segunda-feira, 29 de abril de 2019

Superlotação compromete atendimento de pacientes em unidades de saúde de Juazeiro, informa Prefeitura

          Via:Carlos Britto
Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro-BA. (Foto: Divulgação)

Os serviços municipais de saúde de Juazeiro (BA) estão com os atendimentos comprometidos devido à superlotação em que se encontra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Materno Infantil de Juazeiro (HMIJ). O alerta é da própria prefeitura municipal, que enviou nota justificando que o aumento no número de atendimentos diários é elevado, mas aos finais de semana isso triplica, e com isso as equipes dos serviços enfrentam dificuldades para atender às demandas.
A Secretaria Municipal de Saúde solicita aos usuários que busquem pelos serviços em caso de urgência e emergência, caso contrário esperem até o primeiro dia útil e busquem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A solicitação também serve para os municípios que são pactuados na Rede PEBA (Pernambuco-Bahia)“, diz nota enviada pela assessoria de comunicação.
Segundo a prefeitura, a gestão investe, somente na saúde do município 24% de sua receita. Mesmo assim esses recursos não estão sendo suficientes devido à grande procura pelo serviços na cidade. Somente de janeiro a março o HMIJ realizou 1.243 partos. Na triagem obstétrica foram 4.763 atendimentos e na pediatria do Hospital da Criança foram realizados 8.528 atendimentos.
UPA
A UPA também acaba recebendo pacientes de inúmeras cidades da Bahia e também de Pernambuco. Somente nos três primeiros meses do ano o serviço já atendeu 21.630 pessoas. De acordo com a superintendente da Atenção Especializada, Cilene Duarte, os serviços estão sobrecarregados. “Estamos com nossos serviços superlotados. Não se trata apenas de investimentos, Juazeiro não suporta mais atender tantos municípios em seus serviços de urgência e emergência. A UPA ultrapassa hoje os 150% de sua capacidade e sobrecarrega as equipes, estressa os pacientes e dificulta a qualidade dos serviços. A Sesau solicita que só procurem os serviços da UPA e HMIJ em caso de urgência e emergência, e ainda que os demais 53 municípios pertencentes à rede PEBA vejam outros municípios para encaminhar seus pacientes. Juazeiro está superlotado“, explicou, por meio da assessoria.

Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...