sábado, 23 de março de 2019

MAIA VOLTA A ENQUADRAR BOLSONARO: NÃO USO REDES SOCIAIS PARA AGREDIR

Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Em mais um lance do embate entre o presidente da Câmara e o chefe do Executivo, Rodrigo Maia afirmou neste sábado (23) que Jair Bolsonaro se considera pressionado pela 'velha política', mas precisa dizer o que é a 'nova política'. O presidente da Câmara disse ainda que o governo não pode terceirizar a articulação política com o Congresso para aprovar a reforma da Previdência.
Maia deu a declaração ao chegar para uma reunião do PPS, em Brasília. Segundo o deputado, Bolsonaro não pode transferir para os presidentes da Câmara e do Senado a responsabilidade que, na visão de Maia, deveria ser do presidente da República.
"É importante que o governo acerte na articulação. E ele não pode terceirizar a articulação como estava fazendo. Quer dizer, transfere para o presidente da Câmara e para o presidente do Senado uma responsabilidade que é dele e fica transferindo e criticando: 'Ah, a velha política está me pressionando, estão me pressionando'. Então ele precisa assumir essa articulação, porque ele precisa dizer o que é a nova política", afirmou Maia.
Em São Paulo, onde almoçou na casa do governador, João Doria (PSDB), ele voltou a alfinetar a família Bolsonaro. "Não uso minhas redes sociais para agredir ninguém, e sim para apresentar propostas, ideias e discussões para a sociedade". "Pode pesquisar os meus tuítes e os do presidente e pessoas do seu entorno, e qualquer um vai ver quem está falando a verdade", acrescentou.
A relação entre Maia e o Palácio do Planalto se desgastou nos últimos dias. Primeiro, ele teve um atrito, na quarta-feira (20) com o ministro da Justiça, Sergio Moro, sobre a tramitação do pacote anticorrupção enviado pela pasta a Câmara.
Depois, Maia demonstrou insatisfação pelo fato de, na avaliação do deputado, o governo não estar se envolvendo como deveria nas negociações pela reforma da Previdência.
Nesta sexta (22), ele afirmou que Bolsonaro precisa dedicar "mais tempo para cuidar da reforma da Previdência e menos tempo" para as redes sociais.247


Blog do BILL NOTICIAS

Agência Nacional de Águas nega que lama de Brumadinho tenha chegado ao Rio São Francisco


ANA
A Agência Nacional de Águas (ANA) nega a chegada da lama ao reservatório de Três Marias. Em nota, o órgão firma que as análises feitas no Rio Paraopeba não indicaram a contaminação da água pela lama da Vale. Segundo a agência, os rejeitos da barragem da Vale em Brumadinho nem chegaram ainda na Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo, que fica rio acima, a 29 km de distância de 3 Marias.
Diz a nota da Agência: “Análise da qualidade da água do rio Paraopeba feita antes do evento de ruptura da barragem de Brumadinho já apontava níveis de contaminação, por ferro e alumínio, que mascaram a passagem da lama. Por exemplo, o Rio Ribeirão das Almas, imediatamente a jusante (rio abaixo) de Retiro Baixo, lança muitos sedimentos no Paraopeba”.
Ao ser informada sobre a nota da ANA, Malu Ribeiro respondeu dizendo que as coletas de água feitas pelo SOS Mata Atlântica detectaram a presença de quatro metais diferentes ao logo de todo o rio Paraopeba até o Reservatório de Três Marias, e que isso configura um padrão de contaminação a partir do vazamento de rejeitos de Brumadinho. Ela também disse que a cor da lama da Vale não se confunde com a turbidez natural do rio. De acordo com Malu, a turbidez natural empresta ao rio uma cor amarelada, enquanto que a pluma de lama da Vale – por conta do ferro e do manganês – tem cor de ferrugem.
É evidente que essa questão precisa ser devidamente esclarecida, com pareceres técnicos definitivos, para que não haja qualquer dúvida sobre a eventual contaminação do São Francisco por metais pesados. Estratégico para o país – especialmente para a região Nordeste – o Velho Chico vem se ressentindo de múltiplas agressões (destruição de nascentes, desmatamentos, assoreamento, lançamento indiscriminado de esgotos domésticos e industriais, entre outros) que já ameaçam sua resiliência. Com informações do G1.


