segunda-feira, 18 de março de 2019

Jovens simulam convocação de ataque a escolas em Juazeiro e Petrolina em rede social; polícia já teria identificado autores de mensagens

  Via:Carlos Britto
(Foto: Reprodução)

O Brasil ainda vive luto do massacre na escola de Zuzano, em São Paulo. Em meio a tudo isso, ainda surgem histórias horrorosas, como a que foi registrado em Juazeiro (BA), na noite de ontem (17), quando jovens simularam, através de um grupo de WhatsApp, uma convocação de ataque a duas escolas, sendo uma em Juazeiro e outra em Petrolina (PE). Uma fonte do Blog disse que a Polícia Civil (PC) investiga o caso e os jovens já teriam sido identificados.
Segundo as publicações, que foram ‘printadas’ (copiadas) e divulgadas em outros grupos, os alvos dos supostos ataques seriam o Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, um dos maiores de Juazeiro, localizado no bairro João XXIII, e a Escola Humberto Soares, na Cohab Massangano, zona oeste de Petrolina.
Uma equipe da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) enviou uma equipe para o Colégio Modelo, nas primeiras horas da manhã de hoje (18). O Blog entrou em contato com o Colégio Modelo, que informou que as aulas estão acontecendo normalmente, apesar de muitos alunos não terem ido ao colégio nesta segunda-feira. A equipe da Polícia Militar continua na escola e a direção do colégio já procurou a Polícia Civil e adotou todas as providências cabíveis.
Sobre o Colégio Humberto Soares, a reportagem ligou várias vezes para a unidade, mas ninguém atendeu. Traremos novas informações sobre esse caso ao longo desta segunda-feira.

Blog do BILL NOTICIAS

Conflitos e segurança poderão contar pontos na avaliação de escolas

Escolas no Brasil podem ser avaliadas de forma mais completa, a partir deste ano

   Por: Agência Brasil
Sala de aula
Sala de aulaFoto: Divulgação


Escolas de todo o país podem ser avaliadas, a partir deste ano, quanto aos conflitos que ocorrem dentro dos centros de ensino, à segurança e a situações de intimidação entre alunos. Os critérios estão previstos no Documento de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC). O documento foi elaborado em dezembro de 2018.

Saeb reúne avaliações de diversas etapas da educação básica, que vai do ensino infantil ao médio. As avaliações são diferentes para cada etapa. No ensino fundamental e médio, os estudantes fazem provas de português e matemática e alunosprofessores e diretores respondem a questionários sobre as condições de ensino.

As avaliações compõem, junto com o fluxo escolar, ou seja, a taxa de aprovação dos estudantes, o principal indicador de qualidade da educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A intenção das mudanças é ampliar a avaliação das escolas para além desses indicadores. "É fundamental ampliar o escopo da avaliação da educação escolar, dando centralidade a outros aspectos do fazer educacional, além da aprendizagem dos alunos. Para tanto, faz-se necessário discutir o que a educação escolar deve prover ao estudante no decurso do seu período escolar obrigatório; em outras palavras, é preciso elucidar qual é o resultado da escola", diz o texto.

Pelo documento, as escolas passarão a ser avaliadas em sete eixos. Contará pontos a favor da instituição, por exemplo, se os professores são bem remunerados, se têm acesso à formação continuada e se a escola é dotada de uma boa infraestrutura. Entre os critérios de avaliação, está também o chamado clima escolar, que vai considerar se houve ou não conflitos nas escolas e situações de intimidação entre alunos.

A avaliação levará em consideração os procedimentos empregados pelas escolas para identificar os problemas de convivência, como violênciabullyingindisciplinaprocedimentos empregados para identificar situações em que ocorrem desigualdades, discriminações, preconceitos ou tratamento desigual; e os critérios educativos que a escola utiliza para lidar com alunos que apresentam comportamentos disruptivos recorrentes.

Além disso, será observada a forma como a escola lida com os conflitos e maus-tratos; a existência de espaços institucionais de mediar de conflitos; e ações que expressem repúdio à violência, injustiça, preconceito, desrespeito, individualismo e autoritarismo.

Segundo o documento, o Saeb foi reestruturado para incentivar as escolas para que coloquem em prática o que está previsto em lei e na Base Nacional Comum Curricular, que define o mínimo que deve ser ensinado nas escolas de todo o país.

Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) diz que o Saeb 2019 está em fase de "análise e parametrização de itens do pré-teste para elaboração dos cadernos de prova e definição do formato de contratação dos aplicadores".

A nota informa ainda que a discussão em torno da aplicação do Saeb neste ano "segue internamente e eventuais alterações serão oportunamente divulgadas tão logo haja definição concreta por parte do Inep e Ministério da Educação".



