quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

VATICANO - As freiras 'escravas sexuais', um novo golpe para a Igreja católica

  Por: AFP - Agence France-Presse
Foto: Andreas SOLARO/AFP
Foto: Andreas SOLARO/AFP

Ao admitir na terça-feira que padres usaram freiras como "escravas sexuais" - e que alguns continuam a fazê-lo -, o papa Francisco abriu um capítulo novo e obscuro no escândalo dos abusos sexuais que abala a Igreja Católica.

"Esta é a primeira vez que o papa, mas também a Igreja como instituição, admite que esses abusos ocorrem, e isso é extremamente importante", diz À AFP Lucetta Scaraffia, editora-chefe da  "Women Church World", suplemento feminino do jornal do Vaticano, o Osservatore Romano.

Questionado no avião que o trouxe de volta dos Emirados Árabes Unidos na terça-feira, o papa Francisco reconheceu que "padres e bispos" haviam cometido agressões sexuais contra freiras.

Esse fenômeno pode ser encontrado "em todos os lugares", mas está mais presente em "algumas novas congregações e em algumas regiões", acrescentou, apontando: "Estamos trabalhando nesse assunto há muito tempo".

Ele prestou homenagem ao seu predecessor, Bento XVI, que teve "a coragem de dissolver uma congregação feminina", onde "havia esta escravidão de mulheres, escravização que chegava à escravidão sexual das mulheres pelos clérigos e seu fundador".

Jorge Bergoglio evocou a congregação francesa das Irmãs contemplativas de São João, cujos superiores foram afastados após uma investigação do Vaticano sobre excessos sectários e sexuais.

Por "escravidão sexual" ele quis dizer "manipulação, uma forma de abuso de poder que também se reflete em abusos sexuais", explicou a Santa Sé. 

O escândalo dos padres que violam ou abusam de freiras se inscreve num contexto mais amplo de abuso de poder que permitiu membros do clero pedófilos de agir com impunidade durante décadas em muitos países.

#MeToo
Na sequência de revelações sobre os crimes generalizados de abuso infantil e do movimento #MeToo, freiras começaram a levantar a voz nos últimos anos.

A ponto de ver "Women Church World" dedicar sua última edição às freiras estupradas, forçadas a abortar ou criar seus filhos sozinhas, expulsas de sua comunidade, crianças nunca reconhecidas por seu pai.

E na semana passada, um alto funcionário de um ministério do Vaticano, acusado por uma ex-freira alemã de assediá-la durante uma confissão, finalmente renunciou, quatro anos depois de um julgamento canônico que lhe valeu uma advertência.

"Muitas reclamações foram enviadas ao Vaticano e não foram apuradas", lamentou Scaraffia. "Eu realmente espero que uma comissão seja criada para investigar e que especialistas religiosos sobre esse assunto sejam convidados a participar".

"Eles poderiam iniciar processos, e especialmente falar sobre isso, porque é o silêncio que permite que os estupradores continuem a estuprar", acrescenta ela.

Se o problema está presente em toda a Igreja, se concentra particularmente na África, na Ásia e na América Latina.

Abusos de mulheres religiosas foram relatados do Chile à República Democrática do Congo, passando por Itália, Quênia, Peru e Ucrânia.

Na Índia, uma freira recentemente acusou um bispo de estuprá-la em diversas ocasiões. 

Mas para as vítimas, "não é fácil falar. Elas temem que se voltem contra elas ou contra a congregação", diz Scaraffia.

Para ela, a essência do problema reside no poder dos padres sobre a vida das freiras, sua entrada nas ordens aos detalhes de suas vidas diárias e até seu salário. "Elas não são reconhecidas como iguais".

O fato de o papa reconhecer o problema "representa mais um golpe para a imagem da Igreja, mas também uma oportunidade para mostrar que a mudança está realmente em curso", diz Scaraffia.

A chave? "Retirar dos padres sua aura de poder, que permite a eles se comportar assim".

E mesmo que ainda haja "grande resistência", o exemplo do levantamento gradual da omerta em casos de agressões de pedofilia mostra que isso pode evoluir, concluiu.



