segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

QUADRO DE BOLSONARO É MAIS GRAVE E ALTA É ADIADA


247
O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde o presidente Jair Bolsonaro está internado após uma cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia, divulgou às 17h um boletim informando que Bolsonaro ficou febril na noite deste domingo 3 e apresentou alterações de alguns exames. Ele está tomando antibiótico e fez uma punção para retirar líquidos que estavam ao lado do intestino. A previsão de alta foi adiada.
Por outro lado, nesta segunda teve dois episódios de evacuação, sinais positivos de recuperação. Pelo Twitter, Bolsonaro afirma que suas funções estão voltando à normalidade após a cirurgia. Ele também publicou um vídeo em que ele aparece realizando exercícios de fisioterapia.
Mais informações abaixo na reportagem da Agência Brasil. Confira também a íntegra do boletim desta segunda-feira 4:
Bolsonaro tem previsão de alta adiada e terá que tomar antibióticos
Por Camila Boehm
O presidente Jair Bolsonaro foi submetido a tratamento com antibióticos de amplo espectro após apresentar elevação da temperatura - 37,3 °C - e alteração de alguns exames laboratoriais, com aumento de leucócitos, na noite de ontem. Esse aumento pode indicar processo infeccioso, segundo o porta-voz da presidência Otavio do Rêgo Barros. 
Devido a isso, a previsão de alta foi adiada. Como os antibióticos devem ser ministrados por sete dias, ele deve permanecer no hospital por mais este período, segundo o porta-voz.
Exames de imagem mostraram uma "coleção líquida" ao lado do intestino na região da antiga colostomia, segundo boletim médico divulgado há pouco. Ele foi submetido à punção guiada por ultrassonografia e permanece com dreno no local.
O presidente está internado em unidade de cuidados semi-intensivos do Hospital Israelita Albert Einstein e, no momento, está sem dor e sem febre. Ele permanece em jejum oral, com sonda nasogástrica e nutrição parenteral (endovenosa) exclusiva.
Uma evolução nos movimentos intestinais foi citada no boletim médico, que informou dois episódios de evacuação do presidente.
Bolsonaro segue realizando exercícios respiratórios e de fortalecimento muscular no quarto. Por ordem médica, as visitas permanecem restritas, ele está acompanhando da esposa Michelle e do filho Carlos Bolsonaro.
O presidente cotinua em descanso e tem sido evitados despachos, de acordo com Barros. Nos próximos dias, não estão agendados compromissos oficiais. Por enquanto, não há estudos sobre afastamento de Bolsonaro da presidência, deixando o vice na função.

Blog do BILL NOTICIAS

O Brasil tem o direito de saber a verdade sobre a saúde de Bolsonaro


Por Mauro Lopes, para o Jornalistas pela Democracia

Os mais velhos se lembram, os mais jovens talvez tenham lido -mas se não sabem é só dar uma googlada: há 34 anos atrás o Brasil viveu o drama de um presidente que, na véspera de sua posse, foi internado e pouco mais de um mês depois, em 21 de abril de 1985, morria num hospital em São Paulo, não o Einstein, mas o Hospital das Clínicas da USP. Foi Tancredo Neves. Que relações pode haver entre um caso ocorrido há quase 35 anos com a situação atual de Jair Bolsonaro?

