que comece no dia 25 de outubro de 2019.   

A proposta do curso foi desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife e idealizada como resposta às necessidades de divulgação, capacitação e aprofundamento teórico sobre esse fenômeno de repercussão global e local. O curso tem o objetivo também de colaborar com a implementação da XI diretriz da Política Municipal de Enfrentamento à Mudança Climática do Recife que preconiza a realização de pesquisas, a produção e divulgação de conhecimentos sobre o fenômeno e seus efeitos causadores de vulnerabilidade socioambiental de interesse local.

"Enfrentar a mudança climática requer ação em todos os níveis da sociedade, desde empresas, estudantes, indivíduos e professores. Ao ofertar esse curso, ajudamos as comunidades e os indivíduos com mais informações e, com isso, a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a adaptar-se efetivamente às mudanças climáticas", avaliou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade José Neves Filho.

Os objetivos do curso são conhecer os principais conceitos, fatores e elementos determinantes ao estudo da Mudança do Clima; Compreender cientificamente o fenômeno da Mudança do Clima, seus efeitos e repercussões a nível global e local; Conhecer os principais eventos mundiais e as bases normativas relacionados à Mudança do Clima de interesse nacional e local e conhecer iniciativas de enfrentamento à Mudança Climática a partir de modelo de centro urbano em processo de desenvolvimento sustentável.

Serviço

Mudança do Clima: perspectivas para cidades sustentáveis

Inscrições: Até o dia 20 de outubro

Início das aulas: 25 de outubro de 2019 

Capacidade: 200 alunos com cadastro de reserva 

Carga Horária: 40h






Blog do BILL NOTICIAS

Turquia começa operação militar agressiva no nordeste da Síria

Turquia ataca nordeste da Síria
Turquia ataca nordeste da Síria (Foto: Reuters/Stringer)

Sputnik - O presidente turco Recep Tayyip Erdogan deu início a uma operação militar no nordeste da Síria nesta quarta-feira (9). Ao anunciar a ação, Erdogan disse que o objetivo é golpear o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), organização classificada como terrorista na Turquia, e o Daesh, conhecido como Estado Islâmico
Segundo a televisão estatal síria, o exército turco lançou ataques aéreos contra as cidades de Ras al-Ayn e Tell Abyad, no nordeste do país.
Erdogan disse em 5 de outubro que a decisão sobre a operação turca no nordeste da Síria ao leste do Eufrates seria iniciada de imediato.  
O presidente russo Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan, discutiram ao telefone a operação militar turca e observaram a importância de assegurar a unidade e integridade territorial da Síria e o respeito pela sua soberania, segundo informou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Os principais objetivos da operação turca são a limpeza do território sírio que faz fronteira com a Turquia das forças de autodefesa curdas, a criação de uma zona de segurança nessa área e a instalação dos refugiados sírios que estão na Turquia.
Ancara tinha declarado anteriormente que tinha 4 milhões de refugiados e que não podia mantê-los indefinidamente. Entretanto, o governo da Síria não reconhece a administração autônoma no nordeste da Síria, que controla o território a leste do Eufrates.


Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura baiana abre concurso com mais de 100 vagas. Inscrições até 31 de outubro

Remunerações variam entre 
R$ 998 e R$ 8.449,26
  Via:Santanavinicius
images


A Prefeitura de Ribeira do Pombal, na Bahia, abriu inscrições para concurso público. Ao todo, são 124 vagas para profissionais de nível fundamental, médio e superior. Os interessados devem realizar as inscrições até o dia 31 de outubro no site do certame. A taxa de participação varia entre R$ 45 e 98,50.
As oportunidades são para os seguintes cargos: Psicólogo (1), Assistente Social (3), Auditor Fiscal (1), Auxiliar de Serviços Educacionais (40), Assistente de Recursos Humanos (1), Coordenador Pedagógico (10), Educador Físico (2), Farmacêutico/Bioquímico (1), Fiscal de Meio Ambiente (1), Fiscal de Postura (4), Engenheiro (2), Fisioterapeuta (1), Médico PSF (10), Nutricionista (1), Odontólogo (2), Técnico em Enfermagem (14), Professores de: Matemática (7), Português (5), Historia (3), Geografia (2), Ciências (2), Inglês (3), Procurador Municipal (1), Motorista Categoria D (4), e Operador de Máquinas Pesadas (3).
O processo seletivo consiste em prova objetiva, prevista para acontecer no dia 24 de novembro, e prova de títulos.
Os aprovados atuarão em jornadas de 20h a 40h semanais, com remuneração de R$ 998 a R$ 8.449,26.

