quarta-feira, 25 de setembro de 2019

China inaugura novo aeroporto em formato de estrela


O presidente chinês, Xi Jinping, inaugurou o novo aeroporto de Pequim. O aeroporto internacional de Daxing fica 46 km ao sul da capital. O projeto arrojado apresenta o formato estilizado de uma estrela do mar. O primeiro avião a decolar foi um Airbus A380 da companhia China Southern Airlines com destino a Guangzhou.
A reportagem do portal G1 destaca que "a inauguração da infraestrutura com ares futuristas é parte do projeto do "sonho chinês" de Xi Jinping e aconteceu a poucos dias da festa nacional de 1o. de outubro, que será marcada por um grande desfile civil e militar no centro de Pequim."
A matéria ainda sublinha que "o novo aeroporto internacional, em forma de estrela do mar, operará em plena capacidade em 2025, com 72 milhões de passageiros anuais previstos, o que seria um recorde mundial para um único terminal, segundo seus criadores." (247)


Blog do BILL NOTICIAS

OAB considera “vitória da advocacia e da sociedade” derrubada de vetos de Bolsonaro à Lei de Abuso de Autoridade


Em contrapartida ao que pensa a Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) considerou “uma vitória da advocacia e da sociedade” a decisão do Congresso Nacional, que derrubou 18 dos 33 vetos do presidente Jair Bolsonaro à Lei de Abuso de Autoridade.
Confiram a íntegra da nota assinada pela Diretoria do Conselho Federal da Ordem e pela Diretoria do Conselho Seccional da OAB-PE:
O Congresso Nacional, nesta terça-feira (24), deu uma grande demonstração de independência e compromisso com a sociedade brasileira, ao derrubar os principais vetos à lei de abuso de autoridade.
A Ordem dos Advogados do Brasil agradece, em nome da advocacia, aos deputados e senadores que confirmaram esse passo civilizatório importante. A OAB-PE agradece, em particular, aos integrantes da bancada federal pernambucana que apoiaram esta iniciativa e ajudaram a fortalecer a cidadania.
A manutenção, na lei, da criminalização da violação das prerrogativas do advogado é uma vitória histórica da advocacia. Mas é, sobretudo, uma conquista da sociedade, já que o advogado, indispensável à administração da Justiça, precisa de instrumentos para que a defesa tenha paridade de armas para que a justiça se realize de forma equilibrada.
Trata-se, portanto, de preservar e garantir o direito do cidadão diante de eventual abuso da força por um agente do Estado. A nova legislação vale para todas as autoridades, seja do Judiciário, do Executivo, ou do Legislativo, e significa a subordinação de todos, inclusive dos mais poderosos, ao império da lei.
A OAB, que tem como missão fundamental a defesa do Estado Democrático de Direito, enxerga nessa importante atualização legislativa um grande avanço para as garantias individuais, para a democracia e para a segurança jurídica.
Diretoria do Conselho Federal da OAB
Diretoria do Conselho Seccional da OAB-PE

Blog do BILL NOTICIAS

CEARÁ - Sobe para 13 as cidades do Ceará com ônibus queimados e ataques

  Por: Folhapress
Uma concessionária teve carros incendiados em área nobre de Fortaleza
Uma concessionária teve carros incendiados em área nobre de FortalezaFoto: Arquivo pessoal

Subiu para 13 as cidades do Ceará que já sofreram ataques criminosos nessa onda de violência que desde sexta-feira (20) voltou a assustar a população. Já foram cerca de 50 atos, que tiveram incêndios a ônibus, caminhões, concessionária e ataque a prédios públicos e privados –57 suspeitos foram detidos.

Em janeiro, na primeira onda de ataques também atribuída a facções criminosas, foram 50 cidades atacadas em mais de 280 atos criminosos.

Por enquanto, o governo do Ceara não solicitou ao Ministério da Justiça a presença de agentes da Força Nacional de Segurança, como em janeiro nos primeiros ataques –foram 408 deslocados por 30 dias ao estado.

