terça-feira, 28 de maio de 2019

Principais dúvidas sobre São João de Petrolina são respondidas nas redes sociais

      Via:Vinicius de Santana

O São João de Petrolina deve atrair cerca de 20 mil turistas durante todo o ciclo junino neste ano. Quem vem de fora, certamente tem inúmeras dúvidas. Para atender este público, a coordenação de Comunicação da prefeitura lançou um guia, com a proposta de responder às perguntas mais frequentes de forma descontraída e didática.
Além da criatividade nas artes, àqueles que têm outras dúvidas podem interagir, fazendo perguntas nos comentários da postagem. “Em um dia, tivemos um grande engajamento. Até agora mais de quatro mil pessoas já curtiram no Instagram, e centenas comentaram com novos questionamentos. Isso mostra a popularidade que o nosso São João apresenta nas redes sociais”, observou Monyk Arcanjo, coordenadora de Imprensa do município.
O guia está disponível na plataforma Instagram, no perfil oficial do evento (@saojoaopetrolina) e também no da prefeitura (@prefeiturapetrolina), na seção de destaques. O conteúdo também pode ser acessado pelo link http://bit.ly/duvidassaojoaopetrolina.


Blog do BILL NOTICIAS

Homem agride pai com estaca de madeira em Petrolina

   Via:Carlos Britto
(Foto: Reprodução)

Um homem agrediu o próprio pai na Rua 12 do N-8 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, zona rural de Petrolina, ontem (27). De acordo com o 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o suspeito utilizou uma estaca de madeira para atacar a vítima, que ficou com ferimentos na cabeça.
O fato aconteceu por volta das 16h, mas o suspeito só foi localizado às 21h. A vítima foi socorrida por um vizinho, que passou a sofrer ameaça de morte por parte do agressor. Preso, o suspeito foi encaminhado à delegacia. O estado de saúde da vítima não foi informado.

Blog do BILL NOTICIAS

Universidade cria técnica que identifica uso de agrotóxicos em frutas

Técnica poderá ser usada também para checar se os produtos enviados ao exterior estão em conformidade com a legislação estrangeira

  Via:Vinicius de Santana
Foto: Carol Garcia/ GOVBA


Um estudo desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) possibilitará, a produtores e autoridades sanitárias, identificar e mensurar o uso de agroquímicos – em especial pesticidas e fungicidas – nas frutas e legumes consumidos no país.
Segundo pesquisadores, a técnica poderá ser usada também para checar se os produtos enviados ao exterior estão em conformidade com a legislação estrangeira no que se refere a agrotóxicos.
O orientador da tese, professor do Instituto de Química da UFG, Boniek Gontijo, explica que a técnica permite, também, evitar “as discrepâncias entre a quantidade sugerida nos rótulos de agrotóxicos e a quantidade suficiente para que o agroquímico exerça sua função. Em geral, eles sugerem uma quantidade maior do que a necessária, com o objetivo de aumentar seus lucros”, justificou o professor.
Desenvolvida em parceria com a Louisiana State University (EUA), a técnica foi usada, inicialmente, para identificar o nível de penetração do fungicida imazalil em maçãs.
“Constatamos que a substância penetra além da casca da fruta, atingindo em pouco tempo suas estruturas internas, o que pode prejudicar a saúde do consumidor, mesmo que a casca seja lavada”, disse à Agência Brasil o orientador do estudo.
Molécula não é degradada pela luz
“Ao contrário do que é dito nas especificações do fungicida, sua molécula não é degradada pela luz e, com isso, acaba penetrando na fruta”, acrescentou, referindo-se especificamente ao imazalil, utilizado para inibir o desenvolvimento de fungos, postergando o apodrecimento do produto.
Contatada pela Agência Brasil, a Associação Brasileira dos Produtores de Maça (ABPM) informou que este fungicida não é usado nos produtos nacionais.
“O ingrediente ativo Imazalil, apesar de estar registrado para uso em pós-colheita, não é utilizado na cultura da maçã no Brasil. Ademais, segundo relatório da Anvisa, publicado em 2016, de 764 amostras enviadas para análise de resíduos, apenas 0,65% ou 5 amostras detectaram a presença de resíduos de Imazali”, explica o diretor executivo da ABPM, Moisés Lopes de Albuquerque.
Ele acrescenta que, para fazer o levantamento, a Anvisa coleta amostras na gôndolas de supermercados, o que inclui maçãs nacionais e importadas. “Portanto, relacionamos a detecção da substância em 5 amostras à fruta importada”, afirmou. Segundo Moisés Albuquerque, de cada 10 maçãs consumidas no Brasil, 9 foram produzidas em solo brasileiro.
A Agência Brasil confirmou que as maçãs usadas no estudo da UFG não foram produzidas no Brasil. “Usamos, no estudo em parceria com a universidade norte-americana, maças comercializadas naquele país para avaliar como se dá a penetração de pesticidas em frutas. Trata-se de um estudo piloto no sentido de identificarmos maneiras mais fáceis de avaliar a penetração de fungicidas em frutas e legumes”, disse Boniek Gontijo.
“Apesar de o Brasil não fazer uso deste fungicida, a técnica desenvolvida permite desenvolvermos métodos sobre a aplicação de outros pesticidas, fungicidas ou agroquímicos em outros hortifrutis. Inclusive, já estamos trabalhando com tomate em uma abordagem similar”, acrescentou.


