sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

A GARAGE BARBEARIA COMUNICA AOS SEUS CLIENTES MUDANÇA DE ENDEREÇO

Foto:Ilustrativa

Na busca constante pela excelência nos nossos trabalhos e com o objetivo de atender cada vez melhor nossos clientes, comunicamos que a GARAGE barbershop nesse mês de Março, passará a atender em novo endereço: Avenida principal, 135, loja 4 Cohab 6 ao lado do restaurante flor de mandacaru.
A GARAGE é uma barbearia que vem atuando desde 2016, hoje conta com uma equipe de 3 barbeiros qualificados!

Ambiente climatizado e confortável!
A barbearia também conta com o aplicativo de agendamento online gratuito, simples e pratico agendamento de 24 horas online! http://garagebarbershop1.booksy.com

Foto:Ilustrativa

  

🚨🚨 PROMOÇAO DE INAUGURAÇÃO 🚨🚨



Indique um amigo e tenha um desconto especial 
no seu serviço!😍

Corte degrader ou barbar desenhada 15,00 cada 💇🏻‍♂🧔🏻

Combo barba/cabelo + pigmentação GRÁTIS 30,00

Combo Barba/cabelo/sobrancelhas 35,00

Para se obter esse desconto segue as regras, SEGUIR nossa perfil no Instagram @Garagebarbershop1 click no botão RESERVAR e fazer o agendamento por aplicativo BOOKSY http://garagebarbershop1.booksy.com
promoção valida de segunda a quinta-feira 
das 09:00 as 17:00!
promoção por tempo determinado!


Seus horários de atendimentos a partir do dia 20/03/2019
Segunda-feira a sábado das 09:00hs as 21:00 e domingo das 09:00 as 14:00.
Conheça nossos trabalhos nas redes sócias:
Instagram e facebook: @Garagebarbershop1
Wattsapp: 87- 988232891
Sua Satisfação é a nossa MISSÃO!



Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura de Petrolina entrega unidade de ensino totalmente modernizada nesta sexta-feira(08)

   Via:Vinicius de Santana


Uma aula inaugural nesta sexta-feira (8) marcará a entrega de mais uma unidade de ensino totalmente requalificada, em Petrolina. As comunidades do Pedro Raimundo, Jardim Amazonas e de bairros vizinhos com filhos matriculados na Escola Municipal Profª Zélia Matias, poderão conferir de perto as adequações promovidas pela Prefeitura de Petrolina na unidade de ensino. A escola atende 500 alunos do ensino Fundamental I.
Na oportunidade, acontecerá também a inauguração dos laboratórios de Ciências, Robótica e Matemática. A implantação faz parte das ações da Plataforma ‘Petrolina Educa, lançada recentemente pelo prefeito Miguel Coelho. Através dos equipamentos, alunos e professores poderão trabalhar de forma diferenciada questões como raciocínio lógico; pesquisas nas áreas de ciências e tecnologia.
O evento agendado para 8h, contará com a presença do gestor municipal; autoridades; membros da comunidade; representantes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e uma homenageada da família da profª Zélia Maria de Santana Matias.
Sobre a Unidade Escolar – com capacidade  para  atender até 500 alunos;  com 11 salas de aulas;  salas de professores; sala de AEE; espaços coma cessibilidade; biblioteca; laboratórios de Ciências; Robótica Matemática; cozinha, refeitórios, entre outros equipamentos. Com uma identidade visual inovadora e com temática regional, a escola será modelo na rede municipal de ensino. (Ascom)


