sábado, 24 de agosto de 2019

IF Sertão-PE anuncia mudanças para o Processo Seletivo 2020

  Via:Vinicius de Santana

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) terá, a partir deste ano, um novo sistema de seleção de estudantes para os cursos técnicos da instituição. As principais mudanças em relação às edições anteriores é que o Processo Seletivo 2020 (PS) não será mais realizado através de provas, mas sim por meio de análise do histórico escolar. Além disso, o certame será totalmente gratuito. Outra novidade é que o PS unificará também a seleção para cursos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Os candidatos interessados em concorrer a uma vaga deverão cadastrar o histórico escolar no sistema online, no momento da inscrição.
No caso de quem se inscrever para os cursos do Ensino Médio Integrado ao Técnico, deverá anexar o histórico escolar do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, inserindo notas das disciplinas de Português, Matemática, História e Geografia. 
Já quem concorrer a uma vaga nos cursos Técnicos Subsequentes, deverá apresentar as notas das disciplinas de Português e Matemática, relativas ao 1º e 2º anos no Ensino Médio, ou ainda a nota no Exame Nacional de Ensino Médio.
Para o Proeja, as notas necessárias serão as de Português e Matemática do Ensino Fundamental. 
O método de seleção por meio da análise do histórico escolar já é utilizado por outras instituições, como o Instituto Federal da Paraíba, com sucesso. “O nosso objetivo é oportunizar a melhoria da formação da comunidade e abrir a possibilidade de que todos tenham uma chance de fazer parte do IF Sertão-PE, analisando o conhecimento adquirido ao longo da vida escolar. Além disso, o processo terá maior economia e celeridade”, afirmou a presidente da comissão do Processo Seletivo, Anna Wannessa Ferreira. De acordo com ela, o ideal é que os candidatos comecem a solicitar o documento nas escolas onde estudaram, devido ao tempo que as instituições poderão necessitar para fornecer os históricos. O sistema de cotas do Processo Seletivo continuará inalterado. 
A previsão é que o edital do Processo Seletivo 2020, com as informações detalhadas do novo método de seleção, seja divulgado no mês de setembro.

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...