sábado, 18 de maio de 2019

INVESTIMENTO - Jeep deve gerar 9 mil empregos com investimentos de R$ 7,5 bi em PE

Nova rodada de investimentos foi anunciada durante solenidade para comemorar os 4 anos da Jeep em Goiana

 Por: Mário Fontes /FOLHAPE
Hoje, a FCA em Pernambuco possui cerca de 13.600 funcionários, sendo 80% deles de Pernambuco, e 20% de outros estados
Hoje, a FCA em Pernambuco possui cerca de 13.600 funcionários, sendo 80% deles de Pernambuco, e 20% de outros estadosFoto: Heudes Régis/SEI

Considerado o mais moderno do mundo, o Polo Automotivo da Jeep em Goiana, na Região Metropolitana do Recife, completou quatro anos no último dia 28 de abril. E para comemorar a presença da montadora no Estado, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciou uma nova rodada de investimentos na cadeia produtiva local no valor de R$ 7,5 bilhões até o ano de 2023, gerando cerca de 9 mil empregos diretos na área.
 
“É nosso dever agradecer a todos. Quatro anos atrás era um sonho, e hoje temos a fábrica tecnologicamente mais avançada entre as nossas espalhadas pelo mundo”, afirmou o CEO da FCA na América Latina, Antonio Filosa, durante a solenidade no Palácio do Campo das Princesas. Ele também aproveitou para anunciar que os investimentos em Pernambuco buscam melhorar a qualidade dos serviços já feitos em Goiana.

“Esse plano de investimento muito ambicioso se fundamenta basicamente na atração de novas tecnologias e novos fornecedores. Então, em parceria com o Governo, que protagoniza essas revisões periódicas de estudos e análises, estamos lançando um projeto de integração e atração de fornecedores”, diz Filosa.

Em quatro anos, o Polo Jeep produziu cerca de 600 mil veículos, com operação em três turnos e chegando à marca de mil veículos por dia. A fábrica, inclusive, exporta para o exterior, como é o caso da Argentina. Hoje, a FCA em Pernambuco produz o Jeep Renegade, Compass e a Fiat Toro, possui cerca de 13.600 funcionários, sendo 80% deles de Pernambuco, e 20% de outros estados.

"É um momento importante, que mostra que essa parceria veio para ficar, que vai ser ampliada e que o Governo de Pernambuco vai continuar ajudando para que o grupo tenha, na sua fábrica pernambucana, um modelo para o mundo de como se faz carros de qualidade, olhando o futuro, a sustentabilidade e garantindo um meio ambiente mais protegido”, destacou o governador Paulo Câmara, que na ocasião recebeu das mãos de Filosa um estandarte confeccionado por Manuelzinho Salustiano, simbolizando a presença da Jeep no Estado.

Mais fornecedores
Também presente na solenidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, anunciou que o governo vai atrás de novos fornecedores. A iniciativa abre o caminho para a instalação de um novo parque industrial na região. A Secretaria vai conduzir no dia 30 deste mês, em São Paulo, um “Match Day” com fornecedores da FCA instalados em outros Estados.

Cerca de 30 empresas participarão do seminário, onde serão destacadas as potencialidades econômicas do Estado e as vantagens de fazer parte do segundo supplier park da Jeep. “A gente vai mostrar as vantagens de investir aqui em Pernambuco e como podemos ajudar na chegada desses fornecedores. O objetivo é estimular a vinda deles para que possam fornecer, a partir daqui de Pernambuco, os produtos que já entregam para a FCA”, pontuou Schwambach.

E a FCA deverá anunciar, na próxima semana, mais investimentos para o cenário nacional. A montadora deverá instalar uma nova fábrica de motores no Parque Industrial de Betim, em Minas Gerais. A informação foi confirmada pela empresa, que realizará evento na cidade no dia 22. A nova unidade deverá produzir motores que substituirão o 1.8, 2.0 e 2.4.





Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...