Blog do BILL NOTICIAS

Cadê a maconha que estava aqui? Polícia apura sumiço de 600 kg de droga trocados por cal e madeira

  Via:Vinicius de Santana
Segundo a Polícia Civil, até as 7h30 da manhã, dez pessoas já tinham sido presas: Polícia apura sumiço de 600 kg de droga trocados por cal e madeira

A Corregedoria de Polícia Civil investiga o sumiço de 593 quilos de maconha do 90º DP, do Parque Novo Mundo, na zona norte da capital paulista.
A Secretaria de Segurança Pública afirmou em nota que, durante incineração de duas toneladas da droga, ocorrida na última quinta-feira (14), foi constatado que 593 quilos de maconha, aprendidos em 2013, não correspondiam à substância registrada.
Segundo a secretaria, a incineração foi suspensa e foi instaurado inquérito policial na Corregedoria da Polícia Civil para a apuração dos fatos. De acordo com a TV Globo, a promotora que acompanhava a destruição da maconha suspeitou do peso de um dos pacotes e, ao abrir, constatou que, em vez da droga, havia gesso, cal e pedaços de madeiras.
OUTRO CASO
Esta não foi a primeira vez que drogas somem de uma delegacia da capital paulista. Em 17 de agosto do ano passado, quase uma tonelada de maconha (900 kg) desapareceu de dentro do 1º DP (Sé), na Liberdade (região central).
O sumiço foi registrado como furto no distrito. Na ocasião, o desaparecimento da droga foi descoberto pela chefe dos escrivães da delegacia ao fazer a conferência do material. Com informações da Folhapress.


Blog do BILL NOTICIAS

ATO EM DEFESA DA LAVA JATO REÚNE APENAS 50 PESSOAS EM BRASÍLIA

Antonio Cruz/ Agência Brasil

STF
A ofensiva do bolsonarismo contra o Supremo Tribunal Federal (STF), revelou-se um fiasco. Grupos de extrema-direita convocaram mobilizações em todo o país contra o STF, pedindo "o impeachment" de toda a Corte, uma possibilidade inexistente nos marcos da Constituição. Em Brasília, a manifestação começou por volta das 10h da manhã, em frente ao STF, com apenas 50 pessoas, que entoavam o Hino Nacional.
O movimento "pelo fim do STF" ganhou impulso depois que Bolsonaro (presidente da República) postou vídeo de um de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, com ataques ao STF.
O estopim da mobilização da extrema-direita foi a decisão do STF de determinar que os processos relativos a uso de caixa 2 nas campanhas eleitorais sejam julgados pela Justiça Eleitoral e não mais pela Justiça Comum. Na decisão, na última quinta-feira (14), o STF definiu a  competência da Justiça Eleitoral para julgar crimes comuns - como corrupção e lavagem de dinheiro - conexos com delitos eleitorais; no dia seguinte, nesta sexta, em outra contundente derrota da Lava Jato, o STF  suspendeu todos os efeitos do acordo entre a força-tarefa, a Petrobrás e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que previa a criação de uma fundação com R$ 2,5 bilhões. O ministro Alexandre de Moraes disse que os procuradores, liderados por Deltan Dallagnol, "exorbitaram das atribuições que a Constituição Federal delimitou". Leia mais aqui.


Blog do BILL NOTICIAS 

Floresta: Confirmada morte de amigo do vereador Beto Souza após emboscada na zona rural da cidade

   Via:Carlos Britto
(Foto: Reprodução)


Foi confirmada na tarde deste domingo (17) a morte do amigo do vereador e ex-presidente da Câmara de Floresta (PE), no Sertão de Itaparica, Beto Souza, identificado até o momento como Duda Nunes, de 30 anos. De acordo com informações, os dois foram atingidos por disparos de arma de fogo na Fazenda Tabuado, zona rural do Município. Duda chegou a ser socorrido para o Hospital Coronel Álvaro Ferraz, mas não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo antes de ser transferido para outra unidade de saúde.
O caso
O vereador Alberto Carlos de Souza, mais conhecido como Beto Souza, foi assassinado por volta das 13h deste domingo, após sofrer uma emboscada na Fazenda Tabuado. O florestano Beto Souza tinha 51 anos e recentemente completou 18 anos de atuação como vereador de Floresta, sendo duas vezes presidente do legislativo.
Segundo informações, Beto teria descido do veículo dele para falar com populares quando um veículo Toyota Corolla, de cor preta, encostou ao lado e os algozes da vítima efetuaram vários disparos de arma de fogo, atingido o vereador Beto e um amigo dele. As motivações para o crime ainda são desconhecidas. Ninguém foi preso até o momento. A Polícia Civil (PC) investiga o caso.
Luto
A Câmara Municipal de Floresta lamentou o ocorrido e decretou luto oficial de três dias após o assassinato do vereador Beto Souza. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento das vítimas. (Com informações do Blog do Elvis)