Blog do BILL NOTICIAS

CIÊNCIA - Teoria da relatividade de Albert Einstein foi comprovada graças ao céu nordestino

Espaço Ciência realizará evento para lembrar data da comprovação. Crédito: Espaço Ciência
Espaço Ciência realizará evento para lembrar data da comprovação. Crédito: Espaço Ciência

“O problema que minha mente formulou foi respondido pelo luminoso céu do Brasil”. Ao dizer essas frase, Albert Einstein colocou a cidade cearense de Sobral no mapa da ciência mundial. Há 100 anos, no dia 29 de maio de 1919, a visão do mundo e da Ciência foram transformados por um eclipse observado de lá.  Em memória desse episódio, o Observatório Astronômico do Alto da Sé se une ao Espaço Ciência para realizar atividades e celebrar nesta quarta-feira (29).

O Observatório abre em horário especial, a partir das 14h até 21h, para observações do céu, oficina de máscaras para observar o sol, atividades interativas sobre eclipses e projeções de vídeo. “A observação deste eclipse foi a comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, que revolucionou nossa forma de ver o mundo e o cosmos. E foi o céu nordestino que garantiu isso”, afirma o diretor do Espaço Ciência Antonio Carlos Pavão.

Segundo Einstein, tempo e espaço formam um único tecido, maleável, que pode ser distorcido ou se curvar sob efeito de corpos com muita massa, como o sol. A própria luz também tem sua trajetória desviada. A teoria havia sido publicada em 1916, depois de oito anos de estudos.  Mas, na época, quando vigoravam apenas os conceitos Newtonianos sobre a gravidade, a Teoria da Relatividade estava longe de ser aceita.

Para comprová-la, seria necessário observar as estrelas que ficam bem próximas ao sol em um momento em que os raios solares não as ofuscassem. Um eclipse por exemplo. Depois, fotografá-las novamente quando já não estivessem sob efeito da gravidade solar. E comparar a trajetória.
Crédito: Reprodução da Internet
Crédito: Reprodução da Internet
Durante vários anos, pesquisadores de vários países organizaram expedições para tentar acompanhar eclipses totais do Sol em cantos distintos do mundo. Todas fracassaram, até 1919. Dois pontos do mundo reuniam as condições ideais para esta observação:  a Ilha do Príncipe, na África; e a cidade de Sobral, no Ceará. Equipes da Sociedade Real Astronômica, da Inglaterra, foram enviadas aos dois locais. Na África, choveu. No Ceará, amanheceu nublado, mas os céus favoreceram a equipe comandada pelos ingleses Andrew Crommelin e Charles Davidson, em parceria com o Observatório Nacional.

O eclipse teve início às 8h55 e durou cerca de cinco minutos e 13 segundos. Uma comissão brasileira, liderada pelo físico Henrique Morize, diretor do Observatório Nacional, fez as observações da corona solar enquanto que os norte-americanos Daniel Wise e Andrew Thompson fizeram as medidas do magnetismo terrestre e de eletricidade atmosférica. Bastaram cinco ou seis fotos para que se comprovasse: Einstein estava certo!

