quinta-feira, 11 de julho de 2019

MUNDO - Tornado mata sete pessoas na Grécia

Na manhã desta quinta-feira, o cenário era desolador nesta região turística do norte do país

   Por: AFP 
Tornado atinge a Grécia
Tornado atinge a GréciaFoto: Sakis MITROLIDIS / AFP

Sete pessoas morreram, incluindo seis turistas estrangeiros que estavam de férias no norte da Grécia, em um violento tornado, acompanhado por fortes tempestades de granizo, que também deixaram 23 feridos na região de Calcídica.

Dois romenos, dois tchecos e dois russos morreram na tragédia. A sétima vítima fatal é um pescador grego de 62 anos que estava desaparecido, cujo corpo foi reconhecido por parentes, informaram as autoridades.

Na manhã desta quinta-feira, o cenário era desolador nesta região turística do norte do país, onde o governo declarou estado de emergência. 
Nas ruas era possível observar carros virados, árvores derrubadas, grande quantidade de lama e uma taberna destruída. "Foi um fato inédito, com ventos muito fortes e tempestades violentas de granizo", declarou à AFP Charalambos Steriadis, secretário da Defesa Civil no norte da Grécia. 

"Calcídica foi declarada em estado de emergência", completou Steriadis. O tornado durou cerca de 20 minutos, segundo pessoas entrevistadas pela estatal de televisão ERT. 

Um casal tcheco faleceu na localidade de Propontida quando o motorhome em que viajava foi arrastado pelos fortes ventos, de acordo com a polícia. Seu filho e neto ficaram feridos.

Em Kassandra, a 70 km de Tessalônica, segunda maior cidade da Grécia, um russo e o filho de dois anos perderam a vida na queda de uma árvore em um hotel.

Em uma taberna, um pequeno restaurante tradicional frequentado por dezenas de pessoas, o teto foi arrancado pelas rajadas de vento, uma tragédia que matou uma turista romena e seu filho.

De acordo com a polícia portuária, um pescador de 60 anos foi declarado desaparecido. Dezenas de feridos leves foram levados a hospitais, informaram as autoridades. 

"Quero expressar minha dor em nome de todos, choramos a perda destas almas", afirmou o ministro de Proteção dos Cidadãos, Michalis Chrisochoidis. "Nos solidarizamos com os amigos, com todos aqueles que perderam integrantes de sua família", completou.

O ministro viajou de Atenas até a região da tragédia. Outras autoridades do novo governo grego devem visitar a área. O primeiro-ministro, Kyriakos Mitsotakis, eleito nas legislativas de domingo, cancelou a agenda de quinta-feira para coordenar a resposta à catástrofe.

Ao menos 140 bombeiros participam nas operações de resgate. Toda a região ficou sem energia elétrica e os militares trabalham para restabelecer o sistema. A tempestade aconteceu na região norte do país no momento em que grande parte da Grécia sofre com temperaturas de até 37 graus.




Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...