Blog do BILL NOTICIAS

DEPUTADO DO PSL QUER PROIBIR ANTICONCEPCIONAIS


247
O deputado Marcio Labre (PSL-RJ) apresentou projeto de lei que proíbe o uso da pílula do dia seguinte e outros métodos contraceptivos em todo o Brasil.
No PL 261/2019, Labre sugere veto total de "comércio, a propaganda, a distribuição ou a doação" da pílula do dia seguinte, pílulas de progestógeno (as chamadas 'minipílulas'), implantes anticoncepcionais e até mesmo do DIU (dispositivo intrauterino). 
Segundo ele, a proposta "visa proteger a saúde da mulher, o consumidor de tais falácias e defender a vida desde a concepção". Labre defende que a polícia apreenda e destrua todo o material encontrado em farmácias ou estabelecimento, podendo até mesmo interditar o local.


Blog do BILL NOTICIAS

POLICIAL AGRIDE MULHER COM CHICOTADAS EM FORTALEZA


247
Imagens gravadas por um morador de Fortaleza (CE), mostram um policial agredindo uma mulher, durante uma abordagem na Rua do Canal, no Bairro Lagamar. A filmagem foi enviada ao G1. A pessoa não quis se identificar.
Testemunhas relataram que era uma festa de pré-carnaval quando o PM chegou. Dois militares aparecem nas imagens, e um deles agride a jovem com um chicote, contou uma das garotas agredidas.
A vítima disse que foi forçada a ficar de joelho ao lado do marido enquanto sofria golpes de chicote. Ela também disse que apanhou por cerca de meia hora e foi xingada de "vagabunda".
Em nota, a PM-CE informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a instituição "está verificando a identificação dos policiais militares envolvidos na ocorrência, para que as devidas providências sejam tomadas".
A Polícia Militar lamentou a agressão e também afirmou que "não compactua com qualquer ação policial que vá de encontro aos direitos e garantias fundamentais do cidadão e que se pauta, dentre outros, pelo princípio da legalidade e da impessoalidade".


Blog do BILL NOTICIAS

CARLOS BOLSONARO DIVULGA NOVO VÍDEO DO PAI E DIZ: 'BANDIDOS TORCEM PARA SUA MORTE'


247
Ao estilo pitbul, como é conhecido, o vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ) usou as redes sociais para divulgar um vídeo em que mostra o seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, andando pelos corredores do hospital e afirma: "Bandidos torcem para sua morte, acusando os outros do que eles são!".
O motivo da postagem é que nos últimos dias especulava-se sobre a recuperação do presidente. Complicações pós operatórias e fotos suspeita, colocaram em dúvida a real condição de saúde de Bolsonaro. No vídeo, Bolsonaro aparece sério e abatido.
"As orações são mais fortes, e este homem não está aqui em vão", garante Carlos, mas em seguida confirma que a situação não era das melhores. "A terceira cirurgia foi bem mais delicada que a segunda, mas o Presidente escolhido pelo povo vai voltando! A caravana passa e os cães ladram!", completou.

Bandidos torcem para sua morte, acusando os outros do que eles são! As orações são mais fortes, e este homem não está aqui em vão. A terceira cirurgia foi bem mais delicada que a segunda, mas o Presidente escolhido pelo povo vai voltando! A caravana passa e os cães ladram!
4.913 pessoas estão falando sobre isso