Blog do BILL NOTICIAS

GOVERNO TRAVA COM DESCONFIANÇA DOS BOLSONARO EM RELAÇÃO A MOURÃO


O clima de desconfiança instalado no governo acerca do protagonismo do vice-presidente Jair Bolsonaro ganhou contornos explícitos com a internação prolongada do presidente Jair Bolsonaro. A desconfiança, estimulada por aliados e familiares, levou Bolsonaro a reassumir o cargo 48 horas após a cirurgia, em uma tentativa de barrar as iniciativas de Mourão. Nesta linha, o prolongamento da internação e a resistência do núcleo bolsonarista em ter Mourão à frente do governo têm travado o andamento de pontos considerados fundamentais para o Planalto, como a reforma da Previdência, a edição da medida provisória sobre o recadastramento de armas de fogo e o acordo sobre a cessão onerosa do excedente produzido pela Petrobrás.
Reportagem das jornalistas Andrea Jubé e Carla Araújo, do jornal Valor Econômico, destaca que "a palavra de ordem entre ministros palacianos durante o afastamento de Bolsonaro é silêncio. Num governo sem voz, o general Mourão, de personalidade expansiva, mostrou-se aberto à imprensa e disposto a repercutir os fatos relevantes do país. No entanto, foi pressionado a se conter. Ele suspendeu, por exemplo, uma rodada de entrevistas que concederia a veículos estrangeiros, e tem falado menos com jornalistas que o aguardam na saída do gabinete".
Bolsonaro continua com a saúde debilitada, alimentando-se com o auxílio de uma sonda nasogástrica e internado na Unidade de Terapia Semi-Intensiva do Hospital Albert Eistein e sem previsão de alta. As visitas também estão restritas, o que criou complicações nas discussões sobre os rumos do governo.
"A previsão inicial no dia 30 de janeiro, quando Bolsonaro teve alta médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), era de que despachasse com ministros no escritório montado nas dependências do hospital. Os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, do Meio Ambiente, Ricardo Salles estavam nessa agenda, que acabou sendo cancelada", destaca a reportagem do Valor Econômico.
Diante das dificuldades e do estado de saúde de Bolsonaro, o porta-voz da Presidência, general Otávio do Rêgo Barros, chegou a informar que o presidente iria tratar dos assuntos do governo por meio de aplicativos de mensagens via celular.
Em paralelo, Mourão construiu boas relações com a imprensa, alvo constante do núcleo duro do governo e da família Bolsonaro, e deu uma série de declarações consideradas polêmicas referentes ao 13º salário e sobre famílias de mães solteiras.
Mourão também defendeu, por razões humanitárias", que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pudesse deixar o cárcere da Polícia Federal em Curitiba, onde é mantido preso por razões políticas, para comparecer ao funeral do irmão Genival Inácio da Silva. "Ontem, ao receber representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), ligada ao PT, para falar sobre a reforma da Previdência, ponderou que isso era "democracia", ressalta o texto da reportagem.
Para evitar desgastes, as críticas contra o general acabaram sendo terceirizadas. Os ataques mais pesados vieram do guru da família Bolsonaro, o filósofo Olavo de Carvalho. Olavo, que indicou dois ministros para o governo, o chanceler Ernesto Araújo e o da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, afirmou que Mourão era um "charlatão desprezível" e que estava tramando um golpe contra o presidente. Nesta quarta-feira (6), Steve Bannon, ex-estrategista do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, disse que Mourão "pisa fora da linha", além de ser uma pessoa "desagradável. Ele também afirmou que Bolsonaro foi sábio ao não atribuir responsabilidades ao vice.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Salas de vacinas estarão abertas neste sábado(09) em Petrolina

   Via:Vinicius de Santana

Com o objetivo de ampliar o serviço de vacinação fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as salas de vacinação das Unidades Básicas estarão abertas à população no segundo sábado de cada mês. Esta iniciativa da Prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Saúde visa oferecer imunização para as pessoas que trabalham durante a semana no horário de funcionamento do serviço.
Manter as vacinas em dia é muito importante. As pessoas que não se vacinam, colocam só a própria vida em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas ao seu redor, além de contribuir para o aumento de circulação de várias doenças. Por isso essa ação visa atender essa população que não consegue comparecer de segunda a sexta-feira nas unidades, ou qualquer outra pessoa que esteja com alguma imunização pendente, como as crianças que ainda não tenham completado o cartão de vacinação. É só procurar a sala de vacinação mais próxima” ressalta a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.
Nesta sábado (9), as salas de vacinação estarão abertas das 8h às 12h, para ser atendido, é necessário apresentar o cartão do SUS e de vacinação.