Fotografias feitas dois meses depois, com as mesmas estrelas sem a influência do sol, foram comparadas com as de Sobral. Revelaram uma diferença de 1,75 segundo de arco, conforme tinha previsto Einstein. O anúncio foi feito em 6 de novembro de 1919, em Londres e, no dia seguinte, a notícia estampava as manchetes dos jornais por todo o mundo: a teoria de Einstein suplantara a do gênio britânico Isaac Newton.
Crédito: Prefeitura da Cidade de Sobral
Crédito: Prefeitura da Cidade de Sobral





















Saiba mais sobre Sobral

Situada a 235 quilômetros de Fortaleza, a cidade de Sobral é um importante polo de crescimento e desenvolvimento econômico do interior do Ceará. Há 50 anos, a cidade era considerada o mais importante polo comercial do norte cearense, de acordo com a prefeitura do município.Em Sobral, nasceu o humorista Renato Aragão, famoso por Os Trapalhões.  



Blog do BILL NOTICIAS

Ammpla fará leilão de quase 800 veículos removidos em fiscalizações de trânsito

  Via:Vinicius de Santana

A Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) vai leiloar mais de 800 veículos removidos durante as fiscalizações de trânsito em Petrolina. O leilão segue as regras do Código de Trânsito Brasileiro que determina que o veículo removido e não reclamado por seu proprietário dentro do prazo, seja levado a leilão.
O evento acontecerá nesta quinta (30) e sexta-feira (31) a partir das 9h no Hotel do Grande Rio onde os interessados poderão dar seus lances. Na quinta-feira (30) estarão disponíveis para leilão os veículos considerados “conservados”, já na sexta (31) os lotes serão relativos às “sucatas”.
Os veículos estão disponíveis para visitação até esta quarta-feira (29), na Rua Antônio Macedo filho, 81, no Distrito Industrial Paulo Coelho, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Durante este período, o comprador também pode verificar os veículos e dar seus lances através do site www.focoleiloes.com.br
Para fazer o arremate, é preciso apresentar um documento de identificação, CPF e comprovante de residência. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode participar do  leilão, sendo que, para os veículos “sucatas” apenas empresas com CNPJ no ramo de Comércio de peças podem arrematar.
Os lotes classificados como conservados podem voltar a circular, tendo motos com lance inicial a partir de R$ 150 mais taxas, e carros, a partir de R$ 850. Segundo as normas, cabe ao arrematante requerer e pagar as taxas de transferência de propriedade, pela expedição da 2º via do Certificado de Registro do Veículo (CRV), dentre outras. Quanto aos débitos de licenciamento e IPVA, multas, competem aos órgãos responsáveis pelo débito, de ofício da Ammpla, efetivar a baixa ou desvinculação do débito de acordo com a Lei. (Ascom)


Blog do BILL NOTICIAS

LAVA JATO RECONHECE QUE DONO DO SÍTIO DE ATIBAIA É BITTAR E AUTORIZA VENDA


247 - O processo contra o ex-presidente Lula sem provas e sem crime, produz anomalias jurídicas. Apesar do Ministério Público Federal (MPF) acusar o ex-presidente de ser dono do sítio em Atibaia e a 13ª Vara Federal de Curitiba condenar Lula por ter supostamente recebido como vantagem a reformas no imóvel de empreiteiras, o mesmo MPF foi favorável ao pedido de autorização do empresário Fernando Bittar, que é o dono do sítio, para vender a propriedade.
"O Ministério Público Federal se manifesta favoravelmente ao pedido formulado por Fernando Bittar, requerendo seja realizada a avaliação judicial do sítio Santa Bárbara e após, para que o requerente realize a venda do imóvel pelo valor mínimo indicado na avaliação, apresentando a proposta de compra a esse i. juízo, ficando condicionado que os valores decorrentes da venda sejam depositados em conta judicial", defenderam os procuradores.
O aceite do pedido de venda reforça os argumentos apresentados pela defesa do ex-presidente de que Lula não é dono do sítio, como argumentou os procuradores da Lava Jato.
Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses por corrupção passiva, ativa e lavagem de dinheiro. O processo agora está no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) para julgamento em segunda instância.
A condenação de Lula foi feita pela juíza Gabriela Hardt, substituta de Moro, numa sentença que foi desmoralizada por ser um literal 'copia e cola' das acusações do caso "triplex do Guarujá", com trechos inteiros da sentença de Moro, incluindo as inconsistências.
Durante o julgamento, Lula nunca negou frequentar o sítio dos amigos, que o convidaram para fazer isso, no que tinham pleno direito como donos do sítio. Mas os procuradores dizem que o ex-presidente era o dono oficial, e que foi beneficiado por supostas obras feitas pela Odebrecht no imóvel.
A anomalia da sentença está justamente no fato de Lula não ser o dono do imóvel, que é de Fernando Bittar, conforme o próprio MPF reconhece ao aceitar o seu pedido de venda. Ou seja, o ex-presidente não é beneficiário das reformas, mesmo que tenha frequentado o local.
No pedido feito por Bittar, ele informa que "não mais frequenta o sítio, tendo interesse em sua venda imediata". E pede que "seja determinada a avaliação judicial" do sítio e sua posterior venda.
"A realização da venda nesses termos (com o depósito em Juízo do valor) cumpre, com muito mais efetividade, o propósito de confiscar os supostos produtos dos delitos, correspondentes aos valores gastos nas reformas", afirma o advogado de Bittar, Alberto Toron.