Várias, desde o fato de ambos padecerem na região abdominal ao fato de os eventos cirúrgicos que os envolveram serem próximos à data da posse, até o fato de ambos ficarem inicialmente hospitalizados fora de São Paulo (Brasília e Juiz de Fora) e acabarem sendo tratados na cidade da medicina mais avançado do país. São relações históricas, quase curiosidades. Há uma, porém, que refere-se ao país e a um dos direitos básicos inscritos na Constituição: o direito à informação.  
O que acontecia com Tancredo Neves durante sua internação? O que está acontecendo com Bolsonaro?
Há uma convergência assustadora entres os termos dos boletins médicos de 1985 e os de 2019. Veja na imagens o primeiro boletim sobre a cirurgia de Tancredo Neves (emitido em 15 de maço de 1985, um dia depois da operação) e o boletim emitido pelos médicos em 29 de janeiro último, também no dia seguinte à cirurgia -de Bolsonaro. Veja também a imagem do boletim médico de Tancredo Neves de 27 de março, 13 dias depois da primeira cirurgia e o boletim mais recente sobre Bolsonaro, de 3 de fevereiro (sexto dia).
Em 1985, o boletim médico do dia seguinte afirmava que a cirurgia transcorrera "sem anormalidades"; em 2019, o "sem complicações".  No boletim de Tancredo quase duas semanas depois da cirurgia, as condições eram "satisfatórias" e tudo estava dentro de "padrões de normalidade"; no mais recente boletim do Einstein, quase uma semana depois da cirurgia, há uma "evolução clínica estável" e sem "complicações cirúrgicas" (aqui você pode ler todos os boletins do Einstein).
Da história de Tancredo, vivemos; da de Bolsonaro, estamos testemunhando. Lê-se os boletins médicos em ambos os casos e o que mais se colhe são as expressões "normal", "boas", "sem complicação", "estável". Naturalmente, estas são as expressões amplificadas pelo Palácio do Planalto agora, como o foram pelos porta-vozes de Tancredo em 1985. E elas são reverberadas pela mídia conservadora. Do ponto de vista imagético, o roteiro não é muito diferente: há a famosa foto de Tancredo Neves que ilustra este artigo que buscava aparentar normalidade; soube-se depois que atrás do sofá onde estava recostado, o paciente estava com um sem número de fios e soros conectados a seu corpo; agora, vemos Bolsonaro em poses de alguém com vida "normal" despachando do hospital. 
Lemos no jornal O Estado de S.Paulo, em reportagem do dia 30: "O estado de saúde do presidente Jair Bolsonaro evoluiu bem nas últimas horas e ele já praticou uma caminhada no quarto onde está internado, no Hospital Albert Einstein, disse a assessoria do Planalto".
Mas tudo é assim tão "normal"? Uma cirurgia de retirada de bolsa de colostomia é procedimento que não demanda mais que uma hora de  procedimento. No caso de Bolsonaro, durou sete horas, longe da definição de "normal", pelo menos aos olhos das pessoas comuns. Foi realizada -e o boletim dos médicos do Einstein logo depois da cirurgia informaram isso, é importante registrar- "extensa lise de aderências decorrentes das duas cirurgias anteriores".
Desde a cirurgia, Bolsonaro está em jejum -há uma semana. Está evidentemente debilitado, e a tentativa de reintroduzir alimentação oral em 1 de fevereiro, sexta-feira passada, fracassou. No sábado (2), os médicos informaram em boletim "episódio de náuseas e vômito" e desde então ele está com uma sonda nasogástrica. O intestino de Bolsonaro deveria estar funcionando desde então. Mas não está. Com o intestino delgado sem contrações, há acumulação de líquido no estômago. Por isso Bolsonaro sente sente náusea e tem vomitado.
A Folha de S.Paulo, que no caso de Tancredo, em 1985, fez uma cobertura jornalística que buscou questionar as versões oficiais, vinha até agora limitando-se a reproduzir os boletins e a versão palaciana
No domingo, o jornal pareceu fazer um giro em sua abordagem e passou a questionar o otimismo oficial:  "Diferentemente do que disseram os assessores da Presidência, não é uma 'reação normal e decorrente da retomada da função intestinal'. Algo fez o intestino parar de funcionar." -escreveu a jornalista Cláudia Collucci. Na reportagem, ela reproduziu a opinião de três cirurgiões especialistas em aparelho digestivo segundo os quais "os sintomas apresentados por Bolsonaro representam uma piora no estado clínico. Um deles diz que, no melhor cenário, não era para acontecer. No quinto dia após a cirurgia, afirma, o paciente deveria estar comendo por boca e evacuando".
É corrente no meio médico que, se não houver reversão do quadro de Bolsonaro hoje, é possível uma nova cirurgia para ser recolocada uma bolsa de colostomia.
A situação de saúde de Bolsonaro é nebulosa. Dizer que é "normal" ou "estável" ou que ele está em "boas condições" é uma narrativa que inevitavelmente lembra o discurso médico-oficial no caso de Tancredo -e sabemos no que deu. 
Está claro, para dizer o mínimo, que Bolsonaro não tem condição física de estar à frente da Presidência.
O país tem direito de saber, com transparência, o que está acontecendo. Sem a enxurrada de adjetivos que emanam das versões oficiais.