Mas já ocorreram duas conversas entre o governador Camilo Santana (PT) e o ministro Sérgio Moro e dois pedidos foram feitos e aceitos: liberação de vagas em presídios federais para lideranças de facções (dez ao menos) e envio de 200 radiocomunicadores para ajudar no contato dos agentes de segurança cearenses.

A reportagem apurou que o governo cearense não descarta a solicitação da Força Nacional, mas apenas se os ataques se intensificarem. A avaliação nesse momento é que os agentes cearenses dão conta da prevenção e captura de suspeitos.

Duas pessoas tiveram ferimentos leves nos incêndios –uma mulher queimou os pés ao sair de um ônibus e um homem machucou a perna no ataque a um caminhão.

Entre os adolescentes apreendidos um deles está em estado grave com 70% do corpo queimado.

A população sofre principalmente com a falta de ônibus, já que as empresas reduziram a frota nos dois últimos dias, e com atraso ou até falta de coleta de lixo.

Caminhões dessas empresas são dos principais alvos dos criminosos e muitos não saem das garagens. Nesta quarta (25), pontos e terminais de ônibus voltaram a ficar cheios pela manhã e ao final da tarde. Linhas com rotas consideradas mais perigosas continuam com escolta policial.

Nesta quarta houve ataques no interior, como um clube de tiro em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, ônibus em Maranguape e Várzea Alegre e um caminhão em Juazeiro do Norte.

Na noite de terça (24), criminosos queimaram vegetação próxima ao estádio Arena Castelão, que no próximo final de semana receberá um dos mais famosos festivais de forró do estado.

A tentativa de atingir a gigante estrutura preparada para o show falhou com seguranças contratados pela empresa organizadora acionando a polícia. Oito suspeitos foram presos.

Em fevereiro, em entrevista à Folha, Santana disse que a presença da Força Nacional servia mais como efeito psicológico à população do que de prevenção de fato, já que recebeu pouco mais de 400 homens do governo federal contra os 29 mil que tem no Ceará.

O governo do Ceará atribuiu o movimento a membros de facções criminosas por motivo semelhante ao de janeiro: o endurecimento de regras em unidades prisionais. Ao menos 257 presos foram transferidos e isolados desde o início dessa nova onde de ataques.




Blog do BILL NOTICIAS

MEIO AMBIENTE - Mancha de óleo que atingiu 39 praias do Nordeste chega a Sergipe

  praia de Ponta dos Mangues, localizada no município de Pacatuba, amanheceu coberta por piche

  Por: Folhapress
Piche em praia de Pacatuba
Piche em praia de PacatubaFoto: Divulgação

Um mês após o aparecimento de manchas de óleo em 39 praias de sete estados do Nordeste, que prejudicou pescadores e afastou turistas, o material derivado do petróleo atingiu Sergipe na manhã desta quarta-feira (25). A praia de Ponta dos Mangues, localizada no município de Pacatuba, amanheceu coberta por piche.
A engenheira de pesca Brenda Dantas, que já atuou em projeto de monitoramento pesqueiro na região, alerta que a área atingida localiza-se nas proximidades da reserva biológica de Santa Isabel, na cidade litorânea de Pirambu.

A unidade de conservação destaca-se por ser um dos principais pontos do projeto Tamar, executado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) que atua na preservação de espécies de tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção.
"Essa região atingida situa-se onde termina a reserva biológica, que começa em Pirambu e vai até Pacatuba", diz Brenda.
No Nordeste, apenas o estado da Bahia não foi afetado. As primeiras manchas apareceram no dia 2 de setembro. Inicialmente, os estados atingidos foram Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte e Ceará.
O ICMBio e a Marinha estão investigando o caso.
Em Pernambuco, o CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente) estuda o problema desde o início de setembro, mas ainda não chegou a uma conclusão definitiva sobre o que ocorreu.
O diretor de controle de fontes poluidoras do órgão, Eduardo Elvino, explicou que o mais provável é que algum navio tenha liberado o material de maneira ilegal em alto mar há mais de um mês.
Ele ressaltou que, a partir de uma modelagem matemática, o departamento de oceanografia da Ufpe (Universidade Federal de Pernambuco) está tentando identificar a suposta embarcação que teria lançado o óleo.
"Analisamos o material e identificamos que se trata de um derivado de petróleo de cadeia de carbono pesada. É característico de material de combustível de navio. Esse descarte, normalmente, se faz com a utilização de empresas legalizadas", declarou Elvino.
Na manhã desta quarta-feira (25), ele informou que o material já foi removido das praias, mas que podem aparecer algumas outras manchas esporádicas. "Os municípios já fizeram a remoção do piche."
A área de georreferenciamento da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) está auxiliando a investigação com a análise de imagens de satélite.