Blog do BILL NOTICIAS

PREVIDÊNCIA DE GUEDES É MASSACRE CONTRA O POVO

247
A Reforma da Previdência proposta pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, acende um sinal de alerta para a população brasileira, pois  aumenta o tempo de contribuição e a idade minima para aposentadoria, além de igualar a idade mínima de homens e mulheres, deixando de levar em considerações as diferentes expectativas de vida no campo, dos trabalhadores mais pobres, que têm menos acesso a serviços de alta qualidade na área de saúde, e mulheres, que já têm dupla jornada de trabalho. A proposta prevê idade mínima de 65 para homens e mulheres se aposentarem e é tão injusta que até o vice-presidente, Hamilton Mourão, está contra; o tempo de 40 anos de contribuição é cruel; e a combinação desses dois pré-requisitos tornará o acesso à aposentadoria integral quase impossível, porque serão raras as pessoas que os atingirão. A massa das aposentadorias será com o benefício abaixo do salário mínimo, de apenas R$ 500; Será um verdadeiro extermínio de pobres e idosos. O Brasil estará no caminho do Chile, onde há uma epidemia de suicídios de idosos.
Atualmente, existem duas formas de se aposentar no Brasil. Uma por idade, com a exigência de ter 65 anos (homens) e 60 anos (mulheres), com no mínimo 15 anos de contribuição. A outra é por tempo de contribuição, quando não se exige idade mínima. Neste caso são necessários 35 anos (homens) e 30 anos (mulheres) de pagamentos ao INSS. De acordo com a proposta de Guedes, a nova idade valeria depois de um período de transição que pode chegar a 19 anos - dois anos a mais do que o previsto na reforma proposta pelo governo anterior, de Michel Temer.
A equipe de Guedes prevê uma economia de até R$ 1,3 trilhão em 10 anos nas despesas do governo, se a reforma for aprovada - dinheiro que será aplicado no pagamento de juros da dívida pública ao longo dos anos -que favorece os rentistas, o topo da pirâmide social brasileira, que detêm os títulos do governo. 
A proposta de igualar a idade (65 anos) para homens e mulheres se aposentarem não tem consenso nem dentro do próprio governo. O vice-presidente Hamilton Mourão se posicionou contra a idade igualitária (65 anos) para homens e mulheres se aposentarem. "O presidente não é favorável a igualar homem e mulher na idade mínima. Eu também não", disse ele, de acordo com reportagem do jornal O Globo.
A proposta de capitalização não foi bem sucedida no Chile, onde a proposta levou aposentados à pobreza. Segundo este modelo, o trabalhador terá de fazer uma espécie de poupança e abrir uma conta individual para depositar um percentual do salário todos os meses com o objetivo de bancar seus benefícios no futuro.


Blog do BILL NOTICIAS

Ministro do Turismo exonerado toma posse na Câmara como deputado

  Por: AE
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), que foi exonerado do cargo na manhã desta quarta-feira (6) tomou posse do mandato de deputado federal pelo Estado de Minas Gerais, no plenário da Câmara dos Deputados. Ele retornará à pasta do Turismo amanhã.

O mesmo ocorreu com os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Tereza Cristina (Agricultura) e Osmar Terra (Cidadania). Os três foram exonerados na sexta-feira, tomaram posse como deputados e participaram da eleição interna e já foram renomeados para a equipe do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

O decreto com o desligamento do ministro do Turismo foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta com data da véspera. Antônio, cujo nome de batismo é Marcelo Henrique Teixeira Dias, foi reeleito deputado federal pelo PSL de Minas no ano passado, com a maior votação do Estado: 230.008 votos.

O decreto não traz justificativas para a medida, e a gestão Bolsonaro não deu detalhes sobre a exoneração do ministro. Antônio está sob pressão desde segunda-feira (4), quando uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo mostrou que ele supostamente participou de um esquema de lançamento de candidatas laranja com o objetivo de desviar recursos eleitorais do Fundo Partidário e beneficiar empresas relacionadas ao seu gabinete.

Em sua conta no Twitter, Antônio afirmou, na segunda, que foi "alvo de uma matéria que deturpa os fatos e traz denúncias vazias". "Reforço que a distribuição do Fundo Partidário do PSL cumpriu rigorosamente o que determina a lei. Todas as contratações da minha campanha foram aprovadas pela Justiça Eleitoral", acrescentou.

O ministro chegou ao plenário da Câmara em uma cadeira de rodas. Ele se recupera de um procedimento cirúrgico na perna. "É uma questão de ordem pessoal. Fiz uma cirurgia na perna, mas está tudo bem, já estou pronto para amanhã estar firme no Ministério. Volto às atividades", disse a jornalistas.

Em sua fala de um minuto após ser empossado, o deputado federal agradeceu os parlamentares de seu partido e sua indicação para a pasta do Turismo.



Blog do BILL NOTICIAS

PROPOSTA - Paulo Câmara defende inclusão de servidor estadual na reforma da Previdência

 Por: AE
Foto: Roberto Pereira/ SEI
Foto: Roberto Pereira/ SEI

Após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), defendeu que a reforma da Previdência a ser apresentada ao Congresso valha também para os servidores estaduais. Segundo ele, Guedes deve apresentar o texto definitivo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aos governadores no dia 20 de fevereiro.