Blog do BILL NOTICIAS 

Médica cubana é morta a golpes de chave de fenda pelo marido

  Via:Vinicius de Santana

O vigilante Dailton Gonçalves, de 45 anos, foi preso em flagrante após matar a mulher, a médica cubana Laidyes Sosa, de 37 anos, a golpes de chave de fenda no último domingo (3), em Mauá, na Grande São Paulo.
De acordo com o boletim de ocorrência, Gonçalves foi preso em flagrante após denúncia de familiares que passaram a placa do carro do agressor. Ele foi localizado nas proximidades da Estrada dos Fernandes, em Ribeirão Pires. Aos policiais militares ele confessou o crime e indicou onde o corpo estava enterrado.
O vigilante responderá por feminicídio e ocultação de cadáver. A chave usada no assassinato foi localizada na casa do casal e passará por perícia. De acordo com as redes sociais de Laidyes e Gonçalves, eles eram pais de um menino. (Veja)


Blog do BILL NOTICIAS

BRASIL REJEITA DIÁLOGO E APOIA GOLPE NA VENEZUELA


247
O chanceler do governo Jair Bolsonaro, Ernesto Araújo, criticou o que chamou de "diálogos" - escrito por ele assim mesmo, entre aspas - protelatórios e anuncia apoio ao golpe na Venezuela. Para ele, no entanto, a retirada de um presidente eleito pela população, como foi o caso de Nicolás Maduro, para pôr no poder um político que reivindicou a presidência sem sequer ter participado das eleições, é um "processo de transição democrática".
"Grupo de Lima emite declaração apoiando o processo de transição democrática na Venezuela e contra "diálogos" protelatórios. A Venezuela, com o Governo interino legítimo de Guaidó, passa a integrar o Grupo de Lima. Poderoso impulso rumo à redemocratização", postou o chanceler no Twitter. Ele postou o link da Declaração do Grupo de Lima (acesse aqui).
Grupo de Lima emite declaração apoiando o processo de transição democrática na Venezuela e contra "diálogos" protelatórios. A Venezuela, com o Governo interino legítimo de Guaidó, passa a integrar o Grupo de Lima. Poderoso impulso rumo à redemocratização. http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/notas-a-imprensa/20031-declaracao-do-grupo-de-lima-4-de-fevereiro-de-2019 
761 pessoas estão falando sobre isso




Blog do BILL NOTICIAS

Autoridades encontram corpo no avião que transportava Emiliano Sala


Poucas horas após o avião que transportava o jogador Emiliano Sala e o piloto David Ibbotson ser localizado, as autoridades britânicas confirmaram nesta segunda-feira que um corpo foi encontrado junto aos destroços do avião.
 Segundo a repórter Fran Le Noury, do canal ITV, a Filial de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido confirmou que é possível ver um um corpo nas imagens da aeronave em que viajava o atacante argentino.
 O avião em que o atacante Emiliano Sala viajava foi encontrado neste domingo, no Canal da Mancha, que separa o Sul da França e o Norte da Inglaterra. Contratado pelo Cardiff por £ 15 milhões, o argentino era o reforço mais caro da história do clube galês e estava no Nantes, da França. O atacante e o piloto David Ibbotson deixaram a cidade francesa na noite do dia 21 de janeiro, mas o avião perdeu contato com o trafego aéreo por volta das 20h no horário local e desapareceu. (Msn Notícias)


Blog do BILL NOTICIAS

PROJETO QUE DECLARA BÍBLIA PATRIMÔNIO CULTURAL É O PRIMEIRO APRESENTADO NA CÂMARA




247
O primeiro projeto apresentado na Câmara dos Deputados quer transformar a Bíblia em "Patrimônio Nacional, Cultural e Imaterial do Brasil e da Humanidade".
De acordo com reportagem do G1, o projeto é de autoria do deputado Pastor Sargento Isidorio (Avante-BA). Ele argumenta que a Bíblia é o livro "mais antigo e o mais lido do mundo".
Na justificativa do projeto, o parlamentar diz que, para os cristãos, a Bíblia "é mais do que apenas um bom livro, é a vontade de Deus escrita para a humanidade".
"É correto dizer e já na autoridade do Espírito Santo que o livro que passo a defender como Patrimônio Imaterial Cultural da Nação brasileira e da Humanidade já é reconhecido por seu vasto poder terapêutico, curador, histórico, libertador, restaurador, revelador e principalmente profético, cuja capacidade de milagres comprovados já ganhou legitimidade da ciência", diz o deputado na justificativa.
Até às 17 horas, haviam sido apresentados na Câmara 64 projetos de lei. A partir deste ano, as propostas que tramitam na Câmara e no Senado terão numeração única, nas duas casas.


