sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Pernambuco continua sendo o maior produtor de ovos do Norte e Nordeste

https://i0.wp.com/s02.video.glbimg.com/x720/5428229.jpg?resize=640%2C360&ssl=1

Não tem para ninguém. Entra ano e sai ano e nada muda. Pernambuco continua sendo o maior produtor de ovos do Norte e Nordeste. Em nível nacional, só fica atrás de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Segundo dados atualizados da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), são cerca de 10 milhões de ovos produzidos por dia e 14 milhões de frangos por mês no Estado. E a expectativa, segundo afirmou o vice-presidente da Avipe, Edival Veras, é que 2019 termine com crescimento de 13% na produção de ovos e 3% na de frangos. Este resultado se deve ao Agreste. A região, sozinha, responde por metade dos empreendimentos, empregos e produção da avicultura pernambucana.
Neste 11 de outubro, o Dia Mundial do Ovo, vamos, abaixo, relembrar um pouco da importância do produto para o Agreste e Pernambuco.
As cidades do Agreste que mais se destacam na avicultura são: São Bento do Una, Caruaru, Garanhuns, Bezerros, Lajedo e Belo Jardim, que também abriga grandes produtores de frango de corte. “Somente em São Bento do Una, que é considerada a ‘capital do ovo’ do Norte e Nordeste, temos uma produção diária de 5 milhões de ovos”, disse o presidente da Avipe, Giuliano Malta.
“Essa produção (no Agreste) vem desenvolvendo tecnologia, automação e propagando novos modos de produção que incorporam novidades nas áreas sanitária, de nutrição e genética”, afirma Edival Veras, da Avipe. No Agreste são cerca de 50 empresas e 1.000 granjas gerando emprego para aproximadamente 75 mil pessoas, segundo a associação.
Para toda essa produção de ovos no Estado são necessárias 12 milhões de aves. Elas precisam ter uma dieta rígida, saudável e equilibrada de milho, soja e trigo.
CAPITAL DO OVO
Uma parte dessa produção se concentra em São Bento do Una, o segundo maior PIB agrícola de Pernambuco, perdendo apenas para Petrolina, no Sertão, que é um dos maiores polos de fruticultura irrigada. O primeiro município responde por 8,5% da agropecuária pernambucana. Mesmo com a crise e a estiagem, o setor tinha uma participação de 41,76% do PIB daquele município em 2010. São produzidos cerca de 5 milhões de ovos por dia na cidade conhecida como a capital do ovo, de acordo com a Avipe e a Prefeitura de São Bento do Una.
É lá que o maior produtor de ovos do Estado está instalado. É a Granja Almeida, que produz cerca de 3 milhões de ovos por dia. “A cidade vem tendo aumento no PIB por causa da avicultura, principalmente pela produção de ovos”, disse a prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida (PSB).
Ainda de acordo com a prefeita, o clima de São Bento do Una é muito sadio para a criação de animais, porque é estável e não apresenta variações bruscas.
Ao contrário do frango de corte, o ovo tem um mercado de preço mais estável e, como é um produto mais barato, continua com o consumo aumentando, mesmo em períodos de recessão econômica, segundo os produtores.(PE Noticias)


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...