quinta-feira, 26 de setembro de 2019

DAVI KOPENAWA - Líder indígena torna-se o sétimo brasileiro a vencer o Prêmio Nobel Alternativo

  Por: Diario de Pernambuco
Divulgação/Survival International
Divulgação/Survival International

O líder indígena brasileiro Davi Kopenawa está entre os quatro vencedores do prêmio Right Livelihood Award de 2019, o "Nobel Alternativo", concedido nesta quarta-feira (25/09). Esta é a sétima vez que o Brasil tem um representante entre os vencedores do prêmio. 

Representando o povo Yanomami, ele receberá a premiação juntamente com a Hutukara Associação, iniciativa local, que tem como cofundador e presidente o próprio Kopenawan. 

"Pela corajosa determinação em proteger as florestas e a biodiversidade da Amazônia, e as terras e a cultura de seus povos indígenas", o líder divide a premiação com três mulheres. A jovem ativista ambiental Greta Thunberg (Suécia); a defensora dos direitos humanos, Aminatou Haidar (Saara Ocidental); e a advogada Guo Jianmei (China).

Cada vencedor receberá uma quantia de US mil, destinada a apoiar e incentivar o trabalho feito por eles.

Antes do líder, nomes como o do teólogo Leonardo Boff (2001) e a luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (1991) também estiveram entre os premiados.

A representatividade de Kopenawa
Kopenawa é porta-voz dos yanomami. Eles vivem isolados na Amazônia, perto da fronteira com a Venezuela.

Viajando pelo mundo há mais de 30 anos, o líder indígena recebeu o apelido de "Dalai Lama da Floresta Tropical", sendo figura chave para o processo de reconhecimento oficial do território yanomami na Amazônia.




Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...