Blog do BILL NOTICIAS

Bancada pernambucana no Congresso recebe nova lista de pedidos de emenda à LOA 2020

   Via:Carlos Britto
Crédito: Jeremias alves/divulgação


Os parlamentares que integram a bancada de Pernambuco no Congresso Nacional voltaram a se reunir nesta terça-feira (8) para discutir ações que poderão ser destino de emendas parlamentares dentro da Lei de Diretrizes Orçamentária Anual (LOA) 2020. Assim como ocorreu na semana passada, foram apresentadas demandas de entidades, desta vez, apenas do setor público. A reunião foi comandada pelo deputado Augusto Coutinho (Solidariedade), que coordena a bancada juntamente com o deputado Wolney Queiroz (PDT).
Já recebemos algumas demandas na semana passada, mas como a procura tem sido grande, este ano que temos a mudança em relação às emendas impositivas, decidimos dar sequência a essa rodada de ouvidas“, disse Augusto Coutinho. Entre os participantes esteve o diretor Geral do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNIT), General Antônio Leite dos Santos Filho, que direcionou os pedidos para as ações de manutenção em estradas.
Santos Filho destacou que o DNIT tem buscado o diálogo com os deputados, e de diversas bancadas, no sentido de conseguir recursos para concluir obras de grande porte. O órgão teve a previsão de seu orçamento para o próximo no reduzida a metade. “Só conseguiremos colocar em Pernambuco recursos da ordem de R$ 105 milhões, quando precisaríamos de bem mais do que isso, pelo menos o dobro. Então, apresentamos o pedido para termos recursos da ordem de R$ 60 milhões para manutenção que é uma atividade muito importante”, disse. 
Também participou da reunião o secretário de Planejamento de Pernambuco, Alexandre Rebelo, que havia feito uma apresentação à bancada de Pernambuco no encontro da semana passada destacando obras como restruturação de rodovias e construção de barragens e do Hospital da Mulher de Caruaru. Ao lado dele estava o secretário do Trabalho, Alberes Lopes, que pediu atenção dos deputados para destinação de emendas a ações de capacitação profissional. Uma das ações para pedido de emendas do secretário foi o programa de capacitação e qualificação profissional de pessoas com deficiência e de jovens no Porto Digital.
Prazo
O prazo para a apresentação das emendas de bancada encerra-se no dia 24 deste mês. Na próxima terça (15), está prevista nova reunião dos parlamentares, desta vez a portas fechadas. A LDO aguarda votação do Congresso e a estimativa é de que a bancada disponha de R$ 248 milhões. Em junho tornou-se obrigatória a execução das emendas apresentadas de bancadas estaduais ao Orçamento Federal. Esta emenda determina que os investimentos já iniciados recebam recursos das bancadas a cada ano até sua conclusão.


Blog do BILL NOTICIAS

PSL já avalia fusão com outros partidos caso Bolsonaro deixe a legenda

(Foto: Isac Nóbrega/PR | Michel Jesus/ Câmara dos Deputados)

