terça-feira, 15 de outubro de 2019

Governo de Hong Kong volta a pedir que legislativos estrangeiros não interfiram nos assuntos da região


Governo da região de Hong Kong volta a demonstrar insatisfação com interferência de deputados estadunidenses em seus assuntos internos
Bandeiras da China e Hong Kong 
Bandeiras da China e Hong Kong (Foto: Xinhua)

Xinhua - O governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) expressou na segunda-feira o desapontamento por uma reunião sobre um projeto de lei dos Estados Unidos sobre Hong Kong, e reiterou que os legislativos estrangeiros não devem interferir de nenhuma forma nos assuntos internos da RAEHK.
Um porta-voz do governo da RAEHK expressou o descontentamento pela reunião realizada na área Central de Hong Kong para pedir ao Congresso dos EUA que aprovasse a chamada Lei de Direitos Humanos e Democracia de Hong Kong.
O porta-voz indicou que, desde o retorno de Hong Kong à pátria, a região tem exercido, em estrita conformidade à Lei Básica, o princípio de que "as pessoas de Hong Kong administram Hong Kong" e um alto grau de autonomia, e que o princípio de "um país, dois sistemas" tem sido plenamente implementado com grande sucesso.
"Os direitos humanos e as liberdades em Hong Kong são completamente protegidos pela Lei Básica, a Lei de Ordenança de Direitos de Hong Kong e outra legislação. O governo da RAEHK dá grande importância a essas leis e está determinado a protegê-las", disse o porta-voz.
A aprovação da chamada Lei de Direitos Humanos e Democracia de Hong Kong por dois comitês congressionais norte-americanos em setembro foi amplamente criticada pois mostrou o endosso aos manifestantes violentos e poderia alimentar ainda mais a violência em Hong Kong.
Hong Kong tem sido atingida pela violência e caos há quatro meses, pois desordeiros atacaram repetidamente policiais e pessoas inocentes, bloquearam estradas e vandalizaram lojas, bancos, estações de metrô e outras propriedades privadas ou públicas na violência escalada.
Durante a reunião sobre o projeto de lei dos EUA realizada na noite de segunda-feira no Chater Garden, em Central, um grande grupo de desordeiros bloqueou pistas rodoviárias, paralisando severamente o trânsito.
A polícia pediu que os manifestantes respeitem os direitos de outras pessoas do público enquanto expressarem seus pontos de vista.


Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...