terça-feira, 11 de junho de 2019

DEEP WEB - Universidades pernambucanas reforçam segurança após ameaças

  Por: Diario de Pernambuco
Superintendente de Segurança da UFPE diz que não há necessidade para pânico. Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.
Superintendente de Segurança da UFPE diz que não há necessidade para pânico. 
Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.

As universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE) reforçaram a segurança nos campi Recife das instituições após receberem ameaças publicadas na deep web, parte da internet não acessível pelos mecanismos de busca e oculta do grande público. Na tarde desta segunda-feira (10), uma sala do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE passou por perícia da Polícia Federal (PF).

Na última sexta (7), um objeto não identificado estilhaçou o vidro da janela da sala pessoal de um professor. Policiais federais passaram cerca de duas horas no local e não localizaram nenhum projétil. Alguns materiais da sala foram levados para a elaboração de um laudo. A investigação deve informar se o dano foi resultado de um disparo de arma de fogo ou causado pela obra que acontece ao lado do gabinete do professor.

O superintendente de Segurança Institucional da UFPE, Armando Nascimento, disse que a universidade trabalha com uma escala de um a cinco de perigo. No momento, a instituição classifica a situação como de nível três. "Não há necessidade para pânico. É algo que chama a atenção, mas a nossa equipe está preparada para garantir a segurança da universidade e também do entorno dela. A partir da informação, que recebemos na noite de sábado (8), fizemos um redesenho e reposicionamos (as equipes) em conformidade com a ameaça. Nesta segunda-feira, estamos com outro reforço e posicionamento", afirmou.

Prédio do CCSA passou por perícia nesta tarde. Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.
Prédio do CCSA passou por perícia nesta tarde. Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.


A UFRPE, também citada no fórum da deep web, comunicou nesta segunda-feira medidas de segurança em prevenção a ameaça de ataque. Os prints mencionavam, inclusive, alguns espaços da universidade como possíveis para o ataque. Um deles seria o prédio do Centro de Ensino de Graduação. A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, entrou em contato, nesse domingo (9), com a Polícia Federal e com a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, para que fossem tomas as medidas investigativas e protetivas cabíveis diante da situação.

A Divisão de Segurança Universitária (DSU) da Rural fez uma reunião na tarde desta segunda e está trabalhando com os órgãos da segurança pública na investigação do caso. "A Administração Superior da UFRPE, com o objetivo de tranquilizar a comunidade universitária, comunica que estão sendo tomadas as medidas necessárias para a investigação de informações disseminadas em redes sociais que apontam para a suposta organização de um ataque armado ao campus de Dois Irmãos, no Recife. Ações integradas entre a DSU, Polícia Federal e Polícia Militar já estão sendo realizadas em caráter preventivo", pontuou a instituição, em comunicado oficial.




Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...