De acordo com Paulo Câmara, o estado de Pernambuco teve um déficit de R$ 2,6 bilhões com a Previdência dos servidores estaduais em 2018, mesmo com uma alíquota de 13,5% de recolhimento de contribuição previdenciária da categoria. "Na minha opinião, essa discussão tem que ocorrer no Congresso. É melhor unificar do que cada assembleia precisar aprovar a sua reforma", avaliou o governador.

Questionado se seu partido pode não apoiar a aprovação da reforma por ser oposição ao governo, Câmara disse que há questões pontuais, como a aposentadoria rural e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que precisam ser mais bem discutidas mas considerou que a reforma é necessária não só para o País, mas também para as contas dos Estados. "A reforma precisa ser feita", disse o governador.

Câmara disse que, além da Previdência, Guedes também falou sobre a proposta de um novo pacto federativo, com a descentralização dos recursos da União e o aumento dos repasses para Estados e municípios. "Achamos que o momento de fazer esse novo pacto é agora, ainda no primeiro ano de governo", disse.

O governador ainda aproveitou a reunião para tratar da liberação de operação de crédito com o aval do Tesouro Nacional para Pernambuco. Segundo ele, foram autorizados R$ 600 milhões em empréstimos ao Estado em 2016, mas apenas R$ 340 milhões foram contratados porque o governo pernambucano perdeu a nota de rating em 2017 em decorrência de mudanças feitas pelo Tesouro nos critérios para a concessão de garantias aos Estados.





Blog do BILL NOTICIAS

Aluno de curso de Batalhão Especializado da PMPE morre durante treinamento na Ilha do Fogo

  Via:Carlos Britto
(Foto: Reprodução WhatsApp)


Um treinamento do curso do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), antiga Ciosac, da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), terminou em tragédia na Ilha do Fogo, entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), nesta tarde. Segundo informações, um aluno – identificado apenas como “L. Menezes” – morreu enquanto realizava o treinamento nas águas do Velho Chico.
O Blog ainda não conseguiu maiores informações sobre o caso, mas bombeiros e profissionais do Samu ainda tentaram reanimá-lo, mas sem êxito. As circunstâncias do caso ainda são desconhecidas. Outras informações pelas próximas horas.

Blog do BILL NOTICIAS

Precipitação hídrica do mês de Janeiro é considerada crítica; vazão de Sobradinho está em 844 m³/s

   Via:Vinicius de Santana

Durante a reunião promovida na segunda-feira (04 de fevereiro) pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), na qual são analisadas as condições hidrológicas da bacia do Rio São Francisco foram apresentadas informações sobre a precipitação hídrica na bacia do Rio São Francisco.
De acordo com a apresentação feita pela equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o mês de janeiro apresentou uma precipitação considerada crítica.
Para os próximos sete dias, há previsão de chuvas em toda a bacia do chamado rio da integração nacional, devido a chegada de duas frentes frias. Para a próxima semana, a previsão é de um incremento bastante importante em toda a bacia do Velho Chico mas, principalmente, em todo o estado de Minas Gerais, região do Alto São Francisco.
Diante desse cenário, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou as premissas de operação dos reservatórios instalados na bacia do São Francisco. De acordo com os estudos, a vazão defluente em Três Marias (MG) deve se manter em 150 metros cúbicos por segundo (m³/s); de 844m³/s em Sobradinho, na Bahia, e reduzida em Xingó (AL), do patamar atual, de 800m³/s para 700 m³/s.
A proposta referente ao Baixo São Francisco foi acatada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e pelos demais participantes da reunião.
A reunião promovida pela ANA acontece a cada duas semanas, com a finalidade de analisar as condições hidrológicas da bacia do Velho Chico. Dela, participam representantes dos estados banhados pelo Velho Chico, Marinha do Brasil, Ministério Público Federal e outros usuários.
O próximo encontro acontece no próximo dia 18, a partir das 10h, horário de Brasília.  (CBHSF)