Blog do BILL NOTICIAS

Atendimento Móvel: prefeitura divulga cronograma de fevereiro na zona rural

  Via:Vinicius de Santana

Com o objetivo de garantir os serviços médicos e odontológicos na zona rural de Petrolina, a prefeitura divulgou o cronograma da Unidade Móvel que deve contemplar  40 localidades em fevereiro.
Além dos serviços de saúde bucal, também são oferecidos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entrega de medicamentos e solicitação de exames e consultas especializadas, caso for necessário. Na última sexta-feira, 1 de fevereiro a população do N10 já foi beneficiada com o serviço odontológico, já nesta segunda-feira (4) foi a vez de Boa Vista e Porteiras.
O intuito é garantir serviços à população que reside em áreas mais distantes da cidade e que não possuem postos de saúde. Vale ressaltar que o serviço começa a funcionar às 8h e para ser atendido não é preciso agendamento prévio, basta comparecer na data e local indicado no calendário” destaca a diretora de Atenção Básica, Lorena Andrade.
Confira o cronograma | Unidade Móvel Odontológica
01/02 – N10
04/02 – Porteiras
05/02 – Assentamento Nossa Senhora (prox. Tapera)
06/02 – Uruas
07/02 – Cristalia
08/02 – Assentamento Nossa Senhora (prox. Tapera)
11/02 – Baixa da Umburana
12/02 – Sítio Consolação
13/02 – Sítio Chapada Alegre
14/02 – Barra Franca
15/02 – Angical
18/02 – Terra Nova I
19/02 – Romão
20/02 – Assentamento Manga Nova
21/02 – Sítio Lagoa do Pau Ferro
22/02 – Pau Ferro
25/02 – Assentamento Gavião
26/02 – Baixa dos Fogos
27/02 – Pixote
28/02 – Sítio Coelho (Prox. Izacolândia)
Unidade Móvel de Atendimento Médico
04/02 – Boa Vista
05/02- Assentamento Nossa Senhora de Fátima
06/02 – Mudubim
07/02 – Poço da Cruz
11/02 – Assentamento Lindolfo Silva – ás 12h
12/02 – Simpatia
13/02 – Sítio Coelho
14/02 – Salinas
18/02 – Almas
19/02 – Sítio Baixa do Meio
20/02 – Atalho
21/02 – Sítio novo (Rajada)
 25/02 – Satisfeito II
26/02 – Volta dos Pascacio
27/02 – Baixa do Lajedo
28/02 – Inhuma


Blog do BILL NOTICIAS 

Chapéu de Palha 2019 deve cadastrar cerca de 5000 trabalhadores em Petrolina a partir desta segunda-feira(04)