Blog do BILL NOTICIAS

'Astrólogo' Olavo e 'bispo' Malafaia estão em guerra nas redes sociais

  Por: AE
Foto: YouTube/Reprodução e Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Foto: YouTube/Reprodução e Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


Dois dos principais líderes do bolsonarismo e com grande influência nas redes sociais estão em conflito: o filósofo Olavo de Carvalho e o pastor Silas Malafaia. 

Tudo começou quando o evangélico criticou, no início da semana, uma declaração de Eduardo Bolsonaro sobre Olavo ter sido o maior responsável pela vitória do pai nas eleições 2018. Para Silas, foram os evangélicos - e ele - os responsáveis pela eleição de Bolsonaro. "Perde a oportunidade de ficar de boca fechada. É simplesmente ridículo. Aprenda a respeitar aliados e deixe de bajular guru", escreveu no dia 18.

Nesta sexta (22), Olavo publicou uma mensagem no Facebook direcionada a Silas dizendo que as igrejas evangélicas demoraram para começar a atuar na luta contra o petismo. "Pelo menos até 2009 ainda se davam muito bem com o partido governante", escreveu Olavo, sobre os evangélicos. "Nesse ano Lula em pessoa oficializou em lei a Marcha Para Jesus. Será que o senhor já esqueceu?" 

Malafaia reagiu neste sábado com uma sequência de tweets atacando o filósofo. Nesta altura, a discussão ganha um detalhe: Olavo chama o pastor de "bispo". Malafaia chama o filósofo de "astrólogo". 

Malafaia prometeu "desmentir" o filósofo. Disse que votou em Fernando Henrique Cardoso em 1994 e 1998, reconheceu apoio a Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 "pela crença de que ele poderia resgatar o Brasil da miséria", mas disse que não se posicionou a favor de petistas desde então. 

"Olavo estava em um rancho nos EUA, eu e Bolsonaro tomando pancada do ativismo gay", relatou Silas sobre os idos de 2006. "Ficar dando piruada escondido nos EUA, é mole! Aqui fui ameaçado, até hoje respondo processo por defender convicções que Bolsonaro também defende. O meu caso de acusação de homofobia está no STF."

Depois de dizer que "a influência de Olavo na eleição de Bolsonaro é quase zero", Malafaia cobrou o posicionamento do filósofo acerca de algumas questões e voltou a fazer ataques: "Sua posição sobre Israel, inquisição, esoterismo . Como tem gente enganada no mundo evangélico com esse sujeito. Dizer que nós só chegamos agora para defender esses princípios ideológicos é rasgar a história, nossas crenças e valores. Bolsonaro reconhece o papel fundamental dos evangélicos."

O filósofo tem criticado abertamente apoiadores de Bolsonaro. Neste sábado, antes dos comentários de Malafaia, sugeriu a discussão acerca de um "medidor de bolsonarismo" para identificar quem realmente está comprometido com o governo.

"O presidente disse que o grande objetivo da sua vida e do seu governo é eliminar e ideologia esquerdista. Quantos dos seus pretensos aliados têm a mesma prioridade, e quantos lutam por objetivos totalmente diferentes, nada concedendo à meta presidencial? Não está na hora de fazermos um "medidor de bolsonarismo" para separar as ovelhas dos bodes?", escreveu Olavo.




Blog do BILL NOTICIAS

Cinco pessoas ficam gravemente feridas após serem atropeladas por motorista embriagado em Juazeiro

Via:Carlos Britto

Foto: WhatsApp/reprodução

Um acidente automobilístico nas primeiras horas da manhã de hoje (23) em Juazeiro (BA) deixou um saldo de cinco pessoas gravemente feridas.
Informações dão conta que o condutor de um veículo Volkswagen Fox vermelho perdeu o controle do carro no contorno do Mercado do Produtor, atropelando as cinco vítimas, e capotou em seguida.
Os feridos foram encaminhados por uma equipe do Samu ao Hospital Universitário (HU), em Petrolina. Até o momento não se sabe o estado de saúde dos mesmos.
O condutor (ainda não identificado) estaria com sinais claros de embriaguez. Por pouco ele não acabou linchado por populares, que se revoltaram. A Polícia Militar chegou a tempo de evitar mais um fato trágico, levando o motorista para a delegacia de Polícia Civil (PC) da cidade.