Blog do BILL NOTICIAS

MINISTRO DO TURISMO DE BOLSONARO CITADO EM ESCÂNDALO É EXONERADO

LUCIO BERNARDO JR

247
Depois de ser acusado de liderar um esquema de corrupção com candidaturas laranjas em Minas Gerais e ser diretamente pressionado pelo vice-presidente Hamilton Mourão, Marcelo Álvaro Antônio foi exonerado da chefia do ministério do Turismo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na madrugada desta quarta-feira (6). Ele toma agora posse como deputado federal na Câmara (não havia feito isso até então).
A reportagem do jornal Folha de S. Paulo relembra o caso: "após indicação do PSL de Minas Gerais, presidido à época por Álvaro Antônio, o comando nacional do partido do presidente Jair Bolsonaro repassou R$ 279 mil a quatro candidatas. O valor representa o percentual mínimo exigido pela Justiça Eleitoral (30%) para destinação do fundo eleitoral a candidatas mulheres. Dos R$ 279 mil repassados, ao menos R$ 85 mil foram parar oficialmente na conta de quatro empresas que são de assessores, parentes ou sócios de assessores de Álvaro Antônio."
E acrescenta: "apesar de figurar entre os 20 candidatos do PSL no país que mais receberam dinheiro público, essas quatro mulheres tiveram desempenho insignificante. Juntas, receberam pouco mais de 2.000 votos, em um indicativo de candidaturas de fachada, em que há simulação de alguns atos reais de campanha, mas não empenho efetivo na busca de votos."


Blog do BILL NOTICIAS

Petrolina: plataforma de ações e investimentos na educação é lançada na abertura do ano letivo

  Via:Vinicius de Santana

Diante de uma plateia de mais de 3 mil educadores, nesta terça-feira (5), no espaço Zé Matuto, o prefeito Miguel Coelho abriu oficialmente as atividades do ano letivo 2019. Destacando o compromisso da Prefeitura de Petrolina com a área da educação e aproveitando a presença dos milhares de professores no evento, o gestor lançou durante o encontro uma nova plataforma de ações para garantir a melhoria da qualidade da aprendizagem nas unidades de ensino do município.
Intitulado como “Petrolina Educa”, a iniciativa vai investir na qualificação e saúde dos profissionais; no fortalecimento do trabalho pedagógico com os alunos; na ampliação do número de escolas em tempo integral; no incentivo à participação da família na vida escolar dos filhos, entre outras ações.
Requalificação e novas unidades- Dentro do conjunto anunciado pelo gestor também está a entrega, até 2020, de cinco novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs); duas novas escolas; construção de 17 quadras escolares na zona urbana e 9 na zona rural e aquisição de mobiliário e equipamentos. Essas e outras atividades serão coordenadas pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.
Durante o evento, o prefeito Miguel Coelho, destacou a importância dos educadores nos resultados positivos alcançados por Petrolina. “Reencontrar todos os profissionais da rede municipal que trabalham no dia a dia para que nossa educação possa continuar servindo de referência para todo o estado, é motivo de grande alegria para a gestão. A partir do lançamento do ‘Petrolina Educa’, tudo que for investido e tudo que for feito na área da educação será parte da nova plataforma. Nosso objetivo é garantir a melhoria no cotidiano das nossas crianças e educadores”, garantiu o gestor.
O encontro contou ainda com a palestra do consultor econômico, Rick Chesther, que com muita simpatia compartilhou com o público suas experiências na área do empreendedorismo. Dentro da programação também foram entregues, simbolicamente, amplificadores portáteis de voz. Os equipamentos são parte do Programa Saúde Vocal que está sendo implantado na rede. O evento terminou em clima de festa com a apresentação do artista Alan Cleber. (Ascom)


Blog do BILL NOTICIAS

Governadores de oposição caçados por Guedes para conversar




Emissários de Guedes estão entrando em contato com governadores de oposição para conversar sobre a reforma.
Um dos primeiros procurados foi Wellington Dias (PT), do Piauí. Mauro Benevides Filho, considerado braço direito de Ciro Gomes para assuntos econômicos, também foi contactado.
Já a ministra Damares Alves, da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, pretende tornar públicas as indenizações pagas a todas as pessoas anistiadas pelo governo. A lista completa dos beneficiários já é divulgada pelo Ministério da Justiça —mas sem os valores que elas recebem.  (Mônica Bergamo – FSP)


