terça-feira, 19 de novembro de 2019

Violência financeira contra idosos em Pernambuco quase triplica em um ano, alerta Secretaria

  Via: Carlos Britto
Crédito: Ray Evllyn/SJDH divulgação


O Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa  (CIAPPI), vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) de Pernambuco, já recebeu 577 denúncias de violência financeira contra essa faixa de público. O número representa um aumento de 422 casos, comparado ao mesmo período do ano de 2018.
A maioria das vítimas deste tipo de violação é agredida pelos membros da própria família. Segundo levantamento de 2019, feito pelo programa, dos 577 violentados, 94,11% (543) sofreram com este tipo de crime no ambiente intrafamiliar, já 5,89% (34), no âmbito extrafamiliar. Ainda de acordo com as informações levantadas, as pessoas idosas que mais passam por essas violações têm a faixa etária de 80 anos, em primeiro lugar, seguido de 70 anos e 75 anos. As mulheres aparecem à frente sendo as maiores vítimas 70,36%, já os homens são 29,64%.
De acordo com o Secretário de Justiça, Pedro Eurico, é importante que pessoas próximas às pessoas idosas fiquem atentas e denunciem caso desconfiem de qualquer irregularidade. “Um vizinho, um enfermeiro, um médico, um amigo, qualquer um que desconfie que o idoso está sofrendo algum tipo de violação tem o dever de alertar às autoridades competentes“, reforça.
O CIAPPI ressalta que reter recursos da pessoa idosa para uso próprio, pela família ou vizinhos, e a realização de empréstimos sem autorização, constitui crime com pena prevista pelo Estatuto do Idoso. O dinheiro deve ser usado para gastos com remédios, vestuário, alimentação e lazer, para a pessoa idosa. O órgão disponibiliza um número de atendimento para esses casos: (81) 3182-7649. O e-mail é o CIAPPI2016@gmail.com.


Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...