terça-feira, 4 de junho de 2019

Coelba realiza operação de combate a furto de energia no norte da Bahia; quantidade desviada dava para abastecer Abaré durante um mês

   Via:Carlos Britto
(Foto: Divulgação)

Com o apoio da Polícia Militar de Paulo Afonso, no norte do estado, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) realizou operação de combate ao furto de energia nos municípios de Glória e Rodelas, na mesma região. Técnicos da distribuidora percorreram a zona rural dos dois municípios e encontraram diversas irregularidades em fazendas produtoras de coco e banana. Foram autuadas 18 unidades consumidoras, 16 delas com fraudes identificadas, além de duas ligações clandestinas.
Foram retirados 4.550 metros de cabos interligados, de forma clandestina, a um transformador. A quantidade de energia desviada e utilizada para irrigação é suficiente para abastecer o município de Abaré, durante um mês.
A Coelba explica que furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Denúncia
Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Coelba mantem um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o telefone 116 ou o site da empresa.


Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...