Blog do BILL NOTICIAS

Lula é condenado no caso do sítio de Atibaia

O ex-presidente foi condenado a 12 anos e 11 de prisão no caso do sítio de Atibaia (SP)

 Por: Agência Brasil
Ex-presidente foi condenado em mais um processo da Lava-Jato
Ex-presidente foi condenado em mais um processo da Lava-JatoFoto: Reprodução/Instagram

juíza federal Gabriela Hardt condenou nesta terça-feira (6) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 12 anos e 11 meses de prisão na ação penal sobre as reformas realizadas no Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP). A sentença é a segunda proferida contra o ex-presidente na Operação Lava Jato

sítio foi alvo das investigações da Operação Lava Jato, que apura a suspeita de que as obras de melhorias no local foram pagas por empreiteiras investigadas por corrupção, como a OAS e a Odebrecht.

Segundo os investigadores, as reformas começaram após a compra da propriedade pelos empresários Fernando Bittar e Jonas Suassuna, amigos de Lula, quando "foram elaborados os primeiros desenhos arquitetônicos para acomodar as necessidades da família do ex-presidente".
No laudo elaborado pela Polícia Federal, em 2016, os peritos citam as obras que foram feitas, entre elas a de uma cozinha avaliada em R$ 252 mil. A estimativa é de que tenha sido gasto um valor de cerca de R$ 1,7 milhão, somando a compra do sítio (R$ 1,1 milhão) e a reforma (R$ 544,8 mil). A defesa do ex-presidente alegou no processo que a propriedade era frequentada pela família de Lula, mas que o imóvel pertence à família Bittar. 

Lula está preso desde 7 de abril pela primeira condenação no caso do tríplex em Guarujá (SP). O ex-presidente cumpre outra pena de 12 anos e um mês de prisão, imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 



Blog do BILL NOTICIAS

Candidata reclama de dificuldade para apresentar recurso referente a processo seletivo da Educação em Petrolina; Prefeitura responde

  Via:Carlos Britto
Prefeitura de Petrolina. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)


Um leitora do Blog disse estar tendo dificuldades no acesso ao site para entrar com recurso referente ao último processo seletivo da Educação em Petrolina. Segundo a candidata, um problema na página estaria impedindo a realização do procedimento.
Em nota, a prefeitura disse que o site não apresenta falhas. “Seguindo o cronograma do processo seletivo, os candidatos têm até esta quarta-feira (6) para apresentar o recurso referente ao gabarito preliminar das provas objetivas da seleção simplificada da Educação. E que esse processo deve ser feito pelo site www.admtec.org.br que até o momento não apresentou qualquer mau funcionamento“, ressalta a nota.

Blog do BILL NOTICIAS

Professora é encontrada morta em apartamento no Cordeiro

O homicídio possivelmente ocorreu na noite da terça-feira; a 2ª Delegacia de Homicídios está investigando o caso
 Por: Portal FolhaPE
A professora morava no Conjunto Habitacional do Cordeiro
A professora morava no Conjunto Habitacional do CordeiroFoto: Reprodução/Internet

A professora Simone Pedroso de Farias, 36 anos, foi encontrada morta dentro do seu apartamento no Conjunto Habitacional do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. De acordo com a Polícia Civil, a vítima estava com um ferimento na cabeça e o homicídio, possivelmente, ocorreu na noite da terça-feira (5).

2ª Delegacia de Homicídios está à frente do caso e deve se pronunciar ao fim das investigações.


Blog do BILL NOTICIAS

Agricultores sertanejos têm até dia 12/02 para pagar boletos do Garantia Safra

   Via:Carlos Britto
(Foto: Reprodução)

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco concluiu o levantamento das adesões à edição 201819 do Garantia-Safra. No Sertão, todos os 53 municípios aderiram ao programa, com um total de 81.019 agricultores beneficiados. Mas os trabalhadores rurais que não conseguiram pagar seus boletos terão uma segunda chance. A Pasta conseguiu prorrogar o vencimento até o próximo dia 12 de fevereiro.
Dos boletos emitidos, 4.738 deixaram de ser pagos. A previsão é que o Governo do Estado faça um aporte de pouco mais de R$ 8 milhões na região.

