segunda-feira, 18 de março de 2019

Críticas de Olavo de Carvalho irritam Bolsonaro na chegada aos EUA

 Por: Denise Rothenburg
Bolsonaro desembarca nos EUA: humor afetado por críticas de guru. Foto: Isac Nóbrega/PR
Bolsonaro desembarca nos EUA: humor afetado por críticas de guru. Foto: Isac Nóbrega/PR

O excelente humor do presidente Jair Bolsonaro com a viagem aos Estados Unidos, iniciada no domingo (17/3), foi amortecido pelas notícias que ele leu ainda no Brasil, a respeito das declarações de Olavo de Carvalho, considerado o guru do bolsonarismo. No voo, ele chegou a comentar com os ministros que as declarações foram, no mínimo, inoportunas. 

O que mais incomodou o presidente foi o fato de o professor dizer em alto e bom som que, "se continuar como está por mais seis meses, acabou", como se fosse o fim do governo. Isso sem contar as críticas feitas aos militares próximos ao presidente, a quem Carvalho chamou de um grupo "c*" e ainda acusou o vice-presidente, Hamilton Mourão, de "mentalidade golpista".

Olavo de Carvalho esteve no jantar oferecido pelo embaixador brasileiro, Sérgio Amaral, ao presidente Bolsonaro. A expectativa era de que os dois falassem sobre a postura de Carvalho, mas a conversa não ocorreu, dada a presença de convidados estrangeiros, como Walter Russel, acadêmico conservador, e outras personalidades, como a colunista do Wall Street Journal Mary Anastasia O’Grady, que saudou a vitória de Bolsonaro em seus artigos. 

"Opiniões pessoais"
Perguntado numa rápida entrevista em frente à residência da embaixada se Bolsonaro conversara com o professor, o porta-voz da Presidência, general Rego Barros, limitou-se a dizer que "sim, porque faz parte da mesa". E acrescentou: "As opiniões pessoais de quaisquer pessoas devem ser a elas direcionadas quando eventualmente tenhamos dúvidas sobre o que ela quis dizer ou não dizer", afirmou o porta-voz, dando a entender que não está descartada uma conversa entre eles.

As declarações de Carvalho, segundo alguns, terminarão por marcar uma certa distância entre o presidente e o professor, apostam alguns integrantes da comitiva.




Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...