segunda-feira, 15 de abril de 2019

EDUARDO BOLSONARO DESAFIA A ESQUERDA A DIZER QUEM É PAULO FREIRE. E A ESQUERDA RESPONDE

Câmara dos Deputados | Reprodução

O deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, ousou desafiar a esquerda a dizer "quem é Paulo Freire", uma vez que a direita vem dizendo todo os dias "quem é Olavo de Carvalho".
"Diariamente mostramos quem é Olavo de Carvalho @opropriolavo. Falta o pessoal da esquerda agora dizer quem é Paulo Freire e o seu legado na educação nacional...", postou no Twitter. Os internautas atenderam ao "desafio" e agora têm disparado tuítes sobre os diversos títulos do educador e seu reconhecimento em todo o mundo.
Em meio à polêmica, ganhou destaque reportagem da BBC Brasil publicada em janeiro que aponta que Paulo Freire, rejeitado pelo atual governo, "está entre os autores mais citados em trabalhos acadêmicos do mundo". Na Folha deste domingo, o doutor em Educação e biógrafo do educador Sergio Haddad analisa a hostilidade contra o intelectual.
"Sugiro olhar nos Anais de @Harvard @Cambridge_Uni e @UniofOxford e mais 40 Universidades, mundo a fora, que concederam Doutor Honoris Causa a Paulo Freire", rebateu o deputado federal e ex-ministro Alexandre Padilha (PT-SP). "Paulo Freire é um dos educadores mais importantes do mundo. Seu trabalho é estudado em diversas universidades Norte-Americanas, homenageado com uma escultura na Suécia, seu nome foi dado a um centro de estudos na Finlândia", disse Ricardo Savino, documentarista e produtor cultural, que também fez outros tuítes.
"O "intelectual" brasileiro Eduardo Bolsonaro, do alto da sua "sapiência" pregunta: quem é Paulo Freire? Resposta: É o brasileiro com mais títulos de Doutor Honoris Causa de diversas universidades, são 41, ao todo, entre elas, Harvard, Cambridge e Oxford. Simplesmente, o maior", respondeu o tuiteiro Renan Araújo a Eduardo Bolsonaro. "Vamos mostrar ou deixar a tarefa p/ a Stanford University?", ironizou o perfil Kepler & Kopernikus.(247)
Diariamente mostramos quem é Olavo de Carvalho @opropriolavo .Falta o pessoal da esquerda agora dizer quem é Paulo Freire e o seu legado na educação nacional...
7.968 pessoas estão falando sobre isso






Blog do BILL NOTICIAS

Denúncias de violência psicológica a idosos aumentam no Estado

Dados do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa apontam que este tipo de violência aumento 320% na comparação de janeiro de 2019 com janeiro de 2018
  Por: Portal FolhaPE
Violência psicológica é crime
Violência psicológica é crimeFoto: Ray Evllyn / SJDH

As denúncias de violência psicológica contra a pessoa idosa tiveram um aumento de 320% em janeiro de 2019 na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), nos primeiros 30 dias deste ano houve 42 registros de violação psicológica contra esta população. Já em janeiro de 2018 foram dez, ou seja, 32 denúncias a mais. Os dados foram divulgados pela instituição nesta terça-feira (26).

“Às vezes fica claro que o idoso sofre este tipo de violência. Mas, em outros casos, não, e aí começamos com o acolhimento, fazendo com que o idoso fique à vontade, e no decorrer da conversa vamos identificando todas as características de violação. É necessário destacar que violência psicológica é crime”, disse a assistente social do programa, Glória Cavalcante. Essa violência psicológica se materializa em gritos, agressões verbais, insultos e deve ser denunciada por qualquer pessoa para a proteção do idoso. 
CIAPPI atua com atendimento especializado, escuta qualificada e humanizada, serviço de orientação psicossocial e jurídica. Também realiza encaminhamentos dos casos de violência, maus-tratos e abandono à rede integrada de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa. “O centro atua com o objetivo difundir, cada vez mais, as ações de enfrentamento às violações contra a pessoa idosa, além de sensibilizar a sociedade quanto ao seu papel de denunciar”, destacou o secretário executivo de Direitos Humanos, Diego Barbosa. Para acionar o serviço basta ligar para o 3182-7649 ou encaminhar e-mail para ciappi2016@gmail.com.




