quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Depois de Cabrobó, MPPE também recomenda que Orocó intensifique ações contra o sarampo

   Via:Carlos Britto
Entrada do município de Orocó-PE. (Foto: Reprodução/Google Street View)


Para conter o avanço dos casos de sarampo em Pernambuco, o Ministério Público (MPPE) recomendou que o município de Orocó, no Sertão do São Francisco, intensifique a campanha contra a doença. Medida semelhante também foi recomendada pelo MPPE ao município vizinho de Cabrobó. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Pernambuco já tem mais de 23 casos confirmados e 731 notificações de sarampo. Além disso, uma morte foi confirmada no município de Taquaritinga do Norte.
A recomendação pede “o urgente reforço”, no prazo de cinco dias úteis, das equipes responsáveis pela vacinação nos postos de saúde de Orocó durante o período de campanhas contra o sarampo a serem realizadas no município, bem como que sejam ampliados os horários de atendimento ao público e que haja uma intensificação dessas campanhas por meio de uma ampla divulgação em meios de comunicação impressos, televisivos, radiofônicos, digitais, redes sociais, cartazes e folders em órgãos públicos municipais.
Além disso, para convocar e conscientizar a população do município sobre a importância da imunização, o MPPE recomenda que seja implementada, em até 30 dias úteis, uma busca ativa nas regiões de difícil acesso do município. Além disso, creches, berçários, centros de educação e escolas da cidade precisam verificar a regularização da caderneta de vacinação dos seus alunos e, caso sejam encontradas, as irregularidades deverão ser informadas ao Conselho Tutelar. Aos Agentes Comunitários de Saúde também é recomendada a implementação de ações permanentes sobre a doença, como a realização de palestras, cursos, seminários ou a divulgação domiciliar.
Metas
Para que metas de coberturas vacinais de imunização contra a doença sejam cumpridas, sugere-se também à gestão de Orocó uma ação em conjunto com a administração de outros municípios de Pernambuco e do governo estadual. Para evitar surtos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma cobertura global da dose da vacina em 95%. Caso ocorra a impossibilidade de cumprimento da cobertura, o órgão pede ao município para elaborar um relatório com as justificativas e que o documento seja remetido à Diretoria-Geral de Controle de Doenças e Agravos da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. O município tem um prazo de 20 dias para informar se acata ou não a recomendação do MPPE, especificando, em caso de acatamento, as providências adotadas.

Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...