sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Posse Carla Patrícia Cintra é a nova superintendente da Polícia Federal de Pernambuco

  Por: Diario de Pernambuco
Com uma carreira de 20 anos, Carla Patrícia iniciou no cargo de escrivã. (Foto: Edésio Lemos/Divulgação)
Com uma carreira de 20 anos, Carla Patrícia iniciou no cargo de escrivã. (Foto: Edésio Lemos/Divulgação)


Pela primeira vez, em 75 anos da Polícia Federal de Pernambuco, uma mulher assume o cargo de superintendente. A delegada federal Carla Patrícia Cintra Barros da Cunha, tomou posse nesta sexta-feira (13), durante uma cerimônia no Tribunal Regional da 5° Região, no Cais do Apolo, bairro do Recife. Um dos nomes por trás da criação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), Cintra promete integrar os trabalhos das polícias no combate à corrupção e ao tráfico de drogas em todo o estado.

"Eu fico muito feliz porque a minha instituição não mede capacidade, vocação e competência pelo gênero. Isso é importante que seja fomentado entre as demais instituições e empresas privadas. São etapas de uma carreira de 20 anos. Digo às pessoas que estão chegando que não se preocupem com o fim e sim com o percurso", afirmou a delegada, que substitui Carlos Henrique Oliveira de Sousa, que está chefiando a Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

A delegada é bacharel em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde 2017, esteve à frente da Corregedoria Geral da Secretária de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE). Com uma carreira de 20 anos, ela iniciou no cargo de escrivã, se tornando chefe substituta das Delegacias de Polícia Federal em Caruaru, de Combate a Crimes Previdenciários e do Núcleo de Disciplina da PF. Carla ainda chefiou o Núcleo de Inteligência Policial, em 2013, foi corregedora regional PF, em 2015, e ficou à frente da Delegacia Regional Executiva e da Regional de Combate ao Crime Organizado da PF.

Durante o discurso, a superintendente relembrou sua carreira da PF, afirmou que sua gestão será técnica e aberta ao diálogo. "Todo o planejamento estratégico da Polícia Federal, que é justamente voltado ao combate à corrupção, desvio de recursos públicos e tráfico de drogas, será mantido. Temos o desafio de integrar essa atuação com os demais órgãos públicos do estado. Estarei sempre aberta ao diálogo, apreciando o lado humano de cada policial", disse.

Carla Cintra ainda ressaltou a importância da atuação da PF para melhoria da economia e de setores importantes para o país, como o turismo. "Normalmente, as pessoas têm uma visão limitada da segurança, mas, na verdade, também temos a função de fomentar a economia e aumentar a credibilidade e a força das instituições públicas. No caso de Pernambuco, os bens, serviços e comércio são responsáveis por mais de 70% do PIB estadual. Uma das coisas que o turista se preocupa quando vai viajar é justamente a segurança pública, então a força da segurança pública pode tornar o Brasil mais atraente".

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, elogiou a trajetória da delegada e afirmou que essa nova gestão deve ampliar a integração com outras polícias, Corpo de Bombeiros, poder judiciário e o Ministério Público. "É muito importante a nomeação da primeira mulher como superintendente da Polícia Federal de Pernambuco, uma delegada da Polícia Federal que a bem pouco tempo era corregedora geral da SDS. Ela fez um trabalho brilhante à frente da Corregedoria, trouxe sua experiência para que a gente pudesse construir o Draco. O governo do estado agradece a essa participação e toda a história que ela tem à frente do combate à corrupção na Polícia Federal. A nossa ideia é aumentar essa integração", comentou.





Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...