Blog do BILL NOTICIAS

ESQUIVEL DIZ QUE DAR A LULA O NOBEL DA PAZ É IMPORTANTE PARA TIRÁ-LO DA PRISÃO




247, com Público, por María Iglesias - O Prêmio Nobel da Paz de 1980, Adolfo Perez Esquivel, o primeiro promotor da candidatura do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva a esse prêmio, foi nomeado enquanto preso durante a vigência da ditadura argentina. "Isso ajudou minha libertação e espero o mesmo efeito para Lula. Temo por sua vida porque o judiciário brasileiro e o poder político de hoje não dão garantias". "Estou confiante em que o Comitê do Nobel tem consciência crítica e valores para dar o Prêmio Nobel da Paz a Lula porque isto seria fazer justiça e fortalecer as instituições democráticas profundamente danificadas", afirmou o Prêmio Nobel da Paz argentino, Adolfo Perez Esquivel, em entrevista a María Iglesias, no jornal Público. "
Por que promovem a candidatura de Lula ao Prêmio Nobel da Paz de 2019?
Porque Lula sempre trabalhou para os setores mais populares, os mais pobres. Ele tirou 36 milhões de brasileiros e brasileiros da miséria extrema. Com políticas sociais contra a fome e a pobreza, mas também dando-lhes educação, saúde, condições dignas de vida. É por isso que o atacaram tanto por trabalhar com os setores sempre explorados pelos latifundiários. E esses avanços na alimentação, na saúde e nas condições de vida são reconhecidos pela FAO, da qual sou membro e pela UNESCO. Durante seu governo houve um avanço no desenvolvimento do povo brasileiro que transformou o país na quinta potência mundial e estes são méritos que contribuem para a paz. Além disso, ele trabalhou pelo entendimento, a solidariedade dos povos da América Latina, África e Ásia.
Quando surgiu a ideia?
Eu falei com ele antes que ele fosse preso, mas ... Já ouviram falar sobre Lawfare na Espanha? Sobre a campanha para usar a justiça a serviço de interesses políticos? No caso do Brasil, o juiz Sergio Moro afastou Lula do processo eleitoral e, por sua vez, foi nomeado Ministro da Justiça e Segurança Pública. Mas em muitos outros países [a Lawfare] está em curso para tirar os presidentes progressistas do caminho: Fernando Lugo, no Paraguai, Manuel Zelaya em Honduras ... Eu acredito na justiça, mas não no poder judiciário atual. A advogada coordenadora do grupo jurídico que defende Lula, Carol Proner, entregou ao Papa Francisco um informe sobre esta Lawfare, sobre como as leis são usadas para condicionar e submeter ao poder político.
Você acaba de declarar que teme pela vida de Lula, após a negação de permissão para ir ao funeral de seu irmão. Em que sentido você teme?
Eu não acredito no atual governo brasileiro, nem em seu atual sistema judiciário. Não há garantia sobre a vida de Lula e esse é o medo e a preocupação que temos. Porque eles agem com absoluta impunidade, tanto no poder judiciário quanto no político. E isso me faz temer pela vida de Lula.
Em que ponto está a candidatura ao Nobel? Que sentimento tem?
Em outubro passado, apresentei a proposta ao comitê do Nobel, acompanhada de quatrocentas assinaturas de personalidades internacionais, incluindo Noam Chomsky, Leonardo Boff e organizações latino-americanas, americanas e europeias. Mais tarde fizemos uma campanha de assinaturas (até 31 de janeiro, com mais de meio milhão de assinaturas) e o pedido a indivíduos e entidades para enviar cartas ao Comitê Nobel apoiando a proposta. Em outubro a concessão será conhecida, mas qual meu meu sentimento? Espero que concedam o prêmio a Lula porque seria justo e porque fortaleceria as instituições democráticas profundamente prejudicadas no Brasil.
Lula foi presidente do Brasil de 2003 a 2010. A candidatura em 2019 é uma ferramenta para promover sua libertação?