Blog do BILL NOTICIAS

Bolsonaro diz que não pode trocar líder no Senado por operação da Policia Federal

Presidente afirmou que precisa de algo “mais concreto” para afastar Bezerra, e que a busca e apreensão no gabinete do parlamentar não são suficientes

  Por:Santanavinicius
Senador Fernando Bezerra Coelho e presidente Jair Bolsonaro Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que, por ora, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), continua no cargo. Em entrevista ao Correio Braziliense, durante viagem a Nova York, Bolsonaro afirmou na terça-feira, 24, que precisa de algo “mais concreto” para afastar Bezerra, pois a realização de busca e apreensão pela Polícia Federal no gabinete e na residência do parlamentar não é suficiente. “Eu não tirei o Fernando Bezerra de lá (da liderança do governo) Quero algo mais concreto. Não posso – com uma busca e apreensão, um processo antigo, e nós sabíamos que tinha esse processo – tirá-lo de lá”, disse Bolsonaro.
Ele destacou que Bezerra tem feito um “brilhante trabalho” para a sua gestão junto ao Senado. Acrescentou, ainda, que a função de líder do governo é “ingrata”. “Ele (Bezerra) tem todo o direito de se defender e tem feito, até o presente momento, um brilhante trabalho para nós, dentro do Senado. É uma função ingrata, difícil, dá trabalho conversar com parlamentares dos mais diferentes matizes”, disse Bolsonaro na entrevista.
Bolsonaro tem duas pautas de interesse prioritário no Senado. Uma delas é a reforma da Previdência, cuja votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi adiada para a próxima semana Além disso, os senadores serão responsáveis por avaliar a indicação de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, para a embaixada do Brasil em Washington.
Após participar da Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente Jair Bolsonaro voltou para Brasília na manhã desta quarta-feira. Ele chegou ao Palácio da Alvorada, uma das residências oficiais da Presidência, por volta das 8h30. Bolsonaro teve agenda com ministros palacianos, como Jorge Oliveira (Secretaria-geral) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil).
O presidente viajou na última segunda-feira e passou cerca de 30 horas em Nova York, nos Estados Unidos. Além de abrir a etapa de debates na Assembleia Geral da ONU, Bolsonaro foi na terça-feira a uma recepção organizada pelo presente dos EUA, Donald Trump, para chefes de estado. Durante a viagem, o presidente não teve encontros bilaterais agendados. Segundo o Planalto e o Itamaraty, a agenda limitada em Nova York é em razão da recuperação física do presidente após ter sido submetido por uma cirurgia.(Agencia Estado)

Blog do BILL NOTICIAS

BOLSONARO - Ibope divulga nova pesquisa sobre aprovação do governo Bolsonaro

A nova pesquisa Ibope, divulgada nesta quarta (25) e realizada entre os dias 19 e 22 de setembro, ouviu 2.000 pessoas em 126 municípios
 Por: Folhapress 
Discurso de Bolsonaro na ONU
Discurso de Bolsonaro na ONUFoto: Ludovic Marin / AFP

