terça-feira, 13 de agosto de 2019

COTIDIANO - Manifestantes saem às ruas do Recife durante a terceira mobilização nacional da educação

O protesto contra os contingenciamentos na educação teve inicio às 16h, e saiu da Rua da Aurora, 
no bairro da Boa Vista
 Por: Maria Priscila Martins/folhape
Ato nacional em defesa da educação e contra a reforma da previdência
Ato nacional em defesa da educação e contra a reforma da previdênciaFoto: Léo Malafaia/ Folha de Pernambuco

Movimentos sindicais e organizações estudantis realizaram um ato em defesa da educação em mais de 160 cidades do país durante toda esta terça-feira (13). No Recife, a ação contra o contingenciamento na educação teve início às 15h, na rua da Aurora, e seguiu até a avenida Dantas Barreto, por volta das 19h. Os manifestantes criticaram a falta de investimentos e o bloqueio de verbas para pesquisa científica e manutenção das universidades. O projeto "Future-se", do Ministério da Educação, foi também criticado durante o protesto. A organização e a Polícia Militar não informaram o número de manifestantes.

Esta foi a terceira mobilização nacional em defesa do setor, após os cortes na educação feitos pelo Governo Federal. Desta vez, a pauta teve uma forte ligação com a manutenção da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que realizou uma reunião com a comunidade acadêmica na última quinta-feira (8) sobre a situação orçamentária após o bloqueio efetuado pelo Ministério da Educação. A universidade conta com orçamento para se manter até setembro deste ano. A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que também sofreu o bloqueio orçamentário, demitiu quase duzentos tercerizados logo após o anúncio de bloqueio. Mesmo assim, tem orçamento apenas para manter a universidade até outubro. 

Luciana Santos, vice-governadora de Pernambuco, falou sobre a importância da manutenção dos investimentos no ensino superior. "Dos riscos que corremos com os cortes atuais, o primeiro é a paralisação do funcionamento básico das universidades, por exemplo, que já estão ameaçadas. O impacto terrível que tem repercussão de médio e longo prazo é da pesquisa, é da ciência, da inovação", comentou.
Mestrando em geologia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Rafael Ferraz está preocupado com a continuidade da pesquisa científica e cursos em graduação de toda a UFPE. "Todos os cursos que precisam de aulas em campo e viagem, por exemplo, não tem mais; estudantes da pós, do mestrado e doutorado estão com dias de bolsa contados e muitos vão abandonar a pesquisa, o que é muito compreensível, porque pesquisa é trabalho, e ninguém deve trabalhar de graça."

Matheus Cavalcanti, estudante de Ciências Sociais na UFRPE, criticou a implementação do projeto Future-se nas universidades. "Este projeto está tentando abrir as portas para a iniciativa privada dentro da universidade pública do Brasil, pra assim desmobilizar todas as medidas publicas que foram inseridas dentro das faculdades e permitir que prédios universidade pública sejam comprados ou alugados pela iniciativa privada, que eles entrem dentro de um investimento privado." Para ele, a implementação do projeto também levará para uma desvalorização da graduação. " Esse projeto é uma coisa muito complicada, porque abre muito pretexto para a privatização da universidade e desvaloriza os cursos de humanas". 

Cristina Teixeira, vice-coordenadora do curso de Jornalismo na UFPE, comentou sobre o atual estado de funcionamento da universidade. "Tivemos uma orientação da administração geral, da reitoria, de parar os equipamentos de ar-condicionado para poupar energia e estão muito ameaçadas a segurança e a limpeza. Fora isso, corte em bolsa, corte em edital, edital de pesquisa, edital de extensão, isso prejudica demais o funcionamento da universidade", contou. 




Blog do BILL NOTICIAS

DECISÃO - Secretário de Imprensa da Presidência é demitido uma semana após nomeação

  Por: Agência Estado
Foto: Dênio Simões/Agência Brasília (Foto: Dênio Simões/Agência Brasília)
Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Uma semana após a nomeação oficial, o presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir o secretário de Imprensa da Presidência da República, o jornalista Paulo Fona. Escolhido pelo secretário especial de comunicação, Fabio Wajmgarten, Fona foi secretário de Comunicação dos governos de Rodrigo Rollemberg (PSB), no Distrito Federal, e de Yeda Crusius (PSDB), no Rio Grande do Sul. Também trabalhou na liderança do PSB na Câmara. 

Em nota, Fona disse que foi pego de surpresa pela decisão de Bolsonaro exonerá-lo. Apesar dr a nomeação ter sido formalizada no dia 7 de agosto, Fona já vinha trabalhando informalmente no palácio há algumas semanas.