Blog do BILL NOTICIAS

'VAMOS VER O QUE É ESSE NEGÓCIO DA PNEUMONIA', DIZ MOURÃO


247
O vice-presidente Hamilton Mourão sinaliza que está se preparando para assumir a Presidência. “Vamos aguardar o que é esta questão da pneumonia", disse ele a jornalistas na noite desta quinta (7) depois do boletim médio que informou o agravamento do estado de saúde de Jair Bolsonaro. O general vice-presidente fez questão de informar aos jornalistas que não conseguiu conversar com o presidente “porque ele não está falando”, mas que iria buscar mais informações com os familiares dele.
“Vamos aguardar o que é esta questão da pneumonia. O dado que temos aí ainda é incipiente e é normal de acontecer quando a pessoa fica muito tempo deitada. Ambiente de hospital tem esses problemas. Vamos aguardar”, afirmou Mourão aos jornalistas.
Durante o dia, Mourão manteve uma agenda com espírito "presidencial" e recebeu o presidente da CUT, Vagner Freitas (aqui). A entidade é demonizada pelos bolsonaristas. No encontro, Freitas fez duras críticas à reforma previdenciária elaborada pelo novo governo, em clima de diálogo com Mourão, em contraste com a agenda bolsonarista de hostilização total aos movimentos sociais e à esquerda.


Blog do BILL NOTICIAS

Bandidos armados com revólveres roubam quase R$ 20 mil de farmácia no Centro de Serra Talhada, em Pernambuco


Ousadia foi a marca de mais um assalto registrado em Serra Talhada, na tarde dessa quinta-feira (7). Por volta das 16h, dois bandidos levaram R$ 19.700 da Farmácia Popular, localizada na Rua Inocêncio Gomes de Andrada, no Centro de Serra Talhada.
Segundo informações contidas no boletim de ocorrência, os bandidos estacionaram uma motocicleta modelo Tornado, sem placa e de cor amarela, e com armas em punho renderam a proprietária de 51 anos, e além do dinheiro levado da farmácia, a dupla roubou bolsas, carteiras e aparelhos celulares dos clientes.
Em depoimento a polícia, a comerciante afirmou que um dos bandidos usava camisa amarela e o outro uma camisa roxa.
Na fuga, os bandidos deixaram cair uma mochila contendo um chinelo amarelo, duas camisas e uma poronga com sementes de maconha. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia Civil. (Farol de Notícias)


Blog do BILL NOTICIAS

APÓS NOVA SENTENÇA, MANIFESTANTES DE SETE ESTADOS VÃO ÀS RUAS POR LULA


Milhares de manifestantes se reuniram nesta quinta-feira (7) em pelo menos sete estados do país para protestar contra a condenação do ex-presidente Lula (PT) em primeira instância no caso "sítio de Atibaia", proferida um dia antes pela juíza Gabriela Hardt, que substitui Sérgio Moro em Curitiba (PR).
Em frente à Superintendência da Polícia Federal, na capital do Paraná, os senadores Jaques Wagner (PT) e Humberto Costa (PT) criticaram a sentença de Hardt e reforçaram que o ex-presidente é um preso político.
A maior mobilização aconteceu em São Paulo (SP), em frente ao Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).
O ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que a luta por "Lula livre" e a luta dos trabalhadores contra os retrocessos não podem ser dissociadas: "Nós não queremos passar pano em nada. Mas nós queremos imparcialidade, nós queremos justiça. Queremos que toda decisão de um juiz seja baseada em provas, e não em convicções", acrescentou.
Apoio popular
A assistente social Zelma Sanches não é filiada a nenhum partido, mas decidiu participar do ato político porque considera injustas as duas condenações de Lula no âmbito da Lava Jato: "Eu quero a liberdade do Lula, o melhor presidente que o país já teve. Um presidente que lutou pelo pobre, que deu condição para o pobre estudar, que levou luz para todos no Nordeste, no país inteiro. Não se pode condenar uma pessoa pela reforma de um sítio onde nada foi provado".
A professora Maria Cristina Silva Santos, que cursou pedagogia pelo Prouni graças ao governo Lula, entende que a estratégia de perseguição é evidente para quem acompanha o noticiário político. "É óbvio, é nítido que faz parte de uma armação para destruir quem tanto deu força para o povo brasileiro".
Márcia Fukelmann é chef de cozinha e renovou sua filiação ao PT nesta quinta-feira, simbolizando a confiança no ex-presidente um dia após a sentença condenatória. "Isso tem que tomar um volume maior. Nossa voz tem que ser ouvida. A gente tem que recuperar essa força", disse. Por outro lado, a militante petista expressa preocupação com a soma das penas. "Ele tem 73 anos. Com duas condenações, é como uma prisão perpétua", lamenta.
Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses pela juíza Gabriela Hardt na última quarta-feira (6). A defesa pode recorrer da decisão.
Também foram registrados atos políticos em apoio ao ex-presidente em Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Palmas (TO), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Cuiabá (MT).