Blog do BILL NOTICIAS

MERCADANTE: AGRESSÃO DE BOLSONARO À CHINA TERÁ CONSEQUÊNCIAS


O ex-ministro Aloizio Mercadante se diz "chocado com a diplomacia brasileira" ao comentar a visita de Jair Bolsonaro ao presidente  dos EUA, Donald Trump, durante a semana passada. Em sua análise semanal à TV 247, ele condena o papel de do governo de "completa submissão" à Casa Branca e alerta que a agressão que Bolsonaro proferiu à China "terá consequências". 
Durante o banquete dos direitistas estadunidenses com o presidente Jair Bolsonaro, promovido no último domingo (17) pelo embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Sergio Amaral, o ministro da Economia Paulo Guedes discursou demoradamente sobre as relações do Brasil com a China e detalhou o bordão que o presidente repete, segundo o qual “a China pode comprar no Brasil, mas não comprar o Brasil”. Steve Bannon, o segundo guru do clã Bolsonaro, ao lado de Olavo de Carvalho, discorreu sobre o tema de maneira professoral dizendo que o Brasil precisa "reduzir sua co-dependência da China". 
O ex-ministro aponta que, após as agressões, o Brasil poderá perder 30 bilhões de dólares em investimentos dos chineses. “Ao invés do agronegócio ficar disputando cargo e atacando a agricultura familiar, deveria sim estar defendendo os interesses da agricultura”, expõe.
Ele ainda considera que “os exportadores agrícolas brasileiros precisam estar muito preocupados neste momento”.
“Atacar a China para defender os EUA. Isso não se faz, os interesses do seu País devem sempre estar em primeiro lugar”, critica.
Elite submissa
Mercadante segue sua fala e afirma que "a mentalidade subalterna está na elite brasileira" e que hoje o Brasil se encontra em um quadro de "completa submissão" e "falta de projeto soberano". 247 


Blog do BILL NOTICIAS

Brasil e Chile rejeitam intervenção militar na Venezuela e firmam compromissos

  Por: AE
Foto: Martin Bernetti/AFP
Foto: Martin Bernetti/AFP

Os governos do Brasil e do Chile assinaram, neste sábado, 23, uma declaração conjunta rejeitando qualquer ação que implique violência, sobretudo uma intervenção militar na Venezuela. O documento feito entre o presidente Jair Bolsonaro e Sebastián Piñera foi assinado após encontro bilateral entre os dois no Palácio de La Moneda, sede do governo chileno, em Santiago. 

Na declaração, o documento fala em "reiterar, igualmente, o firme compromisso de continuar trabalhando, no âmbito do Grupo de Lima, pela busca de uma saída democrática e pacífica para a crise venezuelana, rejeitando energicamente qualquer ação que implique o uso da violência, sobretudo a opção de intervenção militar."

Além disso, os dois países afirmam ter um compromisso de contribuição para restaurar a democracia no país venezuelano. Para Brasil e Chile, a Venezuela precisa realizar novas eleições presidenciais, "livres e justas", libertar presos políticos e colocar um fim à violação dos direitos humanos. "Insistiram, igualmente, na importância que o regime de Nicolás Maduro autorize a abertura de canal de ajuda humanitária que possa atenuar a grave escassez de remédios e alimentos naquele país", diz o texto. 

Na reunião bilateral, o Chile reiterou apoio à candidatura brasileira para ingresso na Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Bolsonaro e Piñera também selaram compromisso com a construção de um corredor logístico que irá unir o Centro-Oeste do Brasil com os portos do Norte do Chile, passando pelo Paraguai e pela Argentina. 

Os dois países reforçaram ainda a busca de diálogo e aproximação entre a Aliança do Pacífico e o Mercosul.

O governo brasileiro, que decidiu deixar de sediar Conferência do Clima das Nações Unidas de 2019, a COP-25, manifestou reconhecimento pelos esforços do Chile na organização do evento. "Ambos os países manterão diálogo sobre seus pontos de vista a respeito da temática da mudança climática e assuntos conexos", dia a declaração. Em seu discurso, Bolsonaro se comprometeu à comparecer ao evento, mas disse que o País não pode assinar acordos com objetivos "impossível" de serem atingidos.



Blog do BILL NOTICIAS

Por causa da chuva, inauguração de avenida no no Bairro São Gonçalo é adiada

  Via:Carlos Britto
Foto: Ascom PMP/divulgação

Por contas das chuvas fortes em Petrolina, o prefeito Miguel Coelho adiou a solenidade de inauguração da avenida dos Tapuios, no bairro São Gonçalo, na zona oeste de Petrolina, que estava prevista para acontecer às 18h deste sábado (23).
De acordo com a assessoria da Prefeitura, uma nova data será definida em breve para entregar a obra de quase R$ 2 milhões aos moradores da localidade.

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...