Blog do BILL NOTICIAS

Saúde da Mulher: Parceira com Ronda Maria da Penha apoia vítimas de violência

  Por: (Samuel Celestino BN)
Resultado de imagem para Saúde da Mulher: Parceira com Ronda Maria da Penha apoia vítimas de violência



Uma parceria entre o Hospital da Mulher e a Ronda Maria da Penha promove uma rede de proteção e apoio a mulheres vítimas de violência. O Serviço AME (Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual) da unidade de saúde presta atendimento 24 horas por dia, durante os sete dias na semana, a mulheres e adolescentes que foram expostas ao abuso sexual. Para acolher estas mulheres, composto por uma equipe multiprofissional com médicas, enfermeiras, farmacêuticas, assistentes sociais e psicólogas, o serviço AME atua em parceria com o Ministério Público, o Instituto Médico Legal (IML) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA), além de conselhos de saúde regionais. Desde a inauguração do serviço, mais de 350 mulheres foram acolhidas na unidade. A parceria inclui também a presença de integrantes da Ronda Maria da Penha no hospital, conversando, explicando e prestando apoio.(BN)





Blog do BILL NOTICIAS

Sem CNH, mulher perde controle de carro e atropela idoso

Carro capotou após avançar sobre acostamento. Idoso atingido morreu
   Por: Renata Coutinho/folhape
UPA do Curado
UPA do CuradoFoto: Arquivo/Folha de Pernambuco


Sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uma mulher atropelou um idoso e capotou com o carro em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, neste domingo (14). O acidente aconteceu na PE-07, na altura do Hotel Gruta, por volta das 9h. 

Segundo informações preliminares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), a mulher e um homem estavam em um veículo Celta quando ela perdeu o controle e invadiu o acostamento, atingindo um idoso de 67 anos, que caminhava. Em seguida, o carro caiu numa ribanceira. O idoso chegou a ser socorrido, mas faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jaboatão de Velho. 

O casal ficou ferido e também foi encaminhado para entendimento médico. Populares indicaram que a condutora do Celta não tem habilitação, informação confirmada pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv)

A apuração inicial do BPRV indica que o homem e a mulher tinham passado a noite bebendo. A mulher se autodeclarou como a condutora. O casal foi encaminhado para a UPA do Curado para receber os primeiros socorros e, em seguida, foi encaminhado para a Delegacia de Plantão de Jaboatão para investigação do crime de trânsito. O teste de alcoolemia da motorista deu zerado.

Desde o ano passado, motoristas que provocam mortes ou feridos graves no trânsito devido à ingestão de bebidas alcoólicas têm pena mais severas. A nova legislação pune com prisão de cinco a oito anos aquele que mata ao volante sob efeito do álcool




Blog do BILL NOTICIAS

Dilma: Petrobrás deve servir ao Brasil, e não ao 'deus-mercado'