Isso seria importante. No meu caso, eu estava na prisão quando a campanha começou em favor da minha nomeação como Prêmio Nobel da Paz em 1980. E a candidatura não ajudou mais a minha libertação. Já o Nobel ... Nessa linha seria bom que Lula possa continuar fazendo contribuições para o seu povo. Que o juiz que o condena, Sérgio Moro, seja o atual ministro da Justiça e Segurança do Brasil, não é garantia de imparcialidade, mas, ao contrário, prova de que havia um objetivo político direto para tirá-lo das eleições presidenciais.
Desde quando você conhece Lula e qual é o seu relacionamento?
Eu o conheço há mais de quarenta anos, quando ele era um líder sindical dos metalúrgicos de São Paulo. Ele vem das comunidades eclesiais de base, da época do cardeal Paulo Evaristo Arns, homem de visão ecumênica, fé e compromisso social. E lá eu conheci o Lula, quando éramos jovens. Mesmo assim ele estava pensando em um partido político e é daí que vem o Partido dos Trabalhadores (PT). E ele sempre teve ética, valores. Ele não chegou ao governo porque estava interessado em poder. Ele sempre foi um homem com convicções profundamente sociais e espirituais.
Você ganhou o Prêmio Nobel em 1980 pelo ativismo contra a ditadura argentina e hoje declara que "o intervencionismo americano também é responsável pela prisão de Lula". Você vê paralelismo entre a situação na América Latina na época e agora?
Sim Sim. É terrível o que os EUA estão fazendo. Não permitem que nenhum país da América Latina saia de sua órbita. Desde todas as votações da ONU para levantar o bloqueio a Cuba, em que os únicos a se opor são os EUA e Israel, à situação atual com a Venezuela e o que já aconteceu no Paraguai e em Honduras. Existe uma política de opressão dos Estados Unidos. Eles impuseram as ditaduras latino-americanas dos anos 1970 e 1980 com sérias violações dos direitos humanos em todo o continente por meio de sua doutrina de segurança nacional. As pessoas têm que lembrar e não se deixar enganar pela mídia tradicional.
A candidatura de Lula foi considerada em 2009. Mesmo Obama disse "é o cara". Agora o Nobel pode preferir alguém menos de esquerda, no atual contexto?
Nós vamos ter que ver. Mas espero que o Comitê do Nobel tenha uma consciência crítica e valores para poder decidir. Espero que o comitê do Nobel aja conscientemente.
Você acha que Lula é o maior preso político hoje, como Dilma Rousseff disse na Espanha?
Sim, claro que sim. Ele é o maior preso político atual no mundo. Ele sofre uma enorme injustiça. Eu o visitei na prisão em abril do ano passado, com Leonardo Boff, Celso Amorim, Fernando Haddad e os advogados de Lula. Mas na última vez que estive com ele na prisão, em agosto, ele me disse: "Eu só quero que você reconheça que sou inocente". Esta foi uma manobra política para tirá-lo do caminho. O atual ministro e então juiz Sergio Moro foi o arquiteto disso, com apoio dos EUA.
Você acha que se em outubro o Nobel fosse concedido a Lula, ele poderia participar, ele seria liberado para entrega em dezembro?
Eu não sei se eles iriam libertá-lo ... Você se lembra de Aung San Suu Kyi, a ganhadora do Prêmio Nobel de Mianmar? Eles lhe deram o prêmio enquanto estava presa e depois tiveram que libertá-la ...
Mas Liu Xiabo morreu preso na China sete anos depois do Prêmio Nobel
Isso é verdade, ele morreu na prisão ... Mas temos que fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para libertar Lula e reconhecer seu trabalho, sua luta contra a fome e a pobreza.
Que análise faz sobre o auge neofascista, a involução global dos direitos humanos globais?
Estou ciente de que não apenas a América Latina, mas também a Europa está agora em uma situação difícil porque estão perdendo o estado de bem-estar, aumentando o desemprego e a pobreza. Mas, o importante antes disso, é que as pessoas se unem com objetivos comuns. Nem todos concordamos com tudo, é claro. Mas deve ser possível encontrar eixos orientadores nos quais concordamos em sair ... Você se sentiu lá, para citar Leopoldo Marechal? Ele escreve: "Estamos vivendo um labirinto. Mas do labirinto se sai ... por cima". É preciso olhar para o céu, a consciência e a esperança".
Fonte: Público


Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...