A aprovação dos brasileiros ao governo de Jair Bolsonaro (PSL) oscilou negativamente e se manteve no pior patamar desde o início do mandato.
A nova pesquisa Ibope, divulgada nesta quarta (25) e realizada entre os dias 19 e 22 de setembro, ouviu 2.000 pessoas em 126 municípios e foi encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa mostra que 31% dos brasileiros avaliam o governo como ótimo ou bom, enquanto 34% o veem como ruim ou péssimo.
O índice de aprovação, numericamente, é o mais baixo do mandato de Jair Bolsonaro como presidente, levando em consideração todos os levantamentos mensais de 2019 -não houve pesquisa em maio, julho e agosto.
Em comparação com a última pesquisa CNI/Ibope, realizada em junho, o índice de ótimo/bom oscilou negativamente um ponto percentual, dentro da margem de erro: de 32% para 31%. Já os números de ruim/péssimo variaram dois pontos: de 32% para 34%.
OSCILAÇÃO NEGATIVA
A confiança da população em Bolsonaro foi de 46% para 42%, e a porcentagem dos que não confiam foi de 51% para 55%.
A pesquisa indica que 44% dos brasileiros aprovam a maneira de governar do presidente, número que oscilou negativamente dois pontos percentuais desde junho; enquanto isso, 50% não aprovam. Os outros 6% não souberam ou não quiseram responder.
As perspectivas para o restante do governo Jair Bolsonaro também oscilaram: agora, 37% fazem avaliação ótima ou boa para o futuro (em junho, o índice era de 39%).
Ao mesmo tempo, 31% dos brasileiros veem possibilidades ruins ou péssimas para os próximos anos de gestão, o que representa uma variação de dois pontos percentuais em comparação com a última pesquisa. A avaliação regular se manteve estável em 27%.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO BOLSONARO
Ótimo/bom: 31%
Regular: 32%
Ruim ou péssimo: 34%
ÁREAS MAIS BEM AVALIADAS
Segurança pública (51% de aprovação)
Educação (44%)
Combate à inflação (42%)
Meio ambiente (40%)
AÇÕES E POLÍTICAS DO GOVERNO COM MAIORES TAXAS DE REPROVAÇÃO
Impostos (62% de reprovação)
Taxa de juros (61%)
Combate ao desemprego (59%)
Saúde (58%)




Blog do BILL NOTICIAS

SAÚDE - Cresce número de casos confirmados de sarampo em Pernambuco

  Por: Diogo Cavalcante
Dos 22 casos de sarampo em Pernambuco, 18 estão no Agreste. Foto: Bruna Costa/Esp. DP.
Dos 22 casos de sarampo em Pernambuco, 18 estão no Agreste. Foto: Bruna Costa/Esp. DP.

O número de casos de sarampo confirmados no estado de Pernambuco cresceu. Até a sexta-feira passada (20), foram registradas 22 ocorrências, ante 15 da contabilização feita no dia 18. No entanto, esses sete novos casos não são contaminações recentes. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), são resultados liberados com atraso pela Fiocruz, laboratório responsável por atestar a doença. 

A cobertura vacinal contra o sarampo também aumentou, quando se compara o primeiro semestre de 2019 com o período de 1º de agosto a 24 de setembro. No primeiro espaço de tempo, foram aplicadas 190.228 doses. Já nos últimos 55 dias, houve a aplicação de 230.877 - um crescimento de 21%. O dado se refere à população geral, indo de bebês com seis meses de vida a adultos com 49 anos.

Os primeiros registros da doença em Pernambuco foram em um grupo de adolescentes que viajaram para Porto Seguro, na Bahia, no fim de junho. Mas a maioria dos casos, segundo a superintendente de imunização da SES, Ana Catarina de Melo, não estão correlacionados à essa excursão. 

“O momento que estamos, com casos de sarampo acontecendo em vários estados, favorece a transmissão. Temos aqui locais de grande circulação de pessoas, como o Polo de Confecções do Agreste. E a própria Organização Mundial da Saúde põe essa questão do movimento como fator de risco de transmissão”, justifica.