Blog do BILL NOTICIAS

Apac prevê chuvas moderadas no Estado; confira a previsão

Maior incidência de chuvas ocorreu no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, onde choveu 41,95 milímetros

  Por: Portal FolhaPE com informações de Isabelle Barbosa
Restrições no trânsito na avenida Mascarenhas de Moraes causadas pelas chuvas
Restrições no trânsito na avenida Mascarenhas de Moraes causadas pelas chuvasFoto: Reprodução/CTTU

A previsão meteorológica para esta segunda-feira (18), segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva isolada de intensidade fraca a moderada em todas as mesorregiões de Pernambuco

As precipitações começaram a ser registradas durante a madrugada. De acordo com o monitoramento da Apac, a maior incidência de chuvas ocorreu no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, onde choveu 41,95 milímetros em 24 horas, até as 7h desta segunda.
O meteorologista da Apac Fabiano Prestrelo aponta que esta é uma época comum de chuvas. "Deve chover no Recife até o início da tarde. O fenômeno é causado por uma zona de convergência intertropical, quando os ventos que vêm do oceano vão para o litoral do Grande Recife", explicou. Na Capital, deve chover até, pelo menos o início da tarde desta segunda.

Ocorrências
De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe), nenhuma notificação foi registrada por causa das chuvas até as 7h desta segunda. A população deve ficar atenta e chamar a Codecipe, caso necessário, através dos números (81) 3181.2490 e (81) 3181.2491

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) contabiliza restrições no trânsito por causa das chuvas apenas na avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. 

Vários pontos de alagamentos são registrados na Região Metropolitana do Recife. Leitores do Portal FolhaPE reportaram alguns através do número (81) 9.8187-9290. A avenida Carlos de Lima Cavalcanti, em Olinda, e as imediações da faculdade Uninassau, no bairro das Graças, área central do Recife, são alguns dos pontos com poças d'água. 
Pontos de alagamento na avenida Carlos de Lima Cavalcanti, em Olinda
Pontos de alagamento na avenida Carlos de Lima Cavalcanti, em Olinda Foto: Cortesia/WhatsApp



Previsão do tempo para esta segunda-feira (18)
Recife

Chuvas devem cair até o início da tarde
Máxima: 31º Mínima: 26º

Região Metropolitana do Recife
Parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada.
Máxima: 33º Mínima: 24º

Mata Norte
Parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada.
Máxima: 32º Mínima: 22º

Mata Sul
Parcialmente nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia com intensidade fraca.
Máxima: 33º Mínima: 21º

Agreste
Parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada.
Máxima: 34º Mínima: 18º

Sertão de Pernambuco
Parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada.
Máxima: 34º Mínima: 19º

Sertão do São Francisco
Parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da manhã com intensidade fraca.
Máxima: 36º Mínima: 21º

Fernando de Noronha
Parcialmente nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia com intensidade fraca a moderada.
Máxima: 29º Mínima: 25º




Blog do BILL NOTICIAS

REINALDO: LAVA JATO PRENDEU LULA SEM PROVAS E DESEMPREGOU MILHÕES DE BRASILEIROS


247
O colunista Reinaldo Azevedo publicou neste domingo um balanço dos cinco anos de Lava Jato, em que retrata a operação como uma das maiores tragédias já ocorridas no Brasil. "A Lava Jato completa cinco anos hoje. Veio para mudar o Brasil. Mudou. Jair Bolsonaro é presidente da República: Sérgio Moro é ministro da Justiça; Vélez Rodriguez é ministro da Educação; Damares Alves é ministra dos que vestem azul e das que vestem rosa, e o chefe do Executivo atravessou o umbral da nova era ao divulgar um filminho pornô", escreveu ele, em sua coluna no Uol.
Reinaldo também lembra a prisão ilegal de Lula e o exército de milhões de desempregados criados pela operação. "A Força Tarefa, ainda a maior pauteira da imprensa, tem na sua história alguns feitos notáveis: conseguiu mandar para a cadeia um ex-presidente da República sem apresentar as provas de seu crime e tentou criar uma fundação bilionária que renderia em juros o que empresas que empregam milhares não rendem em lucros. Parte dos 12,7 milhões de desempregados se deve à sua eficiência. Deveria ser um esforço organizado de combate à corrupção. Tornou-se um projeto de captura do Estado. Com R$ 2,5 bilhões em caixa, poderia tentar interferir na escolha do próximo papa."