Blog do BILL NOTICIAS

Avião em que morreu Gabriel Diniz não tinha autorização para táxi aéreo

A aeronave foi fabricada em 1974 e só tinha permissão para fazer voos de instrução

O avião era do modelo Piper Cherokee PT-KLO

A aeronave Piper Cherokee PT-KLO, em que estava o Cantor Gabriel Diniz, e caiu na manhã desta segunda-feira (27), só estava liberada para fazer voos de instrução. Segundo o Portal G1, o bimotor não poderia fazer serviços de voos privados ou táxi aéreo.
O avião que tinha capacidade para quatro pessoas, deixou Salvador e sobrevoava a cidade de Estância, na região sul de Sergipe, quando o acidente aconteceu.
O Piper PA 28-180 foi fabricado em 1974 e está cadastrado como “Privada – Instrução” na Agência Nacional de Aviação Civil, categoria na qual estão aviões usados para “instrução, adestramento de voo por aeroclubes, clubes ou escolas de aviação civil”, segundo o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil.

Pertencente ao Aeroclube de Alagoas,  a situação da aeronave está registrada como “penhorada” na Agência Nacional de Aviação Civi (Anac).

Segundo a Anac, como já foi constatado que o voo estava realizando a operação de táxi aéreo clandestino, “o piloto e o operador da aeronave poderão ser multados e cassados”. A agência encaminhará uma denúncia ao Ministério Público e à polícia para que sejam tomadas as medidas cabíveis.(Folhape)


Blog do BILL NOTICIAS

Em respeito à memória de Gabriel Diniz, Prefeitura de Petrolina diz que nenhuma atração substituirá a apresentação do artista no São João

  Via:Carlos Britto
Gabriel Diniz e Miguel Coelho na festa de aniversário de Petrolina em 2018. (Foto: Jonas Santos /Divulgação)

Uma perda precoce, um talento gigante. A saudade vai ficar, mas sua alegria irá nos confortar. O São João de Petrolina não irá substituir Gabriel Diniz, pois ele era único. Seu nome continuará na grade e nas nossas memórias. Que Deus conforte os familiares e amigos“. A declaração é do prefeito Miguel Coelho, lamentando a morte do artista nas redes sociais.
Gabriel Diniz tinha 28 anos, nasceu em Campo Grande (MS) e foi criado em João Pessoa (PB). Ele morreu no final da manhã de hoje na queda de um avião de pequeno porte na cidade de Estância, na região sul de Sergipe. Além de Gabriel, morreram no acidente dois tripulantes.
No ano passado, ele foi uma das atrações convidadas para comemorar o aniversário da cidade e, desde 2017, foi um dos grandes nomes que se apresentaram no palco do São João. Nos festejos juninos deste ano, Gabriel se apresentaria no dia 20 de junho.

Blog do BILL NOTICIAS

ESTUDO MOSTRA QUE CAPITALIZAÇÃO FRACASSOU EM 60% DOS PAÍSES QUE MUDARAM PREVIDÊNCIA

REUTERS/Adriano Machado

247 - O sistema de capitalização, que é um dos aspectos mais perversos da reforma da Previdência proposta por Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, fracassou em 60% dos países que o adotaram, segundo estudo da OIT - Organização Internacional do Trabalho.
O sistema de capitalização liquida o princípio da solidariedade entre os trabalhadores. Na capitalização, o trabalhador faz a própria poupança para sua aposentadoria.
Reportagem do UOL mostra que entre 1981 e 2014, 30 países modificaram seu para adotá-la. Até o ano passado, 18 desses países já haviam feito uma nova reforma, revertendo ao menos em parte as mudanças.
"Com 60% dos países que privatizaram aposentadorias públicas obrigatórias tendo revertido a privatização, e com evidências acumuladas de impactos sociais e econômicos negativos, é possível afirmar que o experimento fracassou", afirma o estudo publicado no UOL.