Blog do BILL NOTICIAS

Candidatos interessados em isenção têm até esta sexta para se inscrever no concurso da Guarda Civil de Petrolina

Depois de efetivarem a inscrição, candidatos devem solicitar isenção entre os dias 11 e 12 de fevereiro através da internet.
   Via:Vinicius de Santana


Os interessados em fazer o concurso da Guarda Civil de Petrolina têm até esta sexta-feira (8) para efetivarem suas inscrições e estarem aptos a solicitar o pedido de isenção da taxa de R$ 125. Depois de fazer a inscrição, o candidato terá os dias 11 e 12 de fevereiro para preencher um formulário que estará disponível no site do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), www.idib.org.br para, assim, solicitar a isenção.
Os critérios de avaliação do pedido, que será analisado por uma banca do IDIB, são os descritos no Decreto Federal n.º 6.593, de 2 de outubro de 2008 e na Lei Municipal de Petrolina nº 2.992, de 9 de janeiro de 2018. De acordo com a legislação, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do concurso público aqueles candidatos que possuem baixa renda e também os que forem doadores de sangue regulares.

O concurso público da Guarda Civil de Petrolina está disponibilizando 80 vagas, sendo 40 para contratação imediata e 40 para formação de cadastro de reserva. O período de inscrições segue até o dia 17 de março de 2019. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter pelo menos o ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A e B. Por meio da Comissão Especial de Concurso Público, a Prefeitura de Petrolina fará o acompanhamento e a fiscalização de todo o certame.(Ascom)


Blog do BILL NOTICIAS

Sirenes tocam em barragem da Vale em Barão de Cocais e moradores são retirados

 Por: AE
Comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras precisaram ser evacuadas durante a madrugada. Segundo a Vale, decisão é preventiva. Foto: Reprodução da internet/WhatsApp
Comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras precisaram ser evacuadas durante a madrugada. Segundo a Vale, decisão é preventiva. Foto: Reprodução da internet/WhatsApp

Pelo menos 500 pessoas de três comunidades de Barão de Cocais, na Região Central de Minas, tiveram que deixar suas casas na madrugada desta sexta-feira por conta de um alerta na barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, da Vale. Segundo a mineradora, responsável pela barragem que se rompeu em Brumadinho, na Grande BH, a decisão é preventiva e ocorreu após a consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura.

As sirenes teriam tocado por volta da 1h e o plano de emergência foi acionado nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras. Barão de Cocais fica a 100 quilômetros da capital mineira. As pessoas foram levadas para um ginásio. 

“Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo”, informou a empresa por meio de nota enviada nesta madrugada. 

"Diante de observações e monitoramentos realizados pela Agência Nacional de Mineração (ANM), Defesa Civil do Estado e do município, e pela empresa Vale, foi acionado o Nível 2 de risco na barragem Sul Superior da Mina do Gongo Soco. A informação até esse instante é de um desnível na estrutura", diz a nota prefeitura no Facebook. 

"Por esse motivo, seguindo as recomendações repassadas pelos entes responsáveis e pela mineradora, os moradores da comunidade do Socorro e adjacências estão sendo evacuados neste momento por ônibus da Vale e demais veículos de apoio."

A prefeitura de Barão de Cocais ressalta que o procedimento está sendo realizado por precaução. Conforme a administração municipal, os moradores estão sendo encaminhados ao ginásio poliesportivo da cidade. 