Blog do BILL NOTICIAS

Vereador Beto Souza é assassinado em Floresta, no Sertão de Pernambuco


No início da tarde deste domingo dia (17), por volta das 13:00, o vereador ALBERTO CARLOS DE SOUZA, de 52 anos, mais conhecido como Beto Souza, foi assassinado após sofrer uma emboscada na Fazenda Tabuado, na zona rural de Floresta, no Sertão de Pernambuco.
Segundo informações, Beto, teria descido do veículo dele para falar com populares quando um veículo modelo Corolla, de cor preta,  encostou ao lado e os algozes da vítima efetuaram vários disparos de arma de fogo, atingido o vereador Beto e um amigo dele conhecido como Duda.
Logo mais informações:(Blog: O Povo com a Notícia)


Blog do BILL NOTICIAS

Acidente deixa duas pessoas mortas e quatro feridas no Sertão



As seis pessoas são da mesma família e estavam no mesmo veículo. O acidente aconteceu entre as cidades de Petrolândia e Ibimirim. Entre as vítimas fatais está uma criança de 11 anos
Duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas em um acidente na BR-110, entre os municípios de Petrolândia e Ibimirim, no Sertão pernambucano. Todas as pessoas eram da mesma família e estavam em um Fiat do tipo Strada Working, que capotou.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre as vítimas fatais estão uma criança de 11 anos e e um homem de 33 anos. As outras quatro pessoas, duas mulheres de 34 e 56 anos e dois homens de 30 e 59 anos, fora, socorridas pelo Corpo de Bombeiros. Uma das mulheres que sobreviveram foi levada ao Hospital Municipal de Petrolândia (HOMUPE) em estado grave, após ser constatado um ferimento no crânio e hemorragia.

Outras vítimas

As demais vítimas foram conduzidas por uma equipe de socorro da Prefeitura também para o HOMUPE, conscientes e orientadas. (JC Online)


Blog do BILL NOTICIAS

Críticas de Olavo de Carvalho irritam Bolsonaro na chegada aos EUA

 Por: Denise Rothenburg
Bolsonaro desembarca nos EUA: humor afetado por críticas de guru. Foto: Isac Nóbrega/PR
Bolsonaro desembarca nos EUA: humor afetado por críticas de guru. Foto: Isac Nóbrega/PR

O excelente humor do presidente Jair Bolsonaro com a viagem aos Estados Unidos, iniciada no domingo (17/3), foi amortecido pelas notícias que ele leu ainda no Brasil, a respeito das declarações de Olavo de Carvalho, considerado o guru do bolsonarismo. No voo, ele chegou a comentar com os ministros que as declarações foram, no mínimo, inoportunas. 

O que mais incomodou o presidente foi o fato de o professor dizer em alto e bom som que, "se continuar como está por mais seis meses, acabou", como se fosse o fim do governo. Isso sem contar as críticas feitas aos militares próximos ao presidente, a quem Carvalho chamou de um grupo "c*" e ainda acusou o vice-presidente, Hamilton Mourão, de "mentalidade golpista".

Olavo de Carvalho esteve no jantar oferecido pelo embaixador brasileiro, Sérgio Amaral, ao presidente Bolsonaro. A expectativa era de que os dois falassem sobre a postura de Carvalho, mas a conversa não ocorreu, dada a presença de convidados estrangeiros, como Walter Russel, acadêmico conservador, e outras personalidades, como a colunista do Wall Street Journal Mary Anastasia O’Grady, que saudou a vitória de Bolsonaro em seus artigos. 

"Opiniões pessoais"
Perguntado numa rápida entrevista em frente à residência da embaixada se Bolsonaro conversara com o professor, o porta-voz da Presidência, general Rego Barros, limitou-se a dizer que "sim, porque faz parte da mesa". E acrescentou: "As opiniões pessoais de quaisquer pessoas devem ser a elas direcionadas quando eventualmente tenhamos dúvidas sobre o que ela quis dizer ou não dizer", afirmou o porta-voz, dando a entender que não está descartada uma conversa entre eles.

As declarações de Carvalho, segundo alguns, terminarão por marcar uma certa distância entre o presidente e o professor, apostam alguns integrantes da comitiva.




Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura de Petrolina já começa e se planejar para Fenagri 2020

 Via:Carlos Britto
Foto: Jonas Santos/PMP arquivo

A Prefeitura de Petrolina já iniciou o planejamento para a  28ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri). O tema foi pauta da reunião com a Associação de Produtores e Exportadores de Hortifrutigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), que está encarregada de organizar o evento, considerado o maior do setor na América do Sul. Em 2020 a feira acontecerá na ‘Capital do Sertão’.
No próximo ano, a Fenagri completa 30 anos e, com o apoio da Prefeitura de Petrolina, vamos fortalecer a agricultura irrigada trazendo oportunidades de bons negócios e avanços para a região”,anuncia o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Thiago Brito.
Além de rodadas de negociação, a Fenagri traz novas tecnologias de produção e logística, e cursos de capacitação para o segmento do agronegócio. O evento é realizado a cada dois anos, alternando entre as cidades-irmãs de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...