"A decisão da minha exoneração pelo Presidente da República me pegou de surpresa. Fui convidado para assumir a Secretaria de Imprensa, alertei-os de meu histórico e minha postura profissional e a intenção de ajudar na melhoria do relacionamento com a mídia em geral. O desafio era imenso, sempre soube, mas esperava maior profissionalismo, o que não encontrei. Em todos os governos que passei de diferentes partidos - MDB, PSDB e PSB - sempre trabalhei com o objetivo de tornar a Comunicação mais ágil, eficiente e transparente e leal às propostas da gestão" diz o texto.

Desde o início do ano o governo tem dificuldade em preencher a vaga de secretário de Imprensa e outros três nomes já foram exonerados do cargo, Alexandre Lara, Fernando Diniz e Fernando Guedes. A ideia é que o secretário acompanhe as viagens presidenciais e ajude no relacionamento com jornalistas.

"Construí minha carreira profissional com meus próprios méritos e defeitos. Obrigado a todos os jornalistas que me acolheram de maneira calorosa e esperançosa de que o relacionamento mudaria", disse Fona em outro trecho.

Segundo interlocutores, Bolsonaro avaliou que Fona não tinha o "perfil" esperado por ter trabalhado com políticos considerados de esquerda. O presidente tem repetido para ministros que eles têm liberdade para nomear, mas que se os indicados não estiverem dentro do perfil ele vai exonerar.

A demissão também ocorre em meio a uma reformulação no Planalto. O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, não ficará mais subordinado à Secom.





Blog do BILL NOTICIAS

Cartão de confirmação do Encceja já está disponível

Resultado de imagem para Cartão de confirmação do Encceja já está disponível


Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 já podem acessar o cartão de confirmação na internet. O documento está disponível na Página do Participante no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto, em 611 municípios. Os portões de acesso aos locais do exame serão abertos às 8h e fechados às 8h45 para as provas aplicadas pela manhã. À tarde, os candidatos podem entrar as 14h30 até 15h15, de acordo com o horário oficial de Brasília.

Encceja

Jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer o exame para obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.
Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.
Os resultados podem ser usados de duas formas. Quem conseguir a nota mínima exigida em todas as provas tem direito à certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Aqueles que alcançarem a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, terão direito à declaração parcial de proficiência.(Agência Brasil)


Blog do BILL NOTICIAS

Na Paulista, milhares de estudantes protestam contra desmonte da Educação



Milhares de estudantes, professores, trabalhadores, ativistas de movimentos sociais ocupam na noite desta terça-feira, o vão do Masp e parte da avenida Paulista, em São Paulo, em protesto contra o corte de recursos da Educação e contra a reforma da Previdência. O projeto "Future-se", que pretende terceirizar o financiamento da educação pública, também foi alvo das manifestações. 
O ato na Paulista faz parte da mobilização nacional que tomou mais de 50 cidades do País e foram foram convocados por entidades estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). 
Há ainda cartazes de diversos sindicatos de professores, como a Apeoesp e o Sinpeem, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
Os manifestantes se reuniram no vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Às 16h, eles fecharam a pista da Avenida Paulista no sentido Consolação em frente ao Masp. Depois, o sentido contrário, Paraíso, foi bloqueado.
Com os cortes na Educação, o contingenciamento nas universidades e institutos federais já soma R$ 6,1 bilhões, e as instituições já declararam publicamente o risco de perder suas atividades devido à falta de investimento. (247)







Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura responde comunitário sobre ponte na zona oeste de Petrolina e assegura que obra será entregue em até 60 dias

  Via:Carlos Britto
Ponte é um clamor dos moradores/foto: Seinfra/PMP divulgação


A respeito da reivindicação do comunitário Léo Vinicius, referente à conclusão de uma ponte que ligará as comunidades dos bairros Ouro Preta e Vale do Grande Rio, zona oeste de Petrolina, a prefeitura enviou uma nota a este Blog esclarecendo que a obra segue seu cronograma normal.
A Prefeitura de Petrolina informa que a obra da ponte que liga os bairros Ouro Preto e Vale do Grande Rio está em andamento de acordo com o cronograma. A construção está em cerca de 70% executada. Já foram colocadas as últimas aduelas (estrutura que dá sustentação a ponte e permite que a água passe entre elas) que estão em processo de cura. Assim que a estrutura estiver com a resistência adequada, será dada a continuidade às etapas da obra. Em até 60 dias a ponte deve estar pronta e entregue à população”, ressaltou a administração municipal.


Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...