  Via:Vinicius de Santana

Trabalhadores da Fruticultura Irrigada e da Pesca 
iniciaram as inscrições no dia 21 de janeiro
O Programa Chapéu de Palha 2019 realiza, de segunda(04) à sexta-feira(8), o maior evento de cadastramento de trabalhadores da fruticultura irrigada e da pesca artesanal, no Centro de Convenções de Petrolina. Dos 9.500 beneficiários que devem se cadastrar nos sete municípios (Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Cabrobó, Orocó e Petrolândia) da região do Vale do São Francisco, 5000 devem fazer suas inscrições na próxima semana. Na solenidade do dia 04 o Governador Paulo Câmara será representado pelo Secretário Estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo.
A 13ª edição do Chapéu de Palha começou no dia 21 de fevereiro e o segmento da Fruticultura Irrigada concentra a maior parte dos cadastros desta primeira etapa do Programa. O cadastramento dos demais municípios da Pesca, que não estão na região do Vale do São Francisco, ocorrerá em abril juntamente com o cadastramento dos trabalhadores que atuam no corte da palha da cana-de-açúcar.
Para participar do Programa, que é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), os trabalhadores devem cumprir os seguintes requisitos: ser trabalhador(a) rural da fruticultura irrigada, auxiliar de câmara fria e de casa de embalagem, embalador(a) ou tratorista no último contrato, com comprovação em Carteira de Trabalho e possuir o termo de rescisão contratual; ser maior de 18 anos; ter trabalhado com registro em carteira pelo período mínimo de 30 dias corridos no período correspondente à safra do ano anterior; não possuir vínculo empregatício em Carteira de Trabalho no ato do cadastramento; e Ser morador de um dos sete municípios pernambucanos contemplados – não sendo admitidos trabalhadores(as) que residam em outras cidades. No caso da Pesca, o trabalhador precisa ser pescador(a) artesanal comprovado pelo Registro Geral da Pesca (RGP) da Secretaria de Aquicultura e Pesca e ser maior de 18 anos.
Apenas um membro por família poderá ser aprovado para recebimento do benefício (núcleo familiar registrado no Cadastro Único – CadÚnico do governo federal). Ao comparecer aos locais de cadastramento, conforme calendário abaixo, os trabalhadores, tanto da pesca quanto da fruticultura, precisam estar de posse da seguinte documentação: comprovante do Número de Identificação Social – NIS (Cartão Cidadão ou Cartão Bolsa Família ou extrato de benefícios emitido pela Caixa Econômica); carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS; cadastro de Pessoa Física – CPF; Registro Geral – RG (Carteira de Identidade); termo de rescisão de contrato; comprovante de residência (dentro do período de seis meses anteriores à data do cadastramento).
Histórico do programa – O Programa Chapéu de Palha foi criado em 1988 pelo então Governador Miguel Arraes e reeditado em 2007 por Eduardo Campos, como alternativa de apoio aos trabalhadores rurais da cana-de-açúcar frente aos desafios causados pelo desemprego em massa durante o período da entressafra. O Chapéu de Palha continua sendo prioridade para o governador Paulo Câmara que realiza este ano a 13ª edição consecutiva do programa desde a sua reedição.
Em 2009, a o Programa foi ampliado e chegou até os trabalhadores rurais da fruticultura dos perímetros irrigados em sete municípios do Vale do São Francisco para atenuar a situação vivenciada pelos safristas desempregados no período da entressafra. Em 2012, foi a vez dos pescadores artesanais serem inseridos no Chapéu de Palha, desta vez contemplando mais 57 municípios pernambucanos neste segmento do Programa.
O Programa Chapéu de Palha, realizado em 95 municípios de Pernambuco, de 2015 a 2018 beneficiou mais de 193 mil trabalhadores rurais e pescadores artesanais, com investimentos em bolsas de R$ 156,7 milhões. Em 2017, através da lei estadual nº 16.057 as bolsas tiveram um reajuste de 10%, passando para R$ 271,90 – a parcela das bolsas da Cana-de-Açúcar e Fruticultura Irrigada e R$ 280,10 a parcela da bolsa da Pesca Artesanal. (Ascom)


Blog do BILL NOTICIAS

BOLSONARISTA AGRIDE MANUELA D’ÁVILLA: “ENTENDERAM O QUE É VIOLÊNCIA AUTORIZADA?”


Revista Fórum
A ex-deputada Manuela D’Ávilla foi alvo de ataques de uma simpatizante de Jair Bolsonaro (PSL) no fim de semana na praia de Pinha, litoral norte do Rio Grande do Sul. Em vídeo, a mulher começa a gritar “Bolsonaro” e passa a agredir verbalmente Manuela, dizendo que ela deveria deixar o país pois “seu partido perdeu”.
Segundo Manu, a mulher ainda a chamou de “puta, filha da puta, mentirosa, suja”. “Pedi os dados para processa-la e ela se escondeu no interior do carro”, disse Manu, e completou: “É isso que eles querem para o Brasil? Eu não. Eles tentam nos constranger, nessa espécie de surto autoritário”.



