quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Irã adverte Estados Unidos para que não façam a guerra

Reuters - O Irã advertiu o presidente dos EUA, Donald Trump, nesta a quinta-feira (19) para que não seja arrastado para uma guerra total no Oriente Médio,  após o ataque às instalações de petróleo da Arábia Saudita, pelo qual que os EUA e a Arábia Saudita culpam o Irã. 
O secretário norte-americano de Estado, Mike Pompeo, descreveu o ataque do fim de semana, que reduziu pela metade a produção de petróleo saudita, como um ato de guerra e vem discutindo uma possível retaliação com a Arábia Saudita e outros aliados do Golfo.  
Na quarta-feira, Trump fez uma observação cautelosa, dizendo que havia muitas opções antes da guerra com o Irã, que nega envolvimento nos ataques de 14 de setembro. Ele ordenou mais sanções contra Teerã.  
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, disse à CNN que a República Islâmica "não piscará" se tiver que se defender de qualquer ataque militar dos EUA ou da Arábia Saudita, que, segundo ele, levaria a "guerra total".  
Anteriormente, Zarif tinha acusado Pompeo de fazer parte do chamado "time B", que Teerã diz incluir o príncipe herdeiro da Arábia Saudita e está tentando convencer Trump a optar pela guerra.  
Pompeo disse na quarta-feira que o ataque foi "de uma escala que nunca vimos antes".  “Os sauditas foram a nação atacada. Estava no solo deles. Foi um ato de guerra contra eles diretamente ”, disse Pompeo a repórteres antes de se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman.  
O embaixador saudita em Berlim disse que "tudo está sobre a mesa", dizendo à rádio Deutschlandfunk que as opções precisam ser discutidas com cuidado.  
Os Emirados Árabes Unidos seguiram na quinta-feira seu principal aliado árabe, a Arábia Saudita, ao anunciar que se juntariam a uma coalizão global de segurança marítima que Washington tenta construir desde uma série de explosões em navios petroleiros nas águas do Golfo nos últimos meses, que também foram atribuídas a Teerã. 
Pompeo, que chegou aos Emirados Árabes Unidos da Arábia Saudita nesta quinta-feira para conversar com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, elogiou a decisão no Twitter: "Eventos recentes destacam a importância de proteger o comércio global e a liberdade de navegação".  
O movimento houthi do Iêmen, alinhado ao Irã, que está lutando contra uma coalizão militar liderada pela Arábia Saudita, assumiu a responsabilidade pelo ataque a duas plantas de petróleo sauditas, incluindo a maior instalação de processamento do mundo. 
Autoridades dos EUA e da Arábia Saudita rejeitaram a alegação, dizendo que o ataque não tinha vindo do sul.


Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...