Blog do BILL NOTICIAS

Inscrições para Encceja terminam nesta sexta-feira

Resultado de imagem para Inscrições para Encceja terminam nesta sexta-feira

Terminam nesta sexta-feira (31) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. A inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet. Jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer o exame para obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.
Os interessados no certificado do ensino fundamental precisam ter, pelo menos, 15 anos completos na data da prova. Para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é 18 anos.
As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto em 611 municípios. Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.
Os resultados podem ser usados de duas formas. Quem conseguir a nota mínima exigida em todas as provas tem direito à certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Aqueles que alcançarem a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, terão direito à declaração parcial de proficiência.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza na página do Sistema Encceja apostilas com material de estudo para os participantes de nível fundamental e médio.(Agência Brasil)


Blog do BILL NOTICIAS

TRAGÉDIA Gabriel Diniz é o terceiro ex-vocalista da Cavaleiros do Forró a morrer em um acidente

Antes dele, os cantores José Inácio e Eliza Clivia também foram vítimas fatais de uma colisão

  Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco
Eliza Clívia à esquerda, José Inácio e Gabriel Diniz à direita. Foto: Reprodução/Internet
Eliza Clívia à esquerda, José Inácio e Gabriel Diniz à direita. Foto: Reprodução/Internet

Sucesso absoluto com os hits Jenifer e Acabou, acabou o cantor Gabriel Diniz se tornou um dos principais representantes do forró moderno no Brasil. Conhecido pela sua irreverência e por apresentações repletas de bom humor e figurinos extravagantes, o mato-grossense faleceu nesta segunda-feira (27), aos 28 anos, vítima de um acidente aéreo, no povoado de Porto do Mato, localizado no município de Estância, no Sul de Sergipe. Natural de Campo Grande, capital do Mato-Grosso do Sul, o cantor que iniciou sua trajetória no mundo da música ainda na adolescência teve passagens pelas bandas Forró da Farra, Capim com Mel e Cavaleiros do Forró, até ingressar na carreira solo. 

De forma triste e assustadora, a tragédia com Diniz marca uma infeliz coincidência para o meio musical, pois, Gabriel é o terceiro ex-vocalista da Cavaleiros do Forró a morrer em um acidente. Anteriormente, respectivamente em 2005 e em 2017, os cantores José Inácio e Eliza Clívia também foram vítimas fatais de tragédias automobilísticas. Além deles, o grupo também já perdeu o guitarrista, Edivan Paulo da Silva, em uma colisão entre dois ônibus. 

Relembre as tragédias 

No ano de 2005, um acidente envolvendo dois ônibus no Rio Grande do Norte provocou a morte de quatro pessoas. Entre as vítimas fatais, o vocalista do Cavaleiros do Forró, José Inácio Alexandre da Silva, e o guitarrista, Edivan Paulo da Silva.

Já em 2017, a cantora Eliza Clívia morreu em uma colisão no trânsito em Aracaju, Sergipe, à caminho de uma apresentação numa emissora de televisão local. Eliza foi vocalista do grupo entre os anos de 2003 e 2013, chegando a trabalhar com GD na Cavaleiros de 2010 a 2011, participando do 5º DVD do grupo.




Blog do BILL NOTICIAS

Familiares procuram idoso desaparecido há 10 dias em Lagoa Grande


Via:Carlos Britto
(Foto: Divulgação)

Familiares de Juvenal Sirino de Melo estão desesperados em busca de notícias sobre seu paradeiro. O idoso, de 63 anos, desapareceu por volta das 12h do dia 17 de maio, após sair da casa de sua filha no bairro Morada Nova.
Segundo os familiares do idoso, ele toma medicação controlada para pressão e deixou seus documentos na casa da filha. O idoso não usa aparelho celular. A última vez que foi visto seu Juvenal trajava uma camisa marrom e uma calça jeans.
A família vai pedir que a polícia aprofunde as investigações. Quem tiver informações sobre o paradeiro de Juvenal Sirino de Melo, pode entrar em contato com seus familiares através do telefones (87) 99934-1038 e 99805-4087.

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...