quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Outubro Rosa: Prefeitura de Petrolina alerta para falta de procura de mamografias

Resultado de imagem para mamografias

A campanha ‘Outubro Rosa’, de prevenção ao câncer de mama, continua em Petrolina. A prefeitura está ofertando, desde o início do mês, mais de mil exames de mamografias para as mulheres do município. Até o momento já foram atendidas cerca de 500 mulheres.
De acordo com a secretária existe um alto número de mulheres que estão faltando aos atendimentos. “Nós preparamos esse momento exclusivo para as mulheres, mas infelizmente, cerca de 30% não comparece ao procedimento, mesmo após a confirmação para nossa equipe. Isso é lamentável porque está tirando a vaga de outra pessoa que está precisando”, concluiu.
A secretária ainda pontuou que esse mutirão de mamografia tem o objetivo de zerar a fila de espera pelo procedimento para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. “Fizemos o levantamento das guias que estavam nas unidades de saúde e estamos agendando e ligando para essas mulheres informando o dia e o horário para fazer o exame”, frisou.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, alguns têm desenvolvimento rápido, outros são mais lentos.
A estimativa é de 60 mil novos casos por ano, em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ações nas unidades de saúde
O município também está promovendo dentro das unidades de saúde, com ofertas de consultas, preventivos, além de palestras para conscientizar sobre a importância da prevenção do segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e que atinge potencialmente as mulheres. (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS


União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...