Blog do BILL NOTICIAS

Conforme previsto por especialistas, rejeitos decorrentes de Brumadinho devem alcançar Rio São Francisco

   Via:Carlos Britto
Foto: Mister Shadow/ASI/Estadão Conteúdo


A Agência Nacional de Águas (ANA) afirmou em nota divulgada no início da tarde desta quinta-feira (7), que os rejeitos decorrentes do rompimento da barragem em Brumadinho estão a cerca de 200 km do Rio São Francisco, em Minas Gerais.
De acordo com a ANA, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) detectou alterações no parâmetro de turbidez da água do Rio Paraopeba (foto) em São José da Varginha.
A nota informativa emitida pela ANA afirma que o ponto onde foi detectado a alteração fica a 200 km do início do reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias, que deságua no Rio São Francisco.
No entanto, a agência revelou que “alterações se mostram ainda pequenas e dentro da faixa de valores usuais para o período” e que “com a ocorrência de chuvas, poderão ser registradas alterações no comportamento até agora observado”.
A cidade fica a 21 km de Pará de Minas, onde o rio foi dado como morto após uma análise da Fundação “SOS Mata Atlântica”. Uma outra análise, também elaborada pela Fundação, revelou que as barreiras de contenção instaladas pela Vale no leito do rio conseguem reter apenas 50% dos rejeitos presentes na água.
SOS Mata Atlântica
A Fundação “SOS Mata Atlântica” informou que nesta quinta-feira a equipe, que está percorrendo mais de 300 km para analisar a situação do rio, fará análises no trecho do Rio Paraopeba que corta a cidade de Maravilhas, a aproximadamente 50 km de Pará de Minas. (Fonte: G1-MG)

Blog do BILL NOTICIAS

BRASIL SERÁ PAÍS DE INDIGENTES SE REFORMA DA PREVIDÊNCIA PASSAR, DIZ ECONOMISTA

Reprodução (Youtube)

247
Uma das principais propostas de reforma da Previdência da equipe econômica do governo de extrema direita de Jair Bolsonaro (PSL-RJ) é o regime de capitalização que não deu certo em países da América Latina em que foi adotado, como Chile, Colômbia, Peru e México. De acordo com o professor de economia da Unicamp, Eduardo Fagnani, o país terá uma sociedade de miseráveis e indigentes, se este modelo previdenciário, que consta do texto da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) vazada pela imprensa esta semana, for adotado no Brasil.
“O aposentado brasileiro que recebe um salário mínimo muitas vezes consegue ajudar o filho desempregado, pagar os estudos dos netos e a alimentação da família. É uma proteção extraordinária que o governo Bolsonaro quer acabar”, disse. Os relatos foram publicados pela CUT.
Segundo economista da Unicamp, regime de capitalização vai colocar idosos brasileiros na mesma situação de miséria de mexicanos e colombianos, onde 7 em cada 10 trabalhadores correm risco de não se aposentar. O professor se refere ao fato de que no México, a taxa de cobertura do sistema previdenciário é de pouco mais de 30%. Ou seja, de cada dez trabalhadores mexicanos, cerca de três recolhem contribuição mensal para a Previdência e o resultado são idosos sem nenhuma assistência no final de suas vidas.
Eduardo Fagnani lembra ainda que o governo do México ao fazer a reforma da Previdência, em 1997, aceitou as imposições do Banco Mundial e realizou  todas as reformas econômicas liberais pedidas, esquecendo que já naquela época,  60% dos seus trabalhadores estavam na informalidade.
Ele explica que o fato do Brasil possuir 50% dos trabalhadores na informalidade faz com que essa imensa massa não tenha capacidade de contribuir com a Previdência por 30/35 anos ininterruptamente como acontece no México. Para o professor, a responsabilidade dessa situação é a reforma Trabalhista promovida pelo golpista e ilegítimo Michel Temer (MDB-SP).
“A reforma Trabalhista foi tão excludente ao regulamentar a atividade informal, o trabalho intermitente, a precariedade das relações de trabalho que impede qualquer pessoa de contribuir com a Previdência”.
Situação parecida vive a Colômbia. Hoje, a grande maioria dos idosos vive abandonada pelas ruas à própria sorte, dependendo dos filhos ou de benefícios assistencialistas que não cobrem as necessidades mais básicas.
*Com informações da CUT


Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura de Petrolina convoca blocos carnavalescos para reunião nesta sexta(08)

   Via:Vinicius de Santana


Contando os dias para o Carnaval, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), convoca os representantes de blocos carnavalescos, que tenham intenção de participar do festejo, para uma reunião na qual serão discutidas as diretrizes do evento deste ano.
Para o secretário da pasta, Emicio Junior, esta é uma oportunidade para que as tradicionais e novas agremiações possam participar da festa de momo. “Este é um momento em que os grupos carnavalescos podem participar do Carnaval de Petrolina e deixar a festa ainda mais bonita, reavivando tradições e abrindo espaço para os novos grupos”, afirma.
A reunião será nesta sexta-feira (8), às 14h, na sala de reuniões da SEDETUR, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho.

Blog do BILL NOTICIAS

SUPERINTENDENTE DA POLÍCIA FEDERAL CRITICA PERMANÊNCIA DE LULA NA SEDE DE CURITIBA

Ricardo Stuckert

247
A movimentação para transferir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Superintendência da Polícia federal (PF) em Curitiba tomou novos contornos após a nova condenação feita pela juíza Gabriela Hardt. O superintendente da PF, Luciano Flores de Lima, criticou a permanência de Lula no local. Ele disse: "a polícia judiciária não foi feita para cuidar de preso. Presos têm que estar em penitenciárias ou casas de detenção provisória."
A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que Lula está "condenado em duas ações penais da Operação Lava Jato, e [é] réu em outros seis processos", e acrescenta: "o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já acumula 25 anos em penas —e sua permanência na prisão preocupa a Polícia Federal."
A matéria informa que "agentes de outros estados têm sido destacados exclusivamente para fazer a custódia do ex-presidente, o que incomoda membros da instituição. O petista está em uma sala especial, separada da carceragem, que é monitorada 24 horas por dia."
Flores ainda declarou: "cada instituição tem sua atribuição. A atribuição da PF é investigar (...) se o Poder Judiciário decidir por [transferir Lula a] um lugar mais adequado, vai aliviar um pouco para os policiais que hoje estão dedicados à sua custódia."
A matéria ainda destaca que "se as penas forem mantidas nas segunda e terceira instâncias, o ex-presidente só teria direito de progredir para o regime semiaberto após quatro anos. Depois de passar ao semiaberto, ainda precisaria cumprir mais um sexto da pena restante para migrar ao regime aberto."
Segundo a reportagem, "por ora, a PF não estuda pedir novamente à Justiça sua transferência para outro local, segundo Flores. Esses pedidos já foram feitos no passado, logo após a prisão de Lula, e foram negados pela juíza Carolina Lebbos. Na época, a PF estimou que os gastos com a custódia do ex-presidente poderiam chegar a R$ 300 mil mensais."


Blog do BILL NOTICIAS

Pernambuco precisa de R$ 68 milhões para recuperar barragens

Aporte necessário para reparar reservatórios torna Pernambuco o estado que mais precisa de investimento do Governo Federal
  Por: Renata Coutinho/folhape
Entre os reservatórios apontados está Jucazinho, que já é alvo de reparos há três anos
Entre os reservatórios apontados está Jucazinho, que já é alvo de reparos há três anosFoto: Jedson Nobre / arquivo Folha


Pernambuco é o estado que precisa de mais investimentos do Governo Federal para recuperação de barragens no Plano de Ações Estratégicas para Reabilitação de Barragens da União (Planerb). Pernambuco tem 26 barramentos de água na lista de intervenções do Ministério de Desenvolvimento Regional e demandará R$ 68,26 milhões para os reparos em todos. O Ceará, que tem 31 barragens na lista, precisará de R$ 27,7 milhões, ou seja, menos da metade das obras em Pernambuco. Contudo, o plano completo só tem garantidos até o momento R$ 50 milhões. 