Nota da ex-presidente Dilma Rousseff, "em defesa da Petrobras e do consumidor brasileiro" – A Petrobrás e sua gestão nos governos do PT voltam a ser alvos de falsas acusações e de fake news. Agora, devido ao aumento de 5,7% no preço do diesel e ao cancelamento deste mesmo aumento pelo Presidente Bolsonaro. Trata-se de uma medida paliativa pois o problema é a submissão do governo aos desígnios do "deus-mercado".
Na verdade, desde o governo Temer, mentiras sobre a Petrobrás têm sido utilizadas e amplamente reproduzidas pela imprensa brasileira com o claro objetivo de justificar a política de preços imposta na gestão Pedro Parente. Tal política atrela os preços praticados internamente aos preços do petróleo no mercado externo, às flutuações do dólar e à sanha de lucro no curto prazo do mercado financeiro internacional e de seus acionistas privados. Alegam que essa medida é necessária para levar ao saneamento da empresa, que teria sido enfraquecida, e mesmo quase levada à falência durante os governos do PT.
Como mostra a AEPET- Associação dos Engenheiros da Petrobrás, "não é verdade que a Petrobrás teve prejuízos enquanto adotou preços de combustíveis abaixo do (preço) internacional, entre 2011 e 2014, época em que o preço do petróleo se manteve elevado". A associação afirma que "o fato é que o preço de venda dos derivados sempre foi acima dos custos de produção", e a Petrobras "sempre apresentou lucros operacionais em linha com as maiores empresas de petróleo do mundo". Na verdade, como mostra a AEPET, entre 2012 e 2017, a geração de caixa da Petrobras "se manteve estável entre 25 e US$ 27 bilhões por ano", "com enormes reservas em caixa, entre 13,5 e US$ 25 bilhões, superiores às multinacionais" do setor.
Além disso, é sempre bom lembrar que a Petrobrás é empresa de economia mista e tem mais de 66% de suas ações ordinárias pertencentes à União, ao BNDES e à Caixa, ou seja, os proprietários da Petrobras são todos os brasileiros e brasileiras.
Em síntese, o controle das grandes reservas do pré-sal e daquelas fora dele, bem como os próprios custos de prospecção, exploração e desenvolvimento dos blocos são prioritariamente formados no Brasil e, sobretudo, o controle da propriedade é nacional.
Nesta condição, a Petrobrás tem importantes funções estratégicas a cumprir: zelar pelo desenvolvimento nacional, pela eficiência no funcionamento da economia e pelo acesso dos consumidores a preços tão módicos quanto possível.
É uma tolice acreditar que o preço do petróleo no mundo e dos combustíveis em cada país flutuem livremente. O preço internacional do petróleo sempre oscila por influência de interesses geopolíticos. Os principais países produtores de petróleo – desenvolvidos e em desenvolvimento – não privatizam suas empresas ou internacionalizam sua formação de preços e tampouco abrem as ações de suas principais empresas no mercado internacional.
Das 20 maiores petroleiras globais, entre as primeiras estão estatais – chinesas e saudita. Na sequência, há mais nove estatais, do oriente médio, do golfo pérsico e da América Latina. Então, das 20 maiores, mais da metade são estatais e nenhuma está venda e tampouco vendendo pedaços e partes no mercado.
São empresas nacionais, instrumentos de estratégia nacional. A lógica de uma empresas como a Petrobrás não pode ser, ao invés de servir ao País e a sua população, servir ao "mercado" e aos especuladores de Nova York; ao invés de atender ao País e à sua população, que formou e capitalizou a empresa, e é proprietárias das reservas, atender ao mercado internacional e à sua visão de lucro de curto prazo. Todo o seu foco, assim, vira do avesso e acaba a visão estratégica de longo prazo, no qual é possível à empresa desenvolver tecnologia – como a de águas profundas – e descobrir reservas – como o pré-sal.
A abertura de capital não pode ser justificativa para tornar a empresa objeto da especulação financeira. É interessante o exemplo da China, que tem pelo menos cinco grandes empresas de petróleo e usa suas subsidiárias – de capital aberto – no plano internacional, devidamente controladas por empresas chinesas de capital fechado.
Se depender do desejo dos especuladores do mercado financeiro, os preços do diesel, da gasolina e do gás de cozinha subirão sem qualquer parcimônia e respeito aos consumidores. Foi o que aconteceu desde o golpe de 2016. Sob o governo Temer, houve cerca de 250 aumentos nos preços dos combustíveis – 16 vezes mais do que nos 13 anos de governos do PT.
Aumentos de preços de combustíveis constantes e acima da inflação contaminam toda a cadeia produtiva, gerando colapso logístico, inflação, carestia e mais desemprego.
A questão não é recuar do aumento de 5,7%. É impedir que a lógica da gestão da Petrobrás seja submetida à lógica de curto prazo da especulação financeira.
DILMA ROUSSEFF


Blog do BILL NOTICIAS

Divulgada mais uma lista de convocados em processo seletivo da Educação em Petrolina

   Via:Carlos Britto
Prefeitura de Petrolina (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)


A Prefeitura de Petrolina publicou no Diário Oficial do Município mais uma convocação de classificados no Edital nº 001/2019 – da Rede municipal de ensino. As vagas são destinadas aos cargos de auxiliar de cozinha e auxiliar de limpeza; assistente educacional infantil; assistente administrativo e barqueiro de transporte escolar.
A convocação imediata é para atuação na sede e no interior do município, nas escolas, Centros Municipais de Educação (CMEIs) e Nova Semente. A relação dos candidatos está disponível na edição do dia 12 de abril no Diário Oficial do município, no site: https://doem.org.br/pe/petrolina.
Os candidatos devem se apresentar entre os dias 15, 16 e 17 de abril, à sede do Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (Igeprev), localizado na Avenida José de Sá Maniçoba, nº 200, Centro, próximo ao Hospital Universitário, das 8h às 14h, munido de toda a documentação original e cópias relacionadas no Anexo II do edital para tratar da contratação e localização nas unidades escolares. A ausência nas datas e horários previstos acarretará na desclassificação do candidato.
De acordo coma Prefeitura, a convocatória está sendo feita de acordo com a necessidade da administração, respeitando o critério de ordem de colocação do resultado. Essa é mais uma ação da plataforma ‘Petrolina Educa’, iniciativa da Prefeitura de Petrolina para melhorar a infraestrutura e ensino na rede municipal.


Blog do BILL NOTICIAS

'Não teve golpe porque Bolsonaro é um covardão', dispara Lula

"Se há três meses, quando a gente falava em golpe, parecia insinuação, hoje temos certeza que esse país correu sério risco de ter um go...