segunda-feira, 20 de maio de 2019

MORRO PROMETE DESCER NO DIA DA MICARETA FASCISTA


247 - Movimentos sociais, associações e coletivos do Rio de Janeiro se organizam para o ato #ParemDeNosMatar, agendado para o dia 26 de maio, das 10 às 13 horas na orla de Ipanema. Os organizadores afirmam que a manifestação tem como pauta única o FIM DO GENOCÍDIO DO POVO DAS FAVELAS, substanciado na ação das polícias em territórios de favelas e periféricos, em horários indiscriminados, "ordem de abate", ações policiais de helicópteros e ações congêneres. Mais de 40 associações já confirmaram protestos neste dia e o comentário de bastidor é de que "o morro vai descer".
Coincidentemente, o protesto acontecerá no mesmo dia em que aliados do governo Jair Bolsonaro pretendem sair às ruas para defender o presidente. O ato contra o assassinato do povo das favelas já vinha sendo organizado desde abril. O dia 26 de maio é o primeiro domingo após completar um mês do assassinato do Gari comunitário William dos Santos Mendonça no Vidigal. E por isso a data foi escolhida logo após o seu assassinato.
Em nota após a publicação desta matéria no 247, os movimentos que participam da organização da manifestação pacífica ressaltam que, "ao contrário do que tenha sido sugerido este não será um ato contra ou a favor do governo federal, mas sim contra uma política de segurança do governo estadual e sobretudo A FAVOR DA VIDA".
"Uma vida não vale mais que a outra, uma vida deve ser valorizada, a Constituição da República Federativa do Brasil nos concede o direito à vida então esta não pode nos ser furtada em nome de uma fictícia guerra às drogas. Além disso também nos é dado o direito a uma segunda chance, merecendo aqueles que tenham delinquido pagarem suas penas e serem ressocializados. Culpados ou inocentes não seremos julgados no meio da rua. #PAREMDENOSMATAR!", esclarece o texto.
O banner de mobilização que circula nos grupos de WhatsApp menciona favela e asfalto, articulando também a chamada "esquerda classe média" do Rio de Janeiro:
A lista de movimentos e coletivos só na cidade do Rio de Janeiro é grande: 
Organização do dia 26/05
Associação de moradores do Vidigal
Politilaje
Favela no Feminino
Coletivo Jararaca RJ
Instituto Todos na Luta
Movimento popular de favelas
Movimento Moleque
B’nai B’rith
Redes da Maré
Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro
Coletivo Juntos pela Paz
Nós do Morro
Bando Cultural Favelados da Rocinha
Associação de Moradores da Rocinha
Mães e Familiares Vítimas de Violência do Estado
Rede de Comunidades
Movimentos Contra a Violência
Rede de Mães e Familiares da Baixada
Levante Popular da Juventude
Favelação
Funperj
MTST
Fórum de Educação de Jovens e Adultos
Comissão Popular da Verdade
Movimento Negro Unificado
Favela não se cala
Frente Brasil Popular
Radio Estilo Livre Vidigal
Frente de Juristas Negras e Negros do Estado do Rio de Janeiro
Frente Democrática da Advocacia
UNEGRO - União de negras e negros por igualdade
Movimento Nosso Jardim
Coletivo União Comunitária
Ser Consciente
Frente Favela Brasil
Militantes em Cena
Frente Povo Sem Medo 
Quilombo Raça e Classe
Torcedores pela Democracia
Comitê Volta Dilma
FAFERJ
FAM-RIO




Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...