O PSL já deu início às negociações visando se fundir a outras legendas caso Jair Bolsonaro decida sair do partido. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, a cúpula do PSL, incluindo o presidente, Luciano Bivar (PE), já vem admitindo a possibilidade de uma união com outros partidos em função de uma eventual debandada dos parlamentares que gravitam em torno de Bolsonaro e que acompanhariam a saída do ex-capitão. 
Ainda de acordo  a reportagem, o desconforto de Bolsonaro com o PSL veio na esteira da revelação de que o esquema de candidaturas laranjas do PSL mineiro e que, segundo a Polícia Federal, seria liderado pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, teria financiado a sua campanha rumo ao Planalto nas últimas eleições. Nesta terça-feira (8), Bolsonaro sinalizou sua intenção de deixar o PSL ao afirmar que Bivar estava "queimado" e que o partido poderia "queimar o seu filme também. 
“Quem acompanha o divórcio entre Bolsonaro e o PSL diz que há uma junta de advogados trabalhando num plano para não deixar na chuva parlamentares que queiram abandonar o partido ao lado dele. O ex-ministro do TSE Admar Gonzaga integra esse grupo”, destaca o texto da reportagem. 
O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO), afirma que os parlamentares que deixarem a legenda correm risco de ficarem de fora das próximas eleições. “Não tem janela partidária, novas eleições vão vir. Vão disputar sem dinheiro? Vão deixar o partido que tem o maior fundo eleitoral? Bolsonaro pode não precisar, mas e eles? Esse negócio de ideologia não vai durar quatro anos”, ressalta. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

NORDESTE Petróleo que atinge litoral do Nordeste vazou de navio, diz pesquisa da UFPE

Pesquisa aponta que o vazamento ocorreu em um ponto localizado entre 40 e 50 quilômetros da costa, entre a Paraíba e Pernambuco

  Por: Folha de Pernambuco com agências
Manchas de óleo começaram a aparecer em setembro
Manchas de óleo começaram a aparecer em setembroFoto: Adema/Governo de Sergipe/Divulgação

As manchas de petróleo encontradas em 133 praias dos nove estados do Nordeste desde o início de setembro podem ter vindo de uma embarcação que navegava entre os litorais de Pernambuco e da Paraíba. Uma pesquisa que está sendo desenvolvida pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) indica que o vazamento tenha ocorrido em um ponto localizado entre 40 e 50 quilômetros da costa. O estudo deve ajudar as investigações sobre a origem do óleo que estão sendo conduzidas pela Polícia Federal.

A descoberta foi divulgada pelo professor Marcus Silva, do Departamento de Oceanografia da instituição, em entrevista à TV Globo. A pesquisa levou em consideração a intensidade das correntes marinhas, além da força e direção dos ventos e marés. De acordo com o pesquisador, o monitoramento dos navios petroleiros que passaram pela região antes do vazamento é o que determinará a origem exata do petróleo.

“Uma vez que todos os navios têm suas rotas descritas por satélite e, coincidindo os resultados de simulação com essa metodologia, acredito, sim, que a gente possa chegar ao agente causador desse derrame”, afirmou ele à emissora. A Folha de Pernambuco tentou entrar em contato com o professor, mas não obteve retorno.

O presidente Jair Bolsonaro disse nessa terça-feira (8) que as manchas podem ter sido despejados “criminosamente”. “É um volume que não está sendo constante. Se fosse de um navio que tivesse afundado estaria saindo ainda óleo. Parece que criminosamente algo foi despejado lá”, declarou ao deixar o Palácio da Alvorada após reunião com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Análises feitas pela Petrobras apontaram a Venezuela como provável origem do petróleo. A estatal realizou uma série de testes bioquímicos em amostras coletadas nas praias e, oficialmente, afirmou apenas que não era óleo produzido no Brasil. Na última segunda-feira (7), Bolsonaro não quis confirmar o país de onde veio a substância. “É complexo, existe a possibilidade, temos no radar um país que pode ser da origem do petróleo, e continuamos trabalhando da melhor maneira possível para dar uma, não só uma satisfação à sociedade, bem como colaborar na questão ambiental”, disse.

O problema afetou os nove estados nordestinos. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o material oleoso é petróleo cru. A Petrobras já recolheu 133 toneladas de resíduos contaminados pelas manchas. Os responsáveis pelo problema podem pagar uma multa que vai de R$ 5 milhões a R$ 50 milhões pelo crime ambiental, que é considerado gravíssimo. O cálculo leva em conta o impacto causado pelo incidente.






Blog do BILL NOTICIAS

Malafaia diz que manifestação era para intimidar o STF e ameaça em caso de prisão de Bolsonaro: "o negócio vai ficar feio"

Pastor-empresário admitiu que o objetivo do ato era emparedar o Judiciário para impedir a prisão de Jair Bolsonaro por sua participação em u...