segunda-feira, 2 de setembro de 2019

ECONOMIA - Bolsonaro derrete até na pesquisa do mercado financeiro

(Foto: Adriano Machado/Reuters)

Marcos Mortari, Infomoney - Alvo do vazamento de trocas de mensagens com procuradores e protagonista de desentendimentos recentes com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), o ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) não perdeu apenas espaço no governo nos últimos meses.
O ex-juiz responsável por sentenças da Operação Lava-Jato em Curitiba (PR) vem sofrendo com uma ininterrupta piora de imagem junto à opinião pública desde que trocou a magistratura por um ministério na atual administração, mas mantém supremacia do apoio popular ante outras figuras da política nacional.
É o que mostra a 10ª edição da pesquisa XP/Ipespe, realizada entre os dias 27 e 29 de agosto. Segundo o levantamento, em uma escala de 0 a 10, Sérgio Moro recebe nota média 6,0 junto à população. O resultado representa uma queda de 1,3 ponto em relação a janeiro - quando começaram as medições. Para acessar a íntegra da pesquisa, clique aqui.
De lá pra cá, as avaliações positivas (superiores a 6) de Moro foram de 67% da totalidade das respostas para 52%, enquanto as negativas (inferiores a 4) saltaram de 17% para 31%. As variações foram as maiores entre as personalidades políticas testadas pela pesquisa.
Apesar da piora, o desempenho do ministro ainda é o melhor entre os nomes avaliados, incluindo o do próprio presidente Jair Bolsonaro. Prestes a completar oito meses de governo, o mandatário tem nota 5,5, ante 6,7 obtida no primeiro mês de gestão - superado por outro ministro seu: Paulo Guedes (Economia), com nota 5,8.
No período, as avaliações positivas de Bolsonaro foram de 60% para 48%, ao passo que as negativas subiram de 20% para 33%. A pesquisa ouviu 1.000 eleitores de todas as regiões do país, a partir de entrevistas telefônicas realizadas por operadores. A margem máxima de erro é de 3,2 pontos percentuais.
O ministro também leva vantagem sobre o presidente na associação com o combate à corrupção pela população. Para 38% dos entrevistados, é Moro quem mais representa tal bandeira. Outros 24% veem Bolsonaro como o principal porta-voz da agenda. O levantamento mostra que 18% dos entrevistados apontam os dois igualmente enquanto 16% não veem nenhum deles.  
O levantamento também ouviu a opinião dos eleitores sobre a relação entre Bolsonaro e Moro. Para 29%, a dupla tem muita sintonia, enquanto 38% veem alguma sintonia e 25% não enxergam sintonia. Outros 8% não souberam ou preferiram não responder ao questionamento.(247)
Continue lendo no Infomoney

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...