Blog do BILL NOTICIAS

IF Sertão-PE abre inscrições para cursos de Inglês e Espanhol

   Via:Vinicius de Santana

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE está com inscrições abertas, entre os dias 4 e 11 de fevereiro, para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Inglês Básico III e Espanhol Básico I.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Coordenação de FIC do campus, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mediante apresentação de ficha de inscrição devidamente preenchida (disponível no edital), cópia e original de RG e CPF e cópia de comprovante de residência atualizada. Qualquer pessoa que tenha no mínimo 15 anos e esteja cursando ou tenha concluído o Ensino Médio pode participar.
O curso de Inglês oferece 30 vagas, sendo 20 para os alunos que cursaram e foram aprovados no curso de Inglês Básico II. Os demais candidatos farão um teste de nivelamento, no dia 13 de fevereiro, às 9h, no Centro de Línguas, localizado na Biblioteca do campus Petrolina Zona Rural. Serão classificados alunos que obtiverem nota maior que seis. O curso tem carga horária de 60 horas. As aulas acontecerão às quintas-feiras, iniciando no dia 21 de março, sendo divididas em duas turmas: uma das 8h às 11 e outra das 13h às 16h.
Já o curso de Espanhol, que tem carga horária de 48 horas, oferece 30 vagas, divididas em duas turmas. As aulas acontecerão às segundas-feiras, das 13h às 17h, e nas terças-feiras, das 8h às 12h, iniciando no dia 25 de março.
Se houver empate no teste de nivelamento, no caso do curso de Inglês, ou se o número de candidatos ultrapassar o limite de vagas do curso de Espanhol, serão adotados os seguintes critérios de seleção: maior idade, renda familiar e, em último caso, sorteio.
O campus Petrolina Zona Rural fica localizado na PE 647, Km 22 Projeto Senador Nilo Coelho – N4, Zona Rural de Petrolina.

Blog do BILL NOTICIAS

DENÚNCIA - Pacientes denunciam fragilidade de cadeiras doadas pela AACD Recife

O problema estaria nas rodas dianteiras que se quebram com frequência, além do material do aro de impulsão que deveria ser de ferro mas vem sendo produzido 
com material plástico
  Por: Renata Coutinho/folhape
Cadeirantes Luis Fernando
Cadeirantes Luis FernandoFoto: José Britto

Imagine após meses de espera acabar perdendo, em pouco tempo, seu principal meio de locomoção? Frustração é o sentimento que melhor descreve o que vem sentindo alguns homens e mulheres cadeirantes atendidos pela AACD Recife. Um grupo dele buscou a reportagem para denunciar que as cadeiras de roda, do tipo monobloco, doadas pela instituição apresentam uma fragilidade estrutural que os coloca em risco. O problema estaria nas rodas dianteiras que se quebram com frequência e, principalmente, com o aro de impulsão que deveria ser de ferro, mas que vem sendo produzido com um material plástico. 

“Além de ser muito demorado, às vezes passam um ano para entregar a cadeira, as cadeiras que entregaram têm um aro que trocaram de ferro para plástico. Esse aro é o que a gente toca para empurrar a cadeira e chama aro de impulsão. Devido ao material não há sustentação a cadeira e as rodas estão entortando. Teve até gente que já caiu da cadeira. Já a rodinha da frente com uma semana começa a estourar”, contou o cadeirante Luiz Fernando, 42. 

Ele buscou a AACD para questionar o porquê a mudança na qualidade das cadeiras, mas teve reposta. O jeito foi consertar por conta própria o equipamento usando sucata. A cadeirante Shirlene Marinho, 41, também vem se virando como pode desde que sua cadeira doada pela AACD quebrou. 
“A roda quebrou e só não cheguei a cair na rua porque um rapaz me segurou. Esse novo material não aguenta muita coisa”, disse. A mulher esta usando uma cadeira emprestada de um amigo para conseguir se locomover até uma solução definitiva para a cadeira dela. Outros cadeirantes que passam pela mesma situação e procuram respostas são Antônio de Pádua e Lilian Fernanda Ferreira.

A reportagem buscou esclarecimentos junto a AACD. Em nota, a instituição disse lamentar o ocorrido e informou que irá entrar em contato com a empresa fornecedora de cadeiras de rodas para apurar os apontamentos realizados sobre a qualidade dos materiais entregues aos pacientes citados. 

“A AACD preza pela qualidade e excelência de todos os seus serviços e produtos, se colocando sempre à disposição dos pacientes. Como não havia registro de reclamações nos canais formais de comunicação da Instituição, a AACD, que tomou conhecimento das reclamação por meio da Folha de Pernambuco, fará contato com os pacientes para agendar o reparo e, se necessário, substituir o equipamento. Não haverá qualquer ônus aos pacientes, já que as cadeiras possuem garantia do fabricante pelo período de um ano”, diz a nota. 

Em relação ao prazo de entrega das cadeiras de roda, a AACD afirmou que o período varia de acordo com a demanda e especificidades do pedido. A unidade do Recife atende a demanda de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida do Norte e Nordeste do Brasil, sendo a única instituição que realiza a entrega de cadeira de rodas no Estado de Pernambuco. Em 2018 a Oficina Ortopédica realizou mais de 15 mil atendimentos, registrado uma média de 350 cadeiras de rodas entregues mensalmente. Somente em janeiro de 2019 o volume foi de 454 unidades. Não há outros registros de reclamações até o momento.

