quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Liga Árabe reage à abertura de escritório do Brasil em Jerusalém: "grave violação do status internacional"

(Foto: Reuters)

O Conselho da Liga dos Estados Árabes reagiu de forma dura a abertura de um escritório comercial em Jerusalém por parte do governo Jair Bolsonaro. Para a Liga Árabe que congrega 22 países do Oriente Médio e do Norte da África, a iniciativa é  "uma grave regressão e violação do status legal internacional" da cidade e, também, das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
O escritório foi inaugurado no último domingo (15) e contou com a presença do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho de Jair Bolsonaro, em uma sinalização de que a embaixada brasileira poderá ser transferida em breve de Tel Aviv para Jerusalém . 
Segundo reportagem da BBC, a Liga Árabe disse, em nota que as atuais posições do governo brasileiro “representam uma transformação radical de suas posições históricas em relação à questão palestina e ao processo de paz" na região. 
“No comunicado divulgado nesta quinta, a Liga Árabe diz que o secretário-geral da organização, Ahmed Abou El-Gheit, enviou em 4 de novembro uma carta ao ministro das Relações Exteriores do Brasil para expressar "sua forte insatisfação com o anúncio do Brasil de abrir um escritório comercial em Jerusalém, alertando que essa etapa afetaria negativamente as relações históricas entre os países árabes e o Brasil", ressalta o texto da reportagem. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...