Anunciado na última quarta-feira, a estratégia inclui, ao todo, 139 barragens do Nordeste, Sul e Sudeste. O ministério explicou que, apesar de demandarem atenção, as estruturas não apresentam risco iminente. A reportagem tentou contato com o ministério para informações adicionais sobre a escolha desses 26 reservatórios e que tipo de dano cada um apresenta, mas, até o fechamento desta edição, não houve resposta. Buscamos também o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), que informou não poder dar mais dados sobre a nova estratégia. Na listagem constam, entre outros, os reservatóriosde Jucazinho (que é alvo de reparos há três anos) e Tapacurá.

Neste cenário de atenção às barragens, a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco (Seinfra), Fernandha Batista, e o presidente da Compesa, Roberto Tavares, viajam na próxima segunda-feira para Fortaleza, no Ceará. Na agenda, reuniões com membros o Dnocs, órgão federal responsável por administrar diversos reservatórios em Pernambuco

“No Dnocs, vamos falar da situação das obras em Jucazinho. Fizeram a primeira etapa de reparo estrutural. A segunda etapa tem previsão de concluir em julho. Então, a gente vai lá para pedir a antecipação da conclusão”, disse Fernandha Batista. O encontro acontecerá menos de uma semana depois do anúncio do Planerb. Ainda não há informações sobre o início das obras nas barragens pernambucanas no plano da União. 

Na esfera da gestão estadual foi iniciada uma força-tarefa de vistoria de barragens. A primeira da lista de foi a de Serro Azul, em Palmares. Equipes técnicas estiveram no local na última segunda-feira para verificar as condições estruturais. Nos últimos dias, uma série de informações sobre perigos em Serro Azul ganhou as redes sociais, mas foi rebatida pela Seinfra. Mais de 440 barragens listadas pelo órgão devem passar pelo pente-fino. 

O grupo de trabalho estadual pretende concluir as vistorias em até seis meses. A ideia era iniciar pelas barragens onde há o maior índice pluviométrico, RMR e Mata Sul. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) também atualizou estudo próprio de risco de barragens em Pernambuco. O levantamento indica que 63 barragens apresentam alta ameaça de rompimento e danos associados. 

Entre elas estão estruturas estaduais, federais e municipais. Doze dessas fazem parte das prioritárias do Planerb. Além agenda da próxima semana no Ceará, uma outra nacional acontece em Brasília com secretários de recursos hídricos de todo o País.


Infográfico
Infográfico - Crédito: Arte/Folha de Pernambuco



Blog do BILL NOTICIAS

MPPE recomenda à Prefeitura de Serra Talhada republicar resultado final de concurso incluindo lista de candidatos com deficiência

   Via:Carlos Britto
Serra Talhada-PE. (Foto: Reprodução)

Após constatar a inobservância da legislação na publicação do resultado final do concurso público realizado pela Prefeitura de Serra Talhada (Sertão do Pajeú), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito Luciano Duque e ao secretário de Administração, Renato de Oliveira, efetuar nova publicação contendo os nomes dos candidatos em duas listas, sendo uma com todos em ordem de classificação e outra apenas com os candidatos com deficiência.
A publicação de lista separada contendo os nomes dos candidatos com deficiência é uma exigência legal e visa a basear a ordem de nomeação dos aprovados que comporão o percentual de 5% das vagas. Assim o município, ao realizar a convocação dos aprovados, deverá seguir a regra da alternância, nomeando os classificados da lista geral e, uma vez atingida a quantidade mínima, convocar o primeiro colocado da lista de pessoas com deficiência; em seguida, devem ser nomeados mais candidatos da lista geral, em ordem; depois o segundo da lista com deficiência, e assim por diante. Porém, a publicação original do resultado não contava com a lista das pessoas com deficiência, o que poderia prejudicar a aplicação desse método e o cumprimento da regra dos 5%.
O promotor de Justiça Vandeci Leite ressaltou, ainda, no texto da recomendação, que os candidatos com deficiência concorrem, ao mesmo tempo, às vagas reservadas e às de ampla concorrência. Isso significa que, no caso de um candidato que declarou ser pessoa com deficiência vir a ser classificado dentro das vagas gerais, será nomeado conforme sua ordem de classificação, não sendo computado como vaga reservada para o cálculo dos 5%. As informações são do MPPE.

Blog do BILL NOTICIAS