Melhor proteção contra a doença é a vacina tríplice viral. Foto: Leandro de Santana/Esp. DP
Melhor proteção contra a doença é a vacina tríplice viral. Foto: Leandro de Santana/Esp. DP

De fato, dos 22 casos confirmados, 19 deles são em municípios do Agreste. Taquaritinga do Norte reúne a maior parte, com 8 ocorrências - uma delas resultou na morte de um bebê de sete meses. Caruaru aparece em segundo lugar, com 6 registros. Por fim, as cidades de Frei Miguelinho, Santa Cruz do Capibaribe, Vertentes, Bezerros e Toritama tiveram cada uma um caso. 

Por mês, Pernambuco recebe do Ministério da Saúde 110 mil doses. Mas foi aumentar os pedidos, por causa da demanda. “As ações de vacinação, principalmente as feitas no Agreste, região com mais casos, deram muito certo. Por lá, aumentamos 40% da quantidade de doses, enquanto no resto do estado o reforço foi de 20%. Com isso, conseguimos fazer uma barreira sanitária e evitar novas contaminações”, afirma Ana Catarina.

Dados concretos da cobertura vacinal em cada município, no entanto, ainda estão indisponíveis. “Só vamos conseguir saber de fato no final de outubro, quando cada cidade terminar de abastecer nossos sistemas de informação”, pondera.

A gestora do programa estadual de imunização antecipa duas campanhas de vacinação. A primeira, nacional, a partir do dia 7 de outubro, dedicada às crianças com mais de seis meses de vida e menos que 5 anos. A segunda será em novembro, para o público entre 20 e 29 anos.(DP)




Blog do BILL NOTICIAS

Bolsonaro assina nomeação de Augusto Aras na PGR

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro nomeou Augusto Aras como novo procurador-geral da República. O decreto com a nomeação foi publicado edição extra do Diário Oficial da União nesta quarta-feira (25).  
Mais cedo, o plenário do Senado aprovou a indicação de Aras 68 votos a favor, 10 contrários e uma abstenção. Era a última etapa que faltava para que o subprocurador-geral estivesse apto a assumir o cargo, para um mandato de dois anos.  
No início da tarde, Augusto Aras também havia sido aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, após sabatina que durou pouco mais de cinco horas. Aos membros da CCJ, ele respondeu perguntas sobre Operação Lava Jato, meio ambiente, separação dos poderes, dentre outros temas.
Depois de ter seu nome aprovado pelos senadores, Aras foi até o Palácio do Alvorada para se reunir com o presidente Jair Bolsonaro.  
Perfil
Augusto Aras ingressou no Ministério Público Federal (MPF) em 1987. Ele é doutor em direito constitucional pela PUC de São Paulo. Foi procurador regional eleitoral na Bahia de 1991 a 1993, representante do Ministério Público Federal (MPF) no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), entre 2008 e 2010, e corregedor auxiliar do MPF.
O subprocurador também é professor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) desde 2002 e da Universidade de Brasília (UnB), onde leciona direito comercial e eleitoral. Como membro do MPF, Aras também teve atuação em processos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e integrou o Conselho Superior do MPF, além de ter sido titular da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão em matéria de direito econômico e do consumidor do MPF. (Agência Brasil)


Blog do BILL NOTICIAS

A Prefeitura interditam obra irregular em estabelecimento na Avenida da Integração após cobertura desabar

   Via:Carlos Britto
Foto: Ascom PMP/divulgação


Equipes da Prefeitura de Petrolina interditaram uma obra num estabelecimento comercial localizado no Bairro Maria Auxiliadora, zona leste da cidade, às margens da Avenida da Integração. Segundo a assessoria, a reforma estava sendo realizada sem a licença do município e foi descoberta após o desabamento de uma cobertura que avançava para a calçada do prédio. O fato aconteceu na noite de ontem (24). Ninguém se feriu.
O gerente de fiscalização de obras, Alírio Nunes, reforça a importância de emitir a licença de reforma. “Toda obra precisa de um responsável técnico para ser tocada, para diminuir a possibilidade de acidentes e não colocar em risco a vida das pessoas“, esclarece.
O local também foi notificado por ocupação irregular da calçada, em desacordo com a lei, e por não apresentar o alvará de funcionamento.

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...