terça-feira, 19 de novembro de 2019

Grupo Tortura Nunca Mais realiza na Bahia encontro para comemorar 40 anos da Anistia

O Grupo Tortura Nunca Mais promove em Salvador, evento em que rememora o histórico congresso de luta pela Anistia, realizado na capital baiana, há 40 anos

A Bahia realiza nesta quinta-feira (21) um evento comemorativo do 40º aniversário do congresso de luta pela Anistia e dessa conquista histórica da luta do povo brasileiro contra a ditadura militar.    
Aludindo à necessidade de completar a conquista do Estado democrático de direito, o manifesto que convoca o encontro afirma que a luta pela democracia prossegue até o presente e alerta que é necessário defender a verdade e a justiça.   
O texto relembra que a campanha pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita foi uma das maiores mobilizações da socidedade civil brasileira.   
No evento, serão debatidos temas como Justiça de Transição e impunidade dos agentes do Estado que praticaram crimes de lesa-humanidade.   
Os organizadores consideram necessário na atual conjuntura do país enfrentar as calúnias e ataques sistemáticos que Jair Bolsonaro faz contra a memória e a honra dos mártires que tombaram na luta heroica em defesa da justiça e da liberdade durante o período da ditadura militar.    
O encontro debaterá também medidas contra a desfiguração da Comissão de Anistia e da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, lembrando que o governo atual destituiu de maneira autoritária representantes indicados pela sociedade civil e nomeou prepostos de histórico preconceituoso e sem qualquer compromisso com o sentido de justiça e reparação.   
Com o título "40 anos de luta em tempos de negação histórica", o evento se realiza no Colégio 2 de Julho, palco de memoráveis eventos da luta democrática na Bahia e será liderado por Joviniano Neto, que presidiu o Congresso de luta pela Anistia em 1979. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...