terça-feira, 8 de outubro de 2019

Gilmar diz que Lula não tem o direito de recusar o regime semiaberto

(Foto: STF | Felipe L. Gonçalves/Brasil247)


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, sinalizou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem o direito de recusar a progressão de seu regime de prisão. "Ele não tem esse direito. Acredito que aqui há um pouco o recurso de uma retórica", afirmou, durante entrevista ao programa Roda Viva. 
Gilmar também aproveitou para criticar os procuradores da Lava Jato. "O que me chamou a atenção foram os procuradores oferecerem o regime semiaberto ao Lula.  Nunca foram legalistas, nunca foram garantistas.  Mas agora se convenceram. Se convenceram porque era conveniente. Aliviaram a pressão que existe sobre o tempo, fazendo leitura de estrelas", assinalou.
Ele também deixou claro que permitir a prisão em segunda instância foi um erro. "Fizemos  um experimento institucional e se viu que deu errado", disse ele. "Curitiba e TRF-4 editaram uma súmula dizendo: com decisão de segundo grau prende-se. Foi isso que nós decidimos?", questionou.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...