Para que o paciente seja beneficiado com uma cadeira, é necessário comparecer à AACD Recife para manifestar a necessidade pelo produto. Na ocasião é agendada uma consulta com um terapeuta ocupacional, que avalia o tipo e medida da cadeira, inserindo o paciente em uma lista de espera.



Blog do BILL NOTICIAS

FORTALECIDO NO CONGRESSO, BOLSONARO VAI PROPOR IDADE MÍNIMA DE 65 ANOS PARA HOMENS E MULHERES

Reuters

247
Depois de vencer as eleições na Câmara e no Senado, com Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), o bolsonarismo agora avança contra direitos dos trabalhadores. Um texto preliminar da Proposta de Emenda à Constituição da reforma da Previdência aponta que o governo federal vai propor idade mínima de 65 anos para homens e mulheres.
O texto da PEC foi obtido pelo jornal O Estado de S.Paulo. "O texto foi confirmado por três fontes que participam da elaboração da reforma. Duas fontes da área econômica confirmaram que se trata da versão preliminar e ainda é possível haver mudanças", informa a reportagem.
A proposta que tinha sido encaminhada anteriormente por Michel Temer instituía a idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.


Blog do BILL NOTICIAS

Homem é encontrado morto na estrada da adutora, em Juazeiro-BA

  Via:Vinicius de Santana


Mais um assassinato foi registrado na manhã desta segunda-feira(04), em Juazeiro-BA.
A polícia foi acionada e inforrmada de um corpo encontrado às margens da Estrada da Adutora, chegando ao local, a polícia confirmou a veracidade do fato, encontrando um corpo de um homem (ainda não identificado) com perfurações de arma de fogo; o perímetro foi cercado e o corpo foi colhido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) ao Instituto Médico Legal(IML) para os devidos procedimentos.
Ainda não se tem informações sobre autoria ou motivação do crime; aguardem novas informações.

Blog do BILL NOTICIAS

GUARDA CIVIL MATA CICLISTA APÓS DISCUSSÃO E ALEGA TESE DE MORO: 'LEGÍTIMA DEFESA'


247
A tese defendida pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, no projeto que prevê a redução da pena até a metade ou deixar de aplicá-la se o excesso a qual policiais forem acusados for decorrente de escusável medo, surpresa ou violenta emoção, já é utilizada como argumento de defesa.
Um ciclista de 29 anos foi morto com três tiros disparados por um Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, no litoral de São Paulo, que alegou "legítima defesa".
De acordo com reportagem do G1, o delegado titular da Delegacia Sede do Município, Sergio Lemos Nassur, o homicídio envolveu legítima defesa do guarda.
Ainda segundo o delegado, a viatura estava em patrulhamento pela área quando os guardas presenciaram uma discussão entre um ciclista e o motorista de um carro. O ciclista teria sido fechado pelo motorista. "Como não houve danos, os guardas orientaram as partes e liberaram o motorista", afirma o delegado.
No boletim de ocorrência, o guarda civil disse que o ciclista teria continuado no local e passou a ofendê-lo. Ele teria embarcado na viatura para ir embora quando o ciclista foi em direção ao motorista e tentou tirá-lo de dentro do carro.
O guarda teria tentando conter o ciclista usando gás de pimenta. Apesar disso, conta o guarda que o ciclista foi em sua direção e lhe deu dois socos e tentou se apoderar da arma. Durante o embate, o guarda disparou não apenas uma vez, o que seria usual para conter o ciclista, mas três vezes.
Quando o socorro chegou, o ciclista já estava morto. Será instaurado um inquérito policial e a Polícia Civil irá investigar o caso.


Blog do BILL NOTICIAS

SAÚDE Robô para cirurgias mais avançado do mundo chega ao Hospital Português

Hospital adquiriu um Da Vinci XI, o equipamento mais moderno em distribuição no mundo para realização de cirurgia robótica

Urologista Clóvis Fraga coordenará projeto de robótica do RHP. Crédito: Hospital Português/Divulgação
Urologista Clóvis Fraga coordenará projeto de robótica do RHP. Crédito: Hospital Português/Divulgação

Uma nova era da medicina começará no Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco a partir deste mês. O hospital adquiriu um Da Vinci XI, o equipamento mais moderno em distribuição no mundo para realização de cirurgia robótica, e fará o primeiro procedimento até o fim deste mês. Um total de 10 médicos, dos quais cinco já certificados e outros cinco em treinamento, integrarão o corpo profissional que conduzirá essa nova experiência iniciada na unidade. Como em todo o mundo, o carro-chefe da robótica na instituição serão as cirurgias de próstata, sobretudo as de câncer de próstata, tipo de neoplasia que atingiu no ano passado 68 mil homens no Brasil.

Com a aquisição do XI, o Hospital Português terá a máquina de cirurgia robótica mais moderna do Nordeste. O robô chegou à instituição no começo deste mês e está em fase de instalação. “Essa é uma versão mais atualizada da máquina, com maior disponibilidade de tecnologia. No modelo SI, tudo precisava ser acoplado. Nessa nova versão, toda a tecnologia já vem acoplada, os detalhes são mais refinados. O calibre da cânula (tubo que é introduzido no corpo humano) é menor, então a incisão na pele termina sendo menor”, explicou o urologista e gerente da robótica do RHP, Clóvis Fraga. A integração inclui imagens por fluorescência, selador de vasos e grampeador.

O novo modelo também permite ao cirurgião ao acesso a multiquadrantes, o que possibilita chegar a locais difíceis do corpo em cirurgias complexas. Com a combinação da funcionalidade de uma plataforma móvel, o carrinho cirúrgico pode ser colocado em qualquer posição ao redor do paciente. O Da Vinci XI também tem visão 3D ampliada, permitindo percepção em profundidade e gerando imagens cristalinas. “Cerca de 80% das cirurgias realizadas com o robô hoje são em urologia, com o câncer de próstata, pois é uma região com muitos vasos e que requer um alto nível de precisão”, afirmou o vice-provedor do RHP, Joaquim Amorim, em visita ao Diario de Pernambuco.

De acordo com Clóvis Fraga, além de manter a segurança das outras técnicas na questão da oncologia, a robótica permite resultados como a diminuição das chances de incontinência urinária e a maior possibilidade de preservação da potencial sexual, no quesito funcional. “O Da Vinci possibilita uma dissecção melhor dos tecidos. Além de tudo, traz uma recuperação mais rápida no pós-operatório, aumenta as chances de alta precoce e o retorno mais rápido às atividades habituais”, detalhou o médico.

O uso do XI não será destinado apenas à urologia. A equipe de médicos que conduzirá os procedimentos é multidisciplinar e composta por urologista, cirurgião bariátrico, cirurgião geral, coloproctologista, cirurgião torácico e ginecológico. Clóvis Fraga, que coordenará o serviço, possui fellowship no Institut de Recherche Contre le Cancer D’Appareil Digestif (Ircad), da França e três anos de experiência em cirurgia robótica em Pernambuco. Os profissionais estão realizando treinamento no Ircad América Latina, localizado no Rio de Janeiro.

Outras novidades

Também neste mês, começará a funcionar no RHP o segundo aparelho PET-Scan da unidade, um exame de tomografia capaz de realizar o mapeamento de diferentes substâncias químicas radioativas no organismo. “Quando adquirimos a primeira máquina, fazíamos entre quatro a cinco exames por dia. Hoje, são 20 a 25. A demanda é grande, por isso a necessidade de outro PET-Scan. Com ele, duplicaremos a nossa capacidade de realizar o exame”, afirmou Joaquim Amorim. Outra novidade anunciada pelo vice-provedor é relacionada à permanente expansão do hospital. Neste ano, começa a construção do décimo primeiro prédio do RHP, que será um centro dedicado a aglutinar os serviços de oncologia.

Prévia carnavalesca

Completando Bodas de Prata, o Bloco do hospital, o Segura a Seringa, anunciou novidades para a edição da festa deste ano. Voltará a ser realizado no Classic Hall e trará como atração a baiana Ivete Sangalo, que no ano passado não pode participar da folia em função da gravidez. Com o tema “Personagens fantásticos que vieram com Cabral saúdam o nosso Carnaval”, o Segura a Seringa de 2019 acontecerá no próximo dia 8, às 21h. Além de Ivete, sobem ao palco a Orquestra Maximus e o cantor Bell Marques. Os ingressos estão disponíveis para compra na loja Shorts Co (piso L2 – Shopping RioMar) e nos sites wedoeventos.com, Ticket Folia e Ingressos Prime.(DP)




Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...